• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS: CAMINHOS POSSÍVEIS

3.2 PRÉ-ANÁLISE DAS FONTES DE PRODUÇÃO DE DADOS

3.2.1 Pré-análise das coleções de Livros Didáticos para a Educação Básica

3.2.1.3 Pré-análise da coleção de Livros Didáticos do Ensino Médio

Para o Ensino Médio, o grupo de professoras escolheu a coleção denominada “Novo Olhar - Matemática”. Os dados sobre sua catalogação são apresentados no Quadro 20.

Quadro 20: Dados dos Livros Didáticos Analisados

Editora Autor Livros ISBN (Livro Aluno) ISBN (Livro Professor)

FTD Joamir Souza

1º ano 978-85-322-7374-1 978-85-322-7375-8 2º ano 978-85-322-7376-5 978-85-322-7377-2 3º ano 978-85-322-7378-9 978-85-322-7379-6 Fonte: http://www.ftd.com.br

A coleção é composta por 3 volumes e organiza-se por meio de unidades compostas por capítulos, e estes se subdividem em itens. Os itens apresentam as especificidades de cada conteúdo. No Quadro 21 pode-se verificar quais são as seções que a coleção apresenta, bem como, uma síntese de cada uma.

Quadro 21: Organização da Coleção de Livros Didáticos do Ensino Médio

Localização Seção Objetivo(s)

Ao longo do Capítulo

Páginas de abertura das unidades

Apresentar um assunto relacionado aos conteúdos que serão tratados. Para tanto, busca-se textos, imagens, gráficos, infográficos, esquemas, entre outros, com dados de outras áreas do conhecimento, seguidos de questionamentos.

Atividades Resolvidas

Complementar a teoria abordada e os exemplos apresentados, expondo, algumas vezes, diferentes estratégias de resolução.

Atividades Apresentar atividades em nível gradual de complexidade para serem resolvidas em sala de aula.

Final do Capítulo

Explorando o Tema

Expor textos, geralmente, retirados de livros, revistas e internet, que abordam temas da história da Matemática, outras áreas do conhecimento e curiosidades.

Refletindo sobre o Capítulo Propor questões que contribuam para o estudante analisar os conteúdos tratados em cada capítulo. Atividades Complementares Apresentar atividades para revisão de todo o conteúdo

explorado no capítulo.

Final do Livro

Questões do ENEM Organizar as questões propostas no ENEM por conteúdos apresentados nos capítulos.

Ampliando seus conhecimentos

Sugerir livros, sites, softwares, entre outros para que os estudantes possam complementar seus estudos. Fonte: Adaptado de Souza (2010)

O livro do professor é composto pelo livro do estudante e por “Orientações para o professor”. Estas orientações são divididas em 3 seções. A primeira seção apresenta orientações gerais para a utilização da coleção. A segunda seção exibe os objetivos, comentários e sugestões para o trabalho com cada volume. Na última seção encontram-se as resoluções de todas as atividades propostas nos volumes.

No Quadro 22 sintetizam-se as principais ideias apresentadas nas “Orientações para o professor” da coleção Novo Olhar - Matemática.

Quadro 22: Síntese das ideias apresentadas nas “Orientações para o professor” da coleção do Ensino Médio

Aspectos destacados Síntese

Fundamentos teóricos

Destaca-se a contextualização de conteúdos matemáticos, bem como a relação com outras áreas do conhecimento. Em termos de abordagem dos conteúdos, as explanações teóricas são seguidas por exemplos, atividades resolvidas e exercício de aplicação.

Organização do

Ensino Geralmente, busca-se esgotar um tema em único capítulo. Orientações para uso

do livro

Apresenta sugestões para o professor selecionar ou reorganizar os conteúdos propostos, mas as orientações não são suficientes.

Sugestões de atividades complementares

Há sugestões para que o professor proponha atividades complementares, por exemplo, pesquisa, atividades com jogos, experimentos, mas são expostas de forma bem geral e há poucas dessas atividades na seção “Orientações para o professor”. Resolução das

atividades

Para todas as atividades propostas na coleção apresenta-se a resolução, porém, são poucas as atividades em que mais de uma estratégia é proposta.

Orientações para

avaliação As sugestões para a avaliação são apresentadas de forma geral. Indicações para

formação do professor

Há uma lista de livros, organizados por áreas da matemática e sites que contribuem para o professor manter-se atualizado.

Fonte: Adaptado de Souza (2010) e Brasil (2011)

Conforme o guia de livros didáticos (BRASIL, 2011), todos os aspectos, acima destacados, podem ser considerados suficientes na coleção, em uma avaliação que envolve as categorias: superficial, suficiente e em destaque. Porém, no que se refere as orientações para a utilização de materiais didáticos a coleção é categorizada como superficial.

O Gráfico 3 apresenta a distribuição dos conteúdos, conforme os campos da Matemática77, por volume.

Gráfico 3: Distribuição dos conteúdos por volume da coleção do Ensino Médio

Fonte: Adaptado de Brasil (2011)

Os dados do Gráfico 3 indicam que no 1º ano há uma evidente concentração no estudo de funções em detrimento a outros campos. Percebe-se, também, que o estudo das funções

77 O guia de livros didáticos (BRASIL, 2011), tendo como base propostas curriculares para o Ensino Médio, por

exemplo, PCN+ (BRASIL, 2002), organiza os conteúdos em campos da Matemática e não mais em blocos como no Ensino Fundamental.

0% 20% 40% 60% 80% 100%

1. Ano 2. Ano

3. Ano Números e Operações

Geometria Funções

Geometria Analítica Equações Algébricas Estatística e Probabilidades

diminui consideravelmente nos demais anos, o que revela um tratamento extenso (em um único ano, ou seja, tentativa de esgotar o tema neste ano) e fragmentado deste conceito e de suas propriedades.

Ainda, em relação ao conceito de “Função”, o guia de livros didáticos (BRASIL, 2011, p. 100), afirma que as “sequências são trabalhadas como um caso especial de função. Na apresentação das progressões aritmética e geométrica, as fórmulas são deduzidas com clareza e faz-se a articulação com funções afim, quadrática e exponencial”. Entende-se que trabalhar as sequências como função possibilita a compreensão do conceito de função, desde que as situações propostas vão além das progressões aritmética e geométrica.

Os conteúdos relacionados a Matemática Financeira foram categorizados, pelos pesquisadores da comissão de elaboração do guia de livros didáticos (BRASIL, 2011), no campo Função. Cabe destacar que, a aquisição da maioria dos conteúdos relacionados a Matemática Financeira depende do raciocínio proporcional e do conceito de proporcionalidade, especialmente, se for abordado sem ênfase em fórmulas.

O campo “Números e Operações” recebe um tratamento menor se comparado a outros campos e, principalmente, se for analisada a ênfase dada no Ensino Fundamental. No 1º ano os conjuntos numéricos e suas propriedades são retomados, mas o foco é o estudo dos números reais e a representação em intervalos. Já no 3º ano, o foco é apresentação de um novo conjunto numérico, a saber: os complexos, suas propriedades e operações.

A “Geometria” é abordada em todos os anos, porém há maior destaque, para este campo, no 3º ano, no estudo da geometria de posição, das grandezas geométricas área e volume, associadas a figuras planas ou espaciais. O trabalho com a Geometria Analítica é enfatizado no 3º ano. Além disso, este campo não é abordado em todos os anos do Ensino Médio.

O campo “Equações Algébricas” ganha destaque no 2º ano. Sendo abordados os conteúdos de matrizes, determinantes e sistemas lineares. Já, no 3º ano é proposto o estudo de polinômios.

Quanto ao bloco “Estatística e Probabilidades”, constata-se que os conteúdos são desenvolvidos em todos os anos, com destaque ao 2º ano quando é abordado o conceito de probabilidade. Conforme o guia de livros didáticos (BRASIL, 2011, p. 102), os conteúdos deste campo “são desenvolvidos em linguagem clara e com propostas de atividades variadas e interessantes. Encontram-se tabelas e gráficos com dados relativos a variados contextos”. Contudo, há imprecisões no tratamento de alguns temas de estatística, como por exemplo, mediana (BRASIL, 2011).

Com a pré-análise da coleção de livros didáticos do Ensino Médio encerra-se a análise inicial dessa fonte de produção de dados. A seguir, apresenta-se a pré-análise da outra fonte de produção de dados desta pesquisa, a saber: os planejamentos organizados para o desenvolvimento dos conteúdos/conceitos matemáticos ao longo da Educação Básica. Ressalta- se que os planejamentos foram analisados por meio dos cadernos de estudantes (1 caderno de cada ano das etapas da Educação Básica), escolhidos pelas professoras participantes deste estudo.