• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

No documento As faces da dor (páginas 62-66)

A fonte de informação desta pesquisa foi a rede mundial de computadores, ao qual se procurou artigos publicados no buscador – Google acadêmico. Os procedimentos para a coleta de dados foram os seguintes:

Busca por Google acadêmico, como mostra a figura 2;

Figura 4: Busca por – Google acadêmico

Através do buscador, as obras foram identificadas a partir dos seguintes descritores: terapia cognitivo comportamental, hospital, dor, procedimentos e resultado, de uma só vez, conforme indica a figura 3:

Com a identificação dos artigos, estes foram selecionados para leitura dos resumos e na integra quando esta se fez necessário, como indica a figura 4:

Figura 6: Artigos selecionados por descritores.

Foi selecionado através de leitura para verificação de cientificidade e coerência com os descritores, um total de 9 artigos, cujo levantamento bibliográfico dos artigos compreendeu o período de 2001 até 2008. Em seguida os artigos foram analisados conforme demandam os objetivos específicos como: intervenção da terapia cognitiva comportamental/hospital, intervenção da terapia cognitiva comportamental/dor e intervenção da terapia cognitiva comportamental/resultados/procedimentos/dor. Conforme indica a tabela 1.

Tabela 1: Objetivos específicos: terapia cognitiva comportamental/dor e intervenção da terapia

cognitiva comportamental/resultados/procedimentos/dor.

Autor(es) Título do artigo Periódicos Ano Objetivo do artigo (palavra-chave) Descritor

CHAVES, Lucimara Duarte & PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos Controle da dor pós- operatória: comparação entre métodos analgésicos Rev Latino- am Enfermagem 2003 março- abril; 11(2):215-9

2003 Comparar o alívio da dor, a ocorrência de efeitos colaterais, o consumo de analgésicos, regular e complementar, e os custos do tratamento álgico em doentes submetidos a analgesia pós- operatória. terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados MOTA, Dálete Delalibera Corrêa de Faria & PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos Fadiga em pacientes com câncer avançado: conceito, avaliação e intervenção Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(4): 577-583

2002 Analisar o conceito, a prevalência e os fatores relacionados à fadiga, e identificou os métodos de avaliação e os meios de intervenção para o manejo desse sintoma.

terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados

XAVIER, Thaiza

Teixeira et al Dor pós-operatória: características quanti-qualitativa relacionadas a toracotomia póstero- lateral e esternotomia Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 20 - Supl no 1 2005 2005 Analisar a intensidade e

características da dor em pacientes submetidos a toracotomia póstero- lateral (TPL) e esternotomia (EST).

terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados

SALVETTI, Marina de Góes & PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos Dor crônica e a crença de auto- eficácia Rev. esc. enferm. USP vol.41 o.1 São Paulo Mar.

2005 Revisar a crítica da literatura sobre a crença de auto-eficácia relacionada à dor crônica e sobre os métodos para sua avaliação.

terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados

LIMA, Luciano

Ramos de et al Controle da dor no pós-operatório de cirurgia cardíaca: uma breve revisão

Revista Eletrônica de Enfermagem2 008;10(2):521 -529 2008 Identificar as terapêuticas

analgésicas para controle da dor no pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca e os instrumentos utilizadospara mensurar a experiência dolorosa.

terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados MAZUTTI, Sandra Regina Gonzaga & KITAYAMA, Marcela Mayami Gomes Psicologia hospitalar: um enfoque em terapia cognitiva Rev. SBPH v.11 n.2 Rio de Janeiro dez. 2008 Apresentar a aplicabilidade da Terapia Cognitiva (TC) em pacientes internados em Hospital Geral.

terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados SOARES, Vera de Araújo & FIGUEIREDO, Margarida

Dor: a hidra de sete

cabeças. Rev. Portuguesa de

Psicossomáti ca, jul-dez, ano/vol.3, número 002

2001 Dar uma panorâmica da diversidade das situações dolorosas

apresentadas pelos utentes de uma consulta de dor. terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados VANDENBERGH

E, Luc Abordagens comportamentais para a dor crônica

Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005, 18(1), pp.47- 54

2005 Traçar quatro grandes eixos teóricose a relação que cada um tem com o problema da dor crônica. Sãoeles a Terapia Comportamental Clássica, a Terapia

CognitivaComportamental, a Análise Aplicada do Comportamento e a AnáliseClínica do Comportamento. Estes quatro eixos são propostos comoreduções prototípicas das correntes que caracterizam a atuação clínica. terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados MIYAZAKI, M.

Cristina O. S. et al Psicologia da saúde: extensão de serviços à comunidade, ensino e pesquisa Psicol. USP vol.13 no.1 São Paulo 2002 Descrever o desenvolvimento e estágio atual do Serviço de Psicologia do Hospital de Base da FAMERP, iniciado em 1981 com a contratação de uma psicóloga para atuar na enfermaria de Pediatria.

terapia cognitiva comportamental/ho spital/dor/intervenç ão/resultados

Fonte: Autora.

Como instrumento de acesso, o buscador Google se fez necessário como recurso à realização desta pesquisa – um computador, assim como o acesso á rede de internet e recursos adicionais, como: material para anotações e armazenamento dos dados coletados.

3.4 - PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS

Segundo Gomes (2002), a técnica da análise de dados pode ser aplicada em pesquisas qualitativas e quantitativas. E foi através do método qualitativo que se encontrou resposta para responder o problema desta pesquisa.

As obras encontradas, a partir desses descritores, foram selecionadas a partir dos resumos dos artigos. Depois desta depuração realizou-se uma leitura de cada obra selecionada encontrou-se nove obras cujos resumos apresentavam termos relevantes para esta pesquisa.

A escolha das fontes exploradas, quanto a seleção por resumo, sumário e na leitura literal, foi realizada com base nos objetivos geral e específicos propostos nesta pesquisa. Além deste critério, utilizou-se a cientificidade das informações, bem como sua clareza e especificidade acerca dos temas propostos.

As descrições foram agrupadas, de acordo com os objetivos específicos, em três grupos, cada um contendo as descrições que contemplassem as discussões pertinentes ao seu objetivo. A análise foi realizada a partir de tais descrições. Inicialmente foram analisadas as descrições das obras relativas a cada objetivo específico em separado.

A pesquisadora fez a leitura do material selecionado para compor as categorias de análise, ou seja, características comuns entre si, estando ligada á idéia de classe ou série com o intuito de estabelecer classificações (GOMES, 2002). Em seguida foi feita a organização do material a ser analisado, de acordo com os objetivos propostos, ao qual foi selecionado um total de 9 artigos, conforme indica a tabela 5 apresentado no apêndice.

No documento As faces da dor (páginas 62-66)