• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRIMEIRAS

3. TRAJETÓRIA METODOLÓGICA: CONSTRUINDO E EXECUTANDO A PESQUISA

3.2 PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRIMEIRAS

APROXIMAÇÕES

As primeiras aproximações com o intuito de propor um Programa de Formação Continuada para professores de Educação Física no qual acontecessem discussões, reflexões e vivências de temáticas relacionadas à inclusão escolar de alunos com deficiência foi via ligação telefônica com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Por meio desta ligação agendei data e horário para conversar com os responsáveis pelos setores destinados à Educação Especial e Educação Física107deste órgão, buscando explicitar sobre a proposta do Programa e solicitar autorização para a realização do mesmo.

Neste primeiro momento (setembro de 2013) conversei com os responsáveis pelos setores supramencionado da DRE, me apresentei enquanto professora-pesquisadora e comentei sobre a possibilidade de realização de pesquisa por meio de um Programa de Formação Continuada para professores de Educação Física. Houve a confirmação da pertinência e possibilidade de efetivação do Programa, porém eu deveria conversar com os responsáveis pela DRE: a Dirigente Regional de Ensino (DREn), o Supervisor de Ensino (SE) e a Diretora do Núcleo Pedagógico (DNP).

Assim, foi agendada nova data e horário para conversar com estes responsáveis. Nesta conversa, me apresentei, entreguei uma cópia do projeto de pesquisa, expliquei seus objetivos e ações destinadas com o intuito de respondê-los e solicitei autorização para a realização da

107As DRE do Estado de São Paulo são divididas em setores, nos quais existem responsáveis para cada área do

conhecimento: os Professores Coordenadores de Oficinas Pedagógicas (PCOP), dentre estes os PCOP de Educação Especial e Educação Física.

mesma na DRE. A DREn e o SE autorizaram a realização da pesquisa que deveria ser discutida com maiores detalhamentos com a DNP.

Em seguida, foi agendada nova data e horário para conversar com a DNP sobre a pesquisa e, após explanação, a mesma reafirmou a possibilidade de sua realização, porém com a aproximação do final do ano letivo (2013) sugeriu o início da pesquisa para o primeiro semestre de 2014.

Por exigência do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos solicitei aos responsáveis pela DRE autorização formal para a realização da pesquisa, devidamente referendada pela DREn, SE, DNP, e pelos Professores Coordenadores de Oficinas Pedagógicas (PCOP) de Educação Especial e Educação Física (Apêndice A). Logo após a aprovação para a realização da pesquisa na DRE, o projeto de pesquisa e a Carta de Autorização foram encaminhados para a apreciação (novembro de 2013) e aprovação (dezembro de 2013) do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Anexo A).

Não obstante a crença na viabilidade do Programa de Formação Continuada com os professores de Educação Física, a DNP solicitou que fossem anexadas ao projeto original as seguintes informações: nome do Programa de Formação Continuada, proponente, breve descrição da pesquisa e suas etapas, justificativa, objetivos gerais, população alvo, vagas oferecidas, dados sobre a inscrição, validação e desistência, carga horária, período de realização, número de encontros, metodologia, critérios de avaliação, indicação dos resultados pretendidos, certificação e referências bibliográficas.

Este conjunto de novas informações foi incorporado ao projeto inicial e entregue a DNP no início de novembro de 2013. Na ocasião foi estabelecido um prazo de 30 dias para a confirmação da aceitação do projeto. No entanto, este prazo não foi cumprido pela DNP e a procurei mais vez para conversar a respeito do projeto. A DNP me atendeu e, por fim, agendou uma nova reunião para a primeira semana de fevereiro de 2014. Na data combinada retornei à DRE para a conversa definitiva, como esperado, com a DNP. Esta, por sua vez, me informou que ainda não havia tido oportunidade de realizar a leitura do projeto.

Propôs, então, uma nova reunião para a segunda semana de fevereiro de 2014, quando recomendou alterações no projeto quanto à justificativa, objetivos, número de participantes, dados da inscrição e período de realização. A DNP sugeriu que após a incorporação destas alterações o projeto fosse encaminhado via endereço eletrônico (e-mail) até o final daquela mesma semana (fevereiro de 2014), o que foi acatado e efetivado.

Ao final da terceira semana de fevereiro de 2014, enfim, o projeto foi aprovado pela DNP, a qual me informou que o mesmo deveria ser inserido em um endereço eletrônico (site)

da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEE/SP)108 e, somente após sua inserção e aprovação poderia iniciar a pesquisa por meio do Programa de Formação Continuada.

Deste modo, no início do mês de março de 2014 o projeto foi aprovado e intitulado como “Programa de Formação Continuada: construção de saberes sobre a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física”109. Então, após a aprovação do projeto iniciei a segunda fase da pesquisa: a seleção dos participantes, condição tal, tratada diretamente com a PCOP de Educação Física.

Buscando melhor evidenciar os caminhos que levaram às primeiras aproximações com DRE, apresento, o Quadro 1, no qual constam os períodos, ações e desdobramentos destas aproximações para a consecução do Programa de Formação Continuada para professores de Educação Física e, logo em seguida como se procedeu a seleção dos mesmos.

108O link para o endereço eletrônico da SEE/SP é http://www.educacao.sp.gov.br/

Período Ações Desdobramentos Setembro/2013

Primeiro contato via ligação telefônica com

a DRE

- agendamento de data e horário para explanar sobre a pesquisa com os responsáveis pelos setores destinados à Educação Especial e Educação Física da DRE. Primeira semana

de outubro/2013

Reunião com o PCOP de Educação Especial e

Educação Física

- apresentações da pesquisadora e da pesquisa;

- agendamento de data e horário para conversas com a DREn, SE e DNP.

Segunda semana de outubro/2013

Reunião com a DREn, SE e DNP

- apresentações da pesquisadora, explanação sobre a pesquisa, solicitação da autorização para sua realização;

- aprovação para realização da pesquisa;

- agendamento de data e horário para nova reunião com a DNP.

Quarta semana de outubro/2013

Reunião com a DNP

- detalhamento da pesquisa; - aprovação para sua realização;

- solicitação de reformulações no projeto original pela DNP;

Primeira semana de novembro/2013

Reunião com a DNP

- entrega do projeto com as reformulações à DNP; - agendamento para devolutiva sobre a averiguação das reformulações para primeira semana de dezembro de 2014. Primeira semana de novembro/2013 Envio do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos - aguardar aprovação. Primeira semana de

dezembro/2013 telefônica com a DNP Contato via ligação

- a DNP não havia realizado a leitura do projeto com as reformulações propostas;

- agendamento de data e horário para devolutiva sobre o projeto.

Segunda semana de dezembro/2013

Reunião com a DNP

- novamente, a DNP não havia realizado a leitura do projeto;

- agendamento de reunião para fevereiro de 2014. Terceira semana

de dezembro/2013

Aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisas em Seres

Humanos

- Aguardar reunião com a DNP. Primeira semana

de fevereiro/2014 Reunião com a DNP

- a DNP informou que ainda não havia realizado a leitura do projeto;

- agendamento de nova reunião. Segunda semana

de fevereiro/2014

Reunião com a DNP - a DNP sugeriu alterações no projeto;

- entrega do projeto com as reformulações sugeridas. Terceira semana

de fevereiro/2014

Contato via ligação telefônica com a DNP

- aprovação do projeto pela DNP;

- inserção do projeto no site da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo e espera por sua aprovação;

Quarta semana de fevereiro/2014

Contato via ligação telefônica com a DNP

- aprovação do projeto pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Primeira semana de março/2014

Contato com a PCOP de Educação Física

- início da seleção dos participantes da pesquisa.

3.3 SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO