• Nenhum resultado encontrado

A cada minuto, apenas na cidade onde você mora, está acontecendo uma infinidade de fatos diferentes. No mundo, então, nem se fala... Por que alguns fatos viram notícia, e outros não? O que faz uma revista, um jornal, ou uma emissora de TV dar destaque e divulgar determinados acontecimentos, mas não outros?

Objetivos da oficina Você vai aprender

• o que é notícia jornalística;

• o que é nota jornalística;

• como os jornais decidem o que é ou não notícia;

• o que é importante na notícia jornalística;

• o que é lide e como redigi-lo;

• como o locutor-autor deve se representar no gênero notícia;

• como o locutor-autor deve representar as informações ou opiniões de outros na notícia;

• como usar um roteiro para elaborar notícias.

Desmontando uma notícia

Atividade 1

Uma notícia jornalística relata um fato verídico, considerado importante para uma sociedade ou comunidade. Fatos só viram notícias quando são transformados em textos informativos e divulgados.

Diferentemente do que acontece nas narrativas de ficção, nas notícias jornalísticas não há suspense, pois o leitor quer mesmo é saber o que aconteceu. Se a informação for adiada, ele deixará de lado o jornal ou a revista.

Em jornalismo, escrever bem é escrever de forma simples e direta, para ser entendido por um grande número de pessoas. Para isso, é preciso, antes de tudo, definir o objetivo comunicativo do texto e o leitor previsto, ou seja, o que queremos ou precisamos informar e para quem estamos informando.

O texto a seguir é um bom exemplo de nota jornalística, notícia curta que reúne em um único parágrafo todas as informações consideradas importantes.

Perdas e ganhos

Pela primeira vez em três séculos, os cientistas consideram que uma espécie de primata foi extinta. O colobo vermelho de Waldron, um macaco que pesava cerca de 10 quilos, aparentemente desapareceu da face da terra. Colorido e barulhento, o animal atraía caçadores. Sua carne era iguaria. Durante seis anos, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ohio vasculhou as florestas da Costa do Marfim e de Gana à procura de um remanescente. Chegaram a oferecer US$ 200 por pista do macaco. Em vão. Mais sorte teve um grupo de cientistas da Costa Rica. Eles encontraram uma lagartixa da espécie Coloptychon rhombifer, desaparecida há 50 anos. Apenas três exemplares do réptil haviam sido vistos até então.

ÉPOCA. São Paulo, Globo, 18 set. 2000.

1. Que fato está sendo divulgado pela notícia?

2. Por que você acha que esse fato foi considerado digno de nota?

3. O objetivo comunicativo da notícia que você leu está expresso na primeira frase. Ela responde às perguntas quem e o quê. Observe:

Pela primeira vez em três séculos, os cientistas consideram que uma espécie de primata foi extinta.

Quem? Os cientistas

O quê? Consideram que uma espécie de macaco foi extinta.

a) Que tipo de informação ficou fora dessa frase? Ela seria importante para a notícia jornalística? Por quê?

b) A segunda frase do parágrafo retoma o assunto da primeira, mas apresenta uma informação nova, mais precisa. Qual é essa informação?

c) Que informações novas as duas frases seguintes, transcritas a seguir, acrescentam ao que já tinha sido dito?

Colorido e barulhento, o animal atraía caçadores. Sua carne era iguaria.

Durante seis anos, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ohio vasculhou as florestas da Costa do Marfim e de Gana à procura de um remanescente. Chegaram a oferecer US$ 200 por pista do macaco. Em vão.

4. O fecho da notícia apresentada contém um outro fato que contrasta com o que vinha sendo informado nos enunciados anteriores. Observe:

Mais sorte teve um grupo de cientistas da Costa Rica. Eles encontraram uma lagartixa da espécie Coloptychon rhombifer, desaparecida há 50 anos. Apenas três exemplares do réptil tinham sido vistos até então.

Para contrastar uma coisa com outra, é preciso que haja entre elas semelhanças e diferenças. O que aproxima a informação dada nessa parte do texto da informação anterior? O que diferencia as duas informações?

A enunciação de notícias jornalísticas

Atividade 2

Os noticiários de jornais impressos, de rádio e televisão têm uma maneira própria de selecionar os fatos e de apresentá-los aos leitores ou ouvintes.

Objetividade, precisão e clareza são características básicas da notícia jornalística. Objetividade quer dizer ir direto ao assunto, sem rodeios ou detalhes desnecessários. Significa também que o locutor-autor não deve dar opiniões ou fazer apreciações subjetivas sobre os fatos relatados. Nem deve se representar como eu no discurso. Numa notícia, a objetividade é importante, porque o leitor quer compreender rapidamente o que aconteceu e com quem aconteceu. Na mídia, as interpretações e opiniões ficam por conta de outros gêneros de textos, como os editoriais, artigos de opinião ou certos tipos de reportagens.

Informações precisas sobre onde, quando e por que o fato aconteceu são fundamentais numa notícia. Provavelmente, o leitor se interessará em saber ainda como o fato foi constatado, para decidir se a notícia merece crédito ou não. Mas nada de explicações longas e desnecessárias. Para ser clara, a notícia tem de apresentar as informações necessárias, de forma simples e organizada, com uma linguagem compreensível ao leitor previsto.

Releia a notícia que você analisou na Atividade 1 e responda:

5. Que características do texto contribuem para dar destaque ao fato, e não à opinião do autor?

7. O ponto é muito usado em textos de notícias, mas a interrogação e a exclamação quase nunca aparecem. Por quê?

8. Frases curtas e diretas. Esses são dois grandes segredos da objetividade das notícias. Selecione no texto frases que comprovem o que se disse acima.

9. Você conhece a revista de onde foi tirada essa notícia? Se conhece, explique a que tipo de leitor se destina. Se não conhece, você consegue inferir pelo texto a que tipo de leitor se destina a notícia?

10. Você acha que essa notícia é clara para o tipo de leitor a que se destina? Por quê?

11. Quando compreendemos a idéia básica de um texto, fica fácil inferir o significado de palavras desconhecidas. Sem consultar o dicionário, use seu vocabulário para traduzir as palavras a seguir.

primata – vasculhou –

extinta – remanescente –

iguaria – exemplares –

Montando uma notícia

Atividade 3

Uma nota é uma notícia jornalística que trata basicamente de um só fato, apresentado de maneira rápida e objetiva. O fato é o motivo pelo qual notas e notícias são escritas. Em torno dele, organizam- se as demais informações.

Títulos jornalísticos devem ser curtos, atraentes e expressivos. Geralmente, a frase de abertura das notícias já define o assunto e sugere a direção a ser seguida nas frases do desenvolvimento. Às vezes, ela não aponta para o fato, mas busca atrair o leitor.

12.Com as frases a seguir, você vai montar uma notícia jornalística escrita em um só parágrafo. Para executar a tarefa, siga as instruções que aparecem depois das frases. Uma delas deverá ser usada como título.

São Paulo é o campeão dos campeões do consumo: um em cada quatro habitantes torna

groselha com freqüência.

Nos últimos anos, as bebidas isotônicas invadiram o mercado com força total, a bordo da

geração saúde.

Uma pesquisa do Ibope/Kanter mostra que 16% dos brasileiros declaram beber groselha,

contra 9% que ingerem isotônicos.

Mas o brasileiro gosta mesmo é de groselha, açucarada e velha de guerra: ela ainda dá de

dez nas bebidas mais saudáveis.

A groselha ainda é a tal.

a) Escolha como título uma frase curta, que possa atrair a atenção do leitor.

b) Transcreva para o espaço abaixo a frase que, por sua estrutura e sentido, deve ser a primeira do parágrafo.

c) Decida em que ordem devem ser colocadas as três outras frases.

Analisando e montando um roteiro de notícia

Atividade 4

Nos jornais, sugere-se aos jornalistas que, antes de redigir um texto, organizem todo o material, identifiquem as informações mais importantes e organizem um pequeno roteiro com os tópicos principais a serem abordados.

Era o primeiro dia de trabalho de Paulo César na redação de um jornal e, logo no início da manhã, o chefe da redação solicitou que ele fizesse o roteiro de uma nota jornalística. Veja o roteiro que ele elaborou:

O que está acontecendo: um romance medieval vira assunto na Internet Onde a notícia foi obtida: em um site eletrônico

Onde a notícia foi verificada: na Editora Saraiva.

O que é importante ou curioso no fato: é a primeira vez que alguém investe na adaptação de um romance da época medieval para a Internet, transformando personagens famosos da literatura em jovens internautas.

Quem são os responsáveis: o site eletrônico Klickeducação (www.klickeducacao.com.br) e a Editora Saraiva.

A elaboração de uma nota ou do primeiro parágrafo de uma notícia, chamado lide ou lead, é tão imp

do roteiro, Paulo César elaborou e apresentou a seguinte notícia ao redator- chefe:

ortante que, no jornalismo, já está definido o que deve conter. No lide, o jornalista deve responder a seis perguntas: o que aconteceu, quem é o responsável pelo fato, onde ocorreu, quando, por que e como aconteceu. O objetivo do lide é fornecer ao leitor, de uma só vez, os dados considerados essenciais.

A partir

Romance medieval ira livro eletrônico v

O site eletrônico Klickeducação (www.klickeducacao.com,.br) e a editora Saraiva estrearam na

quinta-feira, 14, a novela on-line Abelardo e Heloísa. Os textos dos capítulos ficam na rede até o final de outubro. Depois a obra será vendida como livro eletrônico. O romance original passa-se no século XII e conta o drama do filósofo Abelardo e da aluna Heloísa que, apaixonados, só se comunicam por cartas. Na versão on-line, os protagonistas são dois jovens internautas que só se conhecem por e- mail.

ÉPOCA. São Paulo, Globo, 18 set. 2000.

13. Faça de conta que você é um repórter. Identifique um fato realmente ocorrido, que você considere

Lugar)

tado? (Fonte, meio usado para obter a informação e f)

4. Antes de redigir, confira seu roteiro:

teresse para a comunidade?

ia (o quê, quem, onde, por quê,

• e opiniões? Lembre-se: deve ficar muito claro para você e para o leitor o

• os dois. O jornalista que escreve a notícia não

5. Agora você está preparado para dar uma boa redação à sua notícia. Então, mãos à obra. Redija sua de interesse para a comunidade. Observe, entreviste pessoas envolvidas, procure saber das circunstâncias em que o fato se deu. Depois, sente-se, organize suas anotações, faça um roteiro, selecionando e relacionando as informações mais importantes. Você poderá se orientar pelas perguntas básicas usadas pelos jornalistas na redação de notícias.

a) O que aconteceu? (Fato) b) Com quem aconteceu? c) Onde o fato aconteceu? (

d) Quando o fato aconteceu? (Tempo) e) Como e quando o fato foi consta

momento em que o fato foi constatado) Por que o fato aconteceu? (Causa) 1

• O fato que você selecionou é de in

• Você conseguiu distinguir os seis elementos essenciais da notíc como e quando)?

Você colheu fatos

que é fato e o que é opinião dos entrevistados. Caso tenha em mãos fatos e opiniões, separe

deve emitir opiniões. Se você decidir citar opiniões ou informações fornecidas por outras pessoas, mostre quem é o responsável pela informação ou opinião.

1

Assumindo o papel de leitor da notícia

Atividade 5

ornal é lido, no mínimo, duas ou três vezes antes de ser publicado. Primeiro, cabe ao rep

ou a hora de você reler a notícia que redigiu e fazer as modificações que julgar Um texto de j

órter reler o que ele mesmo escreveu, colocando-se no lugar do leitor. Depois, o material passa pelo editor e pelo revisor. Nas revistas, onde o tempo para trabalhar as informações é maior, solicita-se ao repórter pelo menos três leituras do texto, antes de sua entrega ao editor. A cada nova leitura ele aperfeiçoa a redação.

16.Texto pronto, cheg

necessárias. Depois, seu colega vai fazer o papel de leitor. Escreva aqui os comentários que ele fez ao seu texto. Reescreva o texto com as modificações que você julga pertinentes.

17.U a das formas de aprender a aprender é pensar sobre como aprendemos, para que aprendemos e

? m

que resultados foram obtidos com as atividades de aprendizagem. Então pense e responda: a) Que atividades foram feitas para que você aprendesse a redigir uma notícia?

b) O que você aprendeu de significativo sobre a redação de notícias jornalísticas c) Para que você acha que esse aprendizado lhe pode ser útil?

Pesquisa: Compreensão e uso de estratégias de representação do discurso do outro na escrita de adolescentes

Trabalho de campo: caderno de atividades sobre o gênero narrativa de ficção Nome:

Representando o discurso do outro