• Nenhum resultado encontrado

3 IDENTIDADE DAS EMISSORAS: PROGRAMAÇÃO E PRODUTOS

6 O ESTUDO DE CASO

6.4 ANÁLISE DAS SUBUNIDADES

6.4.1 Programa Grandes Temas

O Grandes Temas foi ao ar primeiro do que o TVU Notícias, em 1995, com objetivo de debater temas da atualidade com a participação do público por telefone e, posteriormente por e-mail. O programa até hoje é exibido nas noites da segunda- feira com um apresentador fixo e três ou quatro convidados especialistas na temática. Possui uma estrutura em três blocos dividido em 1 hora e meia de duração, no horário de exibição ao vivo às 20h30 e a reprise sempre aos domingos, às 13h30. A participação do público é exclusivamente por aplicativo de mensagens,

o WhatsApp. Nas redes sociais, o Grandes Temas está no Facebook29 e no Youtube da emissora30:

Figura 101 – Início da fanpage do programa Grandes Temas

Fonte: Facebook

Figura 102 – Playlist do programa no YouTube da TVU RN

Fonte: YouTube

Duas outras contas de redes sociais e que não são gerenciadas ainda podem ser acessadas: o Twitter31 com última publicação em 2012; e uma fanpage antiga no

29 Domínio do Grandes Temas no Facebook: https://www.facebook.com/GTtvu/ 30

Domínio do Grandes Temas no Youtube: https://www.youtube.com/user/tvuniversitariarn 31

Facebook32 com última publicação realizada em 2014 e com mais seguidores do que a atual fanpage, 619 internautas.

Em 2018, os programas inéditos iniciaram em março com o tema “Mulher no mercado de trabalho”, que foi reprisado nos dias 16 de abril e 25 de junho.

Quadro 7 – Programas exibidos no primeiro semestre de 2018

Grandes Temas – programas do 1º semestre de 2018 Mulher no mercado de trabalho – 5 de março (ao vivo) Desafios da Pesquisa em Pós-graduação – 12 de março (ao vivo)

Evasão no ensino superior – 19 de março (ao vivo) Desafios da segurança hídrica no RN – 26 de março (ao vivo)

Superindividamento – 2 de abril (ao vivo) Fake News – 9 de abril (ao vivo)

Mulher no mercado de trabalho – 16 de abril (reprise) Ativismo judicial – 23 de abril (ao vivo) Evasão no ensino superior – 30 de abril (reprise)

Trabalho doméstico – 7 de maio (ao vivo)

Violência contra a criança e adolescente – 14 de maio (ao vivo) Masculinidade tóxica – 21 de maio (ao vivo)

Escola sem partido – 28 de maio (ao vivo) 4 de junho – não exibido

11 de junho – não exibido

Desemprego e informalidade – 18 de junho (ao vivo) Mulher no mercado de trabalho – 25 de junho (reprise)

Pacote do Veneno – 2 de julho (ao vivo) Justiçamento – 9 de julho (ao vivo) Analfabetismo funcional – 16 de julho (ao vivo)

Eleições 2018 – 23 de julho (ao vivo) Feminismo negro – 30 de julho (ao vivo) Fonte: autora

32

6.4.1.1 Análise das exibições do Grandes Temas

Optamos por analisar os programas: Mulher no mercado de trabalho (5 de março), Fake News (9 de abril) e Justiçamento (9 de julho). A análise completa de cada programa está no Apêndice C deste trabalho.

Todos os programas analisados foram transmitidos ao vivo em resolução 720x480, SDTV, em tela 4:3 e áudio estéreo. O programa “Mulher no mercado de trabalho” foi exibido em três blocos com um tempo total de exibição de 1 hora, 10 minutos e 13 segundos; o “Fake News em dois blocos de 1 hora, 4 minutos e 5 segundos; e o “Justiçamento” em três blocos de 1 hora, 7 minutos e 51 segundos. Apenas o programa “Fake News” foi finalizado sem os créditos.

Durante os programas, o site e as redes sociais da emissora não foram divulgados, apesar dos produtos terem sido arquivados posteriormente no YouTube da TVU RN. A fanpage do Grandes Temas foi divulgada no final de cada programa pesquisado, com a imagem do logo do Facebook e o texto “\GTtvu” no canto inferior esquerdo, conjuntamente com a fala do apresentador. A divulgação da página do Facebook teve uma média de 22 segundos. A fala do apresentador foi diversificada, mas com o mesmo contexto: curtir a página, acompanhar os programas que foram ao ar, rever programas e sugerir temas.

Quanto à participação do telespectador, o primeiro programa teve 4 perguntas, o segundo 2 perguntas e o terceiro 1 pergunta e 2 comentários. A pergunta é lida pelo apresentador e não é colocada a informação na tela. O que aparece são caracteres com o número do WhatsApp. A participação do telespectador foi estimulada de três a quatro vezes durante os programas por fala do apresentador. A participação pode ser realizada apenas por WhatsApp. No primeiro programa, não fica claro ao telespectador as funções das ferramentas (vídeo, imagem, áudio ou texto), pois o tipo de mensagem solicitada para a interação não é especificado. Já no “Fake News” e “Justiçamento”, o apresentador pede que o telespectador “envie sua pergunta”. Em um dos programas observamos que a produção enviou um questionamento se passando como telespectador.

Sobre o programa na internet, as produções não foram transmitidas ao vivo em nenhuma plataforma. Todos os três programas foram divulgados no mesmo dia na página do Grandes Temas no Facebook. O da “Mulher no mercado de trabalho”

com texto e imagem de boa qualidade (841x561 pixels) com direitos autorais. A fotografia é de uma mulher com vestimentas de obra, rebocando uma parede. A postagem tem três curtidas (do apresentador, da produtora e de um telespectador). Não há comentários na postagem.

O programa “Fake News” foi divulgado no mesmo dia de exibição, às 18h, no Facebook do programa, com chamada que também foi ao ar na transmissão broadcasting. A publicação tem 3 curtidas, 4 compartilhamentos, 166 visualizações e nenhum comentário. O programa “Justiçamento” foi divulgado no mesmo dia de exibição, às 18h09, também no Facebook do programa e com chamada que também foi ao ar na transmissão broadcasting. A publicação tem 7 curtidas, 5 compartilhamentos, 266 visualizações e um comentário (com feedback do programa).

Enquanto arquivo, todos os programas podem ser revistos no YouTube da emissora, na playlist do Grandes Temas. O primeiro e o terceiro foram publicados três dias após as exibições na emissora e o segundo sete dias depois. Os programas estão divididos em blocos, sem o logo da emissora, sem o logo do programa, com a vinheta de abertura e de encerramento do programa, com os caracteres dos entrevistados e apresentadores, sem minutagem. O “Mulher no mercado de trabalho” é o único que está sem informações da exibição na descrição. O “Fake News” está com descrições diferentes nos dois blocos e o nome “Reprise” é visível durante todo o programa no canto superior direito.

O usuário pode assistir ao programa no YouTube com uma qualidade de até 480p, o que é baixa, além de ter a presença de barras pretas nas laterais do vídeo. Todos os blocos estão sem miniatura personalizada. Em blocos, o usuário precisa procurar as partes que estão aleatórias. Ao final dos vídeos, a ferramenta não direciona para a continuação daquele programa ou para outro da emissora.

O primeiro programa teve um total de 212 visualizações; o segundo 44 visualizações; e o terceiro 119, tendo uma média de 125 visualizações por programa e 46,875 visualizações por bloco analisado. Ao todo, os oito blocos receberam 27 curtidas, não possuem comentários e “deslikes”.

Quadro 8 – Dados coletados em 3 de agosto de 2018

Programas analisados no Youtube

Mulher no mercado de trabalho Bloco 1 – 68 visualizações, 2 curtidas, 0 comentários Bloco 2 – 27 visualizações, 2 curtidas, 0 comentários Bloco 3 – 117 visualizações, 10 curtidas, 0 comentários

Fake news Bloco 1 – 23 visualizações, 1 curtida, 0 comentários Bloco 2 – 21 visualizações, 3 curtidas, 0 comentários

Justiçamento Bloco 1 – 49 visualizações, 4 curtidas, 0 comentários Bloco 2 – 43 visualizações, 3 curtidas, 0 comentários Bloco 3 – 27 visualizações, 2 curtidas, 0 comentários Fonte: autora

Os programas “Fake News” e “Justiçamento” não foram publicados e nem anunciados ao telespectador do Facebook que o programa já estava na íntegra no Youtube, e trechos dos blocos não foram postados no Facebook. O único dos programas que está na rede social após o ao vivo é o “Mulher no Mercado de trabalho”. No Facebook, o programa está dividido em trechos, sem a logo da emissora, sem a logo do programa, sem vinheta, com caracteres dos entrevistados, sem informações da exibição, com link para o programa no YouTube, sem miniatura personalizada e qualidade técnica dos materiais expansíveis até 480p.

Quatro trechos curtos do programa (de 50 segundos a dois minutos e nove segundos) foram publicados, além do depoimento, o que gerou um total de 220 visualizações, 10 curtidas, 4 compartilhamentos e nenhum comentário.

Hashtags não foram utilizadas em nenhum programa e conteúdos extensivos (transmídia) não foram criados.

6.4.2 Programa TVU Notícias

O TVU Notícias não é o primeiro telejornal exibido pela emissora. No período de 1978 a 1986, a TVU RN veiculou o telejornal RN Notícias, que foi retirado do ar por conta da decadência técnica em que a emissora se encontrava; e por muitos anos o Informativo SITERN, que posteriormente se tornou “Jornal da Educação”. Outros produtos jornalísticos também fizeram parte da grade de programação: Repórter Cidade (flashes jornalísticos) e o Jornal Universitário (informativo da UFRN).

De acordo com o projeto do TVU Notícias que tivemos acesso, do ano de 1997, “Nesse momento de reestruturação da TVU, é mais que pertinente o retorno de um programa jornalístico diário, como alternativa na programação local da televisão”. Na época, a proposta foi de um programa diário dividido em quatro blocos, das 18h30 às 19h. Em 2018, o programa é transmitido de segunda a sexta- feira, ao vivo, das 19h às 19h30, em três blocos.

O telejornal tem presença online nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. No Instagram, o TVU Notícias é o programa da emissora com o maior número de seguidores e, no YouTube, tem o maior número de publicações, um total de 2.300. O programa com mais seguidores no Facebook é o Café Filosófico, com 37.685. Chama a atenção que o programa tem mais seguidores que a fanpage e o Instagram da própria emissora.

Figura 103 – Fanpage do TVU Notícias

Figura 104 – Perfil do Instagram do programa

Fonte: Instagram

Figura 105 – Playlist do programa no canal do YouTube da emissora

Fonte: YouTube

6.4.2.1 Análise das exibições do TVU Notícias

Três edições foram analisadas: 30 de abril, 18 de junho e 25 de junho. Nenhum dos produtos foi transmitido ao vivo pela internet e o segundo programa foi exclusivamente em estúdio. Os materiais que tivemos acesso estão em três formatos: 720x480, 654x480 e 720x540. Todos foram exibidos em SDTV, 4:3 e som estéreo. A análise completa de cada programa está no Apêndice D deste trabalho.

Nenhuma edição divulgou o site da emissora. Todas divulgaram uma única vez, ao final do programa, o YouTube da TVU RN e o Facebook do TVU Notícias, com imagem da logo da ferramenta e endereço. O tempo de divulgação variou entre 4 e 8 segundos. Nos créditos, após o logo e o nome “Tv Universitária”, aparece o e- mail do programa: tvunoticias@comunica.ufrn.br. Não houve ou não ficou exposta a participação do telespectador, além disso, a participação não é estimulada, por nenhum meio. Durante os programas, nenhuma hashtag foi usada.

No segundo programa, o apresentador diz no final: “Você pode rever as reportagens dessa edição, as entrevistas, pela internet”, entretanto, não é possível rever o conteúdo exibido nesse dia. Além disso, não houve divulgação da edição do dia 18 de junho principalmente porque o TVU Notícias estava fora do ar há dias devido à greve dos bolsistas (iniciada em 1º de junho de 2018). Não foi informado ao telespectador a volta de exibição do telejornal em nenhuma rede social do programa. Assim, o arquivo desse dia não pode ser revisto em nenhuma rede social do programa ou da emissora. Percebe-se com a análise do dia 18 de junho o quanto a participação dos bolsistas é fundamental para se produzir o TVU Notícias. O programa foi somente notas faladas pelo apresentador e duas entrevistas em estúdio. É o programa da grade da emissora que mais depende do trabalho desses alunos. Anteriormente à greve, como pode ser conferido na análise do dia 30 de abril, havia chamadas, publicação das matérias no YouTube e Facebook.

No dia 30 de abril, o programa foi divulgado uma única vez, no Instagram33 e no Facebook do programa34, em vídeo criado para as redes sociais e o material parece ter sido elaborado por celular, sem edição. Os repórteres estão na redação e, no início, alguém diz “já”. O material no Instagram teve 221 visualizações, 23 curtidas e um comentário “Chamada criativa. Parabéns!!!”. O produto produzido para o Instagram foi o primeiro após 10 dias que a equipe não publicava material produzido. A divulgação anterior havia sido publicada no dia 20 de abril. No Facebook, o mesmo material obteve 223 visualizações, 14 curtidas, dois comentários e 1 compartilhamento.

No dia 25 de junho, uma nova configuração das postagens do Instagram pode ser vista. O programa dessa data foi divulgado no Instagram do TVU Notícias:

33

Disponível em https://www.instagram.com/p/BiNZ1DHglJt/?taken-by=tvunoticias 34

chamada do programa em vídeo, fotografias sem direito autorais e texto, montagem com informações, vídeos criados para as redes sociais. O programa foi o retorno da atualização do Instagram. O repórter anuncia, no stories, que agora o telespectador poderá acompanhar as informações por este recurso. As três publicações e nove stories com dois vídeos e sete fotos marcam uma nova fase do programa TVU Notícias no Instagram, com um melhor padrão estético e publicações mais rotineiras.