• Nenhum resultado encontrado

PROJECTO INTERGIS

No documento MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE (páginas 112-117)

Em Maio de 2003 um conj unt o de seis universidades, t rês da Europa4 0 e três

da Ásia Meridional4 1, associaram- se em t orno do Proj ect o “ I nt ernat ional Cooperat ion for GI Science Educat ion” - I nterGI S4 2 com o propósit o de est im ular a cooperação int ernacional para o ensino da Ciência&SI G. O Proj ect o, sob a coordenação do Prof. Josef St obl da Universidade de Salzburg, t eve com o principais obj ect ivos o desenvolvim ent o de um curriculum com um em Sist em as de I nform ação Geográfica e a form ação de professores e alunos das inst it uições de ensino part icipant es. O curriculum é dirigido para alunos que t enham t ido um a form ação de base em qualquer dom ínio do conhecim ent o onde a dim ensão espacial assum a part icular relevância, com o é o caso da Geografia, Ecologia, Geologia, Planeam ent o e Agronom ia, et c. ( St robl & Shahnawaz, 2004a, 2004b) . Orient ado para um nível de gest ão do conhecim ent o, o curriculum propost o visa qualificar os profissionais SI G para a sua int egração ou liderança em grupos de t rabalho ou proj ect os SI G. Nesse sent ido, o curriculum t ende a dar m aior ênfase à aquisição dos conhecim ent os

3 9 Unidades Curriculares oferecidas no âm bito do Program a eduGI eLearning – “Reuse and

sharing of e- Learning courses in GI Science Education” . Descrição do Projecto disponível em: http: / / ec.europa.eu/ education/ program m es/ elearning/ projects/ 2005/ edugi.pdf

4 0 University of Salzburg (Austria), Free University of Am sterdam (Holanda) e Universitat de

Girona (Espanha).

4 1 Jawaharlal Nehru University (New Delhi, I ndia), Goa University (I ndia), University of Jaffna (Sri

Lanka)

que possibilit em um a visão abrangent e dos conceit os e t ópicos da Geoinform át ica em det rim ent o das com pet ências prát icas e operacionais relacionadas com o uso dos SI G e t ecnologias associadas.

A act ual propost a de curriculum int egra nove unidades curriculares de caráct er obrigat ório, com um m ínim o de 90 horas de t rabalho a despender pelos alunos e com cerca de 8 crédit os cada ( Anexo I I – Tabela I I .5) . Para a obt enção do grau de m est re é ainda necessário realizar no m ínim o duas unidades curriculares e apresent ar um a dissert ação de m est rado. Cada unidade curricular int egra 15 unidades de aprendizagem com a explicit ação dos seus obj ect ivos de aprendizagem .

3.2.3.6. GI S&T MODEL CURRI CULA ( BODY OF KNOWLEDGE 2006 ) - UCGIS Um dos proj ect os m ais abrangent es e am biciosos ligados ao desenvolvim ent o de curricula na área da Ciência e Sist em as de I nform ação Geográfica est á a ser conduzido pelo Universit y Consort ium for Geographic I nform at ion Science ( UCGI S)4 3. A iniciat iva de const rução de um m odelo de curricula em Ciência e Tecnologias de I nform ação Geográfica (GI S&T Model Curricula ) sur giu na sequência dos oit o desafios educacionais ident ificados na Assem bleia de Verão do UCGI S, realizada em 1997, em Bar Harbour, Maine. Um desses desafios result ou do consenso generalizado sobre o fut uro da educação em Ciência&SI G pressupor a especificação e avaliação de curricula orient ados para um vast o e diversificado grupo de alunos ( Kem p & Wright , 1997) . Assim , em 1998 foi form ado um Grupo de Trabalho, dirigido por Duane Marble, que cent rou os seus esforços no desenvolvim ent o de curricula para program as de licenciat ura na área da Ciência e Tecnologia de I nform ação Geográfica. O plural “ curricula ” procurava colocar em ênfase o obj ect ivo de criação de m últ iplos percursos curriculares, est abelecidos de acordo com os requisit os dos diferent es cam pos de invest igação e áreas de aplicação das Tecnologias de I nform ação Geográfic a. Est a abordagem foi vist a com o necessária face a nat ureza m ult idisciplinar da Ciência e Tecnologia da I nform ação Geográfica. Tom ando com o referência a m et odologia adopt ada no proj ect o de desenvolvim ent o do Com put ing Curricula ( ACM/ I EEE- CS, 2001) , o Grupo de Trabalho do UCGI S adopt ou um a abordagem “ t op- d ow n” com vist a à ident ificação de um conj unt o de áreas do conhecim ent o suficient em ent e am plas, que possibilit asse a especificação de um a série de unidades e t ópicos

4 3 Criado em 1994, o University Consortium for Geographic I nform ation Science é um consórcio

de várias universidades e associações profissionais, unidos com o propósito de assegurar uma visão com um e coerente na área da Ciência e Sistem as de I nform ação Geográfica. São objectivos do UCGI S constituir um a plataform a para a com unidade de investigação na área da Ciência e Sistem as de I nform ação Geográfica e prom over, para o benefício da sociedade em geral, a pesquisa e a educação interdisciplinares e um uso inform ado e responsável da inform ação geográfica e das tecnologias que lhe surgem associadas.

fundam ent ais que pudessem vir a const it uir o “ Corpo de Conhecim ent o da Ciência e Tecnologia da I nform ação Geográfica” ( GI S&T Body of Knowledge) . Na sequência de um a série de est udos realizados no seio do Grupo de Trabalho, foram est abelecidos um conj unt o de princípios e linhas de orient ação que fundam ent am a abordagem ao processo de desenvolvim ent o do GI S&T Model Curricula ( UCGI S, 2003) :

»

O GI S&T Model Curricula deverá ser est rut urado de m odo a servir efect ivam ent e as necessidades e int eresses de um a grande variedade de pessoas envolvidas nos program as de licenciat ura e disciplinas das áreas da Ciência e Tecnologias de I nform ação Geográfica.

»

O GI S&T Model Curricula deverá garant ir a t odos os est udant es um ent endim ent o am plo e generalizado dos conceit os e ferram ent as básicas da Ciência e Tecnologia de I nform ação Geográfica, at ravés da definição de um curriculum base com um .

»

O GI S&T Model Curricula deverá desenvolver com pet ências que perm it am aos est udant es ident if icarem problem as que envolvam dados espaciais e com ponent es espacio - t em porais, de m odo a que possam encont rar pot encias soluções para est es problem as por via da aplicação efect iva dos conceit os e ferram ent as da Ciência e Tecnologia de I nform ação Geográfica.

»

O GI S&T Model Curricula t erá de ser adapt ável a um a grande variedade de realidades inst it ucionais.

»

O GI S&T Model Curricula deverá prever e cont em plar um conj unt o de quest ões fundam ent ais para a sua im plem ent ação ( infra - est rut uras, cont eúdos, percursos curriculares, et c.) , abordando de form a explícit a os aspect os operat ivos do processo de im plem ent ação.

»

O GI S&T Model Curricula deverá reflect ir, t ant o quant o possível, as cont ribuições da com unidade académ ica e profissional ligada à Ciência e Tecnologia de I nform ação Geográfica.

»

O GI S&T Model Curricula deverá ser capaz de acom odar e incorporar m udanças t ecnológicas rápidas e, em t odos os aspect os, deverá ser passível de revisão e m odificação cont ínua.

Est es princípios e linhas de orient ação reflect em o ent endim ent o do Grupo de Trabalho às análises realizadas a propost as de curricula ant eriores e às m udanças m ais significat ivas que t iveram lugar na área da Ciência e Tecnologia de I nform ação Geográfica nos últ im os anos.

Em Julho de 2003 foram publicados no Relat ório St rawm an ( UCGI S, 2003) os prim eiros result ados dest e proj ect o. Nest e relat ório foram ident ificadas 12

áreas do conhecim ent o e 56 unidades subsidiárias que correspondiam a um prim eiro “ invent ário global do dom ínio dos conhecim ent os da Ciência e Tecnologia da I nform ação Geográfica” ( I dem ) . Não se t rat ando de um docum ent o est át ico, est e relat ório procurou prom over a inclusão de t ópicos adicionais ( pert encent es ou não às 12 áreas do conhecim ent o j á ident ificadas) , de m odo a possibilit ar a criação de percursos curriculares adequados a diferent es obj ect ivos e realidades inst it ucionais. Para o efeit o foi desencadeado um ext enso e aprofundado processo de revisão dos result ados do Relat ório St rawm an, que envolveu um a equipa de 7 redact ores assessorada por um a Com issão Consult iva com post a por 54 m em bros.

Em 2005, depois de um a série de cont rat em pos financeiros que im possibilit aram a progressão previst a do proj ect o, foi est abelecido um novo plano que procurou sat isfazer as pressões crescent es da indúst ria em profissionais qualificados na área da Ciência&SI G. Cent rando a sua análise na inclusão de novas áreas do conhecim ent o, o Grupo de Trabalho acabou por não dar cont inuidade ao plano de t rês anos inicialm ent e previst o, que t inha por obj ect ivo a realização de um conj unt o de act ividades m ais am biciosas que passavam pela definição de percursos alt ernat ivos de exploração do m odelo de curricula , inclusão de sugest ões que perm it issem explorar conceit os e t ópicos de out ras disciplinas, ident ificação de níveis de com pet ência para os t ópicos ident ificados, análise dos t em as considerados t ransversais e discussão dos aspect os pedagógicos relacionados com a sua im plem ent ação. Não obst ant e est es cont rat em pos, nest e novo plano foi decidido alargar o âm bit o do proj ect o de m odo a incluir as necessidades de um ensino pós- graduado e profissional.

Em Fevereiro de 2006 foi publicada a versão final do Geographica I nform at ion Science and Technology Body of Knowledge – BoK 2006 ( UCGI S, 2006) . Est e docum ent o reflect e o conj unt o de t rabalhos produzidos no âm bit o da iniciat iva do GI S&T Model Curricula que, at é à dat a, e sob a coor denação do Com it é Educacional do UCGI S, envolveu m ais de 70 professores, invest igadores e profissionais ligados à Ciência e Tecnologia de I nform ação Geográfica.

Est a versão inclui m ais de 330 t ópicos, organizados em t orno de 73 unidades que int egram as 10 áreas de conhecim ent o da Ciência e Tecnologia de I nform ação Geográfica ( Anexo I I – Tabela I I .6) . Cada t ópico é definido em t erm os de obj ect ivos form ais de educação, a part ir dos quais diferent es act ividades curriculares e inst rum ent os de avaliação podem ser facilm ent e derivados. Est a versão é vist a com o um prim eiro result ado da iniciat iva GI S&T Model Curricula , est ando previst a um a segunda edição para o ano de 2012.

Em bora inicialm ent e concebido para sat isfazer as necessidades dos m eios académ icos na criação de program as de est udo, é hoj e am plam ent e

reconhecida a ut ilidade e validade dest e proj ect o nos processos de planeam ent o curricular, organização e art iculação de curricula , avaliação e com paração de program as de est udo, acredit ação de cursos e cert ificação profissional ( A. B. Johnson, 2005) .

I NFORMAÇÃO GEOGRÁFI CA

4 . METODOLOGI A DE DESENVOLVI MENTO DE

No documento MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE (páginas 112-117)