• Nenhum resultado encontrado

Quadro 12 – Estruturas pontuais no inquérito do tipo DID 007 R da cidade de Salvador Estruturas

pontuais

Freqüência

Contexto de ocorrência

Hoje 32 (1). “É, houve uma variação muito grande do vestuário de... quarenta anos atr... atrás, né? Antigamente se usava muito o Tropical, a roupa branca, chapéu, hum. Hoje ninguém... não se usa mais chapéu né? Hoje o tropical é... é raro. Mesmo assim o... a roupa substituiu muito pela... pelo... pelo o que vestia antes, pela calça, então... o jeans. Também... se usava também paletó e gravata. Hoje é... é... só... só se usava para o tipo de vestuário... Hum? Em atividades profissionais. O que não acontecia antigamente. Isso se havia comumente. Há também vestuário típico. Continua igual, fiel o... os das Baianas. Antigamente era a mesma coisa. Se manteve a tradição. Sapato também mudou. Os tipos de sapato. Hoje é... o que se usa mais é... (inint)... tênis. Antigamente o sapato de couro que era comum” . (linhas 8-19) (2). “[...] os homens o... o hoje, usam, o normal é calça, tênis e camisa”. (linha 32) (3). “[...] as camisas que se usam ultimamente são tudo padronizadas do tipo... O jeans tomou conta da... do vestuário... ih... o pessoal usa sempre as calças jeans e... cami... certamente vem pelo fato de ser mais útil e mais econômico. Em função mesmo do processo econômico... da carência hoje, né, de dinheiro como está [...]”. (linhas 34-38)

(4). “Aí ele usa éh... na praia, por exemplo, calção camiseta – hoje está muito em moda o uso da camiseta com... carimbos... com gravuras... Hoje o vestuário é muito mais opcional do que antes... antigamente”. (linhas 43-45)

(5). “É cueca, meia também – tem muita gente hoje que já não está mais usando, sapato ou tênis e camisa, gravata – quando se tem uma atividade social mais acentuada [...].” (linhas 52-54)

(6). “A roupa normalmente são... é adquirida, ou pronta – hoje, também se tornou uma... uma prática normal, comprar roupa pronta, né em loja especializada. Acabou a figura classe do... alfaiate familiar que era antigamente, que existia antigamente [...]”. (linhas 66-69)

(7). “[...] em serviço é sempre, eh, paletó e gravata e calça. Já fora você, pode usar calça jam... jeans. Pode usar também bermuda, camiseta... Mas hoje até somente a bermuda sem camiseta”. (linhas 97-99)

(8). “[...] o guarda chuva, hoje está... se afastando, está desaparecendo esse us... costume. Só no dia assim que dá uma tempestade, um negócio qualquer que, se compra em camelô. Antigamente havia quem usasse o guarda-chuva, o guarda-sol permanentemente. Hoje, não [...]”. (linhas 122-125)

(9). “Ah, na cabeça hoje não... não se usa mais chapéu, que era... quase um... um complemento obrigatório da vestimenta [...]”. (linhas 134-135)

(10). “Ah, antigamente tinha panamá, o chapéu... social, cartolas. Cartola, hoje, só em... em condições excepcionalíssimas, em festas. Nessas festas também se usa também, as vezes até obrigatoriamente, o smoking [...]”. (linhas 137-139)

(11). “Para dormir se usa pijama. Usava-se muito pijamas, hoje está usando menos, né. Ou então, bermudas, ou... uma camiseta. Há também quem durma nu, sem usar nada [...]” .(linhas 155-157)

(12). “[...] o vestimento padronizado... chama da farda, aí... hoje a farda... uma e uma camisa, normalmente, e um cinto, um sapato preto ou um tênis pra exercícios... é... bermudas, calções e camisetas”.(linhas 207-209)

(13). “Oi... pequenas diferenças, viu. Hoje está se padronizando muito... o tipo de vestimenta... escolar e... inclusive nas militares, agora... o soldado em si, né? Hoje, esse usa um... uma farda especial, também padronizada pra todos os... os componentes, com diferenciação apenas... nos... nos... nas estrelas... nos discos, né? pra di... diferenciar os... os postos”. (linhas 211-215)

(14). “A... as mulheres hoje não... também quase se... vestindo igual aos homens, [ININT] o uso do jeans, né? A sua vestimenta, roupa é... saia, ou vestido inteiro ou saia com camisa, fora os adereços, pulseiras, colares, etc, argolas”.(linhas 226-229) (15). “Normalmente, hoje, em lojas, antigamente usava muito... fazer em casa, né? ou fazer pelas costureiras, também diminui muito hoje, o... o volume de confecção, de costureira, se compra hoje padronizada em fábrica, em loja”. (linhas 232-234) (16). “Forro, parte externa, não é isso? É... antigamente se usava muito combinação que hoje não está se usando mais. Calçola, sutiã [...]”. (linhas 244-245).

(17). “Aí... em cada situação... precisa de uma roupa especial, né? Em festa, geralmente vai se usar um... um mais apurado. O comum hoje também é o uso do jeans para o trabalho, botando saia e blusa”.(linhas 248-250)

(18). “É... e produtos aplicados pra... conservação de pele... e... o uso mais comum hoje é a cirurgia plástica, pra levantar os seios, tirar a barriga, tirar as gorduras das pernas, né? Acabar com as rugas [...]”. (linhas 272-274)

(19). “Antigamente se usava muito chapéu, hoje... se é raro o uso de chapéu, né?” (linhas 280-281)

(20). “Ahn... ela usa solto ou preso com... tranças né? (inint) encaracolados, hoje se tornou comum o cabelo encaracolado, né? Que é até mais bonitinho”. (linhas 287- 289)

(21). “Argolinha, no ouvido... na orelha, também no nariz, hoje também tá na moda, usa no nariz, pulseira, corrente”. (linhas 306-307)

(22). “(superp) Hoje tem mais opções. Tem um bocado de tipo de salão... cremes, antigamente não existia. Existia em pequenas, menor quantidade”. (linhas 325-326) (23). “Roupinhas e... antigamente se usava muito roupinhas de marinheiro, hoje... já é... calcinha e camisinha, os meninos, hoje, inclusive, existe é... a indústria especializada em fazer roupa pra criança. Acho que ficou muito mais fácil comprar, né?” (linhas 336-339)

Antigamente 16 (1). “É, houve uma variação muito grande do vestuário de... quarenta anos atr... atrás, né? Antigamente se usava muito o Tropical, a roupa branca, chapéu, hum. Hoje ninguém... não se usa mais chapéu né? Hoje o tropical é... é raro. Mesmo assim o... a roupa substituiu muito pela... pelo pelo o que vestia antes, pela calça, então... o jeans. Também... se usava também paletó e gravata. Hoje é... é só... só se usava para o tipo de vestuário... Hum? Em atividades profissionais. O que não acontecia antigamente. Isso se havia comumente. Há também vestuário típico. Continua igual, fiel o... os das Baianas. Antigamente era a mesma coisa. Se manteve a tradição. Sapato também mudou. Os tipos de sapato. Hoje é... o que se usa mais é... (inint)... tênis. Antigamente o sapato de couro que era comum”. (linhas 8-19) (2). “Aí ele usa éh... na praia, por exemplo, calção camiseta – hoje está muito em moda o uso da camiseta com... carimbos... com gravuras... Hoje o vestuário é muito mais opcional do que antes... antigamente”. (linhas 43-45)

(3). “A roupa normalmente são... é adquirida, ou pronta – hoje, também se tornou uma... uma prática normal, comprar roupa pronta, né em loja especializada. Acabou a figura classe do... alfaiate familiar que era antigamente, que existia antigamente [...]”. (linhas 66-69)

(4). “Na frente da camisa usualmente é botão. Antigamente se usava mais essas presilhas [...]”. (linhas 76-77)

(5). “o guarda chuva, hoje está... se afastando, está desaparecendo esse us... costume. Só no dia assim que dá uma tempestade, um negócio qualquer que, se compra em camelô. Antigamente havia quem usasse o guarda-chuva, o guarda-sol permanentemente. Hoje, não [...]”. (linhas 122-125)

(6). “Ah, antigamente tinha panamá, o chapéu... social, cartolas. Cartola, hoje, só em... em condições excepcionalíssimas, em festas. Nessas festas também se usa também, as vezes até obrigatoriamente, o smoking [...]”. (linhas 137-139)

(7). “Hoje em dia não tem mais lavagem a domicílio, a casa. Só de camisas e cuecas é que se lava em residência. Antigamente se pegava e lavava tudo em casa”. (linhas 203-206)

(8). “Normalmente, hoje, em lojas, antigamente usava muito... fazer em casa, né? ou fazer pelas costureiras, também diminui muito hoje, o... o volume de confecção, de costureira, se compra hoje padronizada em fábrica, em loja”. (linhas 232-234) (9). “Forro, parte externa, não é isso? É... antigamente se usava muito combinação que hoje não está se usando mais. Calçola, sutiã [...]”. (linhas 244-245).

(10). “Antigamente se usava muito chapéu, hoje... se é raro o uso de chapéu, né?” (linhas 280-281)

(11). “(superp) Hoje tem mais opções. Tem um bocado de tipo de salão... cremes, antigamente não existia. Existia em pequenas, menor quantidade”. (linhas 325-326) (12). “Roupinhas e... antigamente se usava muito roupinhas de marinheiro, hoje... já é... calcinha e camisinha, os meninos, hoje, inclusive, existe é... a indústria especializada em fazer roupa pra criança. Acho que ficou muito mais fácil comprar,

né?” (linhas 336-339)

Antes 2 (1). “É, houve uma variação muito grande do vestuário de... quarenta anos atr... atrás, né? Antigamente se usava muito o Tropical, a roupa branca, chapéu, hum. Hoje ninguém... não se usa mais chapéu né? Hoje o tropical é... é raro. Mesmo assim o... a roupa substituiu muito pela... pelo pelo o que vestia antes, pela calça, então... o jeans. Também... se usava também paletó e gravata. Hoje é... é só... só se usava para o tipo de vestuário... Hum? (linhas 8-13)

(2). “Aí ele usa éh... na praia, por exemplo, calção camiseta – hoje está muito em moda o uso da camiseta com... carimbos... com gravuras... Hoje o vestuário é muito mais opcional do que antes... antigamente”. (linhas 43-45)

Agora 1 (1). “Oi... pequenas diferenças, viu. Hoje está se padronizando muito... o tipo de vestimenta... escolar e... inclusive nas militares, agora... o soldado em si, né? Esse usa um... uma farda especial, também padronizada pra todos os... os componentes, com diferenciação apenas... nos... nos... nas estrelas... nos discos, né? Pra di... diferenciar os... os postos”. (linhas 211-215)

Ultimamente 1 (1). “As camisas que se usam ultimamente são tudo padronizadas do tipo... O jeans tomou conta da... do vestuário... ih... o pessoal usa sempre as calças jeans e... cami... certamente vem pelo fato de ser mais útil e mais econômico. Em função mesmo do processo econômico... da carência hoje, né, de dinheiro como está [...]”. (linhas 34- 38)

Usualmente 1 (1). “Na frente da camisa usualmente é botão. Antigamente se usava mais essas presilhas [...]”. (linhas 76-77)

Quadro 13 – Estruturas pontuais no inquérito DID 008 R da cidade de Salvador

Documentos relacionados