• Nenhum resultado encontrado

Quem não tem jeitoQuem não tem jeito

Quem não tem jeito

Estes seis parágrafos da Parte II são tão ricos, que não se chega nunca ao fim. Deixe- Estes seis parágrafos da Parte II são tão ricos, que não se chega nunca ao fim. Deixe- me falar-lhe, ainda, da “turminha” que acha que não tem jeito, que nunca vai viver este me falar-lhe, ainda, da “turminha” que acha que não tem jeito, que nunca vai viver este amor, que prefere desistir da vocação a vivê-la mal (cuidado, isso tem um cheirinho de amor, que prefere desistir da vocação a vivê-la mal (cuidado, isso tem um cheirinho de orgulho...), que acha ter discernido errado sua vocação, que crê ter perdido todo o tempo orgulho...), que acha ter discernido errado sua vocação, que crê ter perdido todo o tempo investido, todo o esforço, toda a vida doada.

investido, todo o esforço, toda a vida doada. Vejamos o que diz o fundador a estas pessoas: Vejamos o que diz o fundador a estas pessoas:

 É verdade. Você é incapaz de, por você próprio, ser fiel à voz de Deus que o chama  É verdade. Você é incapaz de, por você próprio, ser fiel à voz de Deus que o chama (n. 7)

(n. 7)

  Sua realidade de incapacidade contrasta imensamente com o amor

  Sua realidade de incapacidade contrasta imensamente com o amor eternoeterno de Deus de Deus  por você (n.

 por você (n. 8)8)

 O amor de Deus é

 O amor de Deus é  paciente paciente (n. 8) (n. 8)  A misericórdia de Deus se estende

 A misericórdia de Deus se estende  ao longo de nossas vidas ao longo de nossas vidas (n. 8) (n. 8)  A escolha de Deus é irrevogável (n. 8)

 A escolha de Deus é irrevogável (n. 8)

Se formos comentar um pouco cada um desses itens, veremos que: Se formos comentar um pouco cada um desses itens, veremos que:

  O erro de interpretação aqui diz respeito ao conceito de incapacidade. Ninguém,   O erro de interpretação aqui diz respeito ao conceito de incapacidade. Ninguém, nem você nem nenhuma outra pessoa humana, é capaz de corresponder, por si mesmo nem você nem nenhuma outra pessoa humana, é capaz de corresponder, por si mesmo ao amor de Deus. No entanto, Deus é incapaz de não nos amar e nos auxiliar de todas as ao amor de Deus. No entanto, Deus é incapaz de não nos amar e nos auxiliar de todas as formas para que nos unamos a Ele em amor.

formas para que nos unamos a Ele em amor.

  Quanto mais incapaz você se vir, mais Deus se derramará sobre você em amor,   Quanto mais incapaz você se vir, mais Deus se derramará sobre você em amor, misericórdia e auxílio. Quanto mais capaz você se considerar, menos Ele terá como misericórdia e auxílio. Quanto mais capaz você se considerar, menos Ele terá como socorrê-lo. O amor de Deus por você é eterno, imutável, nunca acabará. Jamais nada socorrê-lo. O amor de Deus por você é eterno, imutável, nunca acabará. Jamais nada que você faça poderá acabar este amor eterno e perfeito. O amor dos homens arrefece que você faça poderá acabar este amor eterno e perfeito. O amor dos homens arrefece diante do pecado do irmão. O de Deus inflama-se em misericórdia.

diante do pecado do irmão. O de Deus inflama-se em misericórdia.

  O Moysés fala muito da “Paciência Histórica”, da paciência de Deus inserida em   O Moysés fala muito da “Paciência Histórica”, da paciência de Deus inserida em nossa história. Mesmo antes de Bento XVI declarar que a paciência de Deus salvou o nossa história. Mesmo antes de Bento XVI declarar que a paciência de Deus salvou o homem, nosso fundador já afirmava que Deus não desiste de nós. Ele é paciente. É homem, nosso fundador já afirmava que Deus não desiste de nós. Ele é paciente. É “especialista” em paciência histórica e paciência para com os que acham que não têm “especialista” em paciência histórica e paciência para com os que acham que não têm eito. É muito capaz de esperar o tempo que for preciso para que você entenda que não eito. É muito capaz de esperar o tempo que for preciso para que você entenda que não tem de ser capaz de corresponder ao seu amor, mas, pelo contrário, tem que saber-se tem de ser capaz de corresponder ao seu amor, mas, pelo contrário, tem que saber-se incapaz

 Parece somente mais uma expressão adverbial, mas este

 Parece somente mais uma expressão adverbial, mas este ao longo de nossas vidasao longo de nossas vidas faz toda a diferença, pois engloba, irrevogavelmente, da concepção à vida eterna. Não faz toda a diferença, pois engloba, irrevogavelmente, da concepção à vida eterna. Não deixaremos de existir quando morrermos. Continuaremos a ser nós mesmos e, ainda aí, deixaremos de existir quando morrermos. Continuaremos a ser nós mesmos e, ainda aí, na eternidade, a misericórdia de Deus se estende sobre nós

na eternidade, a misericórdia de Deus se estende sobre nós ao longo das nossas vidasao longo das nossas vidas,, desde sempre e para sempre, para sempre, para sempre.

desde sempre e para sempre, para sempre, para sempre.  Ensina-nos a Palavra que

 Ensina-nos a Palavra que os dons de Deus são irrevogáveisos dons de Deus são irrevogáveis3131. A eleição de Deus. A eleição de Deus  por

 por algalguém, uém, dando-ldando-lhe he uma uma vocação, vocação, é é um um dos dos maimaiores ores dons dons que que podemos podemos receber receber dede suas mãos. Em bom português, isso significa que Deus em nenhuma hipótese desistirá de suas mãos. Em bom português, isso significa que Deus em nenhuma hipótese desistirá de você, ainda que você o abandone, ainda que não o queira, ainda que o ofenda, ainda que você, ainda que você o abandone, ainda que não o queira, ainda que o ofenda, ainda que o renegue, ainda que o traia. Ele, em sua paciência e amor eterno, não desistirá de você. o renegue, ainda que o traia. Ele, em sua paciência e amor eterno, não desistirá de você.

Uma das coisas que mais impressiona a quem convive mais de perto com o Moysés é Uma das coisas que mais impressiona a quem convive mais de perto com o Moysés é sua quase teimosia em não desistir das pessoas. No lugar dele, por exemplo, eu já teria sua quase teimosia em não desistir das pessoas. No lugar dele, por exemplo, eu já teria desistido de mim mil vezes. Ele, porém, não desiste. Dir-se-ia que, ao acolher do Senhor  desistido de mim mil vezes. Ele, porém, não desiste. Dir-se-ia que, ao acolher do Senhor  a graça do amor esponsal, acolheu, também, evidentemente, muitas das suas a graça do amor esponsal, acolheu, também, evidentemente, muitas das suas características. Ele realmente crê na escolha irrevogável de Deus pelas pessoas, por mais características. Ele realmente crê na escolha irrevogável de Deus pelas pessoas, por mais que estas “aprontem”. Ele, de fato, se entristece muitíssimo quando alguém, ainda que que estas “aprontem”. Ele, de fato, se entristece muitíssimo quando alguém, ainda que trabalhoso, “desiste”. Ele, de fato, fica aguardando a sua reintegração. A impressão que trabalhoso, “desiste”. Ele, de fato, fica aguardando a sua reintegração. A impressão que se tem é que, em seu entender, a irrevogável escolha de Deus é também sua escolha se tem é que, em seu entender, a irrevogável escolha de Deus é também sua escolha irrevogável e que, as características positivas ou menos positivas das pessoas são meros irrevogável e que, as características positivas ou menos positivas das pessoas são meros detalhes, cobertos pela misericórdia de Deus e facilmente corrigíveis por sua eterna detalhes, cobertos pela misericórdia de Deus e facilmente corrigíveis por sua eterna  paci

 paciênciência.a.

Crer que a eleição de Deus por nós é irrevogável, é essencial. Ainda que isso nos Crer que a eleição de Deus por nós é irrevogável, é essencial. Ainda que isso nos humilhe, ainda que quiséssemos corresponder com amor menos imperfeito, ainda que humilhe, ainda que quiséssemos corresponder com amor menos imperfeito, ainda que doa ao nosso orgulho a insistência do Amor Perfeito de Deus, crer que sua eleição é doa ao nosso orgulho a insistência do Amor Perfeito de Deus, crer que sua eleição é irrevogável, é absolutamente fundamental.

irrevogável, é absolutamente fundamental.

Ainda que nos aconteçam coisas muito desagradáveis na vocação, a humildade pede Ainda que nos aconteçam coisas muito desagradáveis na vocação, a humildade pede que não apontemos os outros, mas a nós mesmos. No entanto, se ao apontarmos a nós que não apontemos os outros, mas a nós mesmos. No entanto, se ao apontarmos a nós mesmos, ainda assim verificarmos de forma objetiva as fraquezas dos irmãos, ou mesmos, ainda assim verificarmos de forma objetiva as fraquezas dos irmãos, ou injustiças e julgamentos, cabe a nós confiarmos no amor perfeito de Deus e em sua injustiças e julgamentos, cabe a nós confiarmos no amor perfeito de Deus e em sua escolha, eleição

escolha, eleição irrevogável irrevogável  por nós. Nossa vocação é para sempre! O amor esponsal é por nós. Nossa vocação é para sempre! O amor esponsal é  para sempre.

 para sempre.

Partilho com você uma reflexão bastante íntima, feita há algum tempo atrás, Partilho com você uma reflexão bastante íntima, feita há algum tempo atrás, exatamente sobre esta eleição irrevogável de Deus que, longe de ser aprisionamento, é exatamente sobre esta eleição irrevogável de Deus que, longe de ser aprisionamento, é alegria e libertação. Pedro e Tomé acreditaram neste tipo de eleição, embora estivessem alegria e libertação. Pedro e Tomé acreditaram neste tipo de eleição, embora estivessem errados e viram, no fim, a vitória da misericórdia e que, afinal, “a paciência tudo errados e viram, no fim, a vitória da misericórdia e que, afinal, “a paciência tudo alcança”. Paulo,Tiago e muitos outros, tiveram, também sua eleição provada e, também alcança”. Paulo,Tiago e muitos outros, tiveram, também sua eleição provada e, também eles testemunharam a vitória da misericórdia e o “ciúme zeloso” de Deus por aqueles que eles testemunharam a vitória da misericórdia e o “ciúme zeloso” de Deus por aqueles que Ele elege. Judas, não esperou, não acreditou ser eleito por esta escolha irrevogável: não Ele elege. Judas, não esperou, não acreditou ser eleito por esta escolha irrevogável: não usufruiu dela nem da misericórdia. Deixou-se levar por si mesmo e por seus próprios usufruiu dela nem da misericórdia. Deixou-se levar por si mesmo e por seus próprios

 pensamentos,

 pensamentos, esqueciesquecido de do de que o que o seu amseu amor e or e o amor o amor de de todo homem todo homem é imperfeié imperfeito. to. O O dede Deus, porém, é perfeito. Eis, abaixo, em forma de anotações, minha partilha, na Deus, porém, é perfeito. Eis, abaixo, em forma de anotações, minha partilha, na esperança que o ajude:

esperança que o ajude:  Minha

 Minha vocação não é vocação não é minha. minha. É de Deus.É de Deus.  Não

 Não me me foi foi imposta. imposta. Nem Nem por por Deus, Deus, nem nem por por ninguém. ninguém. Foi-me Foi-me prproposta, oposta, oferoferecidaecida ratuitamente, como um caminho.

ratuitamente, como um caminho.  Ela

 Ela é é a a forma forma singular singular de de viveviver r um um carisma carisma novo novo para para este este tempo tempo da da IgrIgreja. eja. TTem,em, ortanto, uma missão que me ultrapassa, uma missão eclesial, uma missão com o ortanto, uma missão que me ultrapassa, uma missão eclesial, uma missão com o alcance da eternidade.

alcance da eternidade.

O Senhor me elegeu para esta vocação e, como seus dons são irrevogáveis, não O Senhor me elegeu para esta vocação e, como seus dons são irrevogáveis, não desistirá de mim. Preciso, como Teresa ensinou, ficar quieta e esperar. É preciso desistirá de mim. Preciso, como Teresa ensinou, ficar quieta e esperar. É preciso confiar e ter paciência.

confiar e ter paciência.  Ela

 Ela é é um um convite convite para para que que eu eu me me entrentregue egue a a mim mim mesma mesma a a Deus Deus e e prpropõe opõe umauma maneira singular para que eu e meus irmãos vivamos esta entrega.

maneira singular para que eu e meus irmãos vivamos esta entrega.  Esta

 Esta maneira maneira singular singular de de seguir seguir a a Cristo Cristo não não é é invenção invenção de de homens, homens, mas mas de de Deus.Deus. Os Escritos, os Estatutos foram inspirados por Deus a um homem, mas não vêm de um Os Escritos, os Estatutos foram inspirados por Deus a um homem, mas não vêm de um homem e sim, do Espírito de Deus.

homem e sim, do Espírito de Deus.

O convite que o Senhor me fez inclui, necessariamente, a adesão de vida ao espírito O convite que o Senhor me fez inclui, necessariamente, a adesão de vida ao espírito do fundador expresso nos Estatutos, nos Escritos e na Tradição. Sou inteiramente livre do fundador expresso nos Estatutos, nos Escritos e na Tradição. Sou inteiramente livre

ara aderir ou não a eles com minha vida e escolho a adesão incondicional. ara aderir ou não a eles com minha vida e escolho a adesão incondicional.

Sendo minha vocação coisa do céu, coisa de Deus e não de homens, é como coisa Sendo minha vocação coisa do céu, coisa de Deus e não de homens, é como coisa do céu, como coisa de Deus e não de homens que ela deverá ser vivida.

do céu, como coisa de Deus e não de homens que ela deverá ser vivida.  Não

 Não querquero o viveviver r uma uma coisa coisa do do céu céu como como se se fosse fosse coisa coisa minha. minha. Isso Isso a a desvirtuaridesvirtuaria.a. Quero viver uma coisa do céu com os critérios do céu, que são os seus; não com os da Quero viver uma coisa do céu com os critérios do céu, que são os seus; não com os da terra, que são os meus.

terra, que são os meus.  Não

 Não querquero o entender entender algo algo que que partiu partiu e, e, constantemente constantemente parte, parte, da da “mente” “mente” dada Trindade como se partisse da minha. Quero entender e ler a vocação com a “mente” Trindade como se partisse da minha. Quero entender e ler a vocação com a “mente” da Trindade, que é o Espírito Santo.

da Trindade, que é o Espírito Santo.  Não quero me

 Não quero me utiliutilizar de zar de medidas medidas humanas para humanas para medir medir o que o que é celeste. é celeste. As coiAs coisas dosas do céu se medem com as medidas do céu e recebem as recompensas do céu. As coisas da céu se medem com as medidas do céu e recebem as recompensas do céu. As coisas da terra se medem com as medidas da terra e recebem as recompensas da terra.

terra se medem com as medidas da terra e recebem as recompensas da terra.

Se meço e vivo minha vocação com as medidas da terra, que vocação terei? Seria Se meço e vivo minha vocação com as medidas da terra, que vocação terei? Seria melhor chamá-la de ideologia ou idealismo. Estes, sim, são medidos conforme a terra. melhor chamá-la de ideologia ou idealismo. Estes, sim, são medidos conforme a terra. Se meço e vivo minha vocação com as medidas do céu, que bela, mas sofrida Se meço e vivo minha vocação com as medidas do céu, que bela, mas sofrida vocação terei!

vocação terei!  As medi

 As medidas do das do céu são céu são a fé a fé absoluta, absoluta, a esperança a esperança que não que não vacivacila, la, a caria caridade a dade a todatoda rova.

 As

 As medidas medidas da da terra terra são são as as que que invento invento e e partem partem da da pouca pouca fé, fé, pouca pouca esperança,esperança, ouca caridade ou ignorância de que a vocação vem do céu e é irrevogável. Daí a ouca caridade ou ignorância de que a vocação vem do céu e é irrevogável. Daí a dificuldade em obedecer, em ser pobre, em ser casto.

dificuldade em obedecer, em ser pobre, em ser casto.  Realmente,

 Realmente, posso posso encarar encarar minha minha vocação vocação como como coisa coisa da da terra terra ou ou como como coisa coisa dodo céu. Como coisa da cabeça de homens ou da “mente” da Trindade. Como coisa a ser  céu. Como coisa da cabeça de homens ou da “mente” da Trindade. Como coisa a ser  ulgada com os critérios do céu ou segundo as medidas da terra. Isso fará toda a ulgada com os critérios do céu ou segundo as medidas da terra. Isso fará toda a diferença.

PARTE III

PARTE III

SA