• Nenhum resultado encontrado

1. Introdução e Objetivos

1.4. Questões da Pesquisa

Com base na perspectiva apresentada foram definidas e estruturadas as seguintes questões norteadoras desta pesquisa, visando facilitar a compreensão da lógica de organização da pesquisa de campo:

Questão:

Quais os princípios da filosofia Lean que se adequariam e causariam impáctos na criação e aplicação de um modelo para as fases iniciais do desenvolvimento de produto de móveis?

Para auxiliar a internalização do estudo, foram ainda definidas perguntas complementares tais como: é possível mudar uma cultura enraigada no conhecimento empírico, para um modelo sistematizado, visando à melhoria do processo? Quais os pontos críticos do PDP causados pela ausência de um método estruturado que podem ser supridos pela proposta de um novo modelo de PDP? De que maneira são identificadas as oportunidades de mercado? Quais as ferramentas usadas na identificação das necessidades do cliente? Em que contexto são desenvolvidos os conceitos dos produtos de móveis? Que estratégias e ações são realizadas na prática do PDP Lean? Elas contribuem para a inovação da concepção e a melhoria das práticas usuais do desenvolvimento de produto mobiliário?

Para desenvolver as ações dos estudos, a partir da teoria foram considerados os seguintes pressupostos: um método estruturado e organizado por um conjunto de atividades e técnicas, com uma linguagem que facilite a interpretação das necessidades e do valor, sob a ótica do cliente, pode contribuir para o sucesso do PDP da indústria mobiliária; o fluxo contínuo de informação entre a alta administração e todos os membros envolvidos na equipe de PDP (vendedor, agente, designers, engenheiros e colaboradores) e o exercício do desdobramento na discussão das ações entre a equipe otimizam a comunicação, incentivam o comprometimento e enriquecem as atividades fundamentais no processo e aumentam a assertividade de projeto; explorar todas as alternativas como orienta a filosofia Lean, para resolver os principais desafios no início do projeto, minimiza a necessidade de dispendiosas alterações em etapas mais adiantadas do processo de desenvolvimento.

1.5 Objetivo Geral

Diante das questões colocadas esta tese buscou subsídios que possibilitem como objetivo geral:

Construir um framework para o processo de desenvolvimento de produto, baseado nos princípios da filosofia Lean, para auxiliar a equipe de PDP da indústria mobiliária, visando um melhor desempenho na identificação das necessidades e na atribuição do valor ao produto, do ponto de vista do cliente.

1.5.1 Objetivos Específicos:

1. Identificar e compreender os aspectos teóricos e práticos dos princípios Lean desenvolvidos para a produção, definindo-os e caracterizando-os no contexto do PDP; da indústria de móveis;

2. Investigar as práticas do PDP existentes na criação de valor, em outros ambientes industriais alinhadas ao Lean Thinking;

3. Analisar as práticas do desenvolvimento do conceito e propor mecanismos de integração à equipe de PDP, baseados nas orientações do Lean Thinking, para aplicar nas indústrias de móveis;

4. Identificar oportunidades de melhoria no PDP da indústria mobiliária; mediante a aplicação dos princípios Lean;

5. Verificar por meio de entrevistas e questionários, a opinião de especialistas (designers, engenheiros, diretores comerciais e de marketing, supervisores de produção e de vendas) sobre o processo do PDP e a efetividade do uso dos princípios Lean, em ramos diferentes da indústria;

6. Determinar indicadores/critérios para a construção do modelo de desenvolvimento de novos produtos, orientado pelos princípios Lean.

1.6 Âmbito da Pesquisa

O presente trabalho abrange as características das indústrias de móveis do Brasil e de Portugal, enquanto setor de importância fundamental para a economia dos seus países. Aborda também, o processo de desenvolvimento de produtos, em suas fases iniciais, explora exaustivamente o modelo Toyota de desenvolvimento de produto, definindo-o como base do modelo

proposto. Acompanha atentamente o processo de desenvolvimento de produto nas três Empresa investigadas, visando identificar as práticas que caracterizam o processo, para estruturar um método de desenvolvimento de produto Lean, que leve em consideração: as características específicas das empresas em questão, as suas necessidades, seu tamanho (médio) e as suas capacidade instaladas bem como, a realidade e a cultura dos dois países.

É importante enfatizar que o presente trabalho se propôs analisar o processo de desenvolvimento de produto de móveis nas suas fases iniciais em três empresas, sendo uma brasileira e duas portuguesas. Procurou apontar as dificuldades encontradas no processo e sugerir um novo modelo baseado nos princípios da filosofia Lean, visando preencher as lacunas encontradas. No decorrer do trabalho surgiram dificuldades na coleta de dados de uma das empresas de Portugal (Empresa P1), optando-se assim pela validação do modelo proposto na Empresa P, através da aplicação do Hoshin Kanri, que serviu para o desdobramento das atividades previstas no modelo de desenvolvimento proposto.

A experimentação na empresa brasileira não pôde ser realizada, devido aos impactos sofridos por esta, em consequência da crise econômica americana. Isso por serem os EUA o seu maior cliente. Esse impacto negativo do mercado americano dos últimos anos influenciou significativamente o desempenho da empresa. As dificuldades para se manter no mercado, que começaram, no inicio de 2009, restringiram as possibilidades em novos empreendimentos de cunho estratégico experimental, financeiro e operacional, adiando para um futuro próximo a experimentação do método aqui proposto.

1.7 Estrutura da Tese

No primeiro capítulo são argumentadas as razões para a escolha do tema da pesquisa, o contexto de aplicação do trabalho e a situação do setor. É feita também a apresentação do problema de pesquisa, dos objetivos, dos pressupostos e da metodologia da pesquisa aplicada.

No segundo capítulo são mostrados dados da indústria de móveis tais como: o perfil do mercado, a importância e a influência desse setor na economia dos dois países (Brasil e Portugal), a necessidade de mudanças acerca do desenvolvimento de produto. Apresenta uma visão geral da situação das indústrias de móveis no mercado global. Aborda ainda o design nas indústrias de móveis e o papel do designer no processo de desenvolvimento de produto mobiliário.

No terceiro capítulo são abordados os processos de desenvolvimento de produtos e a sua importância como estratégia competitiva. Discute ainda os modelos de PDP mais usados no meio academico.

No quarto capítulo é apresentada a teoria referente à Filosofia Lean, sua origem, seus conceitos, os seus princípios e os desafios da sua adoção.

No quinto capítulo são abordados os procedimentos metodológicos usados e os dados empíricos coletados.

No sexto capítulo são apresentados as resultados, a discussão, também apresenta a framework proposta, bem como a ferramenta desenvolvida para a sua aplicação, o catchball.

No sétimo capítulo são apresentadas a conclusão, as considerações finais e as recomendações para futuros trabalhos.

Figura 1.1 - Estrutura da Tese

1.8 Contribuições da Tese

O presente trabalho traz algumas contribuições para o processo de PDP, considerado por muitos autores como uma estratégia fundamental para as empresas alcançarem êxito em seus negócios e se diferenciarem perante seus concorrentes. Algumas das contribuições da pesquisa:

· Gerar informações fundamentais para a melhoria do processo de desenvolvimento de produto, a partir de dados analisados na prática do processo em seu ambiente real.

· Auxiliar na identificação das atividades que geram desperdício e não agregam valor.

· Contribuir na identificação e na análise das competências de base instaladas da empresa , para um melhor aproveitamento de seus recursos.

· Orientar as tarefas importantes de identificação do valor do ponto de vista do cliente.

· Auxiliar as tomadas de decisão nas fases iniciais do projeto evitando alterações retardatárias que prejudicam o andamento do projeto em fases mais adiantadas. · Orientar e estimular a equipe, por meio de uma rotina de PDP para integrar e

democratizar o processo de criação do produto.

· Mostrar os benefícios que uma indústria pode alcançar, adotando o Lean Thinking como uma estratégia, visando à criação de um produto focado nas necessidades do cliente.

· Mostrar ainda, a importância de adotar os quatro verbos: Aprender, Fazer, Avaliar

Capítulo II

2. A Indústria de Móveis

Este capítulo apresenta uma breve abordagem da história da indústria mobiliária a sua evolução no mercado internacional e as principais características deste setor. Sendo o Brasil e Portugal o foco de interesse deste trabalho, dá ênfase nas indústrias mobiliárias destes dois países, mostrando as competências e os problemas enfrentados pelas empresas que compõem este segmento. Enfatiza ainda a importância do design e do profissional no desenvolvimento de produto.