• Nenhum resultado encontrado

Questionário para Entrevista – Tipo 1

Entrevista semi-aberta

Perfil dos entrevistados: Diretor de Programas Horizontais – CNPq

1) Quais foram os objetivos do CNPq com a criação do Currículo Lattes?

2) Com o passar de 7 anos de obrigatoriedade de preenchimento para a concessão de fomento, o dispositivo conseguiu atender as demandas/expectativas da Agência de Fomento?

3) A atual estrutura de configuração dos campos é considerada satisfatória e de fácil acesso ou o CNPq prevê ajustes na mesma?

4) A estrutura e seus campos/conteúdos seguem alguma padronização internacional ou o modelo foi criado pelo CNPq?

5) O senhor acredita que o Currículo Lattes tem influenciado a produção de pesquisas no país? Como essa influência tem ocorrido?

6) O Currículo Lattes tem possibilitado ao CNPq acompanhar a produção acadêmica e científica brasileira, quer em seus aspectos quantitativos quanto qualitativos? Como isto é feito?

7) Como o Currículo Lattes e visto em relação a outras bases de dados do Brasil, por exemplo, Carlos Chagas e no Exterior, por exemplo, ReaD (Japão), Da Vinci (Itália)? 8) O Currículo Lattes possui meios de validar/legitimar os registros feitos por

pesquisadores? Como essa validação é feita ?

9) O senhor considera que a configuração do formulário é eficiente? Ela abriga satisfatoriamente todas as Áreas do Conhecimento? A Área de Artes é abrigada em sua diversidade, segundo sua avaliação?

10) A padronização do currículo proporciona melhores investimentos em pesquisa no país? Há critérios pré-definidos? Quais são?

11) Quais são os mecanismos que têm possibilitado ao CNPq avaliar a qualidade do conhecimento que tem sido produzido? Ou essa questão é considerada como secundária? 12) As IES adotaram o Currículo Lattes como referencial de produtividade acadêmica, o que

pode provocar um movimento de “superprodutividade” e competição entre os docentes. O senhor acredita que esse fato pode afetar os resultados registrados na base de dados?

13) Há mecanismos que possibilitam identificar eventuais registros não fidedignos de produções acadêmicas ou científicas, ou mesmo fraudes? É possível isto ocorrer? Como o CNPq atua nestes casos?

14) Como o CNPq avalia a receptividade do sistema do Currículo Lattes pelos professores e pesquisadores brasileiros?

Questionário para Entrevista – Tipo 1

Entrevista semi-aberta

Perfil do entrevistado: Presidente da Comissão do Currículo Lattes

1) Em que consiste a Comissão do Currículo Lattes? Quando surgiu? Qual é a sua composição?

2) Quais são os objetivos que orientaram a criação da Comissão? Houve mudanças ao longo do tempo?

3) Em que consistem as atividades/funções da comissão?

4) Os critérios que orientaram a configuração inicial do Currículo Lattes foram mantidos ao longo desses anos ou sofreram mudanças? Quais foram as mudanças?

5) Com o passar de 7 anos de obrigatoriedade de preenchimento para a concessão de fomento, o dispositivo conseguiu atender as demandas/expectativas da Agência de Fomento?

6) A atual estrutura de configuração dos campos é considerada satisfatória e de fácil acesso ou a Comissão prevê ajustes na mesma?

7) A estrutura e seus campos/conteúdos seguem alguma padronização internacional ou o modelo foi criado pelo CNPq?

8) O senhor considera a configuração do formulário é eficiente? Ela abriga satisfatoriamente todas as Áreas do Conhecimento? A Área de Artes é abrigada em sua diversidade, segundo sua avaliação?

9) Como os professores/pesquisadores da área de Arte se manifestam com relação a estrutura do sistema junto à Comissão?

10) O instrumento tem possibilitado à Comissão acompanhar a produção acadêmica e científica brasileira, quer em seus aspectos quantitativos quanto qualitativos em todas as áreas? Como isto é feito?

11) O Currículo Lattes posui meios de validar/legitimar os registros feitos por pesquisadores? Como essa validação é feita ?

12) Há mecanismos que possibilitam identificar registros não fidedignos de produções acadêmicas ou científicas, ou mesmo fraudes? É possível isto ocorrer? Como a Comissão atua nesses casos?

13) As IES adotaram o Currículo Lattes como referencial de produtividade acadêmica, o que pode provocar, um movimento de “superprodutividade” e competição entre os docentes. O senhor acredita que esse fato pode afetar os resultados registrados na base de dados? 14) Quais são os mecanismos que tem possibilitado à comissão avaliar a qualidade do

conhecimento que tem sido produzido? Ou essa questão é considerada como secundária? 15) Como a Comissão avalia a receptividade do sistema do Currículo Lattes pelos professores

e pesquisadores brasileiros?

Questionário para Entrevista – Tipo 1

Entrevista semi-aberta

Perfil dos entrevistados: Membro do Comitê de Comunicação e Artes – Subgrupo: Artes – CNPq

1) A senhora é membro do Comitê da Área de Artes no CNPq. Esse reconhecimento da área de Arte aconteceu na metade dos anos 80. Como a Área é vista pelo CNPq? 2) A senhora acredita que a área de Arte é abrigada em sua totalidade e os critérios para

avaliação da produção artística/cultural e científica de forma satisfatória? 3) De modo geral, o que é Pesquisa em Arte?

4) Como a senhora avalia a existência do Currículo Lattes? Ele atende a demanda de produção da área de Arte em sua diversidade?

5) A senhora acredita que as Pesquisas em Arte são influenciadas por esses critérios apresentados no Currículo Lattes? Em que medida?

6) Existe algo que deveria ser considerado no Currículo Lattes que não é na formatação atual? O que?

7) As IES adotaram o Currículo Lattes como referencial de produtividade acadêmica, o que pode provocar, um movimento de “superprodutividade” e competição entre os docentes. O senhor acredita que esse fato pode afetar os resultados registrados na base de dados?

8) Nas Estatísticas do CNPq entre 3 e 4% do total de bolsas é oferecida à Área de Arte. Quais critérios são considerados para o financiamento de pesquisas na área? São critérios específicos para a área ou seguem uma padronização com outras áreas do conhecimento? Isto acarreta ônus para área?

9) O que a senhora poderia sugerir para o aprimoramento do sistema com relação a área de Arte?

10) Como a senhora avalia a receptividade do sistema do Currículo Lattes pelos professores e pesquisadores brasileiros da área de Arte?

11) A senhora gostaria de acrescentar algo mais?

Questionário para Entrevista – Tipo 2

Entrevista semi-aberta

Perfil dos entrevistados: Equipe Técnica Informática - CNPq

1. Quando surgiu o Currículo Lattes? Existia algum mecanismo antes de seu surgimento? 2. Vocês concordam que o fenômeno da internet (foi um boom) que reconfigurou a

concepção dos registros da produção científica do país? Como vocês entendem esse fenômeno?

3. Vocês tem como informar a quantidade de acessos? De atualizações? De currículos cadastrados?

4. Ao longo dos anos, o Currículo Lattes sofreu mudanças e ajustes. Como são feitas as mudanças na estrutura dos campos do currículo? Há uma peridiodicidade?

5. Em princípio, na base de dados de consultas, ficavam disponíveis todos os dados do pesquisador, inclusive telefone e email. De uns tempos pra cá, esses dados não ficam mais visíveis, inclusive o email é preservado. Esses cuidados, na opinião de vocês servem para aumentar a credibilidade do pesquisador com relação à ferramenta e, de certa forma, assegura sua privacidade?

6. Existem dados não fidedignos publicados no Lattes? O CNPq trata desse assunto? Há algum mecanismo de controle? Como é feito?

Questionário para Entrevista – Tipo 3

Entrevista semi-aberta

Perfil dos entrevistados: Professores Universitários que atuam na Área de Arte (em cursos de Graduação e Pós-Graduação) com produção artística. Doutorandos, Doutores ou Titulação Superior com formação em Artes

I Parte – Questões práticas sobre o uso do Currículo Lattes

1) Você conhece / possui cadastro no Currículo Lattes, no site do CNPq? Desde quando? 2) Você acha fácil o acesso ao Currículo? Tem facilidade com o preenchimento?

3) Com que freqüência você atualiza o seu cadastro no site? 4) Porque você preenche/atualiza o currículo?

5) A sua IES exige atualização periódica do Currículo Lattes?

II Parte – Questões relacionadas à estrutura e conteúdo do Currículo Lattes

6) Você considera a estrutura/campos disponíveis no formulário adequada para registrar as atividades acadêmicas de professores e pesquisadores em Arte?

7) A configuração do formulário permite o registro de atividades que você considera de maior relevância em sua produção acadêmica e artística? Quais são essas atividades? 8) O que, em sua opinião, não está contemplado no Currículo Lattes, na área de Arte? Você

gostaria de sugerir campos..

III Parte – Questões relacionadas à Área de Artes e Produção do Conhecimento

9) De modo geral, o que é considerada uma pesquisa na Área de Artes?

10) Você acredita que o Currículo Lattes pode avaliar com eficiência a produção acadêmica dos pesquisadores em Arte? Porque?

11) Você se considera avaliado de forma justa a partir dos critérios estabelecidos pelo Currículo Lattes?

12) Você já se sentiu preterido em função de critérios estabelecidos pelo Currículo Lattes? 13) Você considera que o Currículo Lattes funciona como instrumento de disciplina e

vigilância entre pesquisadores?

14) Você acredita que os critérios do Currículo Lattes influenciam ou determinam a produção artística/cultural na Academia? Em que medida?

15) Nas Estatísticas do CNPq entre 3 e 4 % do total de bolsas é oferecido à Área de Arte. Porque, em sua opinião, esse índice ainda é baixo em relação a outras áreas do conhecimento?

APÊNDICE II - MEMORIAL SIMPLIFICADO DAS ENTREVISTAS