• Nenhum resultado encontrado

3 A EDUCAÇÃO JURÍDICA E A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS

5.3 Comparativo entre os "Campos Recontextualizadores Pedagógicos" da FURG e da UFPel

5.3.1 Regime acadêmico, duração dos cursos e flexibilização curricular

Outro aspecto que nos leva a tecer uma análise comparativa entre os cursos de Direito estudados, diz respeito ao regime acadêmico adotado por estas instituições. Ambas, utilizando a faculdade que lhes é conferida pelo regramento oficial atualmente consubstanciado na Resolução CSE/CNE Nº 9/2004, definem seu regime acadêmico dentro da pluralidade de possibilidades apresentadas por aquela normativa: regime seriado anual, regime seriado semestral, sistema de créditos com matrícula por disciplinas ou por módulos acadêmicos (tendo ou não a adoção de pré-requisitos).

Art 6º A organização curricular do curso de graduação em Direito estabelecerá expressamente as condições para a sua efetiva conclusão e integralização curricular de acordo com o regime acadêmico que as Instituições de Educação Superior adotarem: regime seriado anual; regime seriado semestral; sistema de créditos com matrícula por disciplina ou por módulos acadêmicos, com a adoção de pré- requisitos, atendido o disposto nesta Resolução (BRASIL, DCNs, 2004).

O curso de Direito da FURG adota o sistema de créditos por disciplinas, com cadeiras preponderantemente anuais, utilizando um sistema de pré-requisitos. Já o curso de Direito da UFPel adota o sistema seriado anual.

Percebemos pela análise comparativa dos regimes acadêmicos adotados nos cursos estudados, que a UFPel por ter optado, em seu curso de Direito pelo regime seriado anual, tende a tornar mais rígida a sua estrutura curricular, enquanto o regime acadêmico por disciplinas, utilizado pela FURG, em que pese se concretize no regime anual

preponderantemente e possua um regime de pré-requisitos, tende a tornar mais flexível a sua estrutura curricular.

Considerando que, para Bernstein (1996), o conceito de enquadramento está vinculado à natureza do controle sobre a seleção de conteúdos, ritmo e sequência, podemos considerar que a FURG, ao adotar um regime acadêmico por disciplinas, possui um enquadramento "menos forte" que a UFPel, com seu regime acadêmico seriado.

O enquadramento está relacionado, na perspectiva de Bernstein (1996), com quem tem o controle sobre algo; neste caso, sobre quando e quais disciplinas cursar, a sequência, especialmente o que virá antes e o que virá depois. É possível, assim, analisar por esta perspectiva, a intensidade do enquadramento nos dois cursos, em razão do regime acadêmico adotado e o grau de flexibilização curricular utilizado.

Como, para Bernstein (1996), podemos avaliar a intensidade do enquadramento: o enquadramento muito forte foi representado neste trabalho por E++. O enquadramento forte por E+, o enquadramento menos forte por E- e enquadramento fraco por E--. Feitas estas considerações, apresentamos a Figura 15 que representa o enquadramento nas duas Faculdades, a partir do Regime Acadêmico.

Figura 15 - Enquadramento no Regime Acadêmico - FURG e UFPel

Fonte: Corrêa (2018). Construída para esta investigação.

Outro importante aspecto a ser analisado é quanto à composição da carga horária do curso. As informações obtidas permitiram-nos construir de forma comparativa a Tabela Nº 46.

FURG

E+

UFPEL

Tabela 46 - Composição da Carga Horária Diretrizes Curriculares Nacionais, FURG e UFPel

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA

Resolução 02/2007 FURG UFPEL

Disciplinas obrigatórias 3240 h 4352 h/aula Atividades Complementares 330 h 200 h/aula Disciplinas optativas 330 h 68 h/aula

Total Geral 3700 horas 3900 horas relógio =

4680 h/aula 238 CRÉDITOS

4620 h/aula = 3850 horas relógio

262 CRÉDITOS Fonte: Corrêa (2018). Construída para esta investigação, com base em BRASIL (2007), FURG, 2012 e UFPel,

2012.

O curso de Direito da FURG concede ao discente a possibilidade de seleção de 330 horas em disciplinas optativas. Para tanto, fornece rol expressivo, dessas disciplinas, 240 horas são optativas teóricas e 90 horas em práticas. Assim, a Instituição apresenta (considerando a carga horária total do curso e as possibilidades admitidas pelo regulamento oficial) um enquadramento "menos forte": E-.

Já o curso de Direito da UFPel, apesar de ofertar um bom número de optativas, apenas atribui 56 horas num contexto de 3850 horas, para disciplinas optativas, revelando um curso de Direito cujo currículo é rígido. Indica, portanto, um enquadramento "muito forte": E++.

Figura 4 - Flexibilização curricular FURG e UFPEL

Fonte: Corrêa (2018). Construído para esta investigação.

FURG

E-

UFPEL

Ambos os PPCs atendem aos requisitos de carga horária previstos pela regulamentação oficial. No PPC da UFPel, a carga horária é expressa em horas-aula. No quadro acima, foram convertidas para hora relógio, padronizando, o critério, conforme a regulamentação oficial, para efeitos de comparação.

Apesar de ter uma equivalência em horas-relógio, os currículos dos cursos têm integralização com número diferente de créditos e duração mínima diferente, conforme se extrai da Tabela Nº 47.

Tabela 47 - Duração do Curso

Diretrizes Curriculares Nacionais, FURG e UFPel

DURAÇÃO DO CURSO

DCNs FURG UFPEL

No mínimo 5 anos 5 anos 6 anos

Fonte: Corrêa (2018). Construído para esta investigação, com base em DCNs 2004, FURG, PPP, 2012 e UFPEL, PPC, 2012

Percebemos que a maior distinção entre ambos currículos reside na flexibilização curricular, conforme a figura 16. O curso de Direito da FURG tem, nessa seara, o enquadramento representado como "menos forte" (E-). Já o da UFPEL um enquadramento "muito forte" (E++) (Bernstein, 1996).

O PPC do curso de Direito da FURG possui 438 horas a mais entre atividades complementares e disciplinas optativas do que o da UFPEL. Há, também, diferença no número de semanas letivas. Na UFPel, são 17 por semestre (34 por ano). Na FURG 18 por semestre (36 por ano).

Considerando a carga horária anual, em cinco anos, do curso da FURG e os dados do Quadro de Sequência Lógica (QSL), demonstrados no item 5.1, esta diferença decorrente do número de semanas representa 40 horas-aula por ano. Ao final de cinco anos, pode contabilizar 200 horas. Dessa forma ao somarmos, no currículo da FURG, as 438 horas em atividades complementares e disciplinas optativas às 200 horas referentes ao número superior de semanas letivas, chegamos a 638 horas. Esse montante, que, dividido pelas 34 semanas letivas anuais da UFPel, resulta em 18 horas semanais. Trata-se do quantitativo equivalente ao ano a mais que a UFPel possui para integralizar o curso de Direito.

Portanto, se constatamos que a diferença na duração do curso, de cinco para seis anos, está na flexibilização curricular do curso da FURG, tal característica permite ao estudante a

escolha sobre parte das disciplinas e quando serão cursadas. Por força deste enquadramento "menos forte", desde que o acadêmico se disponha a assistir aulas fora do turno preferencial (manhã ou noite), será possível concluir o curso em 5 anos.

Esta opção não está presente no curso de Direito da UFPel em face de seu enquadramento "muito forte" em relação à seleção de conteúdo, sequência e ritmagem. Essa característica é percebida por sua rígida estrutura curricular, com definição de carga horária quase integral em disciplinas obrigatórias (98,5%), e pelo regime seriado anual adotado, o que não possibilita aos estudantes concluírem o curso um tempo menor.

5.3.2 Composição dos currículos vigentes e dos eixos e o tratamento reservado ao Direito