• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 : Metodologia da Pesquisa Parte 1: As Entrevistas

1. O professor Z

4.6. Conversando com os Estudantes

4.6.1. Síntese Interpretativa do 1º Bloco: Comentários dos Estudantes

Nesse primeiro bloco de perguntas, em relação ao principal motivo para cursar Matemática, podemos observar que uma das principais razões apresentadas foi o gosto pela Matemática, em segundo, a influência por parte dos professores de Matemática em nível escolar, os quais, segundo alguns estudantes, apresentavam uma forma diferenciada (da tradicional) e motivadora, mostrando várias maneiras de abordar os conteúdos matemáticos. Poucos afirmaram ter feito o curso de Matemática por acaso ou curiosidade, mas mesmos esses revelaram gostar de estudar Matemática, pois ao serem interrogados se tinham facilidade em entender os conteúdos matemáticos? Os estudantes em sua maioria responderam que SIM Esse aspecto nos leva a deduzir que o aluno não se sente mal preparado, e se esse mesmo aluno possui o gosto e familiaridade em relação aos conteúdos matemáticos, mesmo que, ainda, em nível escolar, consideramos ser um incentivo ao ensino de novas abordagens e metodologias principalmente em início de curso no ingresso à universidade.

Em termos de dificuldades, os problemas surgem quando esses mesmos estudantes deparam-se com os conceitos e teorias propostas no curso de Cálculo I O estranhamento é imediato, devido a linguagem lógico-formal própria da disciplina. Essa particularidade aparece na entrevista quando os estudantes afirmam que passaram a sentir alguma dificuldade, outros, muita dificuldade (a maioria), pois, segundo a opinião desses, a Matemática é diferente da ensinada no Ensino Médio, embora tenham admitido que os assuntos abordados na escola servissem de base para as disciplinas de CDI I.

Quanto às condições de estudos, todos foram unânimes em dizer que na Universidade, estão dedicando muito mais do que no Ensino Médio. Pois, se não o fazem, com certeza não obterão resultados positivos nas avaliações. Nas respostas dos estudantes foi ressaltada também a preferência por uma ou outra disciplina, as que mais sentiam dificuldade ou afinidade. Dentre as disciplinas que mais sentem dificuldade inclui-se Cálculo I, o principal motivo para tal dificuldade consiste principalmente na demonstração de teoremas, construção e compreensão de gráficos de funções, particularmente de funções não-elementares. Embora, o Cálculo I tenha sido apontado como uma das disciplinas mais difíceis, ela também foi citada pela maioria dos estudantes como uma das mais interessantes e, para alguns, CDI I consta na lista de suas preferências.

No segundo bloco de perguntas, os estudantes foram questionados por essa pesquisadora sobre a importância da disciplina Cálculo e qual a sua influência para a

formação do futuro professor. Todos, sem exceção, responderam que a disciplina Cálculo I é muito importante, principalmente por ser uma disciplina básica. Vejamos abaixo, suas acepções;

Rosana - Importante, tem vários procedimentos de cálculo que facilitam e

explicam alguns processos matemáticos, os quais aparecem sem sentido quando estamos no Ensino Médio, por exemplo, encontrar o vértice de uma função do segundo grau. Em relação a formação do futuro professor, eu acredito que é bom o professor saber mais, ter um maior conhecimento.

Any - Claro, eu acho que é uma base, uma disciplina básica. Para a formação do

futuro professor, eu acho importante, porque possibilita uma outra visão, pra tudo, o aluno pára de enxergar em nível de Ensino Médio - uma visão restrita. No Cálculo você tem uma visão mais abrangente, você tem como lidar melhor com aquilo. Eu acho muito importante o Cálculo pro professor.

Augusto - Bom, eu acredito que, mesmo não conhecendo muito da disciplina

Cálculo, pois estou no estou no primeiro ano, tenho pouca experiência, mas acredito que tem uma importância muito grande, porque esta disciplina está presente em muitas áreas. Em ciências exatas, nem se fala. Quanto a sua importância para a formação do futuro professor de Matemática, eu acho que auxilia, que é importante. Talvez não chegue a aplicar esses conhecimentos na prática, pra seus futuros alunos, mas auxilia na compreensão do professor, dos assuntos.

José - Talvez não saiba (ainda) dizer com propriedade, a verdadeira importância .

Mas ela é uma disciplina bem interessante. Ela é básica. Isso é o que imagino por enquanto. Quanto à sua importância para a formação do futuro professor de Matemática, sinceramente eu não tenho opinião, porque não vejo utilização nenhuma em relação ao Ensino Médio. Lá a gente vê apenas a parte de funções. Sinceramente eu não sei.

Clotilde - É importante, porque ela é a base no curso de Matemática, pré-requisito

para muitas outras disciplinas. Olha, eu tinha muita dificuldade em função, gráfico e no Cálculo, muda bastante o jeito de abordar esses assuntos, bastante diferente do colegial. Para o futuro professor, eu acho que ajuda bastante, principalmente para entender construção de gráficos.Eu acho que deveria ser ensinada noção de Cálculo no colegial,. Eu acho super importante.

etícia - Com certeza é importante. Ela é básica. o Cálculo a gente vê praticamente

em todas as matérias . Acho bem interessante falar um pouco da história do Cálculo. Você vê assim, um teorema e você vê uma história por trás daquele teorema. Eu acho bem interessante. O Cálculo, com certeza é importante para a formação do futuro professor porque a gente vê como chegar a uma função, qual a diferença de uma função pra outra, porque ela é par, porque ela é ímpar etc. O Cálculo, é muito importante, principalmente para aquele que vai ensinar .

Márcio - Eu acho que Cálculo é importante sim, pois é base pra tudo. Para a,

também é muito importante, acho que o professor tem que saber o que está fazendo e, a disciplina Cálculo dá base para esse conhecimento. Se ele não tiver um conhecimento mais aprofundado - o alicerce, “não vai conseguir erguer a casa”.

Ana Paula - A disciplina Cálculo I, é importante, com certeza, não só para

Matemática, mas para qualquer curso que de exatas, lógico que é importante, ela é a base. Agora, quanto à formação do futuro professor, depende, se for um professor que vai dar aula pro Ensino Médio, acho que sim, mas ele não vai dar essa matéria. Eu acredito que antigamente tinha, alguma coisa de Cálculo, Limite, Derivada no Ensino Médio, mas hoje em dia não. Agora se for dar aula na Faculdade com certeza é importante.

Marcela - Eu acho que ela é super importante, e indispensável para o curso de

de funções. É uma disciplina muito interessante, só que difícil.Tenho que me dedicar muito na matéria. O futuro professor deve conhecer bem os conteúdos de Cálculo, pois ela é fundamental. Cálculo é uma disciplina, que nunca deve ser abolida do currículo, porque ela é que vai “abrir a porta” pra tudo (a estudante se refere a disciplina Cálculo como pré-requisito de outras disciplinas no curso de Matemática).

Gabrielle - Cálculo é importante, porque é base para outras matérias. É o princípio

pra gente compreender outras matérias. Na sala, a professora de Cálculo I, enfatizou muito a parte de gráficos. Acho que, nesse sentido, Cálculo ajuda bastante, pois a partir do cálculo da derivada a gente tem idéia de como vai ser o gráfico de uma função. Então, é importante que o professor saiba Cálculo e, mesmo que ele não utilize o conteúdo de Cálculo, ele tem uma visão mais ampla, no momento que ele está ensinando, ele consegue visualizar melhor e de repente explicar até melhor pro seus alunos.

Laura - há! eu acho que ela é importante , porque ela é base para outra disciplinas.

Em Física a gente vai usar bastante coisa de Cálculo não é?Agora, para a formação do futuro professor, com certeza ele não vai ensinar Derivada e Integrais lá no Ensino Médio. Mas, acho que influencia sim porque ela é básica. E, o professor tem que ter uma base para ensinar, assim como o aluno na universidade tem que ter base para conseguir estudar Cálculo.

Henrique - É importante, mesmo porque, Cálculo para mim é sinônimo de

Matemática superior. No Ensino Médio não vemos Cálculo. Para o futuro professor de Matemática é importante, porque em Cálculo nós estudamos todos os conceitos de Função e, Função é base para a Matemática do Ensino Médio. Logo, Cálculo é bem importante.

Clara - A disciplina Cálculo é a base de tudo, do que estamos aprendendo. É base

para outras matérias. Em relação à formação do futuro professor, eu penso que, Cálculo é base para as coisas que vamos ver mais pra frente. Mostra como calcular e porque calcular. Logo o professor deve conhecer.

Alexandre - Olha, eu acho o Cálculo I uma das matérias mais importantes do

primeiro ano. E o Cálculo II do segundo ano. Porque, como diz o nome, vai ser a parte que a gente vai calcular mesmo. A disciplina Cálculo é básica, ela vai me dar a sustentação pro curso inteiro sabe? Eu vou ter que derivar e integrar em outros cursos. Tem que calcular limites, analisar gráficos. O resto do curso tem muito a ver com isso ok? Então, apesar de não estar indo muito bem. Pra mim é uma meteria extremamente importante e a gente não pode estar deixando lacunas nela, mesmo porque uma coisa que depende da outra. Derivada depende de limite e limite depende de função. A Integral depende da derivada. Portanto, as matérias que eu acho mais importante são Cálculo e Geometria Analítica, porque lá a gente vê gráfico, projeções de gráfico. A disciplina Cálculo I, traz muita informação para o futuro professor de Matemática, porque nela, se trabalha muito com função e gráfico. E no colegial, onde eu estudei, observei que os professores não trabalham muito com gráficos. É muito mais fácil pra mim aprender o Cálculo, usando gráficos em vez de só teorema, teorema e calculando. Às vezes observar o gráfico, me ajudou a entender muita coisa, que não tinha entendido até hoje. Então, a forma do professor ensinar deve ser bem diversificada. É bem forte essa parte de gráfico. Mostrar, oh! pessoal como as coisas acontecem. Pois, às vezes, mostrar o gráfico de uma função, permite o aluno observar o comportamento da mesma, se vai subir, descer etc. E até mesmo na Física, a gente vê, que muitas formas na Física sai por derivadas e integrais que a gente aprendeu no Cálculo, então Cálculo é base para a Matemática inteira não é? Então eu acho que o aluno “leva” muita coisa do Cálculo para ensinar.Não que eu vá ensinar derivadas e integral pros alunos do primeiro, segundo terceiro ano. Acho que lá quando eu for ensinar, na hora de solucionar um exercício e rapidamente poder ensinar o aluno de uma outra forma, o que eu

aprendi em Cálculo, vai me ajudar a ensinar melhor o meu aluno, portanto eu acho Cálculo essencial sim.

Patrícia - Eu acho que é uma disciplina importante, porém, eu acho que faltam no

curso as aplicações, como aluna de Cálculo, sempre me pergunto: onde eu vou usar isso? o que eu vou fazer com isso? Eu acho que falta ensinar ao aluno onde aplicar os ensinamentos do Cálculo. A teoria é importante, mas falta aplicação. E para o futuro professor, dá uma base pra ele entender muitas coisas. É claro que se for dar aula lá pra oitava série, tem muita coisa que ele não vai precisar passar. Mas é importante o professor saber mais do que precisa para ensinar em nível fundamental.

Robin - Cálculo, atualmente é a disciplina que eu mais gosto. Mas, eu acho que

devia ser mais aplicada. A metodologia, a teoria, deveria ser mais aplicada. Em relação a sua importância para a formação do futuro professor, é bem complicado responder essa pergunta. Na minha opinião, depende para quem o professor pretende ensinar. Se for do Ensino Fundamental e Médio, ele não vai dar Cálculo. Não tem como você querer explicar Cálculo para os alunos do Ensino Médio e fundamental.Não tem lógica isso.Agora se for pra Universidade, aí sim. Você pode aprofundar em tudo. Olha, o professor é aquela pessoa que o aluno deve admirar. Ele não sabe tudo, mas é aquele que sabe muito mais do que o aluno. Se o professor “pega” um aluno que é muito inteligente, então ele tem que ter uma bagagem pra poder suprir o que esse aluno quiser. Se esse professor “pega” um aluno que sabe mais do que ele, eu acho que não dá certo.

Serapião - Há! eu acho que Cálculo é uma disciplina muito importante e básica,

porque eu acho que engloba quase tudo de Matemática . Quando cheguei no curso de Matemática, percebi que todos os meus conhecimentos de Matemática são necessários para estudar Cálculo. Gostaria que o curso de Cálculo tivesse mais aplicações. Em relação a formação do futuro professor, eu acho que o professor que conhece os conteúdos de Cálculo, se sente mais seguro para dar aula no Ensino Médio. Por exemplo, no Ensino Médio, vértice você acha de um jeito absurdo, No Cálculo, você vai lá e deriva e iguala a zero é muito fácil! Então eu acho que dá mais segurança para o professor.

Frederico - Cálculo é fundamental. É uma base para outras disciplinas, possui

ferramentas como limites, derivadas e integral que eu sei que a gente ainda vai usar muito. Para o futuro professor, ela é importante, com certeza.

Suka - Para essa pergunta, a estudante não soube dar uma resposta.

Agáta - Cálculo é muito importante sim, qualquer curso de exatas que você for

fazer tem essa disciplina, eu acho que ela é básica. Para o futuro professor que vai ensinar no Ensino Médio, eu não vejo muita aplicação.

Lara - - É importante, pois é básica para outras disciplinas. Para o futuro professor

é importante, pois vai lhe permitir obter um maior conhecimento, saber de onde surgiu as coisas (ela se refere a alguns conceitos de Matemática) que ele vai ensinar, se aprofundar mais no conhecimento.