• Nenhum resultado encontrado

Saberes do Diretor de Escola Pública Municipal

CAPÍTULO 5 PESQUISA DE CAMPO

5.4 Análise dos dados

5.4.1 Categorias de Análise

5.4.1.6 Saberes do Diretor de Escola Pública Municipal

Questão 6. Quais os saberes que o diretor deve ter na sua concepção? DIRETOR DE ESCOLA

D1 “Você deve saber falar com as pessoas, com os professores, com os funcionários, com a própria comunidade, você tem que ter cuidado, tratá-los com carinho, muita paciência, discernimento, saber lidar com as pessoas.”

D3 “Eu sou muito humana, eu gosto de poder ouvir a pessoa, saber se de repente ela tem algum problema ou dificuldade, então eu dou liberdade para chegarem em mim e falar, eu acredito que o diretor tem que ter esse lado humano, muitas vezes ele tem que agir com a razão, sim, mas ele tem que agir também pelo lado do coração, ele tem que ser humano, saber ouvir, porque não adianta chegar mandando, você tem que saber ouvir e conversar, então é uma troca, eu trabalho dessa forma, e nunca agi impondo, eu quero que seja feito dessa forma, eu quero que seja assim e não tem diálogo, tem que ser democrático.”

A partir das falas citadas, observa-se que as diretoras encontram-se preocupadas com os saberes em relação à dimensão da gestão de pessoas e seus desdobramentos, como: as relações interpessoais, presentes o tempo todo na escola; o cuidado para não ser autoritário; a importância do diálogo, da autonomia, da gestão democrática e participativa. Para Paulo Freire (1996), a autonomia está associada à liberdade individual, mediante gestão escolar descentralizadora, em um processo educativo que permita desenvolver e construir a pedagogia da autonomia, em constante reflexão, com comprometimento sobre as práticas e as experiências.

D2 “Legislação, a legislação do município, os direitos dos funcionários, o regime que rege a atuação deles, é muito importante para orientação, saber qual atitude você não pode tomar, o que pode te prejudicar, você tem que saber como funciona os conselhos, então a legislação que envolve toda uma escola você tem que saber, tem que estar na ponta da língua.”

A diretora de escola aponta em sua fala a importância quanto ao saber a legislação do município relacionada à gestão escolar, os direitos e deveres dos funcionários, como o Estatuto dos Funcionários, a legislação pertinente ao funcionamento dos conselhos deliberativos, por exemplo. O importante é ter domínio deste conteúdo.

O diretor ao ter ciência da legislação atual, das leis, decretos, portarias, instruções e regulamentos, encontra respostas para uma gama de questões práticas, como: processos individuais, registros, fichários, requerimentos, contabilidade, relatórios, etc., geralmente atreladas à dimensão da gestão administrativa. (FRANCISCO, 2006, p. 37).

D4 “O diretor tem que saber trabalhar com pessoas, com a diversidade de ideias, tenho mais de setenta funcionários, trinta e três professores, são vinte e seis salas de aula, mais os especialistas, tenho os funcionários da limpeza e merenda terceirizados. Tenho concursados os monitores, os administrativos, os contratados da frente de trabalho, então você tem que ter um jogo de cintura muito grande. Eu tive que unir duas escolas, que vieram para este prédio novo, dois mundos completamente diferente, costumes, cultura...tive que unir as duas escolas, mas precisamos conversar muito. Temos que nos respeitar enquanto ser humano, temos gostos diferentes, temos que respeitar as diferenças, vivo mais aqui do que na minha casa, então temos que viver bem. O diretor tem que gerir os conflitos, ele é o líder, eu sou chata, se a pessoa não faz, eu vou lá e faço, então hoje eles sentem que tem que executar sua função, não preciso ficar falando, eles sabem o que tem que fazer.”

D6 “Quando eu estava na supervisão, eu andava muito nas escolas, eu dizia muito para os meus diretores que o diálogo é extremamente importante, tratar o professor, o profissional, cada um com as suas particularidades, por exemplo, eu não me simpatizo com fulano, isso tem que ser deixado de lado, o tratamento deve ser igual, o carisma que tenho com você, eu tenho que ter com todos, não pode haver distinção, o diálogo não pode faltar. Quando o professor fizer algo incoerente, você não pode questionar no mesmo momento, chame individualmente para conversar, não podemos chamar a atenção de um profissional na frente do outro, sempre chamei aqui na minha sala, vamos conversar comigo um minutinho, por favor? Aqui agente conversa, esclarece, tem um diálogo, eu vou entender o motivo pelo qual ele estava nervoso e vice versa, e fica aqui, se da porta para fora algum colega ficou sabendo o que nós conversamos, foi ele que disse, eu tenho ética. E eu digo para você, eu sei a vida pessoal de todos os

funcionários aqui, porque muitas vezes eles acabam vindo e desabafando, acabo sendo a psicóloga deles;eles confiam muito em mim, na gestão, tem que haver diálogo, compreensão, entender o outro, sempre estar se colocando no lugar do outro, e também o diretor tem que passar a conhecer seus professores, pois uns são umas pérolas, outros um ‘a’ que você disser já é complicado, tem que ter um olhar para o seu humano.”

Observa-se que as diretoras atribuíram relevância aos saberes relacionados à gestão de pessoas. Por exemplo: como trabalhar com pessoas, gerir conflitos, dificuldades, desafios, ideias diferentes, costumes distintos, ética, enquanto líder. Trazem mais uma vez a importância do saber dialogar, uma vez que o diálogo necessita estar presente na escola, a garantir a elaboração coletiva e dialógica do PPP, efetivamente, não pode ficar só no discurso e no papel, precisa ser colocado em prática.

D5 “Primeiro o que tenho na vida de primordial, independente do cargo, é o respeito, agente conquista muito as pessoas, o profissional, o aluno, o pai, com o respeito. O compromisso, a responsabilidade, o comprometimento, o profissional que o diretor deve ser e o amor pelo próximo que não pode faltar. Não adianta comparar o diretor de antigamente com o de agora, tudo mudou, a tecnologia mudou, a televisão mudou, tudo mudou, temos que nos adequar, o que não mudou? O respeito e amor pelo próximo! Temos que plantar isso, para continuarmos a ter conquistas, melhorar o mundo, se agente continuar na postura de militar e rígida, de diretor de antigamente você perde de vez e cria inimigos, eu conquisto muito mais com respeito e amor no ambiente de trabalho, do que se eu tivesse aquela postura de patrão e empregado, rígida, de diretor e professor, temos que ter respeito um pelo outro para conquistar as coisas. Reunião em equipe também é importante.”

A diretora de escola, em questão, destaca a importância dos saberes necessários aos diretores de escolas públicas municipais de Itapevi - o saber do respeito e do amor - saberes esses fundamentais ao ambiente escolar, uma vez que carregam consigo valores, aspecto importantíssimo a ser desenvolvido no trabalho com os educandos.

D7 “O diretor de escola tem que ter um olhar diferenciado para cada caso, para cada setor de uma escola, não pode ser padrão, tem que se colocar no lugar do outro, fazer empatia, intermediar muito bem comunidade e escola, professor, porque você também não pode ir contra o professor. É arregaçar as mangas, estar junto em todos os aspectos, saber fazer, participar em todos os momentos, estar na retaguarda de tudo, assumir totalmente tudo, o diretor é a alma da escola, tem que dar abertura, trabalhar bem transparente, nada trancado, materiais que tem a disposição, material pedagógico, não pode ser regulado. Enfim é estar junto em todos os momentos, saber gerir mesmo.”

Identifica-se na fala desta gestora a valorização do ‘saber ser líder’, o que significa olhar para cada situação, considerar as diferentes dimensões da gestão escolar, intermediar, orientar, mediar, saber fazer, participar em todos os momentos, estar na retaguarda, atuar de modo transparente, criar condições à disponibilização de materiais da escola, saber gerir. A diretora enfatiza em sua fala que o gestor é a alma da escola.

5.5.1.7 Temas para possível programa de formação de Diretores de Escolas