• Nenhum resultado encontrado

Finalizar o Projeto

SEM ETAPAS: Atividades

Meses 1 2 3 4 5 6 Divulgação Inscrições Seleção Capacitação Avaliação

Observe que este é um cronograma de um projeto sem etapas, onde as atividades são descritas numa seqüência única. Este tipo de perfil se adapta a projetos pequenos e de curta duração. A organização em etapas não tem por objetivo fragmentar o projeto, caso ele seja pequeno, mas sim sistematizar ações, no caso dele ser mais complexo. Veremos um exemplo de projeto em etapas a seguir.

Perceba, ainda, que no cronograma é possível visualizarmos se a distribuição das atividades no tempo Aqui devem ser

colocadas

EXATAMENTE AS MESMAS atividades descritas na

metodologia

Não coloque o nome do mês no cronograma. Use uma numeração que indique o primeiro mês como MÊS 1, o segundo como MÊS 2, e assim sucessivamente. Relacione os meses em seu planejamento – Mês 1= março. Mas, no projeto, deixe isso em aberto, porque, havendo atraso na liberação da verba, não é preciso mexer no projeto, apenas no planejamento interno das ações.

Marque o mês em que a atividade será realizada. A periodicidade e duração foram indicadas na descrição das atividades. Perceba agora como isso é importante. Só pelo cronograma não veríamos a diferença entre uma atividade que acontece todos os dias e outra que se realiza apenas uma vez por semana. O cronograma indica apenas o mês da realização da atividade, sem discriminar o tempo dedicado a ela. Isso já foi feito na descrição das atividades.

do projeto está bem feita, sem concentrações em determinados períodos e esvaziamento em outros. Esse panorama não precisa ser idêntico. Normalmente, os meses centrais do projeto concentram atividades, e aqueles iniciais e finais apresentam uma quantidade mais reduzida de atividades.

Mais um exemplo, agora COM ETAPAS:

Etapa Atividade Meses 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1 Equipe Seleção Capacita- ção 2 Implementação Escolha do terreno Prepara- ção da terra e dos canteiros Seleção das sementes Plantio 3 Acompanhamento Manuten- ção Indicação do objetivo central da etapa – o “nome” da etapa, tal como descrito na metodologia Duração da etapa Duração da atividade

Cuidados cotidianos 4 Avaliação Análise dos resultados

Um projeto deve ser proposto com um rigoroso sentido de utilidade do tempo, pelo qual os objetivos são efetivados no momento em que são necessários, sem desperdício de meses, dias ou horas. É sempre importante relembrar: o cronograma oferece as condições de monitoramento das ações (item a ser discutido adiante), pela verificação dos resultados parciais produzidos no devido tempo, como condição para que os resultados finais sejam promovidos.

Equipe

A estruturação clara da equipe é um aspecto fundamental para o sucesso de um projeto. A definição de “quem faz o que”, e quem é responsável pelo aspecto do trabalho é muito importante para o sucesso de seu andamento.

A descrição da equipe no texto do projeto apresenta duas grandes vantagens:

 O delineamento do perfil desejado para os cargos necessários na equipe, facilitando uma futura seleção de pessoal para atuar na implementação do projeto;

 A descrição clara de funções serve como “guia” na atuação de cada um no projeto, destacando a responsabilidade de cada cargo e a quem ele deve responder na hierarquia da equipe. Dica da professora Implementar um projeto em Educação Ambiental exige conhecimentos de diversas áreas como a Gestão de Pessoas aqui indicada, bem como Gestão de Projetos, Administração, Finanças, entre outras. Assim, procure compor uma equipe multidisciplinar para que estas áreas possam estar presentes e assim um trabalho cooperativo e de qualidade possa ser desenvolvido.

Na gestão de um projeto, é importante que uma perspectiva de gestão de pessoas esteja presente na composição e administração da equipe. Cada componente do grupo de trabalho deve ser selecionado e capacitado de acordo com o perfil de habilidades e competências necessárias diante das responsabilidades de seu cargo. A contínua preparação da equipe também é um aspecto fundamental nesta dimensão do trabalho.

Uma equipe não nasce pronta! Mesmo composta individualmente por pessoas devidamente preparadas e capacitadas, uma equipe precisa ser integrada. Sendo assim, antes do início efetivo das atividades do projeto, reserve um tempo para atividades em conjunto com a equipe, a fim de afirmar a filosofia do projeto, seus valores e suas intenções. Um bom começo é que todos possam ler e discutir o texto do projeto para que tenham uma visão global do que deve ser implementado. Compreender o sentido de um trabalho é o primeiro passo, antes de atuar nele. Uma ação interessada e clara, articulada com os valores da proposta do projeto, tem resultados muito mais eficazes do que uma atuação pontual, fragmentada e desarticulada.

Após o início das atividades do projeto, sobra pouco tempo para preparar a equipe. Cada um passa a atuar especificamente nas atividades para as quais foi contratado (e para as quais está sendo pago, é claro!). No entanto, é fundamental prever, entre as atividades de cada cargo, a necessária participação em reuniões periódicas da equipe. Por vezes, isso não é previsto na contratação, e as pessoas terminam por não participarem destes encontros. É muito importante que ao longo da execução do projeto a equipe se reúna, avalie suas ações, reavalie suas propostas, redefina caminhos quando necessário, e assim mantenha a

Dica da professora Como desenvolver a capacitação da equipe? Defina os objetivos que se pretende com estes encontros. Escolha atividades que atinjam diretamente estes objetivos, sem fazer desta capacitação um momento “chato” do trabalho. Motive a integração das pessoas da equipe a partir da articulação entre suas funções. Estimule o ambiente cooperativo criando estratégias que evitem posturas competitivas. Desenvolva na equipe, de maneira sólida, os valores e princípios sobre os quais se fundamenta o projeto.

integração necessária para que os resultados e os objetivos propostos no projeto sejam alcançados.

Neste item devem ser apresentadas duas dimensões da composição da equipe: a definição dos cargos e suas funções, bem como um organograma de relações entre os cargos. Sendo assim, sugerimos uma TABELA que apresente os cargos e suas funções e posteriormente um ORGANOGRAMA da equipe.

EXEMPLO:

CARGO QUANTIDADE FUNÇÃO

Coordenador geral 1

 Gerencia e integra as ações da equipe.

 Acompanha sistematicamente a obtenção dos resultados definidos dentro dos prazos agendados.

 Representa o projeto em reuniões e atividades externas.

 É responsável por negociar qualquer tipo de mudança necessária nos termos do projeto e do convênio com a agência financiadora.

Coordenador de Atividades Especialista em Educação Ambiental

1

 Sistematiza as ações em educação ambiental.

 Planeja conteúdo e dinâmica das atividades.

 Capacita os educadores ambientais.

 Avalia os resultados obtidos nas atividades realizadas.

 Participa dos encontros nos núcleos, acompanhando as atividades de educação ambiental.

Educadores Ambientais 10

 Realizam os encontros de capacitação em educação ambiental com os professores – público alvo do projeto.

 Responsáveis pelo cumprimento dos objetivos de cada encontro, dentro da metodologia proposta pelo Coordenador de Atividades.

 Em relação direta com o público alvo, faz parte de suas responsabilidades dar o feedback para a equipe de coordenação do resultado das atividades.