• Nenhum resultado encontrado

3. RESULTADOS: PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INFANTIL

3.1 SIGNIFICAÇÕES

3.1.2 Significações funcionais

O discurso sobre significações da educação infantil freqüentemente remeteu a aspectos mais práticos relacionados a um conjunto de características típicas do desenvolvimento infantil que devem ser tratados no contexto pedagógico deste segmento. Aqui, emerge uma diversidade de significados que vão desde socialização, limites, regras, letramento, desenvolvimento, educação, formação de valores, formação pedagógica e emocional, vivência da infância até a preparação para o futuro, ou seja, para a vida adulta.

A socialização foi um dos aspectos mais salientados pelos entrevistados como sendo uma das finalidades da educação desde a mais tenra idade. As interações sociais se constituem em um poderoso instrumento para auxiliar a criança pequena a adaptar-se à vida em sociedade, a qual pressupõe, inevitavelmente, ter de conhecer, aceitar e respeitar as regras

para uma boa convivência, seja no âmbito escolar, familiar ou em qualquer outro tipo de espaço social que a criança possa vir a conviver.

... é igual eu falei na primeira na primeira pergunta, a finalidade e o quê? Primeiro promover a socialização deles. Eles moram dentro da casa, tem o lar deles não tem o outro pra dividir nada, então a parte da socialização (...) então é, a parte da socialização do indivíduo, a parte que ele vai entender as regras, que esse mundo tem regras, que ele não vai poder fazer tudo que ele fazia na casa dele aqui tem outras pessoas tem o outro pra dividir e aí... (Laura, EPU)

(...) eu acho que a finalidade, eu acho pra mim que a finalidade da educação infantil

principal é o social, o social... (Eduardo, EPA)

Na percepção dos respondentes, a questão da socialização implica também estabelecer limites que deverão ser trabalhados nesta fase. Contudo, é importante ressaltar que o estabelecimento desses limites será significativo na medida em que a criança se sentir parte no processo de criação desses, o que supõe não apenas pensar sobre eles, mas também entender, respeitar e aceitar o que é acordado. A fala transcrita, a seguir, evidencia o que foi explicitado:

... o limite como é que que ele tem que ser posto? Ele tem que ser construído junto. A criança tem que entender o porquê desse limite. A criança tem que entender quais são as conseqüências desse limite, senão você não consegue. E ela percebendo isso, você consegue trabalhar uma infinidade de coisas... ela tem que refletir também sobre o que está acontecendo... (Carolina, EPA)

Outro aspecto bastante enfatizado no discurso dos participantes diz respeito ao letramento. Para alguns dos professores, o trabalho com leitura, escrita e números é um processo natural que acontece independentemente da intenção de alfabetizar ou não a criança na educação infantil. Isto porque eles consideram a alfabetização como uma conseqüência das atividades que são desenvolvidas nesta fase escolar:

... o objetivo final pode ser a leitura porque se ele fizer o 1º, 2º ou 3º período bom é conseqüência ele ler e escrever. É muito difícil uma criança que faz o 1º, 2º ou o 3º bom não chegar a ler e escrever é muito difícil. (...) eles vivem num mundo letrado e não tem como eu ignorar esse mundo que eles estão... (Laura, EPU)

... na verdade a criança acaba sendo alfabetizada desde as primeiras séries, desde lá do maternal. Se isso acontece todos os dias de maneira gradual e tal, e assim, o quê que acontece? Quando ela chegar lá no infantil VI isso vai acontecer naturalmente. (Carina, EPA)

Há também o entendimento de que a alfabetização, além de finalidade, é fundamental para esta etapa educacional. Ao sair da educação infantil, se a criança já for capaz de ler e escrever, provavelmente, ela não encontrará muitas dificuldades na continuidade dos seus estudos. Um dos entrevistados destacou a alfabetização, ainda na educação infantil, como aspecto relevante para se garantir uma melhor adaptação no nível escolar seguinte.

... quando eu penso em finalidade pra educação infantil eu penso lá na frente quando

acaba a educação infantil e surge o ensino fundamental. Aí, vem a questão de letramento, vem a questão de como que essa criança vai ser aceita na outra escola. Eu acredito que nesse caso o letramento é uma coisa muito forte pra educação infantil que é o que é mais cobrado quando a criança faz educação infantil... (Bernardo, EPA)

Outro entrevistado relatou também como sendo finalidade da educação infantil a preparação para o futuro, pois a oportunidade de freqüentar uma escola desde os primeiros anos de vida poderá fazer a diferença na vida de uma criança, a ponto de prepará-la melhor para se tornar um adulto mais atuante, consciente e crítico, evitando dessa forma a repetição das histórias de vida de seus pais.

... a finalidade é mais o menos isso que eu falei assim, é preparar essas crianças pra

o futuro. Preparar de uma forma diferente dos pais. Tem pessoas que terminam o segundo grau fazem até faculdade, mas assim não sabe vamos dizer pensar, né? Se expressar, interpretar, né? Então, o que eu acho interessante é formar essa base pra que essas crianças já pensem, criem e interpretem a vida de uma maneira que tenham um olhar diferente, né? Diferente do que foi com seus pais, por exemplo. (Márcia, EPA)

Há, ainda, uma quantidade de respostas que evidenciam a educação e a formação de valores como propósito da educação infantil. Ensinar a criança a conviver, respeitar e valorizar a diversidade dos indivíduos aparece como uma preocupação central de alguns dos professores, conforme demonstra a fala a seguir:

... é importante trabalhar a questão dos valores também na criança, né? ... tem a questão das diferenças também que a gente trabalha né na educação Infantil, sabe? O cuidado pelo outro, o respeito pelo outro, sabe? Ter que ver não só ali como se fosse um objeto, mas você valorizar sabe essa pessoa que tá em formação essa

personalidade, essa identidade. Eu acho que é importante a gente ter esse olhar. (Márcia, EPA)

Outra questão que foi enfatizada no tocante à finalidade da escola nos primeiros anos diz respeito às possibilidades que devem ser oferecidas para que a criança possa viver a sua infância com plenitude. Isso significa respeitar características, interesses, necessidades e expectativas da criança nessa fase da vida.

... eu fico pensando a criança dentro do espaço dela, da casa dela, como ela fica? Ela muitas vezes é tratada de forma com um bebê ou então exigindo demais dela. Então, na educação infantil ela tem a oportunidade de ser tratada como criança e responder aos desejos e anseios de uma criança dentro da faixa etária dela... (Amanda, EPA) ... a gente lancha em cima da mesa, a gente lancha embaixo da mesa, a gente anda pelado, a gente conta estória no roda-roda, a gente fecha a sala e conta estória no escuro com vela. Vamos fazer tudo o que puder entendeu? Porque daqui a pouco isso não vai mais acontecer na vida de nenhuma delas, entendeu? Isso é educação infantil pra mim é permitir, dentro de todos os limites, essa variedade de ações... (Carolina, EPA)