• Nenhum resultado encontrado

O grupo de cartões classificado como soluções, reuniu as falas das participantes relativas as formas de enfretamento aos entraves impostos a presença feminina nas áreas STEM, especialmente no processo de decisão de carreira de jovens mulheres. Ordenada primeiramente a partir de questões mais gerais, esta categoria em particular apresentou uma subdivisão. Em razão da presença recorrente no discurso das participantes, foram elencadas as subcategorias empoderamento e representatividade enquanto temas relacionados ao enfretamento das barreiras identificadas.

Dentre as formas mais gerais de enfrentamento aos entraves existentes, as estudantes expuseram que o incentivo dos professores e da escola seria valioso meio de fomento,

considerando em especial o tempo dedicado pelas adolescentes ao ambiente escolar. Versa ainda como forma de encorajamento nesse contexto, a promoção de aulas e palestras temáticas destinadas a disseminação de informações sobre essas áreas e sobre mulheres atuantes nesse campo, além de buscar situar historicamente como essas profissões adquiriram identidade de gênero.

O apoio e incentivo da família e dos amigos, tanto mulheres como homens, foi pontuado também como fator determinante para superação dos limites socialmente impostos.

Eu acho que... é... a incentivação (sic) dos professores e do ambiente escolar conta muito, sabe? Porque a gente passa a maior parte do nosso tempo, eu acho que em casa e conta muito também, mas ainda mais na escola, sabe? [...] A gente é muito influenciado pelo convívio em sala e etc, e eu acho que os professores motivando e ter motivação até dos amigos em sala eu acho que conta muito. (Grupo Focal Online)

[...] Eu acredito que as pessoas, as adolescentes da nossa idade passam muito tempo na escola, em relação a gente também, né, que a gente passa o dia todo. Então a gente tem uma vivência muito grande. Eu acho que ia ser muito interessante, como Lise falou, terem mais projetos como esses que você tá fazendo com a gente e talvez procurar fazerem em palestras na escola para chamar atenção das alunas, dos alunos em geral, para que eles venham a conhecer mais essa área e possam se interessar por isso, saber como acontece. Eles terem mais acesso à informação, de uma certa forma, porque eu acho que a gente ainda tem pouco acesso à informação em relação a essas áreas. (Grupo Focal Online)

Eu acho que é muito importante também a compreensão histórica de como essas profissões, por exemplo, de computação, foram aos poucos adquirindo essa identidade de gênero que, né, não existe, não é pra existir. E acho que é muito importante também incentivo não só de mulheres como de homens também que atuam nessa área, e que incentive as suas amigas e as pessoas que estão perto, sabe? Querendo ou não, é… acarreta um incentivo maior, né? Todo mundo se ajudando e falando que as mulheres elas podem fazer qualquer coisa, assim como ingressar em área de tecnologia, que elas são muito capazes disso também assim como eles. (Grupo Focal Online)

O acesso a informações sobre essas áreas, quando transmitidos por figuras femininas atuantes em STEM, foi apontado também como forma de incentivo a inserção nessas carreiras.

Pelo menos eu me interessei a partir da Mostra19. E foi uma mulher, o curso que eu

me interessei, foi uma mulher que apresentou, que foi T.I. (Grupo Focal Online) [...] acredito que se levarem mulheres que se destacaram nessas áreas e o que elas fizeram, acho que é uma motivação para as demais. Tá agregando essa questão da escola com os professores motivando, tendo o apoio dos pais, dos amigos. É... acho que a gente pode fortalecer cada vez mais essa área. (Grupo Focal Online)

19 A Mostra de Profissões da UFRN é evento destinado aos jovens que pretendem ingressar no ensino superior,

sendo o objetivo esclarecer sobre os cursos de graduação baseados no conhecimento do perfil profissional de cada área de formação. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Mostra de profissões. Disponível em: http://www.mostradeprofissoes.prograd.ufrn.br/. Acesso em: 25 fev. 2020.)

4.3.1 Sobre o Empoderamento

Na perspectiva da quebra de padrões culturais e de estereótipos a partir da inclusão de mais mulheres em STEM, as adolescentes assinalaram ainda como caminho promissor ao enfretamento dos entraves impostos, o empoderamento feminino. Na fala das participantes, o empoderamento é apontado como forma de desconstrução e superação dos preconceitos de gênero, inclusive nas áreas STEM.

Foi o que a gente já disse, né? Que o empoderamento é muito importante porque a gente pode se vê e vê as outras também na, tipo... a gente sabe o que, tipo, o preconceito que acontece e sabe que por causa dele também a gente não tá tão lá, mas aí quando a gente se empodera, a gente mostra pra a gente pra outras pessoas que a gente pode tá lá e que não tem nada a ver isso de gênero em nada. (Grupo Focal Online)

Na fala das participantes, o empoderamento se configura como forma de promoção de capacidades e de afirmação das potencialidades femininas, fortalecendo a confiança em suas próprias habilidades, historicamente limitadas por estereótipos de gênero. Nessa medida, a transposição desses limites, quando alcançada por uma mulher, figura como forma de comprovação dessas potencialidades e encorajamento para que outras mulheres possam ter ambições sobre o que quer que desejem realizar. Ainda nesse sentido, afirmou-se que ao ocuparem espaços massivamente dominados por homens, as mulheres abrem portas para inserção de outras mulheres nesses campos.

[...] Foi o que eu já tinha falado antes, que você tem que acreditar que você consegue, se você tipo... você se ajuda e no momento que você se ajuda, você se dá apoio, você dá apoio pra outras mulheres também pra fazer isso. E aí quando você se empodera e você fala ‘sim, eu consigo’, e aí além de você se empoderar e se permitir entrar nesse ramo, você também tá fazendo isso com outras mulheres que não conseguiam, que achavam que tipo, não era para elas e era algo que elas queriam. (Grupo Focal Online)

O empoderamento feminino foi apontado também como meio de promoção da notoriedade das mulheres em diferentes espaços e, com especial significado, nos campos em que elas foram historicamente invisibilizadas.

[...] se empoderar é basicamente você mostrar que você tá aqui. Se eu me empodero eu basicamente tô tipo, mostrando para as outras pessoas que eu tô aqui. E aí quando você se empodera, na verdade, se você não se empodera, você vai, tipo, passar despercebido, vamos dizer assim. Por isso que, por exemplo, eu não conheço mulheres que trabalham na área que eu quero porque é como se elas tivessem passado assim, sem eu perceber, e aí quando a gente se empodera, a gente, tipo se mostra para as outras meninas que também, tipo, tão querendo saber como é que é

nesta área, tão querendo ver se eu também posso tá nela e a gente mostrar pra elas que sim, você pode estar porque eu tô. (Grupo Focal Online)

No discurso das estudantes, o empoderamento foi retratado ainda como forma de geração de posicionamento, além de promover identificação entre as mulheres.

Eu acho que sim porque justamente a questão do empoderamento né? Você tipo, vê outras mulheres e aí você se vê também nelas, você descobre uma capacidade que talvez você achava que você não, não tinha, você não podia, mas aí quando você vê gente igual a você, mulheres, você se…. tem uma vontade maior de tentar estar lá. (Grupo Focal Online)

(...)E eu acho que o empoderamento, ele estando presente, ele faz com que a gente se sinta de uma certa forma, mais forte. Que a gente tenha, que a gente não tenha medo e que a gente tenha vontade de prosseguir, mesmo se acontecer alguma coisa que tipo, traga a gente pra baixo, alguma situação que faça a gente refletir de ‘será que isso vai dar certo?’ Eu acho que isso é bem importante. (Grupo Focal Online) Eu concordo que o empoderamento sim, é importante porque representatividade e posicionamento gera identificação. (Grupo Focal Online)

Finalmente, notou-se como convergente nos discursos elencados nesta categoria, a compreensão de que o empoderamento feminino promove o estímulo e o fortalecimento necessários entre as mulheres para o enfrentamento das diversas dificuldades por elas encontradas ao escolherem seguir carreira nas áreas STEM.

4.3.2 Sobre a Representatividade

Na categoria de afirmações denominada representatividade, foram reunidas as declarações das estudantes relativas a relevância de modelos representativos femininos nos campos STEM. A ciência e aproximação sobre a presença de mulheres nessas áreas versaram na fala das adolescentes como fatores de motivação para inserção de jovens mulheres em STEM. As alunas demonstraram ainda que mulheres que atuam nessas áreas figuram como modelos a serem seguidos, ao sinalizarem a viabilidade da inserção feminina nesses espaços.

É basicamente o que as outras meninas falaram, que eu concordo com elas que, eu acho que traz uma presença e eu acho que isso ajuda, como você falou, inspirarem outras meninas, que são mulheres que tão inspirando outras mulheres que tão dentro desse ramo ou as que querem fazer parte desse ramo de trabalhar com Ciência, Tecnologia, engenharias ou matemática. Eu acho que isso ajuda, isso faz com que a gente se sinta mais segura em relação a ingressar nessa nessas áreas. É... eu acho que conta muita a representatividade, principalmente eu acho que ajudaria bastante abrir mais dessas áreas pras as mulheres, pras meninas que querem ingressar, para procurar saber disso, que tenham mais formas… mais pessoas, vamos dizer assim, pra falar sobre isso. (Grupo Focal Online)

Sim, com certeza é um incentivo para mim, para outras pessoas, para entrar nessa área, conhecerem, que é justamente gira em torno do que a gente já tava falando, em ter aquele, aquele modelo, aquela inspiração de saber que uma pessoa como eu tá fazendo, tá nessa área, tá ali conseguindo atuar naquela área. (Grupo Focal Online)

Para as partícipes do grupo focal online, a presença de mulheres em campos comumente ocupados por homens faz dessas figuras modelos representativos relevantes para jovens mulheres em fase de escolha de carreira. O fato de serem figuras femininas gera uma identificação por parte desse público, promovendo nelas a vontade de seguir seus exemplos.

Para além de caracterizar uma forma de inspiração, a representatividade promovida pela presença feminina nas áreas STEM é compreendida pelos sujeitos de pesquisa como forma de superação das dificuldades a elas impostas. Assimilada como forma de comprovação das capacidades das mulheres para ocupação desses espaços, a representatividade figura como estímulo a projeção de jovens mulheres a seguirem essas carreiras, reafirmando para elas a viabilidade de trilhar esse caminho.

Eu acho que é realmente isso, quando você vê alguém trabalhando nisso, especialmente uma mulher, você se espelha muito e pensa assim, ‘caramba, quando eu crescer eu quero ser que nem ela’. Eu vou até dá um exemplo, tem uma estudante lá da graduação, se eu não me engano, da EAJ, que ela sempre tá trabalhando lá no lab (sic), aí quando eu entro eu vejo ela programando eu fico assim ‘caramba, eu quero fazer isso quando eu crescer’. Tipo, na faculdade também, trabalhar com essa área. (Grupo Focal Online)

Acho extremamente importante porque a partir do momento que outras meninas conhecem outras mulheres que estão ou estiveram nessa área, tipo… a sua história, acabam se motivando, acabam se espelhando. (Grupo Focal Online)

(...) É o que eu já vinha falando, é… Traz mais a questão da representatividade, quando as meninas conhecem que ‘ah, tal mulher fez isso e aquilo outro’, que ela se destacou, que mesmo com a dificuldade nessas áreas ela conseguiu. (Grupo Focal Online)

(...) Eu acho que saber mais sobre isso e conhecer mais pessoas que atuam nessa área ia ser muito importante para a construção de que posso e dá certo e essas coisas. (Grupo Focal Online)

A representatividade feminina em STEM exprime ainda para as adolescentes, mais segurança para ingressar nesses campos. Nesse sentido, conhecer mais mulheres atuantes nesse âmbito se configura como forma de incentivo a sua inserção nessas áreas. Para as estudantes, saber sobre mulheres em STEM e ter mais familiaridade com essas figuras, torna mais confortável a opção por essas carreiras.

Eu acho que é como as meninas falaram, tem muito disso de que a gente não conhece tantas mulheres assim, e eu acho que isso seria um incentivo a mais para que a gente tivesse vontade de ingressar nessa nessas áreas. Que a gente também

pudesse conhecer um pouco mais e saber das vivências e tudo mais. Ter uma noção bem melhor do que a gente tem hoje, por exemplo. Eu acho que isso ajudaria e muito, e como Lise falou, se fosse apresentado numa escola, num colégio, eu acho que isso ajudaria muito, incentivaria muito é... as mulheres a ingressar nesse mercado de trabalho. Acho que elas se sentiriam mais seguras até, em relação a isso, a esse assunto de poder tá entrando, ingressando numa área STEM. (Grupo Focal Online)

Além de serem exemplos de capacidade, a representatividade de mulheres em STEM simboliza exemplos também de superação aos inúmeros obstáculos impostos. Para as alunas, essas mulheres inspiram força de vontade para vencer os preconceitos em um contexto ainda hostil a presença feminina. Espelhar-se é caminho para fortalecer a coragem e convicção em seguir em uma área por vezes desejada, porém historicamente limitada por uma segmentação de gênero.

(...) E eu acho que seria muito importante a gente ter vivência com pessoas, com mulheres que estão dentro dessa área, para que assim elas possam nos dar, eu acho até confortar, a ideia de que ‘nossa, eu quero e eu posso, assim, eu consigo, mesmo que seja tão difícil, eu também posso tá dentro dessa área’. Acho que é mais isso, de dá apoio, de ter uma presença. (Grupo Focal Online)

(...) quando a gente vê alguém que tá lá que conseguiu realizar tudo, de chegar de se mostrar presente naquela área, acho que é uma forma de incentivo, como elas falaram, que isso faz com que a gente queira ainda mais aquele, aquele curso, aquela área, que a gente tem a força de vontade para enfrentar os problemas, esse preconceito, de enfrentar, de ter coragem para enfrentar tudo isso, acho que é bem importante porque talvez isso acontece, hoje em dia pelo menos, a gente pode ver, tem dados que falam isso, que às vezes as mulheres só por serem mulheres elas não conseguem entrar um tal trabalho, mesmo que elas tenham um currículo muito bom e que sejam ótimas profissionais, pelo fato delas serem mulheres as vezes elas não conseguem essa vaga. Então, eu acho que se a gente conseguisse se espelhar em alguém, a gente teria mais coragem pra tipo... não, eu vou seguir, eu vou conseguir e eu vou vencer que é isso que eu quero. (Grupo Focal Online)

De modo geral, no discurso das participantes, a representatividade feminina em STEM incita sentimentos como motivação, incentivo, inspiração, encorajamento, segurança etc. Assim como o empoderamento, é possível concluir que para as adolescentes, a representatividade em STEM promove a confiança na capacidade de jovens mulheres, encorajando-as a optarem por essas carreiras.