• Nenhum resultado encontrado

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.3 A formação dos profissionais da Administração

3.3.2 A suposição de que a especialização é a solução para o problema que liga Conhecimento a Retorno Profissional

A oferta de programas de especialização em Administração no mercado é significativa, pois, de uma forma generalizada, apresenta-se como solução para o problema do desenvolvimento profissional, bem como crescimento das empresas, na medida em que a divulgação desses programas de curso ressalta as demandas mais comuns evidenciadas pelas empresas e também pelos profissionais, que buscam capacitação e atualização de conhecimentos.

Como demonstração do que se afirma e após análise de propostas de curso e descrição de público alvo de diversas IES de ensino presencial ou à distância no Brasil, optou-se por apresentar neste trabalho aquela que, de forma sucinta, mas sem perda de conteúdo, representasse as demais. Foi escolhida a apresentação do programa de pós-graduação

oferecido para o ano de 2010, modalidade MBA em Administração de empresas da FACINTER — Faculdade Internacional de Curitiba, anunciado através da Internet e com acesso no dia 24/04/2010, através do link <http://posead.grupouninter.com.br/area- empresarial/mba-em-administracao-de-empresas>. A página apresenta uma proposta de curso com grande similaridade com programas da grande maioria dos cursos de pós- graduação oferecidos no país, sugerindo desenvolvimento dos alunos em várias competências:

[...] APRESENTAÇÃO: O Curso MBA em Administração de Empresas promove o desenvolvimento integrado das competências, habilidades, capacidades e atitudes necessárias aos profissionais que desejam atuar nos contextos de administração geral do negócio, com foco na gestão integrada de processos e funções administrativas. O Curso contempla, ainda, a formação de profissionais capacitados ao ensino de Administração em cursos superiores, no desenvolvimento de profissionais com visão sistêmica e complexa do mundo atual, bem como voltados ao desenvolvimento local sustentado de suas empresas e regiões onde atuam; e na gestão integrada de processos, projetos e inovação.

Sobre a qualificação do público a quem se destina o curso, a FACINTER o descreve como mostrado abaixo:

[...] PÚBLICO-ALVO: empreendedores e profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores que necessitem aprofundar seus conhecimentos na área de administração, desenvolvendo competências em administração, marketing, produção, e-business, finanças, recursos humanos, inovação e, principalmente, para aqueles profissionais que desejam seguir a carreira de professores do ensino superior.

A apresentação de curso da FACINTER, que foi escolhida para representar as propostas de cursos de pós-graduação oferecidos pelo país (sucinta, mas sem perda de conteúdo), atende àquilo que foi, até aqui exposto, como objetivo de capacitação para os profissionais que buscam seu crescimento nas organizações. O que se deseja estudar é, se após a conclusão do curso e a obtenção do título, houve de fato impacto positivo na vida do profissional dos alunos egressos.

A descrição considerada genérica dos cursos de pós-graduação em administração sugere um resultado equânime para todos os alunos: eles vão se desenvolver em um nível de excelência que só os conduzirá a ações acertadas, não se levando em consideração a variabilidade de todo o processo de educação envolvidos na obtenção e retenção de conhecimento e, ainda, a sua aplicação na empresa onde trabalham. Também ignora o

cenário externo volátil, que incorpora a situação econômica da empresa, do país e todas as relações entre tecnologia, mercado, clientes, consumidores.

Com relação à educação e ao conhecimento, uma análise mais cuidadosa do processo de transmissão e absorção deste último revela muitos fatores que geram variabilidades. Metodologias de exposição das aulas, dinâmicas de estudo, escolha de temas, escolha de bibliografia e estudos de caso, comprometimento dos alunos para estudar aquilo que é proposto no conteúdo programático, são alguns dos fatores que reforçam a não uniformidade dos resultados para cada aluno ao se cursar uma pós-graduação (VIEIRA, 2009)

No aspecto macro, a qualidade dos professores, das disciplinas oferecidas pela grade curricular, das instalações e do ambiente, são alguns dos fatores que contribuem positivamente para a formação dos alunos. Mas, como ressaltado, os conhecimentos não são absorvidos de forma equânime por todos e, além disto, o uso da experiência adquirida varia para cada pessoa ou profissional, proporcionando para alguns mais benefícios diretos em função de sua maior absorção, retenção ou capacitação (VIEIRA, 2009).

Apesar deste assunto ser relevante e suscitar interesse de vários autores, não é objetivo desta pesquisa avaliar individualmente os fatores que levam ao sucesso de cada profissional, assim como isoladamente a participação das instalações físicas, qualidade dos professores, metodologias de ensino. O objetivo é perceber se o ―montante‖ de conhecimento adquirido com a pós-graduação, avaliado através da percepção dos egressos (independentemente da capacidade individual de aprendizado ou mesmo do conhecimento anterior), contribuiu na projeção de sua carreira, notadamente por causa da eficiência e eficácia de suas ações na empresa após a conclusão do curso.

Reforçando, deseja-se avaliar os impactos trazidos pela experiência de cursar uma pós- graduação, uma vez que vários benefícios são apontados pelas Instituições de Ensino Superior como forma de atrair alunos para participar de seus programas, mas a efetividade deste processo, na maioria das vezes, é desconhecida.

Neste tópico procurou-se evidenciar a variabilidade associada à capacidade profissional de cada aluno, inerente ao processo de aprendizagem e retenção de conhecimento, influenciado ainda por diversos outros fatores. Por este motivo, a pesquisa se concentrou na percepção do aluno egresso de seu desenvolvimento profissional. Também foi mostrado o objetivo transmitido pelas IES e o que elas pretendem oferecer aos alunos de seus cursos, enfatizando o atendimento aos anseios dos profissionais que pretendem atualizar e obterem conhecimento através da educação continuada.

Por fim, foi apresentado o papel que o desenvolvimento de carreira tem neste processo, funcionando em contrapartida à pressão vivida pelo gerente na busca de resultados organizacionais. A sustentação teórica do trabalho prossegue no tópico seguinte, com uma análise sobre o mercado de pós-graduação no Brasil e suas disfunções.