• Nenhum resultado encontrado

A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA

1.4 Descrição do ambiente encontrado

1.4.2 Usando o Moodle na perspectiva do professor

A inscrição como usuário do ambiente Moodle, para professores, se processa da mesma forma que para alunos. Feita a inscrição, o professor deve solicitar ao administrador

do sistema, por e-mail, sua qualificação como professor, indicando a área em que deve se enquadrar o curso.

Figura 7 Inclusão de um novo curso.

Fonte: MOODLE, 2008.

Figura 8 Efetivação da inclusão de um novo curso

Figura 9 Editar configurações do novo curso.

Fonte: MOODLE, 2008.

1.4.2.1 Inclusão de material no novo curso

Para a inclusão de material no curso, que tem forma bastante variada, é necessário ativar o modo de edição da plataforma. Para ativar este modo, basta que o professor clique em “Ativar edição” no canto superior direito da tela de entrada do curso. Portanto, para incluir uma nova atividade, o professor deve ir até a semana em que ela deve se realizar e ativar o modo Edição, logo em seguida aparecerá a opção “Adicionar”.

Figura 10 Ativando edição para inserir material.

Fonte: MOODLE, 2008.

Os módulos para inclusão de material em um curso são:

Aula Virtual - Esse módulo (chamado “Lição” na versão em Português do Moodle) é

o que permite a produção de material para cada aula virtual. Conta com uma estrutura de navegação que inclui:

• Página com estrutura para navegação (em geral, a página inicial de uma aula);

• Página com texto e questões (as questões se referem ao conteúdo da página e podem ou não ser colocadas);

• Página com final de um ramo de navegação (as aulas podem ser divididas em seções, indicadas na página inicial da aula).

Prova - Uma prova é onde se estabelece uma tarefa com data de execução, podendo

realizada é registrada no banco de dados da plataforma. Se a data e a hora forem especificadas, o aluno só terá acesso ao enunciado nesta ocasião. O professor pode observar em uma página os alunos que fizeram a prova, a nota que tiraram e se a prova foi feita no dia e hora especificados. O professor pode, também, aceitar a nota calculada pelo módulo ou modificá-la. Trinta minutos depois que o professor confirmar a nota de cada aluno, ele será notificado por e-mail, automaticamente, de que a nota está disponível.

Escolha - O professor faz uma pergunta e estabelece respostas para serem escolhidas

pelo aluno. Pode-se usar este módulo para avaliar, por exemplo, a opinião da classe sobre um tópico específico ou mesmo fazer uma pesquisa de opinião sobre o Livro Texto, as aulas ou qualquer outro assunto relativo ao curso.

Fórum - Este módulo é, tanto no entender do pesquisador, quanto do NEAD, o mais

importante, por ser aqui onde a discussão se realiza. Quando o professor acrescenta um novo fórum, ele deverá escolher entre um fórum para discussão de um tópico específico, um fórum geral de discussão ou um fórum em que cada aluno tem seu próprio ambiente de discussão.

Diário - Cada atividade no diário é uma entrada no “Diário do Curso”. Para cada

entrada o professor pode especificar uma questão em aberto para orientar o que os estudantes devem escrever, bem como uma janela de tempo na qual o diário está aberto. O professor pode dar notas e tecer comentários sobre as inserções dos alunos no Diário e esses comentários são informados automaticamente por e-mail aos alunos.

Recursos - Recursos são o conteúdo do curso. Cada recurso pode ser um arquivo

colocado no ambiente ou pode apontar para um endereço na Internet. Pode-se também acrescentar páginas simples (texto), digitadas diretamente no formulário.

Teste - Este módulo permite que o professor crie e aplique testes, que podem ser de

múltipla escolha, verdadeiro/falso ou resposta curta. Essas questões são armazenadas em uma base de dados classificas por categorias (que o professor escolhe) e podem ser reutilizadas em outros eventos do curso ou mesmo em outros cursos. Existe uma opção “múltipla escolha”, onde é possível, ainda, determinar que mais de uma alternativa esteja correta. Um teste pode ser realizado, a critério do professor, uma ou mais vezes e o professor pode escolher se adotará como nota do teste a maior nota entre as tentativas feitas pelo aluno, a menor nota ou

a média entre as notas das diferentes tentativas de realizar o teste. As notas obtidas pelos alunos ficam armazenadas no banco de dados do curso para uso na avaliação final.

Pesquisa de opinião e conhecimentos prévios - A pesquisa de opinião fornece um

número pré-definido de instrumentos de pesquisa que são úteis para avaliar a aprendizagem da turma. Elas podem ser aplicadas, por exemplo, logo no início do curso como ferramenta de diagnóstico ou no final do curso, como ferramenta de avaliação.

1.4.2.2 Criação de uma Aula Virtual

Este tópico será um pouco mais aprofundado pelo pesquisador, por se tratar da atividade mais comum, realizada entre os professores que ministram as disciplinas nesse ambiente virtual.

O módulo “Lição” permite a criação de uma “Aula Virtual”. Em uma dada semana, no modo de “Edição”, o professor pode escolher, incluir o módulo “Lição”. A seleção dessa opção, pode ser observada na Figura [10].

Escolhida a opção “Lição” o usuário é apresentado à tela mostrada na Figura [11], o formulário para preenchimento das informações sobre a estrutura da lição, a saber: nome, nota máxima, número máximo de respostas/ramos de navegação, número máximo de tentativas, ação depois da resposta correta, um comentário importante, número máximo de questões, número de páginas (fichas) a serem mostradas, aluno pode tentar novamente, cálculo do resultado das tentativas, disponível a partir de.

Terminado o preenchimento das informações sobre a aula, o professor deve clicar em “Salvar mudanças” e será apresentado a uma tela parecida com a mostrada na Figura [12].

Figura 11 Tela de inserção de Aula Virtual

Fonte: MOODLE, 2008.

Figura 12 Lição - tela inicial

Figura 13 Lição - acrescentando conteúdo.

Fonte: MOODLE, 2008.

Figura 14 Lição - página inicial vista pelo aluno

A lição já incluída pode ser editada a qualquer tempo, para modificações, alterações de valores, etc. A visão do aluno, da tela inicial da lição, é mostrada na Figura [13]. Na barra de navegação, na parte inferior da tela, estão indicados os nomes das subseções da lição. O aluno pode ir diretamente a uma sub-seção ou iniciar pela primeira e fazê-las de forma seqüencial. A Figura [14] mostra uma página da aula com questões. Na parte inferior, foram dispostas questões sobre o conteúdo da página mostrada.

Figura 15 Aula com questões de múltipla escolha.

Fonte: MOODLE, 2008.

É possível ainda, na seção “Ativar Edição” a criação de um questionário, a ser usado em atividades como avaliação de conhecimentos após a leitura de uma aula (com ou sem valor para fins de aprovação), lista de exercícios ou prova. Após a tela mostrada na figura [15], aparecerá um questionário vazio, sem questões, sendo necessário, portanto, que o professor crie seu banco de questões.

Figura 16 Página de criação de um novo questionário.

Fonte: MOODLE, 2008.