• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

4.3 VOLTANDO À ESCOLA

Os gráficos 14 e 15 mostram as expectativas dos alunos em relação à escola e a relação entre os estudos desenvolvidos e o desempenho profissional.

Gráfico 14 - A escola corresponde às expectativas dos alunos

O Gráfico 14 revela o resultado:

 2 responderam que não adquiriram;  55 responderam que sim, que adquiriram;

 23 responderam parcialmente, pois terão de continuar seus estudos;

 4 não sabem se a relação existe.

0% 2%

66% 27%

5%

não, eu não adquiri conhecimentos necessários para prosseguir os estudos sim, adquiri conhecimentos necessários para prosseguir os estudos

parcialmente, percebo que terei que continuar os estudos

86

O resultado consta de 84 respostas. Seis alunos deixaram a questão em branco. Observa-se que 66% dos respondentes afirmam que suas expectativas de aprendizagem foram garantidas pela escola tendo em vista a continuidade dos estudos. Percebe-se a confiança muito grande depositada na escola pelos alunos, bem como a confiança no conhecimento ensinado pela escola tendo em vista a continuidade dos estudos.

Gráfico 15 - Contribuição dos estudos escolares para o desempenho profissional segundo a visão dos alunos

O Gráfico 15 mostra que 56 alunos concordam plenamente com a afirmação de que há relação com o conteúdo aprendido na escola; 31 concordam parcialmente. Dos 87 que responderam, no total, ninguém disse que discordava; 3 alunos deixaram a questão em branco.

As questões de 17 a 19 tratam da continuidade dos estudos formais pelos alunos. Sobre o interesse em darem continuidade aos estudos, dos 90

0%

64% 36%

0%

concordo plenamente, consigo relacionar o que aprendo na escola com o trabalho

concordo parcilamente, nem tudo que aprendo na escola pode ser colocado em prática

discordo, não é possível relacionar os

87

respondentes, 85 disseram sim e 5, não. Nessa direção, 83 alunos têm intenção de cursar o ensino médio e sete deixaram a questão em branco.

Considerando a mais longo prazo: 65 pretendem cursar o ensino superior, 8 não pretendem e 17 deixaram a questão em branco. Verifica-se, assim, o interesse na continuidade dos estudos pelos alunos.

A única questão em aberto traz os assuntos que não foram contemplados no questionário. São eles:

 Em relação à gestão da escola, os alunos dizem que é preciso: “mais atitude da direção da escola”; “menos bagunça na escola”; “profissionalismo da secretaria”; “falar sobre a direção”;

 Em relação aos professores, alunos afirmam que “todos os professores explicam bem”;

 Em relação aos alunos, as afirmações são sobre a necessidade de “respeito ao professor por parte dos alunos”, bem como sugerem a “avaliação dos professores pelos alunos”;

 Com relação à aprendizagem na escola, sugerem escrever sobre “Que matéria você mais gostou”; “Escrever uma redação livre falando sobre sua aprendizagem durante as aulas”; “Ter aula de Educação Física” e “aula de filosofia e espanhol”; “Falar sobre musicais, apesar de que quero cursar nutrição dietética”; “Mencionar sobre os verbos”; “Palestras sobre relações sexuais, mundo das drogas e do crime”. “Os conhecimentos adquiridos na escola e nos centros culturais”; “O que o aluno aprendeu na escola e nos centros culturais”;

 Outros assuntos também foram abordados: “faltam atividades envolvendo todas as turmas junto”; “a estrutura da escola é boa”; “todos os conhecimentos são bons”.

Poucos alunos expressaram sua opinião sobre outros assuntos. Houve uma participação maior deles nas questões fechadas.

88

CONSIDERAÇÔES FINAIS

[...] a educação não é a alavanca da transformação da sociedade, mas tem seu papel no processo, pode alguma coisa. (FREIRE, 2001, p.30).

O referencial teórico adotado para o desenvolvimento da pesquisa aponta a importância e a necessidade de aproximações entre a escola e a comunidade em que se esta se insere, em especial com os espaços culturais nela localizados. Estabelecer relações próximas entre espaço cultural e escola pode favorecer a ampliação do universo cultural dos estudantes, sua participação mais efetiva e crítica na comunidade e o enriquecimento dos conhecimentos escolares que precisam adquirir. Além de poder integrar os sentidos e os sentimentos vivenciados no espaço cultural à maneira mais racional e lógica praticada na escola.

O percurso realizado para o desenvolvimento da dissertação e os resultados obtidos mostraram que é possível esse diálogo entre escola e espaço de cultura, que começa no papel específico que cada um desempenha num determinado contexto, no caso o próprio bairro em que esses espaços se encontram, na aproximação estabelecida por eles com a comunidade e como a comunidade considera isso.

Embora as questões de pesquisa não tenham sido respondidas diretamente pelos estudantes no questionário usado para conhecer seus posicionamentos sobre o tema, foi possível perceber que ambas as instituições têm seu papel na ampliação do universo de conhecimento dos estudantes da EJA. A escola tem um importante papel, o de ser um disparador dessas relações, sem o qual as oportunidades de frequentar os espaços culturais por esse alunos seriam diminuídas.

Entre os diferentes resultados obtidos destaca-se o caráter educativo da escola, percebido como importante pelos alunos. Em específico pode-se afirmar que para eles:

89

b) embora os conhecimentos adquiridos na escola e no espaço cultural sejam diferentes, ambos os espaços educam e são considerados complementares;

c) a escola é importante, pois além de ampliar os conhecimentos, saber mais pode alterar a situação dos alunos, uma vez que os estudos ajudam na manutenção no emprego ou no alcance de outro.

Em outras palavras: os alunos sabem que o conhecimento desenvolvido pela escola é necessário, é reconhecido pela sociedade e não é possível ser indiferente a isto; sabem que de posse desse conhecimento, poderá obter um resultado melhor no campo profissional e social.

Embora haja o reconhecimento da importância da educação formal (escolar), os resultados mostram que os alunos pretendiam concluir até o ensino médio e não pensavam na continuidade no ensino superior.

Em relação ao acesso dos alunos à escola e ao espaço cultural estudados foi possível observar que a divulgação dos programas dos espaços culturais feita pela escola e a distribuição gratuita de ingressos possibilita à escola promover o acesso dos alunos a esses locais, com o acompanhamento de professores. Constatou-se que se esses alunos não estivessem na escola e esta não promovessem visitas e idas aos espaços culturais e similares, os estudantes, por si só, não teriam essa iniciativa. Não perceberiam a importância da participação de cada indivíduo nos vários espaços do bairro que promovem a cultura, bem como não teriam acesso a esses bens culturais.

O acesso aos bens culturais é de responsabilidade tanto da escola, dos espaços culturais como do Estado, já que este último é responsável pelas políticas públicas. Cabe à escola mostrar que os espaços de cultura existem e incentivar os alunos a frequentá-los, até que eles o façam de maneira autônoma. Por seu lado, cabe aos espaços culturais fazer com que a comunidade de seu entorno participe das atividades culturais organizadas e produzidas como forma de mostrar a ela que a arte e as expressões artísticas pertencem aos humanos, portanto a todos independente de classe social e de formação.

Uma escola justa e séria pode ter origem no que pensa Freire (2001) quando estava à frente da Secretaria de Educação Municipal da Cidade: [...] a criação de uma escola que reformule seu currículo para que ocorra um espaço onde a alegria, a curiosidade, a competência, a justiça sejam princípios para a aprendizagem, a criação, a pergunta e o correr riscos (p.30). Parafraseando Freire, correr riscos faz parte do questionamento da realidade e a prática educativa competente procura, ao ensinar os conteúdos, desocultar a razão de

90

ser dos problemas d os conflitos presentes num determinado contexto, dando a entender que este pode ser modificado e reinventado.

Uma alternativa para superar a escola que está aí, por uma questão de coerência pedagógica, é não buscar uma „receita‟ para ser aplicada em todas as escolas, receita que alunos e professores deem seguir ao pé da letra, é pensar e agir para que tanto a escola como o espaço de cultura cumpram seus respectivos papéis, atendendo a contento a comunidade e contribuindo para a formação dos estudantes, especial aos da EJA.

Ao cumprir esses papéis distintos, tanto escolas quanto espaços culturais contribuirão para a construção de uma comunidade coesa e participativa. Assim, suas ações complementares poderão ampliar a formação dos estudantes da EJA e de outros níveis e modalidades de ensino.

Destaca-se nesse final, a importância de desenvolver estudos que ajudem a entender dois aspetos nitidamente indicados na pesquisa: a evasão escolar ainda presente na EJA, buscando entender o porquê de os alunos desistirem dos estudos, mesmo quando tendo voltado à escola depois de vários anos; a maneira como as escolas e os espaços de cultura de um bairro podem estabelecer e estreitar seu intercâmbio cultural de modo que os estudantes possam de fato se sentir cidadãos do mundo, participantes de maneira criativa, inovadora da sociedade, onde os diferentes se encontram para manter o todo.

91

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARANTES, V. A. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.

BRANDÃO, C. R. o que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2005.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Integração da Educação Modalidade de Educação de Jovens e Adultos -

PROEJA. Documento Base, 2006. Disponível em

<http://portal.mec.gov.br/setec.> Acesso em 07.04.2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada,

Alfabetização e Diversidade. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: alunas e alunos da EJA. Brasília, 2006.

BRASÌL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Trabalhando com a Educação de Jovens e adultos: a sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem. Brasília, 2006.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para a teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CHAUÍ, M. Iniciação à Filosofia: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010.

COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CORTELLA, M. S. Aprendendo na escola e na ONG In Muitos Lugares para Aprender/Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC – São Paulo; CENPEC/Fundação Itaú Social/Unicef, 2003.

DUARTE JÚNIOR, J. F. Por que arte-educação? Campinas: SP: Papirus, 1991.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira, Recife, PE: Escola de Belas Artes, 1959, DISSERTAÇÃO/TESE.

92

FREIRE, P. A educação na cidade. – 5. ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta – 4.ed. – São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001.

GOHN, M.G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 4.ed- São Paulo: Cortez, 2008.

GOHN, M.G..Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

GUARÁ, I. M. F. da Rosa. Educação, proteção social e muitos espaços para aprender in Muitos Lugares para Aprender. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC – São Paulo; CENPEC/Fundação Itaú Social/Unicef, 2003.

LIBÂNEO, J. C.. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, A. F. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura; Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

MORIN, E. A escola mata a curiosidade. Nova Escola, Ano XVIII, nº 168, dezembro, 2003.

OLIVEIRA, M. K. de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n.12, Set/Out/Nov/Dez, 1999, PP. 59 – 73.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos – EJA/ Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/DOT, 2008.

93

TORRES, R. M. A educação em função do desenvolvimento local e da aprendizagem in Muitos Lugares para Aprender/ Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC – São Paulo; CENPEC/ Fundação Itaú S/Unicef, 2003.

TRILLA, J. Educação não-formal in ARANTES, V. A. Educação formal e não –formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. UNESCO. Educação um Tesouro a Descobrir- Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, São Paulo: Cortez, 1998.

YOUNG, M. F. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set-dez. 2011.

SITES CONSULTADOS

http://www.aprendiz.com.br/colunas/gilberto/america/habil.html acesso em 26/11/1997.

http://www.cultura.gov.br/site/2005 – discurso- de- agradecimento – de– augusto – acesso em 07/04/2013.

http://www.cultura.gov.br – acesso em 20/04/2012 (Lei Rouanet – Ponto de cultura)

WWW.folha.com.br/073271 - acesso em 15/04/2012 (entrevista com Tião Rocha) http://portal.inep.gov./resumos-técnicos - acesso em 20/05/2013.( censo 2010, 2011, 2012 e 2013) http://portal.inep.gov.br/web/encceja/encceja - acesso em 20/05/2013 http://revistanovaescola.abril.com.br/políticas-públicas/jovens-15- 17-anos-estão-eja-639052.shtml – acesso em 15/11/2012.

94

Apêndice A – Questionário

Caro aluno e cara aluna da EJA, este questionário tem por objetivo saber sua opinião sobre o ensino oferecido pela escola. Agradeço sua colaboração. 1 - Idade ______________Sexo: ( ) feminino ( ) masculino

2 - Mora com quantas pessoas?

( ) 2 – 3 ( ) 4 – 6 ( ) 7 – 8 ( ) mais de 8

3 - Escolha as alternativas que fizeram você deixar de frequentar a escola: ( ) O casamento

( ) Tive que optar entre estudar e trabalhar ( ) Gravidez não planejada

( ) Escola distante, faltava dinheiro para a condução ( ) Estive cumprindo medidas socioeducativas ( ) Abuso de drogas, álcool, não ficava acordado ( ) Arrimo de família devido à perda dos pais ( ) Violência Infantil

( ) Zona rural sem presença de ensino fundamental e/ou médio ( ) Problemas graves de saúde

4 - Há quanto tempo estava afastado da escola? ( ) + 1 ano ( ) + 2 anos ( ) 5 a 10 anos ( ) + de 15 5 - Seu retorno à escola se deve:

( ) Não pode continuar os estudos antes

( ) Solicitação do emprego/ exigência do serviço ( ) Desejo de ampliar seus conhecimentos 6 - Há quanto tempo você estuda nesta escola? ( ) – de 1ano ( ) + de 2 anos ( ) sempre

Documentos relacionados