• Nenhum resultado encontrado

JONAS 08 anos masculino 3º ano do Ensino Fundamental B GUSTAVO 09 anos masculino 3º ano do Ensino Fundamental A

2- Zona de Desenvolvimento Proximal

a) Intervenção realizadas para cada bloco;

b) Classificação das intervenções de acordo com as categorias a seguir:  Regulação da atenção/ percepção, incitando à análise/síntese

de diferenças e semelhanças: intervenções pontuais no

desenvolvimento potencial da criança de modo a regular a atenção/percepção, fornecer pistas ou questionamentos que favorecesse a análise/síntese de diferenças e semelhanças entre os blocos e a abstração dos atributos.

 Regulação por meio de solicitação de complemento do

raciocínio: mediante a enunciação de um atributo criterial,

intervenções que solicitava a abstração do outro de modo a ensejar a conceituação.

 Regulação por meio de contraprova (desequilíbrio): intervenções que visavam a desestabilizar o pensamento da criança através de contra exemplos, incitando a uma nova análise e síntese dos atributos.

 Regulação por meio de recuperação de atributos criteriais já

enunciados (memória/análise/síntese): intervenções com o

objetivo de recuperar os atributos já enunciados pela criança anteriormente.

As tentativas de conceituação foram classificadas em respostas corretas, incorretas e parcialmente/corretas.

 Respostas corretas: aquelas que atendiam aos critérios de um conceito propriamente dito.

 Respostas incorretas: respostas que revelavam funcionamento conceitual por amontoados ou por complexos.

 Respostas parcialmente corretas: respostas compatíveis com o pensamento por conceito potencial, no qual apenas um atributo criterial era apresentado.

Depois de apreendidos os resultados relativos aos tipos de intervenções na Zona de Desenvolvimento Proximal e das respostas emitidas pela criança, buscou- se identificar no processo de metacognição, momento de síntese da tarefa, evidências acerca da fossilização ou não do conceito.

Inicialmente, serão apresentados os resultados sobre a formação de conceitos e, em seguida, os referentes à Zona de Desenvolvimento Proximal de cada um dos grupos investigados.

4.1- Formação de conceitos nas crianças com desenvolvimento típico 4.1.1- Constituição de conceitos de Joana

Joana atualmente está com sete anos, cursa o Segundo Ano do Ensino Fundamental na escola “A”, no turno matutino. A tarefa foi realizada em dezoito minutos e dezoito segundos.

Quadro 3: Constituição de conceitos- Joana

Blocos BLO CAT TAC MIR

Número de tentativas 11 05 06 06 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial Atribuição de um Único Significado Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 01 07 01 01 Conceito Abstração Conceito Potencial 05 02

Os dados demonstram que Joana realizou 28 (vinte e oito) tentativas, sendo 11 (onze) para o bloco BLO, 05 (cinco) para o CAT, 06 (seis) para o TAC e 06 (seis) para o CAT.

Em relação ao BLO, das 11 (onze) escolhas, uma ocorreu por meio do pensamento por complexo do tipo pseudoconceito; 05 (cinco) por conceito potencial e 05 (cinco) por conceito propriamente dito. Já nas justificativas, a criança utilizou 07 (sete) respostas envolvendo pensamento por complexo do tipo pseudoconceito, 02 (duas) por conceito potencial e 02 (duas) por conceito propriamente dito.

No bloco CAT, as escolhas foram efetivadas tomando como referência o complexo pseudoconceito e conceito propriamente dito, tendo o primeiro 01 (uma) escolha e o segundo 04 (quatro) escolhas. As justificativas seguiram a mesma tendência, ou seja, 01 (uma) resposta por complexo do tipo pseudoconceito e 04 (quatro) conceitos propriamente ditos.

Já nos blocos TAC e MIR foram 06 (seis) escolhas, situadas no conceito propriamente dito e 06 (seis) justificativas no mesmo estágio.

4.1.2- Constituição de conceitos de Fredy

Fredy tem oito anos, cursa o Terceiro Ano do Ensino Fundamental, no turno matutino na escola “A”. A coleta de dados teve dezenove minutos e vinte e quatro segundos de duração.

Quadro 4: Constituição de conceitos- Fredy

Blocos BLO MIR TAC CAT

Número de tentativas 08 06 06 04 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial Atribuição de um Único Significado Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 01 Conceito Abstração Conceito Potencial 03 06 04 06 02 Conceito Propriamente Dito 05 01 06 02 06 04 02

Para identificar os blocos, Fredy recorreu a 24 (vinte e quatro) tentativas, sendo 08 (oito) no BLO, 06 (seis) no MIR, 06 (seis) no TAC e 04 (quatro) no CAT.

Foram registradas, no bloco BLO, 03 (três) escolhas relativas ao conceito potencial e 05 (cinco) do conceito propriamente dito. As justificativas foram concentradas no conceito potencial, com 06 (seis) respostas, 01 (uma) no complexo do tipo pseudoconceito e 01 (uma) no conceito propriamente dito.

No bloco MIR, 06 (seis) escolhas ocorreram por meio de conceito propriamente dito. Nas justificativas, observou-se 04 (quatro) do tipo conceito potencial, e 02 (duas) de conceito propriamente dito.

Quanto ao bloco TAC, foram realizadas 06 (seis) escolhas utilizando o conceito propriamente dito e 06 (seis) justificativas por conceito potencial.

No CAT, 04 (quatro) escolhas ocorreram por conceito propriamente dito e as justificativas foram 02 (duas) por conceito potencial e 02 (duas) por conceito propriamente dito.

4.1.3- Constituição de conceitos de Gisele

Gisele está com 09 (nove) anos, cursa o Quarto Ano do Ensino Fundamental, no período matutino, na escola “A”. Concluiu a prova de dupla estimulação em onze minutos e vinte segundos.

Quadro 5: Constituição de conceitos- Gisele

Blocos BLO MIR TAC CAT

Número de tentativas 07 06 06 04 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição espacial Atribuição de um Único Significado Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 01 02 Conceito Abstração Conceito Potencial 01 04

Conceito Propriamente Dito 05 01 06 06 06 06 04 04

Gisele efetuou 23 (vinte e três) tentativas na aplicação da prova de dupla estimulação, sendo que para o bloco BLO foram 07 (sete), 06 (seis) para o MIR, 06 (seis) para o TAC e para o CAT 04 (quatro) tentativas.

Nas tentativas de conceituação do bloco BLO foram evidenciadas 01 (uma) escolha por complexo do tipo pseudoconceito e 01 (uma) por conceito potencial e 05 (cinco) por conceito propriamente dito. Nas justificativas os dados indicaram que, em 02 (duas) respostas, foi utilizado o pensamento do tipo pseudoconceito, em 04 (quatro) o conceito potencial e em 05 (cinco) o conceito propriamente dito.

Nos blocos MIR e TAC, as escolhas e justificativas foram realizadas todas por meio de conceito propriamente dito, totalizando 06 (seis) escolhas e 06 (seis)

justificativas. O mesmo ocorreu em relação ao bloco CAT, com 04 (quatro) escolhas e 04 (quatro) justificativas.

4.1.4- Constituição de conceitos de Andressa

Andressa tem 10 anos e cursa o 5º Ano do Ensino Fundamental na escola “A”, no turno matutino. A tarefa foi realizada em dez minutos e três segundos.

Quadro 6: Constituição de conceitos- Andressa

Blocos BLO MIR TAC CAT

Número de tentativas 10 06 06 04 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição espacial Atribuição de um Único Significado Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 02 Conceito Abstração Conceito Potencial 05 04 02

Conceito Propriamente Dito 05 06 06 06 06 02 04 04

Das 26 (vinte e seis) tentativas realizadas, Andressa necessitou de 10 (dez) para conceituar o bloco BLO, 06 (seis) para o MIR, 06 (seis) para o TAC e 04 (quatro) para o CAT.

No bloco BLO foram evidenciadas 05 (cinco) escolhas por meio do conceito potencial e 05 (cinco) por conceito propriamente dito. Nas justificativas foram efetivadas 06 (seis) respostas de conceito propriamente dito e 04 (quatro) de conceito potencial.

No bloco MIR, os dados mostram que as escolhas e justificativas foram efetuadas por meio de conceito propriamente dito, tanto para as 06 (seis) escolhas quanto para as 06 (seis) justificativas.

Já no bloco TAC, Andressa operou suas escolhas através de conceito propriamente dito em 06 (seis) episódios. As justificativas envolveram o complexo do tipo pseudoconceito, o conceito potencial e o conceito propriamente dito, 02 (duas) respostas em cada um dos estágios. Com o bloco CAT, Andressa realizou 04 (quatro) escolhas e 04 (quatro) justificativas, todas por meio de conceito propriamente dito.

4.1.5- Constituição de conceitos de Hélio

Hélio tem 11 anos, cursa o Quinto Ano do Ensino Fundamental na escola “A”, no turno matutino. A tarefa foi concluída em trinta e dois minutos e trinta e um segundos.

Quadro 7: Constituição de conceitos- Hélio

Blocos BLO MIR TAC CAT

Número de tentativas 11 08 06 04 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial Atribuição de um Único Significado Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 02 07 Conceito Abstração Conceito Potencial 04 04 02 08 06 03 Conceito Propriamente Dito 05 06 06 04 01

Durante a tarefa de dupla estimulação, Hélio efetuou 29 (vinte e nove) tentativas, das quais 11 (onze) para o bloco BLO, 08 (oito) para o MIR, 06 (seis) para o TAC e 04 (quatro) para CAT.

Em relação ao bloco BLO, suas escolhas foram efetivadas 02 (duas) por complexo do tipo pseudoconceito, 04 (quatro) por conceito potencial e 05 (cinco) por conceito propriamente dito. Já suas justificativas, 07 (sete) ocorreram por meio de complexo do tipo pseudoconceito e 04 (quatro) por meio de conceito potencial.

No bloco MIR, foram efetivadas 02 (duas) escolhas usando o conceito potencial e 06 (seis) o conceito propriamente dito. Ocorreram, em suas justificativas, 08 (oito) respostas por meio de conceito potencial.

No bloco TAC as opções foram todas direcionadas para o conceito propriamente dito, totalizando 06 (seis) escolhas. As justificativas, por outro lado, concentraram-se no conceito potencial, com 06 (seis) respostas.

Os dados indicam que, no bloco CAT, predominou o conceito propriamente dito, 04 (quatro) escolhas, sendo que as justificativas foram 03 (três) por conceito potencial e 01 (uma) por conceito propriamente dito.

4.1.6- Constituição de conceitos de Rafael

Rafael está com 12 (doze) anos, cursa o Quinto Ano do Ensino Fundamental na escola “A”, no turno matutino. A aplicação da prova de dupla estimulação teve duração de trinta e quatro minutos e onze segundos para sua efetivação.

Quadro 8: Constituição de conceitos- Rafael

Blocos BLO MIR TAC CAT

Número de tentativas 11 10 06 04 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso 01 Complexo Pseudoconceito 05 01 Conceito Abstração Conceito Potencial 07 05 04 09 06 04 Conceito Propriamente Dito 04 06 06 04

Rafael realizou 31 (trinta e uma) tentativas, sendo 11 (onze) para o bloco BLO, 10 (dez) para o MIR, 06 (seis) para o TAC e 04 (quatro) para o CAT.

No que se refere ao bloco BLO, foram realizadas 07 (sete) escolhas pautadas no conceito potencial e 04 (quatro) no conceito propriamente dito. Nas justificativas 01 (uma) resposta foi dada usando o complexo difuso, 05 (cinco) o complexo do tipo pseudoconceito e 05 (cinco) o conceito propriamente dito.

No bloco MIR, 04 (quatro) escolhas foram relativas ao conceito potencial e 06 (seis) ao conceito propriamente dito. Nas justificativas, 01 (uma) resposta por meio de complexo do tipo pseudoconceito, e 09 (nove) por conceito propriamente dito.

No bloco TAC, 06 (seis) escolhas de conceito propriamente dito e 06 (seis) justificativas, empregando o conceito potencial.

Quanto ao bloco CAT foram evidenciadas 04 (quatro) escolhas e 04 (quatro) justificativas utilizando o conceito propriamente dito.

66

4.1.7- Constituição de conceitos em crianças com desenvolvimento típico - Dados Gerais

O Quadro 9, compila e sintetiza os dados referentes aos números de tentativas, escolhas e justificativas de todas as

crianças com desenvolvimento típico.

Quadro 9: Constituição de conceitos nas crianças com desenvolvimento típico-Dados Gerais

Identificação JOANA FREDY GISELE ANDRESSA HÈLIO RAFAEL

Número de tentativas 28 24 23 26 29 31

Escolhas/Justificativas E J E J E J E J E J E J

Amontoados

Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos

Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso 01 Complexo Pseudoconceito 02 08 01 01 02 02 02 07 06 Conceito Abstração Conceito Potencial 05 02 03 18 01 04 05 06 06 21 11 24 Conceito Propriamente Dito 21 18 21 05 21 17 21 18 21 01 20

O Quadro 9 mostra que Joana efetuou 28 (vinte e oito) tentativas, das quais as escolhas foram formuladas por complexo do tipo pseudoconceito 02 (duas), conceito potencial 05 (cinco) e conceito propriamente dito 21 (vinte e uma). As justificativas relativas às escolhas feitas evidenciaram 08 (oito) respostas por complexo do tipo pseudoconceito, 02 (duas) por conceito potencial e 18 (dezoito) por conceito propriamente dito.

Para Fredy, foram constatadas 24 (vinte e quatro) tentativas, sendo que nas escolhas predominou o conceito propriamente dito 21 (vinte e uma), seguido pelo conceito potencial, 03(três). As justificativas utilizadas apontaram para o conceito potencial em 18 (dezoito) respostas, o conceito propriamente dito em 05 (cinco) e o complexo do tipo pseudoconceito em 01(uma) resposta.

Gisele executou 23 (vinte e três) tentativas das quais 21 (vinte e uma) escolhas foram concentradas no conceito propriamente dito, 01(uma) no conceito potencial e 01 (uma) no complexo do tipo pseudoconceito. Nas justificativas foram utilizadas o conceito propriamente dito em 17(dezessete) respostas, o complexo do tipo pseudoconceito em 02 (duas) respostas e o conceito potencial em 04 (quatro).

Andressa efetuou 26 (vinte e seis) tentativas e suas escolhas se concentraram no conceito propriamente dito 21 ( vinte e uma ) e no conceito potencial 05 (cinco). Em 18 (dezoito) justificativas, houve uma concentração no conceito propriamente dito. Andressa emitiu 02 (duas) justificativas por pensamento por pseudoconceito e 06 (seis) justificativas por conceito potencial.

Hélio realizou 29 (vinte e nove) tentativas, com 02 (duas) escolhas efetivadas pelo complexo do tipo pseudoconceito, 06 (seis) por conceito potencial e 21 (vinte e uma) por conceito propriamente dito. Nas justificativas houve a predominância do conceito potencial, com 21 (vinte e uma) respostas, seguidas de 07 (sete) justificativas por complexo do tipo pseudoconceito, e 11(onze) por conceito propriamente dito.

Rafael realizou 31 (trinta e uma) tentativas e evidenciou 20 (vinte) escolhas por meio de conceito propriamente dito e 11 (onze) por conceito potencial. As justificativas concentraram-se no conceito potencial com 24 (vinte e quatro) respostas, seguidos pelo complexo do tipo pseudoconceito com 06 (seis) e pelo complexo difuso com 01 (uma) justificativa.

4.2- Formação de conceitos nas crianças com deficiência intelectual 4.2.1- Constituição de conceitos de Odair

Atualmente, Odair está com sete anos e freqüenta o Primeiro Ano do Ensino Fundamental, no turno matutino na escola “B”. O tempo utilizado para conclusão da tarefa de dupla estimulação foi de trinta e cinco minutos e cinqüenta e nove segundos.

Quadro 10: Constituição de conceitos- Odair

Blocos BLO MIR CAT TAC

Número de tentativas 14 09 07 06 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos 01 01 Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso 01 Complexo Pseudoconceito 04 13 01 05 03 03 02 Conceito Conceito Potencial 05 03 03 03 03 Abstração do Conceito

Conceito Propriamente Dito 05 05 04 06

Odair realizou 36 (trinta e seis) tentativas durante a execução da prova de dupla estimulação, das quais 14 (catorze) para conceituar o bloco BLO, 09 (nove) para o MIR, 07 (sete) para o bloco CAT e 06 (seis) para o TAC.

No bloco BLO, as escolhas foram efetivadas utilizando o complexo do tipo pseudoconceito (04 escolhas), o conceito potencial e o conceito propriamente dito, com 05 (cinco) escolhas cada um. Já as justificativas todas foram pautadas no pensamento por complexo do tipo pseudoconceito 13 (respostas). Vale ressaltar que 01 (uma) justificativa não foi emitida por Odair.

No bloco MIR, foram observadas 01 (uma) escolha por complexo do tipo pseudoconceito, 03 (três) por conceito potencial e 05 (cinco) escolhas por conceito

propriamente dito. Nas justificativas apresentaram 01 (uma) resposta por meio de pensamento por amontoados, 05 (cinco) respostas por complexo do tipo pseudoconceito e 03 (três) por conceito potencial.

Já no bloco CAT, as escolhas ocorreram por meio de pensamento por complexo do tipo pseudoconceito e por conceito propriamente dito, sendo o primeiro com 03 (três) escolhas e o segundo com 04 (quatro). As justificativas, tanto no complexo do tipo pseudoconceito quanto no conceito potencial, foram verificadas em 03 (três) respostas em cada estágio. Odair emitiu apenas 01 (uma) justificativa por meio de complexo difuso.

No bloco TAC, todas as escolhas foram realizadas por conceito propriamente dito, ou seja, 06 (seis) escolhas e, as justificativas, 01 (uma) feita por meio de amontoados, 02 (duas) por complexo do tipo pseudoconceito e 03 (três) por conceito potencial.

4.2.2- Constituição de conceitos de Jonas

Jonas está com oito anos e seis meses, freqüenta o Terceiro Ano do Ensino Fundamental na escola “B” no turno matutino. O tempo de execução de tarefa foi de vinte e três minutos e trinta e três segundos.

Quadro 11: Constituição de conceitos- Jonas

Blocos BLO MIR CAT TAC

Número de tentativas 09 07 05 06 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo 01 Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 03 Conceito Conceito Potencial 04 06 01 07 02 05 06 Abstração do Conceito

Conceito Propriamente Dito 05 06 02 06

Jonas realizou 27 tentativas, das quais 09 (nove) para o bloco BLO, 07 (sete) para o bloco MIR, 05 (cinco) para o CAT e 06 (seis) para o TAC.

As escolhas referentes ao bloco BLO concentraram-se no conceito propriamente dito e no conceito potencial, com 05 (cinco) e 04 (quatro) escolhas respectivamente. Nas justificativas houve 06 (seis) respostas por conceito potencial e 03 (três) por complexo do tipo pseudoconceito.

No bloco MIR, foram observadas 06 (seis) escolhas por conceito propriamente dito e 01 (uma) escolha por conceito potencial. Já as justificativas 07 (sete) foram realizadas por conceito potencial.

No bloco CAT, 01 (uma) escolha foi realizada por meio do pensamento por complexo associativo, e as outras 04 (quatro) divididas entre o conceito potencial e o conceito propriamente dito. As justificativas de Jonas foram todas efetivadas no conceito potencial.

No TAC, 06 (seis) escolhas foram evidenciadas por intermédio do conceito propriamente dito e 06 (seis) justificativas por conceito potencial.

4.2.3- Constituição de conceitos de Gustavo

Gustavo tem 9 (nove) anos, estuda na escola “A”. Cursa o Terceiro Ano do Ensino Fundamental, no turno matutino. A tarefa foi realizada em quarenta e quatro minutos e vinte e sete segundos.

Quadro 12: Constituição de conceitos- Gustavo

Blocos BLO MIR CAT TAC

Número de tentativas 10 16 07 06 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 09 15 03 07 05 Conceito Conceito Potencial 05 11 Abstração do Conceito

Conceito Propriamente Dito 05 05 04 06

Durante a tarefa de dupla estimulação, 10 (dez) tentativas foram realizadas para conceituar o bloco BLO, 16 (dezesseis) para o MIR, 07 (sete) para o CAT e 06 (seis) para o TAC, totalizando, assim, 39 (trinta e nove) tentativas.

Das tentativas referentes ao bloco BLO, 05 (cinco) escolhas foram efetivadas através do conceito potencial e 05 (cinco) do conceito propriamente dito. As justificativas, 09 (nove) sustentavam complexo do tipo pseudoconceito e Gustavo não justificou 01 (uma) escolha. No bloco MIR, 11 (onze) escolhas foram efetuadas por conceito potencial e 05 (cinco) por conceito propriamente dito, enquanto que nas justificativas todas as respostas foram por complexo do tipo pseudoconceito e 01 (uma) escolha não foi justificada.

No bloco CAT, 03 (três) escolhas foram realizadas por complexo do tipo pseudoconceito e 04 (quatro) por conceito potencial. As 07 (sete) justificativas de Gustavo concentraram-se no complexo do tipo pseudoconceito. Já no bloco TAC, 06 (seis) escolhas foram por meio de conceito propriamente dito e as justificativas por complexo do tipo pseudoconceito com 05 (cinco) respostas, assimcomo nos blocos BLO e MIR sendo que 01(uma) escolha ficou sem justificativa.

4.2.4- Constituição de conceitos de Edson

Edson está com 10 anos, cursa o Quinto Ano do Ensino Fundamental na escola “B”, no turno matutino. A coleta de dados foi realizada em nove minutos e cinqüenta e três segundos.

Quadro 13: Constituição de conceitos- Edson

Blocos BLO MIR CAT TAC

Número de tentativas 09 07 04 06 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 01 Conceito Conceito Potencial 03 07 01 06 03 Abstração do Conceito

Conceito Propriamente Dito 05 02 06 01 04 04 06 03

Edson utilizou 26 (vinte e seis) tentativas na execução da tarefa de dupla estimulação, sendo 09 (nove) para o bloco BLO, 07 (sete) para o MIR, 04 (quatro) para o CAT e 06 (seis) para o TAC.

No bloco BLO, foram observadas 01 (uma) escolha por complexo pseudoconceito, 03 (três) por conceito potencial e 05 (cinco) por conceito

propriamente dito. As justificativas concentraram-se no conceito potencial com 07 (sete) respostas seguidas de 02 (duas), pautadas no conceito propriamente dito.

No bloco MIR, houve 01 (uma) escolha no conceito potencial e 06 (seis) escolhas no conceito propriamente dito. Já nas justificativas ocorreu uma inversão, ou seja, 06 (seis) justificativas ensejavam o conceito potencial e 01 (uma) o conceito propriamente dito.

Quanto ao bloco CAT, foram realizadas 04 (quatro) escolhas e 04 (quatro) justificativas todas utilizando o conceito propriamente dito.

No que se refere ao bloco TAC, as escolhas estavam ancoradas no conceito propriamente dito e as justificativas foram divididas entre o conceito potencial e o conceito propriamente dito, com 03 (três) justificativas para cada estágio.

4.2.5- Constituição de conceitos de Anderson

Anderson está com 11 anos, cursa o Quinto Ano do Ensino Fundamental na escola “A”, no turno matutino. A tarefa foi aplicada em onze minutos.

Quadro 14: Constituição de conceitos- Anderson

Blocos BLO TAC CAT MIR

Número de tentativas 06 06 04 06 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito Conceito Conceito Potencial 01 06 03 01 Abstração do Conceito

Anderson realizou 22 (vinte e duas) tentativas, das quais 06 (seis) para o bloco BLO, 06 (seis) para o TAC, 04 (quatro) para o CAT e 06 (seis) para o MIR.

Entre as escolhas feitas para conceituar o bloco BLO, 05 (cinco) pautaram-se pelo conceito propriamente dito, e 01 (uma) escolha por conceito potencial. As justificativas concentraram-se no conceito potencial.

As escolhas do bloco TAC, em sua totalidade evidenciavam pensamento por conceito propriamente dito, enquanto que as justificativas, dividiram-se entre o conceito potencial e o conceito propriamente dito, com 03 (três) respostas em cada estágio.

Anderson concentrou suas escolhas relativas ao bloco CAT no conceito propriamente dito. Nas justificativas foram observadas 01 (uma) resposta por conceito potencial e 03 (três) por conceito propriamente dito.

No bloco MIR, tanto as escolhas como as justificativas foram feitas com base no conceito propriamente dito.

4.2.6- Constituição de conceitos de Roberto

Roberto está com 12 anos e cursa o Quinto Ano do Ensino Fundamental na escola “B”, no turno vespertino. A coleta de dados teve duração de catorze minutos e dezessete segundos.

Quadro 15: Constituição de conceitos- Roberto

Blocos BLO MIR CAT TAC

Número de tentativas 08 06 04 06 Escolhas/Justificativas E J E J E J E J Estágios Amontoados Imagem Sincrética ou Amontoados de Objetos Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso Complexo Pseudoconceito 04 02 Conceito Conceito Potencial 03 03 01 01 Abstração do Conceito

Conceito Propriamente Dito 05 01 05 03 04 04 06 06

Roberto realizou um total de 24 (vinte e quatro) tentativas na execução da prova de dupla estimulação. No bloco BLO foram evidenciadas 08 (oito) tentativas, no MIR 06 (seis), no CAT 04 (quatro) e 06 (seis) no TAC.

No bloco BLO, 03 (três) escolhas ocorreram com base no conceito potencial e 05 (cinco) no conceito propriamente dito. Nas justificativas foram observadas 04 (quatro) respostas por complexo do tipo pseudoconceito, 03 (três) por conceito potencial e 01 (uma) por conceito propriamente dito.

Nas escolhas do bloco MIR, apenas 01 (uma) foi realizada através do conceito potencial e 05 (cinco) do conceito propriamente dito. Nas justificativas verificou-se 02 (duas) respostas por complexo do tipo pseudoconceito, 01 (uma) por conceito potencial e 03 (três) por conceito propriamente dito.

No bloco CAT foram 04 (quatro) escolhas e 04 (quatro) justificativas concentradas no conceito propriamente dito.

As 06 (seis) escolhas e as 06 (seis) justificativas do bloco TAC foram realizadas também por meio do conceito propriamente dito.

76

4.2.7- Constituição de conceitos nas crianças com deficiência intelectual- Dados Gerais

Os dados do Quadro 16 mostram e sumarizam as tentativas, tanto de escolhas quanto de justificativas das crianças com deficiência intelectual

Quadro 16: Constituição de conceitos nas crianças com deficiência intelectual- Dados Gerais

Identificação ODAIR JONAS GUSTAVO EDSON ANDERSON ROBERTO

Número de tentativas 36 27 39 26 22 24

Escolhas/Justificativas E J E J E J E J E J E J

Amontoados

Imagem Sincrética ou Amontoados de

Objetos 02

Disposição Espacial

Atribuição de um único significado

Pensamento por Complexo Complexo Associativo 01 Complexo Coleções Complexo Cadeia Complexo Difuso 01 Complexo Pseudoconceito 08 23 03 03 36 01 06 Conceito Abstração Conceito Potencial 08 09 07 24 16 04 16 01 10 04 04 Conceito Propriamente Dito 20 19 20 21 10 21 12 20 14

Odair realizou 36 (trinta e seis) tentativas durante a execução da prova de dupla estimulação, da quais 20 (vinte) escolhas utilizando o conceito propriamente dito. Por meio do conceito potencial e do complexo do tipo pseudoconceito foram realizadas 08 (oito) escolhas em cada estágio. Suas justificativas foram concentradas no pensamento por complexo do tipo pseudoconceito com 23 (vinte e três) respostas. No conceito potencial foram evidenciadas 09 (nove) justificativas e no complexo difuso 01(uma) justificativa. Já no estágio de amontoados foram registradas 02 (duas) respostas, Odair não justificou 01 (uma) pergunta.

Jonas realizou 27 (vinte e sete) tentativas com escolhas concentradas no conceito propriamente dito, 19 (dezenove) e no conceito potencial, 07 (sete). Por complexo do tipo associativo foi evidenciada apenas 01 (uma) escolha. Para