• Nenhum resultado encontrado

Parto humanizado na percepção das enfermeiras obstétricas envolvidas com a assistência ao parto.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Parto humanizado na percepção das enfermeiras obstétricas envolvidas com a assistência ao parto."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PARTO HUMANI ZADO NA PERCEPÇÃO DAS ENFERMEI RAS OBSTÉTRI CAS

ENVOLVI DAS COM A ASSI STÊNCI A AO PARTO

1

Jam ile Claro de Cast ro2 Maria José Clapis3

Castro JC, Clapis MJ. Parto hum anizado na percepção das enferm eiras obstétricas envolvidas com a assistência ao part o. Rev Lat ino- am Enferm agem 2005 novem bro- dezem bro; 13( 6) : 960- 7.

O present e est udo, ut ilizando abordagem qualit at iva, obj et ivou ident ificar a percepção das enferm eiras obst ét ricas sobre hum anização da assist ência ao part o, bem com o evidenciar, at ravés dos discursos, as ações desenv olv idas no pr ocesso de nascim ent o e os fat or es dificult ador es da im plem ent ação dessa assist ência. Foram suj eitos deste estudo 16 enferm eiras de um a m aternidade do interior do Estado de São Paulo. Seguindo a proposta do Discurso do Suj eito Coletivo, os dados foram coletados através de entrevistas sem i- estruturadas, m icr ogr avadas, t r anscr it as e or ganizadas par a t abulação e análise. As enfer m eir as ent r evist adas r elat ar am que o processo de hum anização se deu com o um a est rat égia polít ica que obj et iva a m elhoria da assist ência e o resgat e do part o m ais nat ural possível e que acredit am na necessidade de m udança de paradigm a para que o processo se concretize. Os resultados evidenciaram , ainda, que as enferm eiras se apresentam m ais integradas ao part o com o um processo e não com o um event o.

DESCRI TORES: hum anização do part o; enferm agem obst ét rica; enferm agem

HUMANI ZED BI RTH ACCORDI NG TO OBSTETRI C NURSES I NVOLVED I N BI RTH CARE

This qualitative study aim ed at identifying how obstetrical nurses perceive the hum anization of delivery care, as well as evidencing, based on t heir discourse, t he act ions t hey develop during t he birt h process and factors that com plicate the im plem entation of this care. Study participants were 16 nurses from a m aternity in t he int erior of São Paulo, Brazil. Following t he Collect ive Subj ect Discourse fram ework, dat a were collect ed by using sem ist ruct ured int erviews t hat were recorded, t ranscribed and organized for t abulat ion and analysis. The result s show t hat , according t o t hese nurses, t he hum anizat ion process happened as a polit ical st rat egy for im proving care and rescuing norm al birth. They believe there is a need to change the paradigm for the process t o be concr et ized. These r esult s also show ed t hat nur ses ar e m or e int egr at ed w it h hum anized bir t h as a process, and not as an event .

DESCRI PTORS: hum anizing delivery; obst et rical nursing; nursing

HUMANI ZACI ÓN DEL PARTO SEGÚN ENFERMERAS OBSTETRAS

I NVOLUCRADAS CON LA ATENCI ÓN AL PARTO

La finalidad de est e est udio cualit at ivo fue ident ificar la percepción de enferm eras obst et ras sobre la hum anización de la atención al parto, adem ás de evidenciar, a través de sus discursos, las acciones desarrolladas en el proceso de nacim ient o y los fact ores que dificult an la im plem ent ación de esa at ención. Part iciparon de est e est udio 16 enfer m er as de una m at er nidad del int er ior del Est ado de São Paulo, Br asil. Siguiendo la p r o p u est a d el D i scu r so d el Su j et o Co l ect i v o , l o s d a t o s f u er o n r eco l ect a d o s a t r a v és d e en t r ev i st a s sem iest ruct uradas, grabadas, t ranscript as y organizadas para t abulación y análisis. Los result ados dem ost raron que las enferm eras ent ienden que el proceso de hum anización sucedió com o una est rat egia polít ica con obj et o de m ej or ar la at ención y r escat ar el par t o de la m aner a m ás nat ur al posible. Consider an necesar ia una m udanza del paradigm a para que el proceso pueda m aterializarse. Los hallazgos evidenciaron que las enferm eras se present an m ás int egradas al part o hum anizado com o un proceso y no com o un event o.

DESCRI PTORES: hum anización del part o; enferm ería obst ét rica; enferm ería

1 Trabalho extraído da dissertação de m estrado; 2 Enferm eira Obstétrica, Professor da Universidade de Araraquara, e- m ail: castrobussa@uol.com .br; 3 Doutor

(2)

I NTRODUÇÃO

C

om o passar dos anos, o ato fisiológico de par ir e nascer passou a ser v ist o com o pat ológico, p r i v i l e g i a n d o a t é cn i ca m e d i ca l i za d a e despersonalizada, em det rim ent o do est ím ulo, apoio e carinho à m ulher que vivencia essa experiência.

Não se pode n egar qu e a t ecn ologia e os e st u d o s ci e n t íf i co s t ê m p r o p o r ci o n a d o a v a n ço s inquestionáveis na qualidade da assistência obstétrica. Dent re esses, cabe dest acar a evolução da operação cesariana que, de um procedim ento antes só realizado em m ulheres m ort as para salvar a vida fet al, passou a ser p r oced im en t o q u e, em alg u m as sit u ações, proporciona segurança à vida, t ant o da m ulher com o do fet o. Obser va- se por ém , que esse pr ocedim ent o passou a ser u sado sem j u st if icat iv as obst ét r icas adequadas, gerando m edicalização excessiva de um processo nat ural e fisiológico com o é o part o( 1- 2). O

advent o t ecnológico fez com que o part o deixasse o âm bito dom iciliar e adentrasse no hospitalar, processo esse que acom et eu não só à assist ência obst ét rica, m as em toda a área da saúde( 3).

No e n t a n t o , m e sm o co m a m u d a n ça d a assist ência ao part o para o âm bit o hospit alar e com t o d a a e v o l u çã o t e cn o l ó g i ca , a i n d a se o b se r v a d i f i cu l d ad e d e acesso ao s ser v i ço s d e saú d e d e qualidade par a t odas as m ulher es, alt os índices de m o r b i m o r t a l i d a d e m a t e r n a e n e o n a t a l , n ív e i s alt íssim os de part o operat ório, na m aioria das vezes sem real indicação, uso abusivo da tecnologia de ponta, abort os clandest inos, est erilização em m assa, baixa adesão das m ulheres ao aleit am ent o m at erno, ent re out ras( 3- 4).

Preocupados com tal situação, a Organização Mundial de Saúde, o Minist ér io da Saúde e out r os órgãos não- governam ent ais, t êm propost o m udanças nessa assistência, incluindo o resgate do parto natural, com est ím ulo da at uação da enferm eira obst et ra na assist ência à gest ação e part o.

Não h á com o n ão p er g u n t ar q u al ser ia o m ot iv o de ch am ar essas ações de “ h u m an ização”. Seria hoj e a assist ência desum anizada?

O conceit o de hum anização do par t o pode ser bast ant e diversificado, porém , há um m ovim ent o d ef en d en d o- o com o u m p r ocesso q u e r esp eit a a in div idu alidade das m u lh er es, v alor izan do- a com o protagonista e perm itindo a adequação da assistência à cult ura, crenças, valores e diversidade de opiniões d essas p essoas( 5 - 8 ). Assim , “ h u m an izar o p ar t o é

r e sp e i t a r e cr i a r co n d i çõ e s p a r a q u e t o d a s a s d i m e n sõ e s d o se r h u m a n o se j a m a t e n d i d a s: espirit uais, psicológicas e biológicas”( 8).

D e v i d o a o m o d e l o a ssi st e n ci a l v i g e n t e , ent r et ant o, a m ulher m uit as vezes não t em sequer noção do que seria o respeito à sua individualidade – satisfaz- se em encontrar o leito obstétrico para acolhê-la quando vai parir( 5). A assist ência à m ulher perdeu

seu pont o básico que é o de ser v olt ada par a ela p r ó p r i a, sen d o essa u m a p esso a co m p l et a, co m princípios, cult ura, vont ades e m edos.

O t er m o h u m a n i za çã o f o i a t r i b u íd o p el o Minist ro da Saúde e sua equipe t écnica ao Program a d e Pr é- n a t a l e Na sci m en t o , co m a p r em i ssa d e m el h o r a r a s co n d i çõ es d o a t en d i m en t o e q u e o profissional privilegie não só o que viu e palpou, m as, t am bém , ou v iu o qu e a gest an t e descr ev eu est ar sent indo para que o t rat am ent o sej a eficient e. Ainda t raz a t odo m om ent o a im port ância da part icipação da fam ília durant e a gest ação, o part o e puerpério( 9-10).

Com o form a de buscar respost a para o fat o dos profissionais não incorporarem atitudes e práticas t ã o i n t e r e ssa n t e s co m o p r o p o st a s p a r a o p a r t o h u m an izado, o pr esen t e est u do est abeleceu com o obj et o de invest igação a percepção das enferm eiras sobre o part o hum anizado.

OBJETI VOS

Tr a ço u - se co m o o b j e t i v o d e st e e st u d o : iden t if icar a per cepção das en f er m eir as obst et r as sobre hum anização da assistência ao parto, buscando e v i d e n ci a r, a t r a v é s d o s d i scu r so s, a s a çõ e s desenvolvidas no processo de nascim ento, com vistas à h u m an ização d a assist ên cia e id en t if icação d e f at or es q u e t êm d if icu lt ad o a im p lem en t ação d a assist ência hum anizada ao part o.

CAMI NHO METODOLÓGI CO

(3)

Local do est udo

O est udo foi realizado em um a m at ernidade d o i n t e r i o r d o Est a d o d e Sã o Pa u l o , e n t i d a d e filantrópica, cuj o obj etivo social é a atenção à gestante carent e, m ant endo, para isso, at endim ent o exclusivo às gestantes de baixo risco, provenientes do Sistem a Único de Saúde da cidade e região( 12). A filosofia de

t r abalho dessa ent idade baseia- se na hum anização do parto, através do estím ulo ao parto norm al. Com o resultado positivo dos proj etos desenvolvidos, no ano de 2002, r ecebeu o Pr êm io Qu a lid a d e H osp it a la r

d o Min ist ér io d a Saú d e, m en ção h on r osa n o I I I P r ê m i o P r o f e sso r Ga l b a d e A r a ú j o d a Reg ião Sudeste pela prática e incentivo ao parto hum anizado, e o Tit u lo H o sp i t a l Am i g o d a Cr i a n ça, p or t er cu m p r i d o o s d e z p a sso s p a r a o su ce sso d o aleit am ent o m at erno( 12).

D ev i d o às car act er íst i cas j á r ef er i d as, o present e est udo foi desenvolvido com as enferm eiras dessa inst it uição, por ser um hospit al conveniado ao SUS, de um m unicípio cadast r ado no Pr ogr am a de Hum anização do Pr é- Nat al e Nascim ent o, e por se apr esent ar env olv ido com o m ov im ent o e incent iv o ao part o hum anizado.

Suj eit os do est udo

Pa r t i ci p a r a m d o e st u d o 1 6 e n f e r m e i r a s, sen d o 7 r esid en t es d e en f er m ag em ob st ét r ica d o prim eiro ano, 5 resident es de enferm agem obst ét rica d o seg u n d o a n o ; 1 en f er m ei r a e 3 en f er m ei r a s obstetras contratadas, as quais realizavam assistência diret a ao part o.

Colet a de dados

A p r o p o st a d e est u d o f o i a p r esen t a d a à Direção da m aternidade com o obj etivo de solicitar a aut orização para sua realização. Após a aut orização assinada, o proj eto foi subm etido ao Com itê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfer m agem de Ribeir ão Pr et o – USP, para análise e apr ovação do m esm o, at endendo assim à Resolução nº 196/ 96, que t rat a de pesquisa envolvendo seres hum anos.

O próxim o passo foi buscar, j unto à instituição, a apr ox im ação com as pessoas com o obj et iv o de ident ificar os suj eit os a serem ent revist ados. A part ir d a í, i n i ci o u - se o a g e n d a m e n t o d a s v i si t a s e a realização das entrevistas no período de m aio a j unho

de 2002. Seguindo os princípios ét icos de pesquisa, o s su j e i t o s, a p ó s o co n h e ci m e n t o d a p e sq u i sa , a ssi n a r a m o Te r m o d e Co n se n t i m e n t o Li v r e e Esclar ecido.

Trat am ent o e Análise dos dados

A o r g a n i za çã o d o s d a d o s co n st o u d a t r a n scr i çã o d o s d i scu r so s m i cr o g r a v a d o s n a s e n t r e v i st a s ( r e su l t a n d o n o t o t a l d e 4 4 p á g i n a s t ranscrit as - Tim es New Rom an, 12 – espaçam ent o sim ples) , e tabulação seguindo a proposta do Discurso d o Su j e i t o Co l e t i v o( 1 3 ). Essa p r o p o st a co n si st e

basicam ente em analisar o m aterial verbal, transcrito d a s e n t r e v i st a s, b u sca n d o a s se g u i n t e s f i g u r a s m et od ol óg i cas: as Ex p r essões Ch av es ( ECH) , as I déias Cent rais ( I C) para a const it uição do Discurso do Suj eit o Colet ivo ( DSC) .

Após a organização, t abulação dos dados e r eflexão acer ca dos DSCs elabor ados os t em as que em er g ir am n o est u d o f or am : - “Hu m an ização d o parto: é um a política de saúde que busca m elhorar a assistência à m ulher” ; “Parto hum anizado: é o resgate do part o o m ais nat ural possível” ; “Hum anização do par t o: é a desm edicalização da assist ência” ; “Part o h u m a n i za d o : é u m a m u d a n ça d e p a r a d i g m a n a a ssi st ê n ci a à m u l h e r” ; “Na h u m a n i za çã o a enferm agem contribui com que pode, porém tem seus lim it es” ; “A pior barreira são os m édicos”.

RESULTADOS

Os result ados serão apresent ados de acordo com os t em as, ut ilizando- se alguns discursos ( DSC) e as idéias cent r ais ( I C) que for am a base par a a análise dos dados.

Hum anização do part o: é um a polít ica de saúde que busca m elhorar a assist ência à m ulher

DSC1: a hum anização do part o com eçou com o um a

iniciativa do Ministério da Saúde para redução do núm ero de

cesáreas; e da m ortalidade m aterna e infantil. Em bora se tenha

concepções e práticas diferentes, dependendo do contexto local, é

um processo que vem se intensificando com o aum ento do núm ero

de enferm eiras, com o incent ivo à form ação de enferm eiras

obstétricas; e através dos cursos de especialização financiados

pelo Ministério da Saúde. Assim , tem se m udado a concepção a

(4)

idéia de que parto hum anizado é um parto sem dor, parto com

analgesia, então não é m uito certo o consenso de parto entre as

pessoas. Então não é m uito certo o consenso de parto hum anizado

entre as pessoas. Mas os profissionais têm percebido a m elhora

da assistência tanto para a puérpera quanto para o recém -nascido,

quando há possibilidade de ter tudo natural e de perm anecerem

j unt os ( enferm eiras cont rat adas) .

At r av és do DSC1, pode- se per ceber que as e n f e r m e i r a s a cr e d i t a m q u e , e m b o r a n ã o h a j a consenso sobre o que sej a a hum anização do part o, t r a t a - se d e p r o ce sso q u e é f r u t o d e p o l ít i ca s m i n i st e r i a i s d e sa ú d e q u e b u sca m m e l h o r a r a assist ência à m ulher e ao recém - nascido, at ravés da r e d u çã o d a s t a x a s d e ce sa r i a n a e m o r t a l i d a d e m aterno e infantil e que im plicam no envolvim ento e m elh or a da for m ação das en fer m eir as obst et r as e das concepções e práticas onde ele é feito. No entanto, r ef er i r am p o u co acer ca d o s aco n t eci m en t o s q u e i n f l u e n ci a r a m e ssa a ssi st ê n ci a a se t o r n a r desum anizada, com o a inst it ucionalização do par t o, o i n t e r e sse d a m e d i ci n a p e l a á r e a , a f a l t a d e en f er m eir as ob st et r as n os ser v iços d e saú d e e a p r óp r ia f or m ação d os p r of ission ais d e saú d e q u e visam o biológico e o pat ológico.

Parto hum anizado: é o resgate do parto o m ais natural possív el

DSC2: antigam ente, o parto era natural e era feito em

casa pelas parteiras. Depois os obstetras com eçaram a levar tudo

para o hospital, um evento m ais ligado à doença. Agora, algum as

pessoas, principalm ente as enferm eiras obstetras, com eçaram a

resgatar o conceito de que o parto deva ser o m ais natural possível;

ainda que feito no hospital, pois gravidez não é doença. Deve- se

deixar que a m ulher entenda e vivencie o próprio parto, com o um

evento dela, dim inuindo as técnicas invasivas. Tem gente que

acha que hum anizar o parto é só trazer o acom panhante pra sala,

m as hum anizar é todo um trabalho feito com a gestante, que

com eça no pré-natal e adentra o trabalho de parto e o parto (R2 de

enferm agem obstétrica) .

A a n á l i se d o D SC2 d e m o n st r a q u e a s en fer m eir as r esiden t es do 2 º an o de en fer m agem o b st é t r i ca e n t e n d e m q u e o m o v i m e n t o d a hum anização do par t o t em acont ecido na busca de derrubar a idéia de que gravidez sej a doença e deva ser t rat ada com o t al. As falas sugerem que um dos r esponsáveis pela desum anização t enha sido o fat o d o p ar t o t er d eix ad o o am b ien t e d om iciliar e se em brenhado no am bient e hospit alar.

Há que se destacar que a partir do século XX a inst it ucionalização da assist ência ao part o fez com que pr edom inasse o par t o hospit alar e, assim , “ os cuidados prestados pelas parteiras enquanto m ulheres co n h e ce d o r a s d o s ‘ m i st é r i o s d o p a r t o ’, e q u e acum ularam ao longo dos séculos um ‘saber em pírico’ sobr e a con t in u idade da v ida, passar am a ser de responsabilidade do profissional de saúde”( 14).

Não se pode n egar qu e a t ecn ologia e os e st u d o s ci e n t íf i co s t ê m p r o p o r ci o n a d o a v a n ço s inquestionáveis na qualidade da assistência obstétrica, porém , observa- se que a instrum entalização do parto gerou sua m edicalização( 1- 2). O parto passa a ser visto

co m o i n e r e n t e m e n t e p r o b l e m á t i co , e x i g i n d o a int er v enção m édica com o for m a de gar ant ir o bom r esult ado.

O pr esent e DSC r essalt a a necessidade de se resgat ar um a form a m ais nat ural do nascim ent o. A co n cep ção d o p r o cesso d e h u m an i zação co m o r e sg a t e d o p a r t o m a i s n a t u r a l f o i a p r e se n t a d a , acr escida da idéia de qu e esse pr ocesso som en t e o co r r e r á q u a n d o a s m u l h e r e s se t o r n a r e m pr ot agonist as do par t o e nascim ent o. Dessa for m a, nos leva a crer que com partilham de um a concepção m ais fundam ent ada do processo da hum anização.

Hu m an ização d o p ar t o: é a d esm ed icalização d a assist ência

DSC3: a gente tem que olhar o ser hum ano com o um ser

que t em seus sent im ent os e, port ant o, cuidar dos aspect os

psicológicos, cuidar de t udo. A hum anização com eça pela

necessidade de dim inuir os índices de cesárea, m elhorar a

assist ência e t am bém por causa da post ura hierárquica dos

profissionais m édicos, enferm agem e out ros funcionários do

h osp it al, q u e con sid er am a m u lh er em p osição in f er ior ,

despersonalizando o seu parto. Ainda ao excesso de intervenções

como medicação, toque, aparelho disso e daquilo; enfim, um monte

de parafernália. Às vezes, as parturientes passam fom e e sede.

Portanto, hum anizar o parto é o resgate da form a m ais natural do

n ascim en t o; com o se f osse em casa ( R1 de en f er m agem

obst ét rica) .

(5)

lev am à desper sonalização do seu papel no par t o. Dessa form a, entendem que a assistência precisa ser d esm ed icalizad a p ar a q u e se con sig a alcan çar a h u m an ização.

Em bora não se possa negar que as taxas de cesarianas são a m ais viva evidência do processo de m ed icalização d a v id a d a m u lh er n o p r ocesso d e concepção, dim inuí- las não significa que se est ar á h u m a n i za n d o o p a r t o , u m a v e z q u e a si m p l e s su b st i t u i çã o d a ce sa r i a n a p o r u m p a r t o n o r m a l int ervencionist a ( excesso de exam es vaginais, rot ura a r t i f i ci a l d a s m e m b r a n a s, e p si o t o m i a , p o si çõ e s t r adicionais ent r e out r as) não lev ar á, por si, só à hum anização do part o, haj a vist a que esse processo depende de m udanças de paradigm a.

A m e d i ca l i za çã o d o p a r t o e o a b u so t ecnológico foram favorecidos pelo fat o do part o t er se t r ansfor m ado em at o m édico e hospit alizado, a ev olu ção da pr át ica obst ét r ica e a in st au r ação da m edicin a cien t ífica cooper ou par a a apr opr iação e despersonalização do corpo fem inino, assim “ o corpo fem inino passa a ser arena dos m édicos, onde a lógica m ascu lin a p r ed om in a sob r e a p siq u e f em in in a e, assim , o próprio corpo da m ulher é visto com o canal de parto, um invólucro passível de quem tem o poder de curar”( 15).

Visualiza- se at r av és do DSC3, a per cepção de que o m ovim ent o da hum anização est á ligado à polít ica de dim in u ição de cesar ian as e t am bém à m elh or ia d a assist ên cia, d e f or m a a r esg at ar u m nascim ent o m ais nat ur al. Acr edit am que isso pode ser conseguido com a desm edicalização da assistência e com a m udança da postura dos profissionais frente às necessidades da m ulher.

Parto hum anizado: é um a m udança de paradigm a na assist ência à m ulher

DSC2: hum anizar o parto com eça desde o pré- natal,

tratando a gestante de form a diferenciada, preocupando- se não

só com a barriga e o nenê m as com o m eio em que vivem . Agora,

aqui, dent r o do hospit al, no pr é- par t o, além de per m it ir o

acom panhante de sua escolha, que cuide e tranqüilize, é você

estar proporcionando um am biente aconchegante; que lem bre a

casa dela; é deixar ela viver o parto do j eito que ela gostaria que

fosse, buscando dentro dela esse m elhor j eito; é tratá- la bem ,

pois não adianta nada proporcionar um m onte de coisas, com o não

fazer t ricot om ia, dar com ida, deixar deam bular, não colocar

ocitocina e tratá- la m al; é não invadir tanto a privacidade dela;

não há necessidade de ficar fazendo toques repetitivos um a vez

que existem outros m eios de saber se o trabalho de parto está

evoluindo; é utilizar técnicas não m edicam entosas para aliviar

sua dor, com o colocá- la no banho para relaxar, perm it ir que

deam bule e realizar a m assagem . É tam bém hum anizar o processo

do parto, perm itindo o contato im ediato do recém - nascido com a

m ãe e o acom panhante, e depois todas as questões do Hospital

Am igo da Criança, que estim ulam o aleitam ento m aterno. Enfim ,

é perm itir um parto natural ( R2 enferm agem obstétrica) .

DSC3: parto hum anizado não é só ter acom panhante; e

nem parto sem dor. O parto é hum anizado desde que ela entra

aqui na recepção, de atendê- la bem e com respeito; é conversar

direito com ela e sua família; explicando tudo o que está acontecendo

e o que irá acontecer. Ainda é perm itir que o parto aconteça de

acordo com aquilo que ela acredita; com o m ínim o de intervenções;

é reduzir coisas desnecessárias, tipo a tricotom ia, a lavagem

intestinal, o toque vaginal. Tam bém é a presença do acom panhante

se ela quiser e de escolha dela; é ela estar decidindo se quer ou

não analgesia; é a liberdade de m ovim ento, a ingesta de líquidos,

seria respeitar a vontade dela; e suas particularidades; para que

ela se sinta da m elhor form a possível, tornando o m enos difícil

essa experiência ( R1 enferm agem obstétrica) .

Em r e l a çã o a o si g n i f i ca d o d e p a r t o h u m an izad o ob ser v a- se, at r av és d o DSC, q u e as e n f e r m e i r a s e n t e n d e m se r u m a m u d a n ça d e par adigm a, on de o pr ocesso de gest ação, par t o e pós- parto deve respeitar a m ulher e a fam ília, não só n o a sp e ct o b i o l ó g i co , m a s t a m b é m n o a sp e ct o psicológico, social e cult ural.

Se levar em conta os pressupostos filosóficos e ant r opológicos que fundam ent am a hum anização d o p a r t o , p o d e - se co n st a t a r q u e o s D SCs apresent ados pelas enferm eiras, em bora cont em plem asp ect o s i m p o r t an t es d a h u m an i zação , ai n d a se pr endem m ais às pr át icas m enos int er v encionist as, n e ce ssi t a n d o a ssi m d e m a i s r e f l e x ã o so b r e o nascim ent o.

Na hum anização a enfer m agem cont r ibui com que pode, porém , t em seus lim it es

DSC1: apoiar, ouvir, ficar junto na sala, ajudar e orientar.

Além disso eu sou extremamente adepta ao acompanhante, quando

eu vej o que vai aj udar a paciente, eu divido vários quartos e

coloco todo m undo com acom panhante; em bora aqui a autorização

sej a só para aquelas m enores de dezenove anos e as que vieram

no cursinho de gestante. Além de colocar o acom panhante, oriento

sobre a necessidade do apoio dele para a parturiente. Quanto ao

enem a, tricotom ia, dieta e deam bulação a gente tem respeitado,

m as, por outro lado, os ocitócitos e a analgesia têm sido usados

(6)

até teria com o resolver, m as não é fácil, a gente contribui com o

que pode ( enferm eiras contratadas) .

DSC2: além desse negócio das rotinas que não se faz

tricotom ia, enteroclism a, ocitocina em todo m undo, eu acho que o

que a gente faz m ais por elas, o que a gente pode fazer m esm o,

tem autonom ia para fazer, é orientar. Durante o pré-natal, a gente

tem liberdade de atender a consulta e depois ir discutir, então a

gente faz o que quer, e se for pensar é nesse m om ento que a

gente consegue hum anizar. No centro obstétrico tam bém é m ais

difícil, porque os m édicos ficam em cim a, se a gente coloca no

banho eles tiram , não perm item que elas andem , então a gente

não tem tanta autonom ia. Na verdade acho que a gente sabe

respeitar m ais o m om ento da m ulher (R2 enferm agem obstétrica).

Fica claro nos discursos que as enferm eiras relat am m uit as barreiras, m as que acredit am fazer o que podem , ou sej a, ofer ecem apoio e or ient am , e q u a n d o p er ceb em q u e p o d e a j u d a r, p er m i t em a pr esença do acom panhant e. É im por t ant e r essalt ar q u e , a p e sa r d e i d e n t i f i ca r e m a i m p o r t â n ci a d o acom panhante, colocam - se m oldadas por um a norm a i n st i t u ci o n a l p r é- est a b el eci d a q u e d et er m i n a a s situações na qual o acom panhante é perm itido, o que parece est ar em desacordo com o que det erm ina a legislação. A m ulher t em dir eit o, por lei, a t er um acom panhant e, não cabendo ao pr ofissional decidir qu em é o acom pan h an t e ideal e m u it o m en os as con dições qu e j u st if iqu em a pr esen ça do m esm o. Além de que j á exist em vários t rabalhos m ost rando a im por t ân cia do acom pan h an t e n a pr ev en ção da ocorrência de problem as e int ervenções.

Qu an t o à of er t a d e m ed id as d e con f or t o, r e f e r i d a p e l a s e n f e r m e i r a s, co m o o b a n h o e o am bient e calm o, m uit o se t em discut ido sobre suas vant agens no t rabalho de part o e sua influência na hum anização do part o.

Mu it as são as est r at ég ias q u e p od em ser ut ilizadas par a fav or ecer o m om ent o do par t o t ais com o: am bient e aconchegant e, m assagens, ofert a de líquidos dur ant e o t r abalho de par t o, deam bulação, alívio da dor e presença do acom panhant e, as quais f a ci l m e n t e p o d e m se r d e se n v o l v i d a s p e l a enferm agem( 7- 8,16).

Dos DSCs das enferm eiras em ergiu um tem a principal que rem ete a um a im portante discussão, de qu e, em bor a as en f er m eir as r econ h eçam pr át icas iner ent es à hum anização, colocam - se im pedidas de execut á- las devido à hegem onia m édica( 17).

A enferm eira obstetra é um dos profissionais m a i s a p r o p r i a d o p a r a o a co m p a n h a m e n t o d a gest ação e par t os nor m ais de baix o r isco. Est udos

r e a l i za d o s n a I n g l a t e r r a e Est a d o s Un i d o s d e m o n st r a r a m q u e o s p a r t o s a ssi st i d o s p e l a s enfer m eir as obst et r as apr esent am m enor es índices de cesarianas, de uso de fórceps, de indução do parto, cont r ole elet r ônico do foco e m enor fr eqüência do uso de m edicação, o que r eflet e no nascim ent o de bebês apresent ando m elhores índices de Apgar( 18).

Hist oricam ent e a m edicina foi t ransform ada num poder pela sociedade capitalista com o estratégia de um cont role social e peça fundam ent al do exist ir dessa sociedade. O saber m édico t ransform ou a art e de curar em poder de curar.

Por outro lado, a enferm agem obstétrica, em desvant agem hist ór ica de gêner o, por m uit o t em po não conseguiu for m ar um a cor por ação pr ofissional ca p a z d e co n q u i st a r u m esp a ço co m a u t o n o m i a respeitada, e que foi enfraquecendo pelo poder político d a m ed icin a. Vid e as f alas d as en f er m eir as q u e, m e sm o n o s cu i d a d o s d e r e sp o n sa b i l i d a d e d a e n f e r m a g e m ( b a n h o , d e a m b u l a çã o ) , o co r r e a int erferência decisória da m edicina.

A pior barreira são os m édicos

DSC1: o conceito (de m edicalização) que as pessoas da

equipe trazem antes do conceito de parto hum anizado torna- se

um a bar r eir a, ou sej a, são m uit o v olt adas par a a t écnica,

procedim ento, terapêutica, descartando a parte natural de todo

processo, é com o se o conhecim ento que as pessoas têm de si

próprias, de sua natureza, fossem m enores do que o que a ciência

trouxe ao longo da história. Na equipe, a pior barreira são os

m édicos, se t iv esse n o pr é- par t o en fer m eir as obst ét r icas

trabalhando, a gente conseguiria im plantar a hum anização. Agora,

da part e adm inist rat iva, a barreira com eça no corpo clínico,

questões conceituais e de form ação; porque a própria diretoria

não aceita parto norm al, tiram até sarro, não acreditam m esm o,

porque parto norm al é cesárea para eles. Só acabam fazendo parto

norm al por ser um a exigência da Prefeitura e para ganhar o título

de Hospital Am igo da Criança. A I nstituição tam bém tem que

entender que não é fazendo anestesia de parto em todas as

pacient es que se hum aniza; e nem dim inuindo o núm ero de

cesáreas com o aum ent o de fórceps; m uit o m enos som ent e

pregando que o aleitam ento tem que ser exclusivo; e sim um a

reestruturação educacional com os profissionais; em cim a de

em basam ento científico. Agora não sei dizer se a com unidade

está preparada para este tipo de parto, porque teve um tem po que

o parto era em casa com as parteiras e com toda a m edicalização

os m édicos tornaram -se deuses para com unidade, m as ao m esm o

tem po que ela ficou acostum ada com a sabedoria do profissional,

(7)

atendim ento de dez m inutos não atinge o que precisam . Seria

este o m om ento de levar a com unidade a acreditar no parto

hum anizado com ciência e tecnologia, diferente do antigo parto

dom iciliar ( enferm eiras contratadas) .

DSC2: existem m uitas barreiras, a com eçar por nós, eu

acho que a gente às vezes tem m edo de ousar, m edo do que os

outros vão pensar, de não estar realm ente certo, assim precisam os

saber sem pre o que estam os fazendo, que vai ser o m elhor para

elas e ter coragem para dar a cara para bater. Outro fato é o de se

ter instituído rotinas, de se ter institucionalizado o parto, de

vê-lo com o doença que necessit a de int er v enção; enfim um a

construção social de que o parto é um a coisa dolorida e sofrida.

Por exem plo, o que acontece com a analgesia; eles acham que

esse negócio de banho, m assagem , do contato físico, do carinho,

é m uito de enferm eira; e se querem fazer analgesia eles vão e

fazem , orientando ou não a paciente. O fato de barrar o parto da

enferm eira por causa de pagam ento, de não querer credenciar,

tudo resistência m édica, questões burocráticas. Além de que,

m uitos da equipe acham que esse negócio de hum anizar dá m ais

trabalho com o o pessoal fala, tem que ficar ali do lado, cuidando,

tem que dar atenção, é m uito m ais prático colocar a m ulher na

cam a e deixar lá quieta, colocar soro e fazer nascer logo. Claro que

j á m elhorou m uito, m as com o trabalho de form iguinha; de

boca-a- boca, de pouquinho e vai indo ( R2 enferm agem obstétrica) .

Ao se analisar os DSC ev idencia- se que as enferm eiras, sej am as cont rat adas ou as resident es de enferm agem obstétrica, referem ser a pior barreira a p r á t i ca m éd i ca , u m a v ez q u e é ca r r eg a d a d e conceit os e prát icas m edicalizados.

Há que se r essalt ar, com o apont ado pelas enferm eiras, que m uit as vezes a própria enferm eira t em m edo de ou sar, sen t in do- se in segu r a n a su a a t u a çã o e t e m e n d o j u l g a m e n t o d o s o u t r o s p r o f i ssi o n a i s. Au t o n o m i a é u m a ca r a ct e r íst i ca co n q u i st a d a e n ã o d a d a e , n e sse se n t i d o , a s e n f e r m e i r a s p r e ci sa m se co l o ca r e m co m o p r ot ag on ist as d o p r ocesso, acr ed it an d o n as su as capacidades de hum anizar a assist ência.

Fi n a l i za n d o , o s D SCs m o st r a m q u e a s enfer m eir as, em bor a t enham um conceit o bast ant e

h o m o g ê n e o e co n d i ze n t e co m a s p r o p o st a s d e h u m an ização, ain da t êm su a at u ação lim it ada por fat ores sociocult urais e inst it ucionais, reconhecendo co m o b a r r e i r a s a m e d i ca l i za çã o d o p a r t o , a h e g e m o n i a m é d i ca e a f a l t a d e a u t o n o m i a d a en f er m eir a.

CONSI DERAÇÕES FI NAI S

Os dados em píricos obtidos nos Discursos do Suj eit o Colet iv o do pr esent e est udo dem onst r ar am que m uit o j á se avançou na busca da hum anização, por ém , ainda ex ist em dist or ções sobr e o pr ocesso da hum anização.

Os r e su l t a d o s e v i d e n ci a r a m q u e a s e n f e r m e i r a s e n t e n d e m q u e o p r o ce sso d e h u m a n i za çã o se d e u p o r i m p o si çã o d a p o l ít i ca governam ental, a qual obj etiva a dim inuição das taxas de cesarianas e a m elhoria da assist ência à m ulher. Acredit am que, para que isso ocorra, há necessidade de m udança de paradigm a, na qual incluam a m ulher com o prot agonist a do processo.

Na p r á t i ca co t i d i a n a o q u e m a i s a s e n f e r m e i r a s co n se g u e m r e a l i za r é o a p o i o e or ien t ação at r av és d os cu r sos d e g est an t e, m as p r o cu r a m o f e r e ce r m e d i d a s d e co n f o r t o co m o am bient e calm o e banho, per m it ir acom panhant e e evit ar int ervenções com o a t ricot om ia, enem a e uso de ocit ocina.

As m ulheres precisam ser educadas, dando a elas est ím ulo par a ser em pr ot agonist as de suas v i d as, i n cl u i n d o n ão só a v i d a r ep r od u t i v a, m as t am bém seu em poder am ent o, par a se defender da discrim inação e da violência( 19).

I ndiv íduos r espeit ados no seu pr ocesso de n a scer ( a co l h i d o s) sã o , p o t en ci a l m en t e, f u t u r o s cidadãos r esolv idos, com m en or pot en cial par a se envolverem com a droga e a violência. “ Para m udar a vida é preciso prim eiro m udar a form a de nascer”( 16).

REFERÊNCI AS BI BLI OGRÁFI CAS

1 . Ch av es I MM, Per eir a RI C, Bast os CO, Per eir a RR. O anest esiologist a no part o hum anizado. [ Acesso 16 Jan 2002] . D i sp o n ív e l e m : URL: h t t p : / / w w w . cl a sa - a n e st e si a . o r g / apendice/ o_anest esiologist a_no_par t o_hum anizado. ht m 2. Cecat t i JG, Pires HMB, Goldenberg P. Cesáreas no Brasil: um dir eit o de opção? I n: Galv ão L, Díaz J, or ganizador es. Saú d e Sex u al e Rep r od u t iv a n o Br asil. São Pau lo ( SP) : Hu cit ec/ Popu lat ion Cou n cil; 1 9 9 9 .

3. Osava RH. Assist ência ao part o no Brasil: o lugar do não-m édico. [ Tese] . São Paulo ( SP) : Faculdade de Saúde Pública/ USP; 1 9 9 7 .

4. Tanak a ACd’A. Mat er nidade: dilem a ent r e nascim ent o e m or t e. São Paulo ( SP) : Hucit ec/ Abr asco; 1995.

(8)

6. Miyake K. O fut uro da obst et rícia no m undo. I n: Relat ório Con f er ên cia Nacion al sobr e or gan ização de ser v iços par a m at ernidade segura à luz da hum anização; 1998. Fort aleza; 1 9 9 8 .

7 . Jon es RH. Hu m an ização d o p ar t o: q u al o v er d ad eir o si g n i f i ca d o ? [ Ace sso 1 6 Ja n 2 0 0 2 ] . D i sp o n ív e l e m : URL: ht t p: / / w w w .am igasdopar t o.com .br / ac015.ht m l. 8 . Lar g u r a M. Assi st ên ci a ao p ar t o n o Br asi l : asp ect o s espir it uais, psicológicos, biológicos e sociais. Um a análise cr ít ica. Por um par t o m ais hum ano e solidár io. 2ª ed. São Paulo ( SP) : Sarvier; 2000.

9. Minist ério da Saúde ( BR) . Assist ência pré- nat al: m anual t écnico. Br asília: MS; 2000.

10. Minist ério da Saúde ( BR) . Port aria MS/ GM nº 569, 01 de j u n h o d e 2 0 0 0 . [ Acesso em 2 2 Ag o 2 0 0 0 ] . D i sp o n ív el em : URL: ht t p: / / www.saude.gov.br/ Program as/ m ulher/ hum an. 1 1 . Min ay o MCS. O d esaf io d o con h ecim en t o: p esq u isa qualit at iva. 7ª ed. São Paulo ( SP) : Hucit ec/ Abrasco; 2000. 1 2 . Ma t e r ( RP) . Re l a t ó r i o Té cn i co d a Ma t e r n i d a d e d o Com plexo Aeroport o. Ribeirão Pret o: Fundação Mat ernidade Sinhá Junqueira; 2002.

1 3 . Lef èv r e F, Lef èv r e AMC, Teix eir a JJV. O d iscu r so d o suj eit o colet ivo: um a abordagem m et odológica em pesquisa qualit at iv a. Cax ias do Sul: EDUSCS; 2000.

14. Nascim ent o MGP, Sant os OMB, Souza ML. Vivenciando o processo do nascim ent o. Text o & Cont ext o Enferm agem 1997 j aneir o/ abr il; 6( 1) : 157- 67.

15. Tanaka ACd’A, Alvarenga AT. Tecnologia e m edicalização n a co n ce p çã o e a n t i co n ce p çã o . I n : Ga l v ã o L, D ía z J, or ganizador es. Saúde Sex ual e Repr odut iv a no Br asil. São Paulo ( SP) : Hucit ec/ Populat ion Council; 1999.

16. Odent M. O renascim ent o do part o. Florianópolis: Saint Ger m ain; 2002.

17. Foucault M. Micr ofísica do poder. 3ª ed. Rio de Janeir o ( RJ) : Graal; 1982.

18. Merighi MAB, Gualda DMR. Anat om ia de um a conciliação: a enferm eira obst et ra e as t endências de assist ência à m ulher no pr oicesso de n ascim ent o. Rev Diagn Tr at am en t o 2 0 0 2 abril/ m aio/ j unho; 7( 2) : 6- 10.

1 9 . Br ü g g em an n OM. Bu scan d o co n h ecer as d i f er en t es par t it ur as da hum anização. I n: Oliv eir a ME, Zam pier i FM, Brüggem ann OM. A m elodia da hum anização: reflexões sobre o cuidado no processo do nascim ent o. Florianópolis: Cidade Fut ur a; 2001.

Referências

Documentos relacionados

La finalidad de est e est udio descr ipt iv o con apr ox im ación cualit at iv a fue car act er izar las per cepciones de personas con sordera severa o profunda sobre el proceso de

La f in alidad de est e est udio cuant it at ivo fue ident ificar ent re enferm eros con cuales sust ancias quím icas t ienen cont act o ocupacional, cuales sust ancias

La finalidad del est udio fue ident ificar fact ores asociados a los accident es percut áneos en el equipo de enferm ería de u n h ospit al t er ciar io.. The result s support t

El obj et ivo de est e est udio fue evaluar la calidad de vida de pacient es con enferm edades aut o- inm unes ( EAI ) , som et idos al Transplant e de Médula Ósea ( TMO) , en dos m

Visando la prom oción de la salud, el obj etivo de este est udio fue ident ificar el apoyo social de las fam ilias de niños con diagnóstico de insuficiencia renal crónica,

El obj et ivo de est e est udio fue com prender el significado de la vivencia del proceso de cuidar de niños con anom alía congénit a baj o la perspect iva de la fam ilia..

El obj et ivo de est e est udio fue ident ificar la exact it ud del exam en de orina sim ple para diagnost icar I TU en gest ant es de baj o riesgo.. El análisis de los v alor es de

El obj et ivo de est e est udio fue ident ificar la r elación ent r e una m edida de vulner abilidad social ( I PVS) y algunos indicador es de apoyo fam iliar par a ancianos, con