• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - agosto - 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - agosto - 2008"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

:NOVOS PROFESSORESNA DIREITO GV

: REVISTA GETULIO COMPLETA PROCESSO DE FILIAÇÃO AO IVC E LANÇAMENTO DO NÚMERO 10

: PROFESSORES DA DIREITO GV EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

:EMBAIXADOR BRASILEIRO NA ESPANHA NA DIREITO GV

:DIREITO GV NA MÍDIA

: A REVISTA DIREITO GV INDICA: ARTIGOS DE INTERESSE

:LEIA OS LIVROS DIREITO GV

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05 : 06 : 07 : 08 : 09 : 10 : 11

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3281.3310 (11) 3281.3306 : GRADUAÇÃO

:NOTÍCIAS

: EVENTOS

:DIREITO GV NA MÍDIA

: PONTES

: LEIA OS LIVROS DIREITO GV

(2)

: LINKS DIREITO GV

: GRADUAÇÃO

GRADUAÇÃO

PÓS- GRADUAÇÃO GVlaw

MESTRADO EM DIREITO E DESENVOLVIMENTO

EVENTOS

REVISTA DIREITO GV

REVISTA GETÚLIO

PONTES

BOLETIM DIREITO GV

BOLETIM EDUCAÇÃO JURÍDICA

WORKING PAPERS

: DIREITO GV CONTRATA NOVOS PROFESSORES A DIREITO GV contratou quatro novos professores em período parcial para ministrar disciplinas no curso de gra-duação: Cristiano de Sousa Zanetti, que ministrará a disciplina de Contratos Empresariais Contemporâneos; Daniela Romanelli da Silva, de Filosofia Política; Karime Costalunga, que lecionará Direito de Família; e Rodrigo Pagani de Souza, que ministrará a disciplina de Direito Administrativo II.

: DIREITO GV CONTRATA NOVOS PROFESSORES PARA O ESCRITÓRIO-MODELO

ADIREITO GV finalizou o processo seletivo para contra-tar quatro professores que se dedicarão em tempo parcial às atividades do escritório-modelo. Os escolhidos para ocupar as cadeiras de Direito Tributário, Direito dos Negócios, Direito Penal Econômico e Direito Global foram, respectivamente, Vanessa Rahal Canado,Lie Uema do Carmo,Marta Cristina Cury Saad GimeneseClávio de Melo Valença Filho.

Vanessa Rahal Canado(27) trabalha atualmente no escri-tório Barbosa, Müssrich e Aragão, onde atua na área de contencioso administrativo e é autora da dissertação de mestrado, apresentada à PUC-SP, intitulada A Regra-Matriz da Destinação na CPMF, sob orientação do profes-sor Paulo de Barros Carvalho.

Lie Uema do Carmo é formada pela PUC e também trabalho

de direito societário, fusões e aquisições e direito contratual. Em 2006, apresentou dissertação de mestrado sobre o tema

Análise Econômica da Interpretação Contratual, em que obteve 2/3 dos créditos para o doutorado.

Marta Cristina Cury Saad Gimenesé mestra e doutora em processo penal pela Universidade de São Paulo e teve atuações no Ministério Publico do Estado de São Paulo, junto à 6ª Promotoria de Justiça Criminal da cidade de São Paulo, foi advogada do escritório Celso Campos Petroni e Advogados Associados e atua em escritório próprio, na área criminal. Marta Cristina Cury Saad Gimenes tam-bém assessorou o ministro Cezar Peluso (STF), entre outu-bro de 2005 e dezemoutu-bro de 2007.

Por fim, o escolhido para ocupar a cadeira de Direito Global foi Clávio de Melo Valença Filho. Formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Clávio de Melo Valença Filho é doutor em Direito Internacional pela Universidade de Paris II (Panthéon-Assas), sob orientação do Prof. Charles Jarrosson, com LLM pela PUC-SP, com sustentação de dissertação intitulada A Participação do Juiz Estatal na Fase Pós-Arbitral, sob a orientação da Profa. Maristela Basso, em que obteve nota máxima. É conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado de Pernambuco, e sócio do Castro, Valença, Lee e Araújo Sociedade de Advogados, em Recife.

(3)

: NOTÍCIAS

: COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR

DA DIREITO GV

A DIREITO GV iniciou as inscrições para o vestibular 2009 em 14 de julho, disponibilizando o manual do candi-dato na Internet. As inscrições vão até o dia 22 de setem-bro (18h), sendo que, se o candidato efetuar a inscrição até o dia 14 de agosto (18h), pagará taxa de R$ 75,00. Após esta data, a taxa cobrada será de R$ 150,00. Para mais informações, clique aqui.

O processo seletivo traz uma novidade em relação ao ano passado: a prova dissertativa de português, da pri-meira fase, terá nota de corte 3,0. No ano passado, a prova de inglês, redação e os exames da segunda fase já contavam com esta nota de corte, o que continuará neste ano.

A primeira fase será realizada nos dias 2 e 9 de novem-bro, com provas dissertativas de redação, língua portu-guesa, inglês, artes visuais e literatura, história, geografia, raciocínio lógico-matemático. A segunda fase, que con-sistirá em exame oral, será entre os dias 08 e 13 de dezembro. A divulgação do resultado final está prevista para 18 de dezembro.

ADIREITO GV já divulgou a lista de obras de literatura, artes visuais e cinema obrigatórias para o vestibular 2009. Para acessá-la, clique aqui.

: REVISTA GETULIO COMPLETA PROCESSO DE FILIAÇÃO AO IVC

A Revista Getulio, publicação editada pelo GVlaw,

programa modular de especialização e educação continuada em direito da DIREITO GV, chega à 10ª edição com uma novidade: a publicação acaba de completar o processo de filiação ao Instituto Verificador de Circulação (IVC), um dos mais prestigiados institutos voltados à auditoria de circulação de publicações no Brasil.

Cleiton Teixeira, coordenador de circulação do IVC, explica que o processo já durava alguns meses. Durante esse período, dado aos editores da publicação para adequá-la às normas técnicas de qualidade exigidas pelo instituto, a Revista Getulio passou por uma auditoria prévia que identificou sua distribuição e circulação.

“Após a conclusão do processo de filiação, as informações geradas pelo processo de

auditoria passam a fazer parte do banco de dados do IVC, que aponta aspectos como distribuição geográfica, número de exemplares comercializados por meio de assinaturas e venda avulsa, bem como a tiragem da publicação. Todos esses dados são auditados trimestralmente pelo instituto e servem como parâmetros para profissionais de

marketing que atuam em seus planejamentos de mídia. A filiação ao IVC imprime maior visibilidade da publicação a esse público”, conclui o especialista.

: EDIÇÃO 10

Dizem que o Brasil é o país do futuro e ele já chegou. A pergunta que fica - e que a 10ª. edição da Revista Getulio tenta responder - é se o Brasil deu certo. Em uma ampla reportagem que costura diferentes visões sobre o momento... continua >>

(4)

<< volta ...atual, a equipe de jornalistas buscou a opinião do professor e acadêmico Gilberto Dupas; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; e o ministro da Justiça, Tarso Genro, sobre o futuro do país, em um quadro que mostra as diferenças e

similaridades entre as opiniões das três autoridades. Ainda dentro da discussão em relação ao futuro, o jornalista e professor Rolf Kuntz escreveu sobre as contribuições do direito na construção das bases para este futuro da sociedade e economia do Brasil, visto sob a ótica da segurança jurídica.

Em outra reportagem de peso, a equipe da Revista Getulio retomou a história da Fundação Getulio Vargas, única instituição brasileira indicada entre os trinta melhores centros de estudo do mundo, de acordo com pesquisa do instituto Think Tanks and Civil Societies Program, com sede na Filadélfia (Estados Unidos).

Esta reportagem buscou contextualizar esse momento alçado pela Fundação com o bom momento que vive a economia. Para isso, foram ouvidos especialistas renomados, como o professor Luiz Guilherme Schymura; Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp; Rogério Cezar de Cerqueira Leite, físico, professor emérito da

Unicamp e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo.

Em depoimento concedido ao editor da Revista Getulio, Carlos Castos, o presidente da Fundação Getulio Vargas, Carlos Ivan Simonsen Leal, traça uma análise sobre o futuro. O executivo aponta que a meta é fortalecer a FGV para construir pontes para outros think tanks mundiais, competindo em igualdade de condições. “Temos um grande projeto, o de desenvolver o Brasil. A FGV é um centro de estudos que se alimenta das suas escolas e institutos para gerar e difundir conhecimento. A soma do todo é maior do que a soma individual de seus componentes”.

Sobre a economia brasileira, Carlos Ivan Simonsen Leal afirma, na entrevista concedida à Revista Getulio: “O momento atual da economia brasileira é excelente. E partiu de uma medida fundamental, o ajuste fiscal 2003/2004. Sem o ajuste, mesmo com o ambiente externo favorável, não estaríamos colhendo os frutos. O atual momento só foi possível porque houve um presidente com capital político suficiente para investir no desgaste de fazer tal ajuste. Do Plano Real em 1994 até meados de 2002, houve um grande

esforço para baixar a inflação. No momento possível, veio o ajuste fiscal mais forte, o que consolidou uma situação da qual nos beneficiamos hoje. Se perdermos o ajuste fiscal, podemos perder a bonança. Não existe milagre em

economia. Existe esforço, trabalho, planejamento”.

Outro destaque da Revista Getulio foi a discussão levantada sobre o tratamento da imprensa a alguns casos caros ao direito. O jornalista Gabriel Kwak foi ouvir Carlos Eduardo Lins da Silva, ombusdman da Folha; Heródoto Barbeiro, responsável pelo sistema Globo de rádio e apresentador do Jornal da Cultura; e outros especialistas na área para debater como casos como o da menina Isabella põe a descoberto o despreparo da imprensa em tratar de temas afetos ao mundo do direito.

: MAÍRA ROCHA MACHADO PARTICIPOU DE CONGRESSO SOBRE PENAS ALTERNATIVAS EM BRASÍLIA

(5)

<< volta ...da professora Karina Vasconcellos, da

Unicap, de Pernambuco, do Diretor Geral do

Depen (Diretor Geral do Departamento

Penitenciário Nacional), Mauricio Kuehne, e do juiz de direito Luiz Zilmar dos Santos Pires, membro do

Conapa de Tocantins. O evento contou com a abertura do ministro da Justiça, Tarso Genro.

: EURICO MARCOS DINIZ DE SANTI LIDERA GRUPO SOBRE PROVAS NO PROCESSO FISCAL

Em 8 de julho, ocorreu a primeira reunião do

Grupo de Pesquisa sobre provas, presunções e “verdade” no processo fiscal, criado pela Superintendência da Receita Federal em São

Paulo, com o apoio da DIREITO GVe coordenado pelos professores Marcos Vinicius Neder (SRF-Conselho de Contribuintes), Maria Rita Ferragut (PUC/FEA)

eEurico Marcos Diniz de Santi(DIREITO GV). Formado por mais de 20 investigadores, entre

agentes fiscais, julgadores tributários das esferas federal, estadual e municipal, procuradores e advogados, o projeto tem como objetivo principal

levantar problemas empíricos sobre a aplicação da prova no processo fiscal, diagnosticar problemas e gargalos legais e propor eventuais mudanças institucionais.

: MARTA RODRIGUEZ DE ASSIS MACHADO PARTICIPA DE CONGRESSO EM MILÃO A professora de direito e processo penal Marta

Rodriguez de Assis Machado(DIREITO GV) participou do encontro anual do Comitê de Pesquisa em Sociologia do Direito (RCSL), em Milão, entre 9 e 12 de julho, a convite da

Associação de Estudo de Direito e Sociedade e do Departamento de Sociologia do Direito da Associação Italiana de Sociologia, da

Universidade de Milão-Bicocca, da Unversidade de Insubria-Como e do Centro Nacional de Prevenção e Defesa Social.

Durante a exposição houve painéis sobre ecologia, integração européia, mercados econômicos, saúde e assistência social,

identidades e religião, mída e Internet, sistemas legais e seus riscos, guerra e terrorismo, direito e família, direito e antropologia, segurança e

controle social, entre outros assuntos.

A professora apresentou o paper Pre-emption and punishment in the risk society. Pre-emption

pode ser traduzido como um termo que define o conflito de normas entre a esferas federal e estadual de um país. O paper pretende debater

a relação existente entre esses conflitos e o sistema de penas em uma sociedade de risco.

: MARCO AURÉLIO GRECO NO ENCONTRO ANUAL DA EUROPEAN ASSOCIATION OF TAX LAW PROFESSORS

O professor Marco Aurélio Greco, coordenador acadêmico do curso de planejamento tributário do GVlaw, participou do encontro anual da European Association of Tax Law, da qual é membro. O encontro aconteceu entre 10 e 12 de julho em Cambridge.

: MICHELLE RATTON SANCHEZ ORGANIZOU CONFERÊNCIA DA SOCIETY OF

INTERNATIONAL ECONOMIC LAW E PARTICIPOU DE SEMINÁRIO NA CHINA Em 15 de julho, profissionais do direito, advogados, funcionários estrangeiros e acadêmicos se reuniram no âmbito da conferência inaugural da Society of International Economic Law para organizar um encontro regional para a América Latina. Na ocasião, houve um primeiro debate sobre Os desafios do Direito Internacional Econômico na América Latina, com o objetivo de formar uma rede de profissionais na região com interesse na área.

(6)

<< volta ...outro encontro a ser realizado em São Paulo, no final do segundo semestre de 2008. A DIREITO GVapoiou o encontro e a professora Michelle Ratton Sanchezfoi uma de suas coordenadoras.

Além disso, Michelle Ratton Sanchez, professora de direito internacional econômico da DIREITO GV, falou a membros do governo, acadêmicos e empresários chineses sobre a experiência do Brasil na utilização dos mecanismos de controvérsia da OMC, em Beijing, em 10 de julho.

“O ingresso da China na OMC ainda é muito recente e os chineses estão interessados em acompanhar todos os painéis da OMC e aprender o quanto antes a utilizar os mecanismos

disponibilizados por essa organização

internacional. O Brasil, por ser um dos países que mais tem se valido - e com sucesso - das soluções de controvérsias da OMC, desenvolveu know-how

e capital humano que desperta o interesse de outros países em desenvolvimento como modelo”, analisa Michelle Ratton Sanchez (DIREITO GV).

: ANNA LUIZA DO AMARAL BORANGA PROFERIU PALESTRA NO MATO GROSSO DO SUL

Anna Luiza do Amaral Boranga(DIREITO GV), presidente da Fenalawe professora do curso de

administração legal para advogadosdo GVlaw

foi convidada pela OAB de Campo Grande (MS), para ministrar palestra sobre Administração Legal para Advogados - Marketing e Planejamento. O evento aconteceu em 24 de julho.

O convite surgiu por conta da trajetória profissional da consultora. Anna Luiza do Amaral Borangatem em seu currículo

experiência de quase 20 anos em administração e gestão de escritórios de advocacia. Ao longo desses anos, esteve à frente da assessoria de mais de 100 escritórios, entre eles Tozzini e Freire; Trench, Rossi e Watanabe; e Márcio Thomaz Bastos, além de ter se tornado a primeira latino-americana da Association of Legal Administrators(ALA) e ter trazido para o Brasil a Fenalaw.

: PROFESSOR DA DIREITO GV É INDICADO AO CONSELHO DO CADE

Vinicius Carvalhoé o mais novo indicado ao Conselho do Conselho de Administração da Defesa Econômica (Cade), substituindo a vaga de Luiz Fernando Rigatto Vasconcellos, cujo mandato vence em 27 de julho.

Vinicius Carvalhoé doutor em Direito Comercial pela USP e em Direito Comparado pela Sorbonne

e ministra aulas no Curso de Especialização em Direito Econômico e Direito Empresarial do GVlaw. Ele também é professor de Professor de Prática Jurídica DIREITO GV.

: DANILO BORGES DOS SANTOS GOMES DE ARAUJO DEFENDE TESE EM ROMA Danilo Borges dos Santos Gomes de Araujo (DIREITO GV), professor de direito societário, passou o mês de julho na Itália, onde defendeu tese de doutorado junto à Università degli Studi di Roma II “Tor Vergata”.

O professor foi admitido no dottorato di ricerca

da Universidade de Roma em 2002 e, por ter ficado em primeiro no concurso de admissão, foi contemplado com uma bolsa de estudos trienal da Universidade de Roma.

O título da tese é: A Responsabilidade por Direção Unitária como Mecanismo de Equacionamento dos Diversos Interesses Envolvidos em um Grupo de Sociedades. Considerações no Âmbito do Sistema Jurídico Romanístico.

(7)

: DIREITO GV RECEBEU O PROFESSOR FLORÊNCIO LOPEZ DE-SILANES

A atuação das empresas estatais na economia, o dile-ma hamletiano que envolve a auto-regulação de órgãos como a CVM ou mesmo a discussão do papel das agên-cias reguladoras na mediação entre empresas e usuá-rios de serviços públicos são alguns dos inúmeros exem-plos do aumento da intervenção das instituições do direi-to na economia, principalmente na última década.

Estudar a correlação entre a influência das característi-cas de um sistema legal no desempenho econômico de um país foi o desafio imposto aos professores, Rafael La Porta, Florêncio Lopez de-Silanes André Shleifer em The Economic Consequences of Legal Origins.

O professor Florêncio, que ministra as disciplinas de Direito e Finanças da EDHEC Business School, na França, ex-pro-fessor de finanças e economia da escola de Administração de Yale e ex-professor associado de políticas públicas da universidade de Harvard, ministrou palestra na DIREITO GV, em 30 de julho, para apresentar o texto, que será publi-cado no Journal of Economics Literature.

Florencio Lopez de-Silanes é o segundo cientista mais citado em reportagens de negócios e economia no perío-do de 1997 a 2007 de acorperío-do com a Thomson Scientific’s Essential Science Indicator e co-autor de renomados textos, como Investor Protection and Corporate Governance,Law and FinanceeWhat Works in Securities Laws.

: DIREITO GV RECEBE O PROFESSOR SUÍÇO BRUNO GURTNER

ADIREITO GV recebeu, para uma reunião, o professor suíço Bruno Gurtner, economista sênior da Coalização Suíça para o Desenvolvimento – Tax Justice Network, para apresentar a um grupo de profissionais envolvidos no direi-to tributário as principais diretrizes da organização.

O Tax Justice Network foi criado para incentivar maior transparência nas finanças internacionais, fomentando um projeto para utilizar a estrutura tributárias dos paí-ses como forma de alavancar o desenvolvimento e dimi-nuir as diferenças sociais. Com isso, promove-se maior controle dos gastos com os tributos arrecadados e se combate a evasão de impostos e mecanismos utilizados pelos detentores de riquezas para escapar de suas res-ponsabilidades sociais.

Entre os temas principais debatidos pela Tax Justice Network, encontram-se:

• suporte para financiamento sustentável ao desenvolvimento;

• suporte para cooperação em material de crime tributário ou envolvendo regulações;

• oposição a mecanismos de finanças offshore;

• apoio à transparência e oposição à corrupção;

• apoio a mercados mais competitivos;

• sistemas tributários progressivos e igualitários;

• apoio à responsabilidade e governanca corporativa; e

• apoio a maior controle nos gastos de recursos arrecadados e à cultura da responsabilidade.

O Tax Justice Networké formado por economistas e profissionais nas áreas financeira e tributária, contado-res, advogados, acadêmicos e escritórios e tem como objetivo apoiar uma crescente comunidade de indivíduos, profissionais, participantes de ONGs e acadêmicos em prol de uma sociedade mais justa.

: DIREITO GV RECEBE EMBAIXADOR BRASILEIRO NA ESPANHA E DIRETOR DA FUNDACIÓN CULTURAL HISPANO-BRASILEÑA

Uma comissão de professores da DIREITO GV, forma-da pelo diretor Paulo Clarindo Goldschmidt, pela coor-denadora de Relações Internacionais, Maria Lucia Labate Mantovanini Padua Lima (DIREITO GV), e pelos professores Eurico Marcos Diniz de Santi (DIREITO GV) e Carlos Guilherme Santos Serôa da Mota (DIREITO GV) recebeu, em 16 de julho, o embaixador brasileiro na Espanha, José Viegas Filho, e o diretor geral da Fundación Cultural Hispano-Brasileña, Rafael López de Andújar y Canovas del Castillo.

O encontro propiciou a apresentação recíproca das ati-vidades tanto da DIREITO GV quanto da Fundación Cultural Hispano-Brasileña e inaugurou uma aproximação entre as duas entidades, com o objetivo de estreitar a coo-peração no campo acadêmico e cultural, aproveitando as sinergias existentes entre as culturas dos dois países.

(8)

A Fundación Cultural Hispano-Brasileña foi criada em 2001 por iniciativa da Embaixada do Brasil na Espanha e da Universidade de Salamanca. Sua missão é fomentar e desenvolver a cultura brasileira na Espanha, financiando e promovendo atividades acadêmicas, científicas e culturais. A fundação tem como presidentes de honra o rei da Espanha, d. Juan Carlos I, e o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

: DIREITO GV NA MÍDIA

:Na semana de 9 de julho, o aluno do quarto ano Luiz Antonio de Andradefoi entrevistado pela Revista Veja – onde saiu com foto produzida na Escola – sobre as novas perspectivas para pessoas na faixa dos 50 anos.

:O professor Carlos Ari Sundfeld (DIREITO GV) concedeu entrevista ao jornal O Globo, publicada em 10 de julho, fazendo balanço sobre os dez anos das privatizações das empresas de telecomunicações.

:A professora Anna Luiza do Amaral Boranga(DIREITO GV) concedeu entrevista

à Revista Você S.A. de julho falando sobre

política de remuneração para diretores jurídicos de empresas privadas

:O Blog de Frederico Vasconcelos, um dos mais importantes repórteres do universo judiciário do Brasil, trouxe notas sobre a pesquisa sobre crimes financeiros divulgada pela professora Maíra Rocha Machado (DIREITO GV) e sobre o lançamento do livro

Direito Penal Econômico (série GVlaw) organizado pelos professores Theodomiro Dias Neto,Flavia Rahal Bresser Pereirae Celso Sanchez Vilardi (DIREITO GV).

:Foi publicada em 4 de julho, entrevista com a professora Érica Cristina Rocha Gorga (DIREITO GV) concedida ao jornal Valor Econômico sobre a possibilidade de a CVM regulamentar o papel dos bancos no lançamento de ofertas de ações.

Em 14 de julho, a professora concedeu entrevista à Gazeta Mercantil, publicada na matéria CVM planeja terceirizar análises.

Os resultados de estudo da professora foram divulgados na matéria Capital pulverizado ganha mais força na Bovespano jornal O Estado de São Paulo, em 21 de julho, juntamente com entrevista.

A pesquisa da professora sobre o aumento da dispersão de capital acionário entre as empresas negociadas em bolsa ganhou destaque nacional, com matérias publicadas nos jornais Jornal do Commercio, Portal Exame, O Povo , Diário do Grande ABC, Diário do Comercio , Último Segundo, FinanceOne, Tribuna da Imprensa, Cruzeiro do Sul, Diário dos Fundos de Pensão e Repórter Diário on line. O assunto mereceu destaque em editorial da Gazeta Mercantil de 23 de julho.

A Gazeta Mercantil também publicou o artigo

As supostas “poison pills” do Brasil e a dos EUA, de autoria da professora. O assunto também foi alvo de matéria produzida pela revista Razão Contábil (edição de julho).

(9)

<< volta ...de Pernambuco em 08 de julho. O assunto foi comentado em editorial do Jornal da Tarde de 13 de julho

:O jornal O Correio Popular publicou, em 7 de julho, matéria sobre Sispenas, ouvindo a professora Marta Rodriguez de Assis Machado (DIREITO GV).

:O professor Celso Sanchez Vilardi (DIREITO GV), coordenador do curso de Direito Penal Econômico do GVlaw, concedeu entrevista à rádio CBN sobre o julgamento de crimes de colarinho branco, por ocasião do caso Cacciola.

: Anna Luiza do Amaral Boranga (DIREITO GV), coordenadora do curso de Administração Legal para Advogados, foi tema de nota para a coluna Mercado Aberto, do jornal Folha de São Paulo em 08 de julho. A executiva também concedeu entrevista à Gazeta Mercantil, publicada em 21 de julho, sobre a Fenalaw.

:Em 9 de julho, o Jornal do Commercio trouxe resenha do livro de Direito Penal Econômico

(série GVlaw).

: O professor Carlos Ari Sundfeld(DIREITO GV) conceceu entrevista ao O Estado de São Paulo, em 11 de julho, sobre acesso à justiça e caso Daniel Dantas. A entrevista também repercutiu no Globonews.

: A edição da Folha de São Paulo de 12 de julho trouxe matéria com opinião de diversos advogados sobre os impactos da operação Satiagraha nas instituições. Entre eles, o professor Celso Sanchez Vilardi (DIREITO GV).

: A pesquisa sobre crimes financeiros, coordenada pelas professoras Maíra Rocha Machado,Marta Rodriguez de Assis Machado eMarta Cristina Cury Saad Gimenes, foi assunto do jornal O Estado de São Paulo de 13 de julho, com amplo destaque. A pesquisa foi replicada nos jornais A Tribuna de Santos, Cruzeiro do Sul, Bandnews, Globonews, O Dia, Zero Hora, TV Gazeta, Correio Popular, Diário do Grande ABC.

:O coordenador de pesquisa da DIREITO GV, Mario Gomes Schapiro, publicou artigo sobre política industrial e defesa

da concorrência na Gazeta Mercantil de 17 de julho.

:O diretor da DIREITO GV,Ary Oswaldo Mattos Filho, concedeu entrevista à Gazeta Mercantil sobre punição e regulamentação de lançamento de BDR’s. A matéria foi divulgada em 17 de julho.

: O professor Theodomiro Dias Neto (DIREITO GV) concedeu entrevista à revista Trip sobre as mudanças na arquitetura advindas pelo medo e pelo advento da violência.

:Em nota no site Propaganda e Marketing, portal voltado para o público do meio de publicidade, foi noticiado o término do processo de filiação da Revista Getulio ao IVC. Mesmo assunto foi anunciado no portal Última Instância.

(10)

: PONTES

Em 07 de julho, foi publicado o número 13 do Pontes Quinzenal. Em 21 de julho, foi publicado o número 14 do volume 3. Nesta edição:

Notícias multilaterais

* MINI-MINISTERIAL DE GENEBRA: AGORA OU NUNCA

* G-8 DISCUTE RODADA DOHA, CLIMA E SEGURANÇA ALIMENTAR

Notícias regionais

* MDIC E APEX: “AGENDA CHINA” ENVIA MISSÃO DE EMPRESÁRIOS BRASILEIROS À CHINA

* BRASIL PROMOVE COOPERAÇÃO SUL-SUL NO SUDESTE ASIÁTICO

Breve informe multilateral

* MERCADO DE CARBONO:

EUROPA INCLUI AVIAÇÃO EM REGIME DE COMÉRCIO DE LICENÇAS

Breves informes regionais

* REQUISITOS SÓCIO-AMBIENTAIS PARA O ETANOL: UE E BRASIL DISCORDAM

* MINISTÉRIO DA AGRICULTURA LANÇA PRIMEIRA RESPOSTA INSTITUCIONAL À ALTA DOS ALIMENTOS

Informações úteis

Na segunda semana de julho, foi publicado o Pontes Bimestral, número 3, volume 4. Os interessados em rece-ber as publicações gratuitamente devem enviar uma men-sagem para o endereço pontes@ictsd.ch, com a

indica-profissão. Para mais informações sobre o projeto, enviar mensagem para pontes@fgv.br.

: NOVOS NÚMEROS DO PONTES ESTÃO NO AR

A DIREITO GV divulgou os novos números dos Informativos Pontes Quinzenal e Pontes Bimestral simul-taneamente. Ambos estão disponíveis nos sites da DIREI-TO GVe do ICTSD (Centro Internacional para o Comércio e Desenvolvimento Sustentável).

A edição quinzenal traz informações sobre a reunião ministerial entre os países participantes da Rodada Doha, que ocorreu na semana passada em Genebra, e uma análise interessante sobre o papel do G-8 nas discus-sões da Rodada Doha, a questão do clima e a crise ali-mentar. No tópico de notícias regionais, destaque para a missão de empresários brasileiros enviada à China, para abrir novas fronteiras de negociação e o papel do Brasil na cooperação Sul-Sul no Sudeste Asiático.

O Pontes Bimestral traz análises mais aprofundadas sobre a Rodada Doha e artigo traduzido do professor Ratnakar Adhikari (Nepal), presidente do South Asia Watch and Trade, Economics & Enviroment (Sawtee), em Katmandu (Nepal), no qual critica as disposições contraditórias sobre o uso de conteúdo local em regras relativas a investimen-tos e acordos comerciais preferenciais na OMC.

A equipe do Pontes também criou uma cobertura ad hoc

on line, que ficou disponível de 22 a 25 de julho nos sites

do Pontes estarão atualizados diariamente sobre os prin-cipais passos tomados pelo encontro.

O boletim Pontes é uma publicação feita em conjunto entre o Centro Internacional para o Comércio e o Desenvolvimento Sustentável (ICTSD) e a DIREITO GV e tem por finalidade reforçar a capacidade dos agentes na área de comércio internacional e desenvolvimento sustentável, disponibilizando informações e análises relevantes para uma reflexão mais aprofundada sobre esses temas.

: LEIA OS LIVROS DIREITO GV

: ANORMATIVIDADE DA PESSOA HUMANA:O ESTATUTO JURÍDICO DA PERSONALIDADE E OCÓDIGOCIVIL DE 2002. Forense.Alexandre dos Santos Cunha

(alexandre.cunha@fgv.br)

(11)

SOBRE O AUTOR

Alexandre dos Santos Cunha é mestre e doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na área de pesquisa de direito privado extrapatrimonial e tem como temas de interesse direitos da personalidade; direito da família, da criança e do adolescente; e tecnologias aplicadas ao ensino jurídico.

: AS PALAVRAS E A LEI:DIREITO,ORDEM E JUSTIÇA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO MODERNO. Editora 34. José Reinaldo de Lima Lopes

(jose.lopes@fgv.br)

A obra analisa a trajetória do pensamento jurídico através dos tempos. Trata-se de construir uma história do pensamento jurídico não justificadora nem evolucionista. Com este fim, a obra reconstrói a formação da maneira de pensar contemporânea, cujos limites se mostram bem evidentes. O estudo parte de três notas distintivas do pensamento jurídico moderno: o conceito de lei, a ordem de apresentação dos assuntos e o conceito de justiça usado pelos juristas para mostrar como o direito moderno substituiu pouco a pouco a noção objetiva de lei e, ainda, como o tema da justiça sofreu

profundas transformações nas mãos dos juristas.

SOBRE O AUTOR

José Reinaldo de Lima Lopes é mestre, doutor e livre-docente em direito pela USP e pós-doutor pela University of California San Diego. Suas áreas de pesquisa são história do direito, história da filosofia do direito e sociologia jurídica e os temas de interesse são história do pensamento jurídico; história da cultura jurídica brasileira; direitos sociais; direitos sociais e direito do consumidor; e direitos sociais e justiça.

: REVISTA DIREITO GV INDICA

: ARTIGOS DE INTERESSE

: Em Grupos Societários: análise do modelo da lei 6.404/1976,Viviane Muller Pradoapresenta uma análise do modelo não-definitivo sobre grupos societários, com o objetivo de retomar os pressupostos da legislação grupal brasileira e compará-la com as estruturas empresariais nacionais atualmente existentes.

: Jus cogens - ainda esse desconhecido, do professor Salem Hikmat Nasser, apresenta a existência de um jus cogens, categoria de normas imperativas do direito internacional. Tendo recebido uma definição e um regi-me jurídico naconvenção de Viena sobre direito dos tra-tados, seu conceito, seu conteúdo e seus... continua >> capa de

A normatividade da pessoa humana

(12)

<< volta ... efeitos permanecem incertos. Seu estudo e sua compreensão impõem a análise de sua relação com a idéia de uma hierarquia de normas no direito internacional e dos elementos de proximidade e diferenciação com outras categorias polêmicas da teoria internacionalista.

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

FÁBIO LUIZ L. DE CARVALHO REDAÇÃO E EDIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

: O portal IG publicou uma matéria sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988 e citou o evento que a DIREITO GV promoveu na mesma data.. O professor Oscar

“Nosso objetivo, como uma Escola de Direito, é abrir espaço para que as diversas vozes interessadas no aprofundamento da democracia e na ampliação dos direitos possam dialogar

negócios, o Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da DIREITO GV, com apoio da Buscapé Company, realizou em São Paulo, em 17 e 18 de maio, o evento “A Estratégia do Novo

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, passou a ser o único brasileiro a integrar o Conselho Mundial da Human Rights Initiative, responsável pela orientação de toda a

A DIREITO GV participou da Comissão de Avaliação do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, pro- movido em 17 de setembro pelo grupo O Estado de S.Paulo,

A parceria firmada entre a DIREITO GV e o grupo Estado para a cobertura da Ação Penal 470, que julga os acusa- dos no processo do Mensalão, começou em 2 de agosto com a publicação de

Se a informação for analisada segundo o nível de renda, entre os que ganham até 2 salários mínimos, 73% afir- mam que a possibilidade de conciliação contribui para o aumento

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site