• Nenhum resultado encontrado

LISTA SO Faltando a 18, 22 e 25 da Lista 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA SO Faltando a 18, 22 e 25 da Lista 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. O que é shell e GUI?

Shell -> Interpretador de comando, que faz o uso intensivo do sistema operacional Shells do UNIX (sh, csh, ksh, bash), Faz conexão através de pipe.

GUI (Graphical User Interface)-> Interface gráfica.

2. Qual a diferença entre o modo núcleo ou supervisor e modo usuário?

No modo núcleo ou supervisor: Apresenta acesso irrestrito ao hardware, Pode executar qualquer instrução

Modo usuário: Apresenta acesso restrito a subconjunto de instruções, não afeta o controle da máquina e não permite realizar E/S 3. Cite três características de sistemas operacionais?

Complexos, Grandes e de Vida longa. 4. O que é um sistema operacional?

É um Software que realiza duas funções: Fornecer recursos abstratos de forma clara para programadores de aplicativos e Gerenciar recursos de hardware

5. Explique o conceito de sistema operacional como uma máquina estendida.

Sistema operacional, COMO maquina estendida ,é o programa principal de um computador. É através do sistema operacional que temos a interação entre Hardware e Software, o sistema operacional oculta a ‘verdade’ do programador sobre o hardware e apresenta uma visão simples e agradável. Ele protege o programador do hardware do disco e apresenta uma interface orientada a arquivos simples, e também oculta muitos detalhes desagradáveis relacionados ao nível inferior

6. Explique o conceito de sistema operacional como um gerenciador de recursos.

SO Como gerenciador de recursos, o sistema operacional controla de forma ordenada o uso dos dispositivos físicos entre os vários programas que competem por eles. Esse gerenciamento é feito através de compartilhamento no tempo e no espaço. Quando compartilhado no tempo, cada programa ou usuário aguarda a sua vez de usar o recurso. Quando compartilhado no espaço, cada programa ou usuário ocupa uma parte do recurso.

7. Qual a diferença entre compartilhamento temporal e espacial? Compartilhamento ou multiplexação

Temporal-> Os programas aguardam a vez de utilizar recurso, onde a ordem e tempo de uso determinado pelo sistema operacional. Espacial-> O recurso e dividido para os programas, Utilização em paralelo sob controle do sistema operacional.

8. Dê exemplos de compartilhamento temporal realizados pelo sistema operacional. Exemplos: Processador e Impressora

9. Dê exemplos de compartilhamento espacial realizados pelo sistema operacional. Exemplos: Memória e Discos

10. Quais os principais componentes utilizados na construção dos computadores da primeira geração? Os principais componentes eram os relés e as válvulas (ENIAC E COLOSSUS)

11. Cite três características dos computadores da primeira geração?

Levavam segundos para executar cálculos simples, Programação através de fios e plugs (Evolução para cartões perfurados) e Falhas frequentes devido a queima de componentes

12. Qual o principal componente utilizado na construção dos computadores da segunda geração? Os principais componentes eram os transistores e sistemas em lotes (batch)

CARACTERÍSTICAS: Utilização do transistor, Velocidade e confiabilidade, Computadores de grande porte/mainframes, Custo muito alto, Acessível a grandes corporações, agências governamentais e universidades e Ineficiente na utilização

13. Explique o funcionamento do processamento em lotes utilizados nos computadores da segunda geração?

Processamento batch(lotes, é um termo referente a um processamento de dados que ocorre através de um lote de tarefas enfileiradas, de modo que o sistema operacional só processa a próxima tarefa após o término completo da tarefa anterior.

na segunda geraçao o processo era feito de forma manual onde o programador perfura os cartoes,entrega os cartões,operador entrega os cartoes ao computador,o computador vai processar o programa,operador imprimi a saida,pprogramador analisa o programa, repetidas vezes. 14. Qual a principal função dos primeiros sistemas operacionais como FMS e IBSYS?

Nos anos 50, com a utilização desta nova tecnologia- os transistores, os computadores tornaram-se confiáveis , começando a serem comercializados.Devido ao alto custo dos computadores, nesta ápoca, encontrou-se uma solução com o objectivo de aumentar o tempo da máquina. Esta solução designada de sistema batch (lote),que se baseava em colectar na recepção de um conjunto de jobs e fazer a leitura dos mesmos para uma fita magnética empregando um computador pequeno e relativamente barato, tal como o IBM 1401, que era muito bom na leitura de cartões, na cópia em fita e na impressão de resultados.

Muitos computadores da segunda geração foram usados principalmente para cálculos científicos e de engenharia, tais como em solução de equações diferenciais parciais. Eles foram vastamente programados em FORTRAN e em linguagem Assembly. Sistemas operacionais típicos eram o FMS (Sistema Monitor FORTRAN) e IBSYS (Sistema Operacional da IBM para o 7094).

(2)

$END

Dados para o Programa $RUN

$LOAD Programa Fortran

$FORTRAN

$JOB, 10, 429754, TANENBAUM

Figura - Estrutura de um típico job FMS

As manutenções também eram diferenciadas.

A IBM encontrou a solução em um único equipamento, praticamente dominou o mercado na época. Atendia tanto cliente da área cientifica quanto da área comercial, era divido em módulos e possuíam um único sistema FMS.

15. Qual o principal componente utilizado na construção dos computadores da terceira geração? Os principais componentes eram os CIs (CIRCUITOS INTEGRADOS) “chips” e multiprogramação.

CARACTERÍSTICAS: Utilização de circuitos integrados, Mais velocidade e menos custo, Duas linhas distintas ‘Cálculos científicos orientado a palavras’ e ‘Comerciais orientados a caracteres’

PROBLEMAS: Manutenção de duas linhas distintas, Difícil escalabilidade 16. Em que consistia a linha System/360 da IBM?

Solução da IBM para os problemas da terceira geração

Lançar o System/360: Máquinas de pequeno a grande porte, Mesma arquitetura em todos os modelos, Diferenças no preço e desempenho e Voltadas para computação científica e comercial.

17. Qual o sistema operacional adotado na linha System/360? Adoção do sistema operacional OS/360

PROBLEMA: Cálculos científicos

1. Entrada e saída é pouco frequente 2. Muito processamento (CPU-bound)

Processamento comercial 3. Ocorre o inverso

4. Ociosidade do processador (IO-bound)

18. Qual problema motivou a criação da multiprogramação?

Multiprogramação ou Multitarefa é o nome dado à característica de alguns sistemas operacionais de rodar diversas aplicações simultâneas. Na realidade, na execução multitarefa, o tempo do processador é dividido entre as aplicações em execução, e a execução das tarefas passa rapidamente de uma para a outra, criando a ilusão de que as aplicações ocorrem de forma conjunta.

As instruções que executam na CPU devem passar obrigatoriamente pela memória RAM, sendoassim, um processo para ser executado precisa está na RAM. Os primeiros sistemas operacionaiseram monoprogramados, isso que dizer que em um dado momento somente um processo ocuparia amemória além do SO. Em um sistema multiprogramado, a memória poderá está ocupada por váriosprocessos, cada um com o seu espaço de endereçamento. A ideia desta abordagem surgiu nos SOsda 3a geração, para resolver o problema de desperdício de tempo de CPU durante uma operação deE/S realizada por uma tarefa, isso ocorre principalmente porquê os dispositivos de E/S são maislentos que a CPU. Em ambiente multiprogramado a CPU poderá ser chaveada rapidamente entrevárias tarefas, desta forma, uma situação onde o programa espera por E/S, a CPU poderá serentregue a outro processo evitando o desperdício de tempo de CPU.

(3)

19. O que é multiprogramação?

Multiprogramação é a divisão da memória em partições, visando a alocação de tarefas distintas em cada partição, onde o processador pode executar tarefa enquanto outro espera E/S, o hardware especial no System/360 garantia integridade entre tarefas

20. Qual problema motivou a criação do timesharing?

A multiprogramação evoluiu preocupada em oferecer aos usuários tempos de respostas razoáveis e uma interface cada vez mais amigável. Para tal, cada programa na memória utilizaria o processador em pequenos intervalos de tempo. A esse sistema de divisão de tempo do processador chamou-se time-sharing (tempo compartilhado).

Esse tipo de recurso, provê a chamada interatividade parasistemas computacionais. Em um primeiro momento, a interatividade permitiu o uso de terminaison-line conectados a um sistema computacional. Cada terminal pode ser operado por um usuário eeste poderá submeter diversos jobs (processos). O sistema operacional se encarregará de escalonar a CPU osprocessos que estão na memória. Funciona da seguinte forma: É escolhido umtempo máximo, conhecido como quantum ou timeslice (fatias de tempo), em que a CPU seráentregue a cada processo, por exemplo 20ms , desta forma, em único segundo a CPU, terá sidoalocada para vários processos. no exemplo 50 vezes teoricamente. Desta forma, para o usuárioparece que os vários processos executam juntos, mas o que houve foi um compartilhamento dotempo de CPU. Essa técnica é conhecida como timesharing e foi implementada a partir dos sistemasda 3a Geração. Para que isso funcione é necessário que exista apoio do hardware, neste caso umgerador de interrupções, conhecido como relógio. A cada intervalo de tempo a CPU terá o fluxo deexecução desviado para o Sistema Operacional e neste ponto o SO assumirá o controle do sistema,até entregar novamente a CPU a outro processo. 21. O que é timesharing?

Tempo compartilhado (time sharing (em inglês)) é um termo referente a sistemas operacionais, também denominado multitasking sendo uma extensão lógica da multiprogramação, onde os Usuários se conectavam através de terminal, com o processamento de tarefas em background. Basicamente, time sharing consiste em alternar entre diferentes processos de forma que o usuário tenha a percepção que todos os processos sendo executados simultaneamente, permitindo a interação com múltiplos processos em execução

22. Descreva um pouco da história do MULTICS.

O Multics ou Multiplexed Information and Computing Service, era um conceito muito adiante do seu tempo, foi o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado (CTSS -Compatible Time-Sharing System). Originalmente foi o resultado do projeto MAC cooperativo, junto da divisão de produtos para grandes computadores da companhia General Electric e dos Laboratórios Bell de telefonia. Os laboratórios Bell abandonaram o projeto em 1969, e em 1970 a empresa GE (General Eletric), o Multics, foram comprados pela Honeywell.

Segundo a visão dos seus criadores, haveria imensos computadores, poderosos e inderrubáveis, rodando Multics, sendo acessados por milhares de pessoas em terminais burros espalhadas por todo o planeta. Esses usuários pagariam suas "contas de computador" como hoje pagamos luz, água e TV a cabo.

23. Descreva o surgimento do UNIX.

Unix é um sistema operacional portátil, multitarefa e multiutilizador originalmente criado em 1965 por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, que trabalhavam nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. O nome inicial do UNIX era Multics, que deveria ser um sistema de tempo compartilhado para uma grande comunidade de usuários. Entretanto, os recursos computacionais disponíveis à época, particularmente os do computador utilizado, um GE 645, revelaram-se insuficientes para as pretensões do projeto. Em 1969, a Bell retirou-se do projeto. Duas razões principais foram citadas para explicar a sua saída. Primeira: três instituições com objetivos díspares dificilmente alcançariam uma solução satisfatória para cada uma delas (o MIT fazia pesquisa, AT&T monopolizava os serviços de telefonia americanos e a GE queria vender computadores). A segunda razão é que os participantes sofriam da síndrome do segundo projeto e, por isso, queriam incluir no Multics tudo que tinha sido excluído dos sistemas experimentais até então desenvolvidos. Ainda em 1969, Ken Thompson, usando um ocioso computador PDP-7, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, batizado de Unics, usando linguagem de montagem (assembly). Mais tarde, Brian Kernighan rebatizou o novo sistema de Unix.

24. Descreva o surgimento do MINIX.

O Minix é um sistema operacional semelhante ao UNIX, escrito em C e assembly. Ele é gratuito e com o código fonte disponível. Andrew S. Tanenbaum foi quem o criou em 1987 na Vrije Universiteit em Amsterdam para explicar os princípios dos seu livro-texto, "Operating Systems Design and Implementation". Um abreviado das 12.000 linhas de código do Kernel, gerenciador de memória, e sistema de arquivo do MINIX 1.0 estão no livro. Prentice-Hall também liberou o código fonte MINIX em disquetes com um manual de referência. MINIX 1 possuia um sistema de chamada compatível com a Sétima edição do UNIX.

25. Descreva o surgimento do Linux.

o Linux é uma variação do MINIX e foi originalmente criado e escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet).

Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo como um projeto particular, inspirado pelo seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum.

Curiosamente, o nome Linux foi criado por Ari Lemmke, administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao diretório FTP onde o núcleo Linux estava inicialmente disponível. Linus inicialmente tinha-o batizado como "Freax".

No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos

programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux. Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

(4)

26. O que era e por quem foi criado o CP/M?

CP/M era um Porgrama de controle para Microcomputadores, era um Sistema operacional para Intel 8080 de 8 bits, criado por Gary Kildall e Aperfeiçoado pela Digital Research para Zilog Z80 e outros

27. Quem criou e como se deu a popularização do DOS?

Microsoft comprou DOS da Seattle Computer e licenciou para IBM e a partir dai o dos foi se popularizando.

O DOS foi criado pela Seatle Computer em 1980 e depois foi vendido e licenciado para a Microsoft para serem usados em IBM-PCs , o MS-DOS começou a ser popularizado a partir dai, com a venda em massa destes IBM-PCs.

28. Quem criou e como se deu a popularização das interfaces gráficas?

As interfaces foram propostas por Doug Engelbart, sendo elas implementadas nos laboratórios da Xerox, sua popularização se deu após Steve Jobs no Apple Lisa, O Mac OS é conhecido por ser o sistema operacional a popularizar o uso da interface gráfica. Na fase inicial, após o lançamento dessa forma de interagir com a máquina, esse tipo de sistema teve pouca aceitação por desenvolvedores, que estavam acostumados com o uso de terminais de linha de comando para executar seus programas. Após a popularização da interface gráfica e o surgimento de bibliotecas com mais possibilidades de criação e recursos mais poderosos, o uso da interface gráfica tornou-se o caminho principal de desenvolvimento de programas para computadores pessoais.

Inspirado pelo trabalho de Vannevar Bush, as interfaces gráficas foram criadas pelo engenheiro elétrico Douglas Engelbart, que visualizou a possibilidade de usar computadores para aumentar o intelecto humano, em vez de substituí-lo. Ele acreditava que, com informações dispostas em uma tela, o usuário poderia se organizar de maneira gráfica e pular de uma informação para outra, sempre que necessário. As interfaces gráficas foram implementadas no laboratório da Xerox , mas quem as popularizou foi a Apple em 1976 com Steve Jobs principalmente com o Macintosh.

29. Apresente a evolução dos sistemas operacionais Windows.

MSDOS, WIN VERSÃO 31, WIN 95, WIN 98, WIN ME, WIN NT WORKSTATION 4.0, WIN 00, WIN XP, WIN VISTA, WIN 7, WIN 8

Os sistemas operacionais windows evoluiram com o tempo, de acordo com a necessidade tecnológica e humana. Primeiramente surgiu o windows 3.1 entre 1990 e 1994, depois o Windows 95, depois o Windows 98, posteriormente o Windows Millenium em 99, depois o Windows NT em 2000,dai surgiu o Windows 2000, depois o Windows XP apareceu em 2001, depois o Windows Vista em 2005, posteriormente o Windows 7 em 2009 e finalmente nos dias de hoje usamos o Windows 8 que foi lançado ano passado(2012).

30. Qual a principal tarefa do sistema operacional em relação ao processador?

Tarefa do sistema operacional: Interrupção de execução (Salvamento dos valores dos registradores), Retomada de execução (Valores dos registradores restaurados).

Um Sistema Operacional é um conjunto de rotinas executadas pelo processador, então como o processador é o cérebro do computador, todas as instruções incluindo tomada de decisão, interrupção e retomada de decisão, todas essas articulações do sistema operacional dependem do processador.

31. O que é e como ocorre o trap?

O trap é uma chamada ao sistema operacional,é um chaveamento do modo usuário para modo núcleo, ela acontece quando o fluxo de controle é desviado para uma posição na memória onde deve haver uma chamada para uma rotina de tratamento da trap. Resumindo é uma execução do serviço e depois o retorno ao programa solicitante.

Uma trap é uma interrupção, que designa uma instrução de desvio, similar a uma chamada de sistema. Quando surge uma trap o fluxo de controle é desviado para uma posição na memória onde deve haver uma chamada para uma rotina de tratamento da trap.

Trap: Chamada ao sistema operacional -> Chaveamento do modo usuário para modo núcleo -> Execução do serviço -> Retorno ao programa solicitante

32. Por que a memória é organizada de forma hierárquica?

Para maior eficiência na referência à memória, a mesma é estruturada hierarquicamente. As informações acessadas com maior freqüência ficam mais próximas do processador e armazenadas em memórias rápidas, de alto custo e de baixa capacidade de armazenamento. As informações acessadas com menor freqüência ficam mais distantes do processador e são armazenadas em memórias mais lentas, de baixo custo e de alta capacidade de armazenamento como por exemplo, as informações (dados) armazenadas no HD.

33. O que significa os termos cache hit e cache miss? Cache hit: Endereço buscado está na cache

Cache miss: Endereço desejado não está na cache

34. O que são setores, trilhas e cilindros de discos rígidos? Setor: Unidade de armazenamento mínimo

Trilha: Conjunto de setores de região circular

Cilindro: Conjunto de trilhas justapostas em pratos diferentes 35. O que são drivers de dispositivos?

Driver de dispositivo são programas que fazem ligação entre controladores e sistema operacional, executados em modo núcleo. OBS: Drivers USB e FireWire são carregados dinamicamente

(5)

1. Quais as diferenças entre os modos de acesso espera ocupada, interrupção e acesso direto a memória?

A) Espera Ocupada: Método de implementação simples. Comum em sistemas de baixo desempenho (sistemas embarcados, sistemas em tempo real). Processador testa registrador de status periodicamente, em laço, até verificar se o dispositivo esta pronto para receber (saída) ou se disponibilizou um dado (entrada). Espera ocupada mantém o processador ocioso enquanto realiza operação de entrada ou saída. 1 caractere é lido ou escrito por vez no registrador de dados. Processador precisa executar seqüência explícita de instruções para cada caractere lido ou escrito.

B) Interrupção: Processador apenas inicia a operação de E/S (ENTRADA/SAIDA). Processador habilita interrupções. Processador sai do processo, ficando livre para outras tarefas. Quando o caractere é escrito ou recebido, o dispositivo gera uma interrupção, (ativa sinal no pino de interrupção do processador), avisando que a operação de E/S foi concluída.

C) Acesso Direto a Memória: Utiliza um controlador de DMA dedicado que toma posse do barramento e realiza E/S programada, avisando ao processador, por meio de interrupção, quando a operação de E/S estiver finalizada.

Vantagens: O processador não precisa ficar em espera ocupada, assim fica livre para realizar outras tarefas. Não é necessário tratar uma interrupção por caractere transmitido, a interrupção só é gerada após a transmissão de um bloco de caracteres de tamanho especificado. Desvantagens: Toda vez que o controlador requisita o barramento, seja para acessar a memória ou para acessar o dispositivo, ele tem prioridade sobre o processador. Diz-se que o controlador de DMA “rouba” ciclos de barramento do processador.

2. Quais os principais parâmetros de um barramento? Parâmetros: Largura em bytes, Velocidade em MB/s

3. Qual problema ocorre em decorrência da utilização de dispositivos com endereços e interrupções fixos?

O problema é que caso este endereço fixo e padrão de um dispositivo for alterado você precisa informar ao SO o novo endereço do dispositivo, caso isso não seja informado ele não será identificado/encontrado e não funcionará.

4. Como funciona a tecnologia Plug and Play?

Plug and Play -> A tecnologia ligar e usar (em inglês: Plug and Play ou ainda, PnP “Atribuição automática de endereços e interrupções”), foi criada em 1993 com o objetivo de fazer com que o computador reconheça e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a configuração manual.

5. O que é o BIOS?

Sistema Básico de Entrada e Saída - Basic Input Output System (BIOS), Armazenado na placa mãe que cumpre rotinas básicas, que detecta, testa e configura dispositivos ligados nos barramentos.

6. O que é o POST?

Power On Self Test (POST) "Auto-teste de inicialização", responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional determina dispositivo de inicialização

7. Enumere dez sistemas operacionais diferentes.

OS/390, UNIX, LINUX, SOLARIS, WINDOWS, MAC OS, SYMBIAN, WINDOWS PHONE, ANDROID, IOS 8. O que é um processo?

Processos são programas em execução, espaço de endereçamento ou imagem do núcleo 9. Em que consiste o espaço de endereçamento ou imagem do núcleo?

Posições de memória (Programa + dados + pilha)

10. O que está contido na tabela de processos? (RPSA)

Tabela de processos: Registradores (PC e SP), Processos filhos , Sinais de alarme e Arquivos abertos 11. O que são processos filhos?

Processos filhos criados de processo principal 12. O que é um sinal de alarme?

Sinal de alarme e um aviso do sistema operacional

13. Quais os principais objetivos do gerenciamento de memória?

Não ler/escrever na região de memória de outro processo e Permitir endereçamento além do tamanho da memória física 14. O que é caminho ou path name?

Caminho ou path name é a sequência de diretórios até chegar ao alvo Separador UNIX é "/" Windows é "\"

15. Quais as principais atribuições de um sistema operacional em relação ao sistema de arquivos? Independência de dispositivo, Ocultar peculiaridades e Fornecer interface comum.

(6)

16. O que é um descritor de arquivo?

Descritor de arquivo é o número identificador de arquivo, fornecido no momento da abertura 17. Que tipo de segurança o sistema operacional deve fornecer para arquivos?

Proteção de arquivos: Leitura autorizada pelo identificador do usuário (r--) R=4 W=2 X=1 18. Qual a diferença entre sistema operacional e interpretador de comandos?

19. Explique os passos executados em uma chamada ao sistema operacional? Passos

1. Empilha quantidade de bytes a ler 2. Empilha ponteiro para buffer 3. Empilha nome do arquivo 4. Chama read da biblioteca

5. Armazena código da chamada read do sistema operacional em registrador 6. Transfere controle para sistema operacional

7. Encaminha através de tabela de rotinas 8. Executa chamada solicitada

9. Retorna a chamada da biblioteca 10. Retorna a chamada do programa 11. Limpa a pilha

20.

Em que consiste as chamadas de gerenciamento de processos fork, waitpid, execve e exit?

fork CreateProcess Cria um novo processo waitpid WaitForSingleObject Espera que um processo termine

execve (nenhuma) CreateProcess = fork + execve

exit ExitProcess Conclui execução

21. Qual a função das chamadas de gerenciamento de arquivos open, close, read, write, lseek e stat? open CreateFile Cria arquivo ou abre existente

close CloseHandle Fecha um arquivo read ReadFile Lê dados a partir de um arquivo write WriteFile Escreve dados em um arquivo lseek SetFilePointer Move o ponteiro do arquivo

stat GetFileAttributesEx Obtém atributos de arquivo

22. Fale sobre as chamadas de gerenciamento de diretório link, unlink, mount e unmount.

link(path1, path2)

o

Cria ligação do arquivo path2 para i-node de path1

o

i-node contém informações sobre arquivo

Incluíndo identificador único

o

Único arquivo com nomes e locais diferentes

unlink(path)

o

Remove ligação do arquivo path com i-node

o

Isolamento de i-node provoca exclusão

mount(dev, path)

o

Agrega dispostivo dev ao caminho path

o

Dispositivo passa a fazer parte da hierarquia de diretórios

o

Aplicações

Leitores ópticos

Discos rígidos externos

Pendrives

(7)

o

Remove dispositivo montado em path da hierarquia de diretórios 23. Para que serve as chamadas chdir, chmod, kill e time?

a) chdir (path): Serve para altera diretório atual de trabalho para path e Evita digitar nomes de arquivos absolutos

b) chmod (file, perm): Possibilita alteração de permissão de arquivo file para valor perm , Padrão e rwx para proprietário, grupo e outros c) kill(pid): Encerra processo com identificador pid

d) s = time(): Retorna quantidade de segundos desde 00:00h de 01/01/1970; Limitado ao valor 232-1 em sistemas 32 bits e Bug do ano 2106

24. Quais as principais características de um sistema operacional monolítico?

Organização mais comum

Executado como único programa em modo núcleo

Liberdade de chamada entre as rotinas

Organização

o

Rotina principal

o

Rotinas de serviço

o

Rotinas de utilidade

25. Qual a principal restrição em um sistema operacional em camadas?

26. Que tipo de aplicações demanda sistemas operacionais com micronúcleo? Por quê?

27. Descreva o funcionamento de um sistema operacional em modo cliente-servidor. Modelo cliente-servidor

Servidores

o

Prestam serviços

Clientes

o

Utilizam serviços

Modelo aplicável a única ou várias máquinas

Típico na web

28. O que vem provocando a popularização das máquinas virtuais?

Migração de servidores de serviços empresariais para única máquina

o

Email

o

Web

o

FTP

Serviços de hospedagem

o

Hospedagem dedicada com custo de compartilhada

Usuário doméstico

(8)

29. Quais as diferenças entre hipervisores do tipo 1 e 2? Hipervisor tipo1

Não tem suporte no Pentium

Hipervisor tipo2

Presença de hospedeiro e hóspede Permitiu surgimento do VMware

30. O que vêm a ser um sistema operacional com exonúcleo? Exonúcleo

Divisão de recurso entre máquinas virtuais

Exemplo

o

Blocos do 0 ao 1023 para máquina um

o

Blocos do 1024 ao 2047 para máquina dois

Vantagem

Referências

Documentos relacionados

gerenciamento do valor criado pela plataforma, o que depende do balanceamento das curvas de oferta (fornecedores) e curvas de demanda (consumidores). Conjugação das economias

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender

Há somente um modo para se obter vitória sobre estes três tipos de morte (física, espiritual e eterna), a saber, morrendo para a sentença de condenação e maldição da

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

Enquanto o acontecimento cria a notícia (porque as notícias estão centradas no referente), a notícia também cria o acontecimento (porque é um produto elaborado que não

Os anos de 1995 a 2000 foram marcados pela grande popularidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na área urbana e foram os mais representativos no país no que

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

A implementação da pesquisa como prática de formação é difícil, mais pela concepção restrita dada à pesquisa pelas “comunidades científicas” do que pela