• Nenhum resultado encontrado

M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

2013/2014

Catarina Santos Parente

Nº 2008058

6º ano

RELATÓRIO FINAL

F

ACULDADE DE

C

IÊNCIAS

M

ÉDICAS

|

U

NIVERSIDADE

N

OVA DE

L

ISBOA

(2)

2

ÍNDICE

Introdução ... 3

Objectivos ... 3

Actividades Desenvolvidas ... 4

Saúde Mental ... 4

Medicina Geral e Familiar ... 5

Pediatria ... 5

Obstetrícia e Ginecologia ... 6

Cirurgia ... 6

Medicina ... 7

Estágio Clínico Opcional ... 7

Outras Actividades ... 8

Reflexão Crítica ... 8

ANEXOS ... 11 Certificado de Participação iMed Conference 5.0

Certificado do Curso Imagiologia de Emergência

(3)

3

INTRODUÇÃO

O presente relatório pretende descrever as actividades desenvolvidas ao longo do Estágio Profissionalizante integrado no 6º ano curricular do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

O MIM, de acordo com o Plano de Estudos de 2009, compreende 6 anos lectivos divididos em 3 ciclos de estudos: o ciclo básico (ministrado nos 1º e 2º anos), o ciclo pré-clínico (correspondente ao 3º ano) e o ciclo clínico (englobando o 4º, 5º e 6º anos).

O Estágio Profissionalizante decorre ao longo do 6º e último ano do MIM e é composto por 6 estágios parcelares em diferentes especialidades clínicas, com uma duração variável entre 4 e 8 semanas: Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Cirurgia e Medicina; os primeiros, com uma duração de 4 semanas e os dois últimos, de 8 semanas.

Assim, o Estágio Profissionalizante do 6º ano decorreu entre os dias 16 de Setembro de 2013 e 23 de Maio de 2014, durante o ano lectivo de 2013-2014, num total de 32 semanas, seguindo-se o Estágio Opcional com uma duração de 2 semanas e término no dia 6 de Junho de 2014.

Seguidamente, descreverei os objectivos globais deste estágio e actividades específicas dos estágios parcelares integrantes do Estágio Profissionalizante, terminando com uma reflexão crítica sobre o mesmo.

OBJECTIVOS

(4)

4

- Consolidar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos obtidos nos anos anteriores do MIM; - Aprimorar capacidades diagnósticas e de intervenção terapêutica;

- Adequar comportamentos e atitudes de acordo com o doente e o respectivo nível cultural e sócio-económico;

- Integrar as equipas hospitalares e de profissionais de saúde e participar activamente na dinâmica diária de uma enfermaria ou unidade de saúde;

- Acostumar-me com a marcha diagnóstica e terapêutica adequadas a cada situação clínica; - Familiarização com a propedêutica e semiologia médico-cirúrgica.

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental decorreu entre os dias 16 de Setembro e 11 de Outubro de 2013 no Hospital de Dia Psiquiátrico do Hospital Fernando Fonseca (HFF), sob regência do Professor Doutor Miguel Xavier e tutela da Dr.ª Teresa Maia Correia e Dr. João Carlos Melo. Neste período, assisti a reuniões e sessões clínicas do Serviço de Psiquiatria e participei nas diversas actividades do Hospital de Dia, nomeadamente, no grupo psicoterapêutico, entrevistas de admissão, actividades culinárias e de gestão do bar, movimento, piscina, reuniões familiares e reuniões semanais com a equipa de profissionais do Hospital de Dia. Frequentei ainda o Serviço de Urgência do Hospital São Francisco Xavier (HSFX), acompanhando a Dr.ª Pilar Santos e o Dr. Júlio Santos.

(5)

5

Medicina Geral e Familiar

O estágio em Medicina Geral e Familiar teve a duração de 4 semanas, de 14 de Outubro a 7 de Novembro de 2013, sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos, e encontrou-se dividido em 2 períodos, o Estágio Urbano, realizado na UCSP Alcântara sob a tutela da Dra. Paula Freitas, e o Estágio Rural realizado na USF Vale do Sorraia com o tutor Dr. José Miguel Coutinho, cada um com a duração de 2 semanas. Neste estágio, tive a oportunidade de participar em Consultas de Saúde de Adultos, Consultas de Planeamento Familiar, Consultas de Saúde Materna e Consultas de Saúde Infantil e assisti a Consultas de reforço. Acompanhei ainda a equipa de enfermagem da USF Vale do Sorraia em visitas domiciliárias e estive presente no Serviço de Atendimento Permanente deste último, culminando na realização do Diário do Exercício Orientado (DEO) que foi sujeito a posterior avaliação e discussão oral.

Pediatria

(6)

6

Obstetrícia e Ginecologia

No período compreendido entre os dias 9 de Dezembro de 2013 e 17 de Janeiro de 2014, estagiei em Obstetrícia e Ginecologia no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) sob a tutela da Dr.ª Sandra Barreto e regência da Professora Doutora Fátima Serrano, sendo que as duas primeiras semanas decorreram no âmbito da Obstetrícia e as duas últimas no âmbito da Ginecologia. Neste estágio, acompanhei e participei nas actividades da Enfermaria, Consulta de Obstetrícia, Consulta de Ginecologia, Bloco Operatório e Serviço de Urgência, assisti a exames complementares de Ginecologia (Colposcopia, Histeroscopia e Ecografia Ginecológica) e de Obstetrícia (Ecografia Obstétrica), tendo ainda frequentado a Consulta de Senologia, reuniões e sessões clínicas. No final, apresentei um trabalho, conjuntamente com as minhas colegas Marisa Paulino e Mónica Dorotea, sobre o tema “Infecções do Tracto Urinário na Gravidez” e assisti à apresentação dos meus colegas do 6º ano com o título “Endometriose”.

Cirurgia

De 27 de Janeiro a 21 de Março de 2014, estagiei no Hospital Beatriz Ângelo sob tutela do Dr. Vitor Moura Guedes e regência do Professor Doutor Rui Maio. O estágio parcelar de Cirurgia está organizado de modo a que 6 semanas decorram na especialidade de Cirurgia Geral e 2 semanas numa área opcional, tendo, neste caso particular, as primeiras 2 semanas decorrido na Unidade de Cuidados Intensivos do HBA e as restantes no âmbito da Cirurgia Geral, onde assiti, acompanhei e participei em actividades da Enfermaria, Consulta Externa, Bloco Operatório, Pequena Cirurgia e Serviço de Urgência. No final do estágio, os alunos, de acordo com instruções da regência, organizaram um Mini Congresso, no qual apresentei um seminário com o tema “Um diagnóstico improvável” sobre um caso clínico e respectiva revisão teórica de paraganglioma

(7)

7

Medicina

O estágio parcelar de Medicina decorreu entre os dias 24 de Março e 23 de Maio de 2014 no Hospital Cuf Descobertas, sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e tutela da Dr.ª Maria José Serra e Dr. Francisco Ferreira da Silva. Durante este estágio, participei autonomamente nas actividades de Enfermaria e acompanhei o meu tutor no na Consulta Externa de Medicina, marcando presença igualmente na Consulta Externa de Cardiologia, Ecocardiografia, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e Atendimento Permanente. Neste período, assisti a sessões clínicas e colaborei na visita médica semanal, assisti ainda a um conjunto de aulas sobre electrocardiografia leccionadas pela Dr.ª Ana Aleixo e apresentei 3 temas teóricos, em conjunto com a minha colega Anaísa Silva, com os temas:

- “Valvulopatiasdo Coração Esquerdo I: Estenose aórtica e Estenose mitral”;

-“Valvulopatias do Coração Esquerdo II: Insuficiência aórtica, Insuficiência mitral e Prolapso

mitral”;

- “Sarcoidose”.

Estágio Clínico Opcional

(8)

8

Outras actividades

Para além das actividades curriculares do 6º ano, estagiei em Agosto de 2013, durante o período de 1 mês, no Serviço de Imunoalergologia do Hospital de Santa Maria sob responsabilidade do Professor Doutor Manuel Barbosa.

Nos dias 11, 12 e 13 de Outubro de 2013 participei na Conferência iMed 5.0 organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da UNL. Como complemento ao plano curricular, realizei ainda um curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa e um curso no âmbito de Imagiologia de Emergência (ver ANEXOS).

Por fim, em seguimento do trabalho apresentado no Mini Congresso de Cirurgia, fui convidada pela Dr.ª Olímpia Cid e Dr. Vitor Moura Guedes, conjuntamente com a minha colega Ana Sofia Lima, para participar na elaboração de um artigo de revisão sobre paraganglioma com o objectivo de futura publicação.

Ao longo do ano lectivo, frequentei ainda as aulas do Curso Presencial de Nefrologia, Hematologia, Cardiologia, Pneumologia e Gastroenterologia na FCM, com uma duração de 6 horas semanais ao longo de cerca de 23 semanas, organizado pelo Exame da Especialidade.

REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

Concluídas as actividades curriculares programadas para o 6º ano do MIM, apraz-me afirmar ter atingido os objectivos especificados para cada estágio parcelar e aqueles a que me propus.

(9)

9

Por outro lado, o estágio de Medicina Geral e Familiar assumiu particular relevância pelo contacto constante com doentes de diferentes escalões sócio-económicos e distintos níveis culturais, permitindo comparar a realidade da prática clínica em meio urbano e rural.

Por sua vez, o estágio de Pediatria possibilitou a abordagem de doentes de uma específica faixa etária (dos 0 aos 18 anos de idade) com variável e diversificada patologia, muitas vezes distinta da população adulta, e permitiu o contacto com o desenvolvimento psicomotor normal.

O estágio parcelar de Obstetrícia e Ginecologia, tratando-se de uma especialidade médico-cirúrgica, proporcionou a consolidação da propedêutica médica e médico-cirúrgica, assim como a aprendizagem de gestos clínicos mais específicos para diagnóstico e/ou terapêutica relativos à saúde reprodutiva e materno-fetal.

Durante o estágio de Cirurgia, tive a oportunidade de acompanhar as principais síndromes cirúrgicas, saber o seu diagnóstico diferencial e a respectiva abordagem terapêutica, assim como ganhar destreza no manuseamento de material cirúrgico e a resolução e intervenção autónoma em entidades nosológicas frequentemente presentes na enfermaria ou pequena cirurgia.

Finalmente, o estágio parcelar de Medicina revelou-se de enorme valor para o exercício futuro da carreira, uma vez que permitiu o contacto de forma essencialmente autónoma com a maioria dos doentes da enfermaria e atendimento permanente, tornando-se assim um enorme contributo para a estratificação do raciocínio clínico essencial para a prática clínica diária.

Para além do Estágio Profissionalizante, o estágio clínico opcional em Anestesiologia possibilitou a proximidade com uma área médica com a qual existe pouco contacto ao longo do curso e cujos conteúdos residem num conhecimento aprofundado de fisiologia e farmacologia, contribuindo assim para a sua consolidação e cimentação

(10)

10

foram temas pouco desenvolvidos ao longo do curso e que julgo de enorme importância como alicerces do conhecimento de qualquer jovem médico.

(11)

11

(12)
(13)

Associação de Estudantes

da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa

Departamento de Ciência e Investigação

Ana Craciun

Vogal Departamento de Ciência e Investigação

Ana Sofia Lopes

Vice-Presidente da AEFCML

A AEFCML certifica que CATARINA PARENTE participou na atividade

FORMAÇÃO +1: IMAGIOLOGIA

DE URGÊNCIA

organizada pelo Departamento de Ciência e Investigação da AEFCML, em parceria

com Dr. Hugo Rio Tinto no dia 26 de fevereiro de 2014 entre as 15h e as 17h30.

Lisboa, 10 de março de 2014

GIA

(14)

Certificado nº: 2014/SBV/P/00020

Alento – Ass. para a Formação em Reanimação

Rua Infante D. Henrique antiga escola nº4 7800-318 Beja | Tel./fax-284323112 – 96212015 | email:

secretariado@alento.com.pt ; alentoreanimacao@sapo.pt

CERTIFICADO

Certifica-se que

Catarina Santos Parente,

natural de

Lisboa

,

nascido(a) a

06 de Julho de 1989

, de nacionalidade

Portuguesa

, sexo

Feminino

, portador(a) do documento de identificação

C. Cidadão

Nº .

13551786

, concluiu com aproveitamento, o

Curso de Suporte Básico de

Vida com Desfibrilhação Automática Externa

que decorreu a

30 de Abril

de 2014

com a duração total de

6

horas.

Este curso é acreditado pelo Conselho Português de Ressuscitação e

respeita as normas do European Ressuscitation Council.

Entidade formadora acreditada por despacho nº 0103 de 01.02.2010

pelo Sr. Director-Geral da Direção Geral do Emprego e das Relações de

Trabalho.

Beja, 26 de Maio de 2014

Pela Direção da Entidade Formadora

(João Rodrigues)

Referências

Documentos relacionados

Durante o estágio participei nas visitas do serviço, realizei a avaliação e registo clínico dos doentes internados e participei, como 2º ajudan- te, em 3 cirurgias.. Na

semanas, tendo sido o estágio parcelar com mais componente prática, tanto a nível de Cirurgia. como

importância como parte integrante da minha formação médica e a sua contribuição para o meu.. desenvolvimento e crescimento

O ano profissionalizante decorreu entre 15 de Setembro de 2014 e 5 de Junho de 2015, distribuído, por ordem de actividades, por quatro semanas de Saúde Mental, quatro semanas

O estágio de Medicina decorreu no Serviço de Medicina 1A do Hospital Curry Cabral durante 8 semanas sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e sob orientação da

As actividades consistiram em Enfermaria da UCERN - onde acompanhei o internamento das crianças e tive autonomia para escrever diários clínicos e discutir o plano de

Enfermaria, Serviço de Urgência, Consulta Externa e Hospital de Dia. Obtive

da apresentação sobre “Técnicas de comunicação”; quatro semanas de actividades na especialidade de Cirurgia Geral; uma semana de Serviço de Urgência e duas