• Nenhum resultado encontrado

M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

NOVA MEDICAL SCHOOL /FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

Relatório Final

Estágio Profissionalizante

6º Ano

Tiago Manuel de Freitas Leite Domingues Souto

Aluno nº 2009323

(2)

ÍNDICE

I. Introdução ...……… 3

II. Síntese das Atividades Desenvolvidas .……… 4

1. Cirurgia ………... 4

2. Medicina Interna ………... 5

3. Ginecologia e Obstetrícia ………... 5

4. Saúde Mental ..……….. 6

5. Medicina Geral e Familiar ..………. 7

6. Pediatria ...………. 8

7. Estágio Clínico Opcional .……… 8

8. Atividades Formativas ..………... 9

III. Reflexão Crítica Final ...……….. 9

IV. Anexos ..………. 11

Anexo I ..……… 12

Anexo II ………. 13

Anexo III ...………. 14

Anexo IV ……… 15

Anexo V ...……….. 16

Anexo VI ...………. 17

Anexo VII ...……… 18

(3)

I. INTRODUÇÃO

O Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) compreende, no 6º Ano, o Estágio Profissionalizante, constituído por 6 estágios parcelares. Os principais objetivos ao longo destes estágios incidiram na aquisição e desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício autónomo da Medicina. Pretende-se, portanto, que o aluno consiga dar resposta, de forma tutelada, às necessidades dos doentes, utilizando o conhecimento adquirido na análise de cada caso e propondo resoluções para os problemas clínicos com que é confrontado. Outros objetivos inerentes são: a melhoria das capacidades humanas e sociais, no sentido de um exercício profissional estruturado na relação médico-doente e, também, a construção de uma dinâmica de atuação centrada no doente e não apenas na doença.

Deste modo, o presente relatório visa descrever de forma sucinta os aspetos fundamentais que caracterizaram o meu desempenho ao longo do Estágio Profissionalizante do 6º Ano, bem como analisar, numa perspetiva crítica, as atividades desenvolvidas.

(4)

II. SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O ano letivo 2014-2015, correspondente a este Estágio Profissionalizante do 6º Ano, decorreu entre os dias 15 de Setembro de 2014 e 5 de Junho de 2015, sendo constituído por 6 estágios parcelares sobre os quais irei fazer uma breve explanação, de acordo com a ordem cronológica da sua realização. Por fim, descrevo a Unidade Curricular Opcional.

1. CIRURGIA | 15 de Setembro a 7 de Novembro de 2014 (8 semanas)

Local e Tutora: Hospital Beatriz Ângelo; Drª Sílvia Alexandre Silva

Objetivos: Conhecer as principais síndromes cirúrgicas, compreender a sua semiologia, bem como os fundamentos do seu diagnóstico e tratamento; Avaliar corretamente as situações clínicas mais comuns em contexto de consulta e de urgência; Determinar as prioridades de atuação e estabelecer as medidas essenciais à sua adequada resolução, atendendo à ética profissional; Participar em intervenções cirúrgicas no Bloco Operatório; Executar técnicas e procedimentos no âmbito da Pequena Cirurgia; Acompanhar o pós-operatório dos doentes na enfermaria.

(5)

2. MEDICINA INTERNA | 10 de Novembro de 2014 a 16 de Janeiro de 2015 (8 semanas) Local e Tutora: Hospital Curry Cabral, Serviço de Medicina 7.1; Drª Cristina Lima

Objetivos: Capacidade de integração na atividade clínica diária do serviço; Mobilização do conhecimento adquirido no sentido de aperfeiçoar o raciocínio clínico; Aquisição de conhecimentos e prática no que respeita à abordagem terapêutica das patologias, nomeadamente, a nível da prescrição de fármacos, posologia e efeitos adversos mais comuns.

Atividades Desenvolvidas: Durante este estágio tive oportunidade de integrar verdadeiramente a equipa médica de Medicina Interna e adquiri autonomia para avaliar diariamente vários doentes internados, realizando o seu exame objetivo, interpretando análises e exames complementares de diagnóstico (E.C.D.’s), instituindo e ajustando terapêuticas e registando as minhas observações nos diários clínicos. Posteriormente, eram discutidos, com a tutora e restante equipa, a evolução clínica dos doentes e o plano a adotar em cada caso. Elaborei também notas de entrada e notas de alta. Executei alguns procedimentos técnicos, entre eles, prova de Mantoux e punção venosa. Pude ainda assistir a várias consultas de Medicina Interna. Tive, também, a oportunidade de frequentar semanalmente o serviço de urgência no Hospital de S. José, onde participei ativamente na avaliação clínica dos doentes; colocação de hipóteses diagnósticas; discussão de critérios de gravidade, de internamento, de alta e do prognóstico desses doentes. Para além dos Seminários, lecionados na FCM-UNL, ainda assisti a 8 aulas teórico-práticas e 7 sessões clínicas no Hospital Curry Cabral. No fim do estágio, apresentei, à minha tutora, uma história clínica e ainda, realizei e apresentei, em grupo, um artigo de revisão e uma sessão clínica sobre o tema: “Doenças da Tiroide”.

3. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA | 26 de Janeiro a 20 de Fevereiro de 2015 (4 semanas)

Local e Tutores: Maternidade Dr. Alfredo da Costa; Dr. Bruno Carrilho (Ginecologia) e Drª Catarina Marques (Obstetrícia)

(6)

Atividades Desenvolvidas: O estágio dividiu-se em 2 segmentos de 2 semanas: o primeiro destinado à Ginecologia e o segundo direcionado à Obstetrícia. Na Ginecologia, a maior parte do tempo incidiu no acompanhamento de consultas de Ginecologia Geral e de Planeamento Familiar, o que me permitiu: participar na colheita de anamnese, interpretar exames complementares, dominar a execução do exame objetivo ginecológico, realizar citologias e discutir a abordagem adotada nos diversos casos. Ainda, neste âmbito, observei cirurgias eletivas no Bloco Operatório; assisti a histeroscopias e acompanhei o trabalho na Unidade de Procriação Medicamente Assistida, tendo observado punções ováricas e transferências de embriões. Durante o estágio de Obstetrícia, frequentei as Consultas de Alto Risco, onde realizei procedimentos, como: auscultar o foco cardíaco fetal; colher exsudados e realizar toques vaginais em grávidas de termo. Frequentei a Enfermaria de Medicina Maternofetal, onde observei grávidas com risco obstétrico elevado. No Bloco Operatório de Obstetrícia, assisti a cesarianas eletivas e a interrupções voluntárias de gravidez. Semanalmente, frequentei o SU, onde tomei conhecimento dos principais motivos de vinda ao SU, quer obstétricos quer ginecológicos. A permanência no SU, permitiu-me interpretar análises e cardiotocogramas e discutir a terapêutica a instituir ou a opção pelo internamento. Assisti a múltiplos partos eutócicos na Sala de Partos e a partos distócicos no Bloco de Obstetrícia. Durante o estágio assisti a 3 sessões clínicas e, no final, apresentei um seminário sobre: “Malária e Gravidez”.

4. SAÚDE MENTAL | 23 de Fevereiro a 20 de Março de 2015 (4 semanas)

Local e Tutor: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – Hospital Júlio de Matos; Dr. Rui Durval Objetivos: Adquirir conhecimentos de Saúde Mental e consolidá-los através da sua aplicação na prática clínica; Desenvolver competências necessárias ao reconhecimento, compreensão e abordagem dos doentes com patologia psiquiátrica; Identificar os sintomas de perturbação psiquiátrica mais frequentes em contexto de doença aguda.

(7)

tutor concedeu-me muita autonomia, sendo eu a redigir a informação clínica da consulta, a pedir ECD’s e a prescrever a medicação. Aprendi, assim, a lidar com diversas patologias psiquiátricas, quer na entrevista clínica, quer no seguimento e abordagem terapêutica. No hospital de dia, assisti a reuniões multidisciplinares, nas quais havia uma interligação plena entre Psiquiatras, Psicólogos, Enfermeiras e Assistentes Sociais; observei consultas de triagem e de seguimento; e também me integrei na dinâmica da equipa, através da execução de uma “Entrevista de Diagnóstico de PHDA

em Adultos”. Tive uma breve passagem pelo Serviço de Estabilização e Triagem de Agudos, onde

acompanhei entrevistas clínicas, entrevistas a familiares, e a instituição de terapêutica. Frequentei o SU do Hospital de São José, onde presenciei o internamento compulsivo. Por fim, assisti a várias Aulas do Internato e a Sessões de Supervisão do Internato.

5. MEDICINA GERAL E FAMILIAR | 23 de Março a 24 de Abril de 2015 (4 semanas)

Local e Tutora: USF Vasco da Gama; Drª Graciete Lemos

Objetivos: Compreender a função do Médico de Família na promoção da saúde e prevenção da doença; Treinar aptidões relacionadas com a colheita de história clínica, realização de exame objetivo e utilização racional de meios complementares de diagnóstico; Aperfeiçoar competências fundamentais da relação médico-doente; Identificar e abordar os problemas de saúde agudos e crónicos mais prevalentes na comunidade; Englobar a patologia no contexto familiar e comunitário.

(8)

6. PEDIATRIA | 27 de Abril a 22 de Maio de 2015 (4 semanas) Local e Tutora: Hospital Dona Estefânia; Drª Paula Kjöllerström

Objetivos: Consolidar aptidões adquiridas no 5º ano do curso; Reconhecer as patologias pediátricas mais frequentes: a sua clínica, diagnóstico e princípios gerais de atuação, incluindo em contexto de Urgência; Avaliar a criança com patologia, integrada no ambiente familiar e social; Comunicar adequadamente com a criança e familiares.

Atividades Desenvolvidas: A maior parte do estágio decorreu na Enfermaria de Hematologia, onde tive a oportunidade de assistir e participar na discussão dos casos clínicos dos doentes internados, realizar anamnese e exame objetivo, escrever diários clínicos e uma nota de entrada. Por várias ocasiões, fui ao Hospital de Dia, onde tive oportunidade de assistir ao exame objetivo dirigido e à abordagem terapêutica dos casos observados. Assisti a consultas de Hematologia, onde acompanhei a investigação diagnóstica de várias patologias deste foro e tive a oportunidade de realizar exame objetivo. Frequentei o SU, semanalmente, onde contactei com as doenças agudas pediátricas mais frequentes. Acompanhei, ainda, consultas de Neurologia Pediátrica e de Imunoalergologia. Assisti à apresentação de sessões clínicas, às aulas teórico-práticas de Imunoalergologia e aos seminários apresentados pelos meus colegas. Realizei uma história clínica de um caso de favismo e apresentei um seminário, em grupo, intitulado “IRIDA - Iron-Refractory Iron

Deficiency Anemia”, o qual foi discutido com os restantes colegas e respetivos tutores de estágio.

7. ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL | 25 de Maio a 5 de Junho de 2015 (2 semanas)

(9)

8. ATIVIDADES FORMATIVAS EXTRA-CURRICULARES

Participei no iMed Conference 6.0 (Anexo I) e no seu Workshop “Vascular Catheterization”

(Anexo II); assisti à Reunião Nacional das Comissões de Ética (Anexo III); frequentei as I Jornadas

do Internato Médico do CHLN (Anexo IV) e o Curso Básico e Avançado de ECG (Anexo V); realizei o SKILLS - Minicurso de Pequena Cirurgia (Anexo VI); estive presente nas I Jornadas Médicas NOVA (Anexo VII), onde realizei o Workshop “Comunicar em Investigação Científica” (Anexo VIII).

III. REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

Após o fim do Estágio Profissionalizante do 6º ano, fazendo uma análise retrospetiva, considero que este foi crucial para a minha formação, bem como uma excelente forma de facilitar a transição de aluno para médico. Na globalidade, penso ter atingido de forma bastante satisfatória os objetivos propostos, o que contribui para estar confiante relativamente à minha prática clínica futura.

Começo por realçar o aperfeiçoamento de competências indispensáveis ao exercício profissional e à boa prática médica, nomeadamente, ao nível da estruturação do raciocínio clínico, de forma a proceder à formulação de hipóteses diagnósticas e tomada de decisões, assim como no desempenho de procedimentos técnicos. Aprendi a lidar igualmente com questões éticas e morais.

(10)

procedimentos característicos desta área médico-cirúrgica que nunca tinha realizado anteriormente, tendo ficado com uma noção muito positiva desta especialidade. No meu estágio de Saúde Mental, assimilei a forma como a componente psíquica humana pode interagir e distorcer a doença orgânica e somática e a importância de avaliar, em cada doente, a sua situação psicológica, integrando-a no quadro clínico. No estágio de Medicina Geral e Familiar fui introduzido à realidade dos cuidados de saúde primários e à prática de uma medicina preventiva abrangente e mais próxima da população. Como aspeto negativo, realço o facto de os estágios de Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar constituírem o primeiro contacto do aluno com a prática clínica destas especialidades, as quais, até então, apenas haviam sido abordadas numa perspetiva teórica. Relativamente a Pediatria, consolidei os conhecimentos das doenças nesta faixa etária, tendo melhorado as minhas capacidades de comunicação médica, especialmente com os familiares das crianças. Como aspeto negativo, destaco o elevado número de médicos internos presentes no local onde realizei o estágio, o que impossibilitou que tirasse mais partido do mesmo.

Em consonância com a minha postura pró-ativa durante os seis anos do curso de Medicina, tentei realizar atividades extracurriculares, para aprofundar temáticas que são básicas para um profissional de saúde, como a Eletrocardiografia; para me debruçar sobre temas que me despertam particular interesse, como a Pequena Cirurgia; ou, então, apenas com o objetivo de atualizar os conhecimentos médicos já adquiridos, como aconteceu no caso do iMed e das Jornadas.

Ao refletir sobre o meu desempenho neste estágio, julgo ter incrementado e aperfeiçoado as minhas capacidades e, assim, creio ter desenvolvido a minha autonomia profissional. A apreciação global do Estágio Profissionalizante do 6º ano é muito positiva. Acho que correspondi aos vários objetivos traçados para este ano, mostrando boa capacidade de adaptação a novos ambientes e desafios e revelei boa competência clínica e comunicacional e capacidade de trabalho em equipa.

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)

Referências

Documentos relacionados

Nas duas semanas de Obstetrícia, frequentei a área do Diagnóstico Pré-Natal onde assisti à. realização de ecografias e técnicas invasivas, como amniocentese e biópsia das

O estágio parcelar de Cirurgia está organizado de modo a que 6 semanas decorram na especialidade de Cirurgia Geral e 2 semanas numa área opcional, tendo, neste caso particular,

importância como parte integrante da minha formação médica e a sua contribuição para o meu.. desenvolvimento e crescimento

O ano profissionalizante decorreu entre 15 de Setembro de 2014 e 5 de Junho de 2015, distribuído, por ordem de actividades, por quatro semanas de Saúde Mental, quatro semanas

O estágio de Medicina decorreu no Serviço de Medicina 1A do Hospital Curry Cabral durante 8 semanas sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e sob orientação da

Hematologia, passando pelas actividades diárias de enfermaria, assim como consulta externa. Durante a permanência na enfermaria, tive oportunidade de auxiliar na

As actividades consistiram em Enfermaria da UCERN - onde acompanhei o internamento das crianças e tive autonomia para escrever diários clínicos e discutir o plano de

Enfermaria, Serviço de Urgência, Consulta Externa e Hospital de Dia. Obtive