• Nenhum resultado encontrado

Educ. Pesqui. vol.27 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Educ. Pesqui. vol.27 número2"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

E d it o r ia l

A pu bli ca ção des t e vo lu me 27, nú me ro dois, de

Edu ca ção e Pes qui sa

é mo t i vo de gran de sa t is f a -ção para nós, que as su mi mos há t rês anos sua edi t o ria com o com pro mis so de re cu pe rar a pe ri o di ci da de da re vis t a, bem como de dar um sal t o qua li t a t i vo no que se ref ere à sua pro pos t a grá f i ca e edi t o ri al. Tra ba lha mos bas t an t e para con cre t i zar es ses ob je t i vos, que de man da ram t a re f as di ver sas, des de a re or ga ni za ção da secret aria, ser vi ços de in f ra est rut ura e a bus ca cons t an t e por f i nan ci a -men t os, at é a ela bo ra ção e con cre t i za ção de um novo pro je t o edi t o ri al.

Nes t e pe río do, bus ca mos con cre t i zar nos sa con vic ção de que uma re vis t a pu bli ca da pela Fa cul da de de Edu ca ção da USP t em a res pon sa bi li da de de con t ri bu ir de f or ma sig ni f i -ca t i va para a di vul ga ção da pro du ção ci en t í f i -ca na área, pois es t a mos con ven ci dos de que a cir cu la ção am pla das idéi as é a base para a re a li za ção da crí t i ca e do de ba t e in dis pen sá ve is à qua li da de da pes qui sa. Sem pre pri vi le gi an -do, con f or me nos sa de f i ni ção edi t o ri al, a pu bli ca ção de re sul t a dos de pes qui sas, pro cu ra mos t ra zer a con t ri bu i ção de co le gas de di ver sos pa í ses, seja em ar t i gos ori gi na is, seja por meio da t ra du ção de t ex t os re le van t es. Do mes mo modo, es -f or ça mo- nos para que a pro du ção dos mais va ri a dos cen t ros bra si le i ros es t i ves se re pre sen t a da em nos sas pá gi nas. E bus ca mos, es pe ci al men t e por meio da se ção

Em Foco

, t ra zer à luz t e mas que nos pa re ci am pre men t es, con t ri bu in do para a dis cus são de ques t ões can den t es e at u a is na área.

Nos seis nú me ros de

Edu ca ção e Pes qui sa

que com põem os vo lu mes 25, 26 e 27, pu bli ca mos 60 t ex t os de di f e ren t es na t u re zas. Des ses, 52 são ar t i gos iné di t os (re pre sen t an do mais de 86% do t o t al), t rês são t ra du ções de t ex t os an t e ri or men t e pu bli ca dos em ou t ros países, e cin co são t ex t os de ou t ra na t u re za (ho me na gens, do cu men -t os). Não con si de ra mos os edi -t o ri a is e apre sen -t a ções (de se ções es pe ci a is ou t raduções).

No que diz res pe i t o aos ar t i gos iné di t os, eles po dem ser clas si f i ca dos em dois gran des t i pos: aque les que apre sen t am re sul t a dos de pes qui sas e os que se ca rac t e ri zam como en sa i os. Ent re os pri me i ros, in clu í mos t an t o aque les que re la t am e ana li sam re -sul t a dos de in ves t i ga ções em pí ri cas (quan t i t a t i vas ou qua li t a t i vas), quan t o os que apre sen t am ba lan ços da pro du ção em de t er mi na da área do co nhe ci men t o – os co nhe ci dos “ es t a dos da art e” (que são, na ver da de, f ru t os de pes qui sa bi bli o grá f i ca) – as sim como os pro du t os de in ves t i ga ções do cu men t a is, t í pi cos da pes

(2)

qui sa his t o ri o grá f i ca. Essa é uma clas si f i ca ção por ve zes sub je t i va, mes mo t en do pre vi a men t e de f i ni dos os cri t é ri os, pois há áre as nas qua is a pes qui sa t em um ca rá t er emi nen t e men t e en sa ís t i co, como a Fi lo so f ia e al gu mas ver t en t es da Psicologia. Nes ses ca sos, op t a mos por ca rac t e ri zar os t ex t os como en sa i os.

Com es sas res sal vas, po de mos af ir mar que a ma i o ria dos t ex t os iné di t os que pu bli ca mos po dem ser ca rac t e ri za dos como apre sen t a ções de re sul t a dos de pes qui sa: 32 den t ro de um t o t al de 52, re pre sen t an do 61,5%.

Qu an t o à f i li a ção ins t i t u ci o nal dos au t o res que re di gi ram t ais t ex t os, en con t ra mos 13 (22,8% do t o t al de au t o res) li ga dos a ins t i t u i ções de ou t ros pa í ses, en t re os qua is se des t a -cam Por t u gal (t rês au t o res), Espa nha (t rês), Fran ça (dois) e EUA (dois). Os de ma is vi e ram do M é xi co, Argen t i na e Su í ça.* Tra t a se de pa í ses com os qua is os pes qui sa do res da área edu ca ci o nal man t êm es t re i t o re la ci o na men t o aca dê mi co, sen -do que mu i t os -dos au t o res pu bli ca -dos per t en cem a nos so con se lho edi t o ri al e t êm con t ri bu í do não ape nas por meio do en vio de seus pró pri os t ex t os, mas t am bém in cen t i van do ou t ros co le gas a f a zê- lo, bem como ela bo ran do pa re ce res.

Den t re os 44 au t o res li ga dos a ins t i t u i ções na ci o na is, a ma i o ria pro vém da re gião su des t e (75%), es pe ci al men t e do es t a do de São Pa u lo (19 au t o res, que re pre sen t am 43% do t o t al), o que em par t e re f le t e a con cen t ra ção t an t o da pro du ção aca dê mi ca, quan -t o dos cur sos de pós- graduação em edu ca ção no Bra sil. Os au -t o res pro ve ni en -t es de ou t ras re giões es t ão em Per nam bu co (qua t ro), Pa ra ná (t rês), Rio Gran de do Sul (dois), Pa ra í ba e San t a Ca t a ri na (um em cada). Uma me lhor dis t ri bu i ção da re vis t a em li vra ri as e uni ver si da des das prin ci pa is ci da des bra si le i ras – um dos nos sos ob je t i vos para o pró xi mo ano – po de rá re sul t ar em sua ma i or di vul ga ção f ora de nos so es t a do e, con se qüen t e men t e, no re ce bi men t o de um ma i or nú me -ro de ar t i gos de ou t ras re giões para ava li a ção.

Den t re os au t o res da re gião su des t e, ape nas seis são li ga dos à FEUSP (13,6% do t o t al de au t o res), o que se con f ir ma como re sul t a do de nos sa po lí t i ca de de ses t í mu lo à en do ge nia, pro cu ran do ca rac t e ri zar nos sa re vis t a como ca nal de ex pres são da pes qui sa edu -ca ci o nal de qua li da de, in de pen den t e men t e da ori gem dos au t o res. Ou t ros 13 co la bo ra do res pro vêm de ou t ras ins t i t u i ções do es t a do de São Pa u lo: de ma is uni da des da USP, PUC SP, UNICAM P e UNESP. No res t an t e, t ra t a se de 14 au t o -res af i li a dos a ins t i t u i ções de M i nas Ge ra is, Rio de Ja ne i ro e Espí ri t o San t o.

Assu mir nos sa res pon sa bi li da de como edi t o res exi giu um es f or ço per ma nen t e de ga ran t ir a qua li -da de do ma t e ri al apro va do para pu bli ca ção e, ao mes mo t em po, a aber t u ra para

206

(3)

o diá lo go com os co le gas que nos en vi a ram suas con t ri bu i ções e que as ava li a ram por meio de pa re ce res. Nos sa mira con t em pla va, a t odo mo men t o, a di ver si -da de e o res pe i t o às di ver gên ci as, mas t am bém a se ri e -da de, a co e rên cia in t er na e a f un da men t a ção t eó ri co- met odológica. M u i t as f o ram as di f i cul da des e as apren di za gens, os t ro pe ços e as re a li za ções, o que t or nou in dis pen sá vel a co la -bo ra ção ge ne ro sa de co le gas, seja pelo en vio de seus t ex t os para ava li a ção, seja pela emis são de pa re ce res, seja ain da pela par t i ci pa ção na edi ção de se ções ou na t ra du ção de t ex t os.

Nes t e nú me ro, em es pe ci al, pu de mos con t ar com a co la bo ra ção com pe t en t e de M ar t a Kohl de Oli ve i ra, que or ga ni zou e apre sen t ou a se ção so bre edu ca ção de jo vens e adul -t os. Tra -t a- se de um -t ema f un da men -t al num país como o nos so, onde os ín di ces de anal f a be t is mo en t re es sas f a i xas et á ri as ain da são alar man t es, mas que in f e -liz men t e t em t ido pou ca ex pres são na pro du ção aca dê mi ca da área. A se ção aqui apre sen t a da abor da esse seg men t o edu ca ci o nal t an t o do pon t o de vis t a in t er na ci o nal, quan t o das po lí t i cas pú bli cas bra si le i ras, sem de i xar de lado as di men -sões pro pri a men t e cog ni t i vas e pe da gó gi cas des se de ba t e.

Com ple t am o vo lu me dois t ex t os de co le gas da FEUSP, que apre sen t am con clu sões de pes qui sas na edu ca ção in f an t il e na f or ma ção de pro f es so res, e um ar t i go so bre os bre ves anos de exis t ên cia do Inst i t u t o de Edu ca ção da USP, na dé ca da de 1930 - t o dos eles t ra ba lhos de ex t re ma re le vân cia me di an t e as ques t ões e im pas ses at u a is da pes qui sa e da prá t i ca edu ca ci o na is no país.

Espe ra mos que os le i t o res com par t i lhem co nos co a sa t is f a ção e o sen t i men t o de que o es f or ço va leu a pena, e que con t i nu em a nos apo i ar nes sa em pre i t a da.

Bel mi ra Oli ve i ra Bu e no

Ma rí lia Pin to de Car va lho

Ju lio Grop pa A qui no

Referências

Documentos relacionados

Têm os seguintes livros publicados no Brasil: Temas transversais em educação (Ática), Falemos de sentimentos: a afetividade como tema transversal (Moderna), e Conhecimento

Ver o exemplo de invenção do exercício escolar de aplicação de texto em Anne-Marie Chartier e Jean Hébrard, Discours sur la lecture (1880-1980), op. (Obra disponível

[r]

[r]

The history of literacy places a significant inflection between the intensive reading of single texts and the appearance extensive reading of multiple and changing

(...) A importância da educação na definição da igualdade como padrão de relação social é quase exorbitante — ela é trans-histórica e universal.” Este trecho, que pontua um

pro pon do, ao mes mo t em po al gu mas ações de pre ven ção da vi o lên cia es

capitalista em que vivemos. Quando isso acon- tece, a força da estrutura econômica, fundada na opressão e no domínio de uns sobre os outros, leva a crer que esta seja a única forma