• Nenhum resultado encontrado

Programação Inter-universitário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programação Inter-universitário"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

22 de maio de 2017

Local:

1

ª

Edição do Concurso de

Programação

Inter-universitário

Faculdade de Ciências e Tecnologias

Coordenação de Engenharia informática e de Computadores |

Tecnologias Multimédia de Comunicação

SEMANA DE TECNOLOGIAS

INFORMÁTICA & MULTIMÉDIA

V EDIÇÃO

(2)

1. Enquadramento e objetivo

A Universidade de Cabo Verde, em colaboração com outras instituições de ensino superior em Cabo Verde, promove e organiza a 1ª edição do Concurso de Programação Interuniversitário em Cabo Verde (CPICV), destinado aos alunos dos cursos de graduação lecionados em todo território nacional. Esta iniciativa pretende incentivar a competição saudável entre os estudantes que têm vocação para programação e pelas tecnologias de informação e servir de um ponto de encontro entre os docentes e alunos com interesses nestes temas.

2. Composição das equipas

As equipas são constituídas por um professor (treinador) e por, no máximo, 3 estudantes (participantes) da mesma instituição do ensino superior. O professor apenas servirá de representante da equipa, não podendo participar na resolução dos problemas durante o concurso. Os estudantes devem estar inscritos neste ano letivo (2016/2017) na instituição que representa, ficando o treinador da equipa com a responsabilidade de comprovar a elegibilidade dos estudantes. Cada estudante só pode representar uma única equipa. Um professor pode representar mais de que uma equipa da mesma instituição. A possibilidade de uma instituição ter mais que uma equipa presente no concurso está sujeita a capacidade do local do concurso e, no caso de atingir a capacidade máxima, a escolha da equipa fica sujeita a ordem de chegada das inscrições.

3. Ambiente de trabalho

Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante a todas as outras equipas.

Todos os computadores estarão equipados com o sistema operativo [LINUX], com os IDE/Editores habituais e com compiladores de C, C++, Java, PHP e Python. Os programas deverão residir num ficheiro isolado e deverão obedecer às normas standard (ANSI-C). Será permitido o uso de STL no C++ e dos packages habituais do Java.

As equipas estão impedidas de levar todo o tipo de material auxiliar, incluindo livros ou resumos, bem como dispositivos eletrónicos com capacidade de armazenamento e processamento, como telemóveis, smartphones,

smartwatches ou tablets. Podem trazer réguas, compassos, lápis e canetas.

Qualquer outro material de auxílio não será permitido, com exceção da documentação online disponível no ambiente da competição. A organização fornecerá folhas A4 brancas.

O trabalho das equipas será desenvolvido localmente em cada máquina, e quando a equipa entender adequado deverá submeter ao sistema de avaliação a sua solução (código fonte) para um dado problema.

(3)

4. Inscrição das equipas

A inscrição duma equipa será efetuada pelo professor (treinador) que integra a equipa.

As inscrições das equipas têm de ser feitas obrigatoriamente até às 23h00 do dia 19 de maio de 2017. As equipas podem indicar um nome que será utilizado para a sua identificação durante o concurso. Caso haja conflito de nomes ou na ausência desta indicação, será atribuído uma indicação composta pela sigla da instituição e um número que indique a ordem da inscrição. As inscrições são feitas via e-mail, para: semanatim@gmail.com. Os concorrentes devem enviar as seguintes informações: 1 - Nome dos elementos do grupo; 2- Instituição a que pertence; 3 – Curso dos concorrentes; 4 – Contactos – e-mail e telemóvel.

5. Início da competição

Todos os participantes devem trazer um documento de identificação. Haverá uma estação de trabalho para cada equipa com a identificação da equipa visível. Devem apresentar, pelo menos, 5 minutos antes do horário de início da competição, identificar as suas estações de trabalho, sentarem sem tocarem em nenhum dos dipositivos antes do início do concurso (rato, teclado, caneta, folhas, …).

6. Assistência

Haverá pessoas identificadas para prestarem auxílios aos participantes do concurso. Os concorrentes não devem reparar ou tentar reparar alguma anomalia nos equipamentos informáticos ou problemas de rede.

7. Fim da competição

Serão emitidos avisos sonoros audíveis aos 15 minutos, 5 minutos e 1 minuto antes do fim da competição. O fim da competição será anunciado verbalmente e a partir deste anúncio, todos os participantes devem parar de trabalhar e esperar sem tocar em nenhum dispositivo. Despois serão avisados para deixarem as estações de trabalho e abandonarem a sala.

8. Formato do concurso

O concurso será realizado no dia 22 de maio de 2017, no Campus de Palmarejo da Universidade de Cabo Verde. As equipas não poderão contatar o treinador ou os elementos das outras equipas durante o concurso. Havendo necessidade, poderão requerer esclarecimentos dos problemas, suporte com os equipamentos informáticos ou recursos básicos como água ou folhas A4.

O concurso tem a duração de 4 horas para tentar resolver 6 a 8 problemas. Dentro do possível, os problemas irão evitar a dependência duma área de conhecimento em particular ou de uma determinada linguagem.

Cada equipa terá acesso a um envelope com os problemas no início do concurso.

(4)

Quando uma equipa tiver uma proposta de solução de um problema, submete-a submete-ao júri do concurso, que submete-a submete-avsubmete-alisubmete-a, dizendo se está certsubmete-a ou errsubmete-adsubmete-a.

A avaliação das submissões será feita por um sistema de avaliação automático cujo resultado será posteriormente confirmado por um júri constituído por docentes das instituições do ensino superior.

O júri compila e executa este programa para uma bateria de testes desconhecida pela equipa. Uma solução é considerada certa se, para todos os testes da bateria, o resultado devolvido for igual ao resultado esperado. Para cada submissão, a equipa recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (solução certa) ou uma indicação do erro ocorrido como por exemplo: “resposta errada”, “erro de compilação”, “erro de execução”, “tempo de execução excedido” e “violação das regras do concurso”.

9. Classificação

As equipas serão classificadas de acordo com o número de problemas resolvidos. Em caso de empate, serão classificadas pelo somatório dos tempos dos problemas resolvidos.

O tempo de um problema resolvido é igual ao tempo passado desde o início da prova até à sua submissão aceite mais uma penalização de 20 minutos por cada submissão errada para esse problema.

Serão atribuídos prémios monetários e medalhas virtuais às três equipas mais bem classificadas:

• 1º lugar – 20.000$00 – Medalha de Ouro; • 2º lugar – 15.000$00 – Medalha de Prata; • 3º lugar – 10.000$00 – Medalha de Bronze.

10. Desqualificação

Se uma equipa não cumprir com todos os pontos que constam do regulamento poderá ser desqualificada antes, durante ou depois da prova.

11. Apelos

Apenas a violação do regulamento ou a desqualificação por má conduta podem ser sujeitas a apelo. As decisões do júri de aceitar ou rejeitar submissões são finais e não podem ser objeto de reclamação ou apelo.

Os apelos apenas podem ser apresentados pelos treinadores das equipas.

12. Fair-play

As equipas devem apresentar uma atitude positiva e fazer o uso racional dos recursos disponibilizados pela organização do concurso.

Não devem desencadear ações que dificultem ou impeçam a participação de alguma equipa no concurso. Não devem causar distúrbios, interferir com equipamentos dos outros participantes ou distrair membros de outras equipas.

(5)

13. Outros casos

A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. As equipas inscritas permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.

14. Contactos

Universidade de Cabo Verde

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Coordenação de Engenharia Informática e de Computadores / Tecnologias Multimédia de Comunicação

Campus do Palmarejo, Praia E-mail: semanatim@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

classificação tradicional que separa o corpo em quatro partes: cabeça, tronco, braços e pernas.. No entanto, a cabeça não tem força

neurotransmissores: o que são, como são sintetizados e quais nutrientes são necessários para a sua síntese ou sua atuação...

Prescrita a dose padrão para quem está com deficiência, em dois ou três meses deve-se refazer o exame para garantir que a deficiência foi sanada.. Esta

Sem instituições como família, tradição, cultura e religião, o indivíduo não se torna livre,.. mas incapaz

Esta aula vai discorrer a respeito do teatro, do simbolismo no teatro grego, da evolução do teatro grego para o moderno, bem como a influência que essa evolução provocou..

Para o profissional da área de saúde, o estilo mais apropriado seria o clássico, pois transmite competência, autoridade e seriedade.. As mensagens principais de um profissional

As pessoas não olham mais para o céu, não conhecem as constelações, o que acarreta. Observação do céu como exercício de

No entanto, se não houver possibilidade de conceituar o que se passa na alma, é melhor não haver ciência a respeito do homem – e essa é a crise da ciência.. Por um lado, temos