• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

BRUNA BACALGINI

A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO AMADOR AO TEATRO

BRASILEIRO NO PERÍODO DE 1910 A 1960

São Paulo 2009

(2)

BRUNA BACALGINI

Nº USP 6437940

A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO AMADOR AO TEATRO

BRASILEIRO NO PERÍODO DE 1910 A 1960

Projeto de Pesquisa apresentado como

requisito para aprovação na disciplina CBD

0100

Orientação

à

Pesquisa

Bibliográfica, ministrada pela Profa. Dra.

Brasilina Passarelli.

São Paulo 2009

(3)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO... 4

2. OBJETO... 5

2.1 JUSTIFICATIVA... 6

2.2 OBJETIVOS GERAIS... 6

2.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 6

3. QUADRO TEÓRICO... 7

4. METODOLOGIA... 10

5. CRONOGRAMA E RECURSOS... 11

6. COMENTÁRIOS E EXPECTATIVAS... 12

7. REFERÊNCIAS... 13

(4)

1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa se propõe a estudar e analisar o desenvolvimento do teatro amador no Brasil no período de 1910 a 1960, visando apresentar a formação do teatro brasileiro não apenas sob o ponto de vista das companhias e grupos de teatro profissionais, mas de diversas fontes e iniciativas. O teatro não foi produzido apenas por profissionais, mas também por pessoas comuns, interessadas no meio cênico, figura representada pelos amadores. Nesse sentido, se o teatro brasileiro não foi construído apenas por companhias e grupos profissionais porque não discutir também o teatro amador? Questiona-se a história oficial, procurando expor o teatro brasileiro sobre outro enfoque: o dos amadores.

Para se atingir tal objetivo, será feito levantamento bibliográfico e de sites sobre companhias teatrais, espetáculos e iniciativas realizadas no período de 1910 a 1960. Esse recorte temporal foi eleito, pois as primeiras articulações significativas de amadores começaram nos anos 1910 a 1920, ao longo dos anos 1930 a meados de 1940 surgiram diversos empreendimentos de amadores que trouxeram avanços técnicos, estéticos e de repertório a cena teatral brasileira e finalmente na década de 50 do século XX encontra-se companhias, diretores, atores e profissionais que eram oriundos do amadorismo e nessa época concretizam ações de renovação no meio cênico brasileiro. Será realizada também pesquisa em obras de teóricos e estudiosos de teatro como: Décio de Almeida Prado, Renata Palottini, Sábato Magaldi, Maria Thereza Vargas e Fernando Peixoto a fim de obter bases que dêem sustentação teórica ao projeto. Após esse levantamento, será feito cruzamento das informações encontradas, análise dessas informações e correlação das mesmas com os teóricos escolhidos para a abordagem do amador na cena brasileira.

Como há grande dispersão de fontes bibliográficas e dados sobre teatro no Brasil, principalmente, em relação ao teatro amador brasileiro, pode ser necessário e útil para estudantes, profissionais e interessados em teatro a iniciativa de estudos e pesquisas que procurem reunir as diversas informações espalhadas e fragmentadas sobre teatro brasileiro, focando-se numa abordagem mais plural sobre a cena teatral no Brasil, revelando os diferentes lados que auxiliaram o desenvolvimento do teatro brasileiro.

(5)

2. OBJETO

O teatro é expressão artística e cultural, evidencia e relaciona-se com determinado contexto histórico, político, econômico, social e cultural. O teatro assumiu diversas funções ao longo da história no Brasil e foi produzido por diferentes grupos sociais e autoridades: apropriado como instrumento político e moralizador pelo Estado e Igreja; religioso e catequético pelos jesuítas no século XVI; meio de resistência cultural como também comunicação e discussão de pensamentos, valores, opiniões e reivindicações ao longo do século XX, além de ser uma forma de lazer e sociabilidade.

O teatro amador reúne pessoas motivadas em produção de peças e apresentações teatrais impulsionadas por interesse e gosto pelo teatro sem preocupações financeiras. Este teatro é diferente pois, por não ser profissional, não tem compromissos com bilheterias, prazos ou recursos financeiros imediatos, assim, há maior espaço e tempo para experimentação e dedicação. Segundo o Dicionário do Teatro Brasileiro (GUINSBURG; FARIA; LIMA, 2006, p.22) [1] :

O teatro amador, como a designação indica, é aquele praticado por um grupo de pessoas que apreciam o teatro (...), mas sem tirar dele proveito econômico. Em caso de lucro, a importância cobrirá os gastos da montagem ou será encaminhada para entidades previamente escolhidas.

O teatro amador é caracterizado por agregar diversos aspectos, funções e produtores, podendo ser:

Realizado apenas por entretenimento e lazer;

Produzido por comunidades imigrantes para comunicação e preservação de suas culturas, promoção de momentos de sociabilidade, reflexão, discussão ou reivindicação de algum tópico;

Feito por estudantes e universitários com propósitos de pesquisa, experimentação e debate;

Produzido por grupos de pessoas interessados em renovação de técnicas, linguagens, temas e estéticas, procuram “(...) acrescentar, revolucionar ou, no mínimo, refletir sobre a arte do teatro” (ibid, p.23)

(6)

Esta pesquisa tem o intuito de estudar o teatro amador feito por estudantes, universitários, comunidade de imigrantes e especificamente de grupos engajados em montagem de apresentações para incorporar novidades ao teatro brasileiro.

2.1 Justificativa

Além da dispersão de fontes e dados sobre história e formação do teatro brasileiro, há poucos trabalhos sobre o tema teatro amador e a história do teatro brasileiro é na maioria das vezes apresentada apenas na perspectiva das companhias teatrais profissionais, dessa forma, pode ser útil e relevante esta pesquisa no intuito de oferecer uma bibliografia inicial do tema, reunir informações dispersas, servir de fôlego/base inicial a futuros estudos e pesquisas de interessados sobre o tema teatro e também para apresentar a história do teatro brasileiro sob pontos de vista pouco explorados.

2.2 Objetivos gerais

Mostrar a atuação do teatro amador brasileiro, ressaltando sua importância para a introdução de novas técnicas, ideias, mentalidades, linguagens e repertórios no teatro brasileiro. Sendo assim, pretende-se abordar a formação do teatro brasileiro no período de 1910 a 1960 sob a perspectiva dos amadores.

2.3 Objetivos específicos

Apontar companhias e grupos teatrais amadores que renovaram a cena teatral no Brasil;

Mostrar algumas companhias teatrais amadoras que influenciaram a consolidação de companhias profissionais de teatro;

Evidenciar que a trajetória de algumas pessoas que marcaram a história do teatro passou antes pelo amadorismo;

Apresentar a contribuição de amadores nas suas especificidades, por exemplo: os imigrantes tiveram atuação diferente dos universitários.

(7)

Os amadores entre os anos 1900 e 1920, segundo Renata Palottini, apresentavam diversos espetáculos e publicações, havia “dezenas de grupos de amadores com atividades regulares e comprovadas. E essas atividades eram de tal ordem que, em 1908, vinha à luz um quinzenário, O Amador Dramático, dedicado exclusivamente à classe” (PALOTTINI, 1974, p.76) [2]. Nesses 20 anos os amadores começaram a desempenhar suas produções com maior frequência, deixando de ser uma atividade esporádica e pontual.

O teatro brasileiro até os anos 1940 sofria com a falta de encenações de diferentes tipos de gêneros. Com exceção de algumas ações isoladas, a comédia imperava nos palcos. Ana Bernstein, crítica e pesquisadora de teatro, relata que:

As escassas tentativas de representação de gêneros ‘sérios’ como o drama, deviam-se aos grupos amadores, provenientes de clubes, grêmios, círculos dramáticos e associações de teatro (...) Como não havia escolas [até fins dos anos 1940], a renovação dos quadros profissionais devia-se, quase sempre, à incorporação de elementos oriundos do teatro amador.Começa a se afirmar, com estes grupos, uma nova mentalidade teatral. (2005, p.44) [3]

A partir dos anos 1930, o processo de industrialização começou a se intensificar em São Paulo, a acumulação de capital proveniente das exportações de café impulsionou a industrialização da cidade. A urbanização e o crescimento populacional junto com o fortalecimento da economia paulista com as indústrias mudaram o perfil da cidade: de provincial para urbano. Os imigrantes vindos para suprir a demanda por mão de obra, estabeleciam-se geralmente em bairros operários como Brás, Mooca, Barra Funda e eram nesses espaços que criavam seus laços de sociabilidade, organizavam-se em torno de uma causa, elaboravam seus momentos de lazer, trazendo um novo tom à São Paulo. As diversões públicas como teatro, danças, espetáculos musicais, produzidas por profissionais, faziam parte da vida das classes mais abastadas e não a dos imigrantes, pois estes não dispunham de recursos financeiros suficientes para participar destes eventos. Tal fato mobilizou os imigrantes para a criação de seus próprios meios e espaços de lazer, encontro e diversão.

O teatro possibilitava a interação com várias pessoas, dialogar, veicular valores e comunicarem-se. Por essas características, o teatro ganhou relevância na vida cultural dos imigrantes. Interessante notar que, com a atuação dos imigrantes no teatro amador, o teatro brasileiro assumiu outras formas e significações, renovando-se:

(8)

(...) desenvolveu-se um teatro com características próprias, feito por italianos e dirigido principalmente à coletividade italiana. Portadores das mais variadas ideias (...) , enérgicos e lutadores em grande parte libertários, foram os imigrantes – segundo Franco Cenni, em seu livro Italianos no Brasil – que conseguiram romper as ‘invisíveis fronteiras que tolhiam o passo a uma renovação (...) (MAGALDI; VARGAS, 2000, p.32) [4]

Em 1927, Eugênia e Álvaro Moreyra fundam o Teatro de Brinquedo, uma tentativa de trazer ao teatro brasileiro novos conceitos estéticos teatrais. Chamado de brinquedo, pois o cenário imitava caixas de brinquedo, o grupo teatral era formado por amadores do Rio de Janeiro. A primeira peça apresentada foi a comédia Adão, Eva e outros membros da família de autoria do próprio Álvaro Moreyra, a qual critica as incoerências da sociedade capitalista com a história de um ladrão e um mendigo, em que o primeiro vira capitalista e o segundo dono de jornal (CACCIAGLIA, 1986) [5]. Moreyra pretendia que o teatro deixasse de ter um foco comercial para assumir um viés mais popular: “que fizesse sorrir e ao mesmo tempo pensar” (ibid, p.100). Magaldi e Vargas relatam como o Teatro de Brinquedo foi visto na época: “O Teatro de Brinquedo é saudado como uma bela tentativa de amadores, que já é uma realidade vitoriosa, capaz de influir seriamente na evolução do nosso meio cênico” (2000, p.113) [4] . Apesar da curta duração (menos de 2 anos) do Teatro de Brinquedo, este traz ao teatro novas técnicas, como por exemplo, o fim da marcação para a livre movimentação dos atores no palco (ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE TEATRO, 2009) [6] que são incorporadas por outros grupos e companhias teatrais. Mesmo com a breve existência desse grupo, mostra-se a atuação dos amadores no sentido de inovar o meio cênico brasileiro.

Deus lhe pague, peça de Joracy Camargo e encenada por Procópio Ferreira em 1932, considerada como “a primeira peça brasileira efetivamente social” (COSTA, 2006, p.111) [7] torna Camargo aclamado pelo público e críticos. A peça aborda a história de um falso mendigo (na verdade milionário), denunciando e criticando as desigualdades sociais e a sociedade burguesa. Cacciaglia (1986) [5], afirma que qualquer semelhança de Deus lhe pague com Adão, Eva e outros membros da família não é mera coincidência. Joracy Camargo fez parte da equipe do Teatro de Brinquedo e de certa forma o Joracy recebe influências do amadorismo, assim, sem deixar de lado suas contribuições individuais ao teatro brasileiro, Joracy Camargo empregou alguns elementos do teatro amador na sua carreira, a qual marcou profundamente a história do teatro brasileiro.

Paralelamente, surgia em 1938, “Os Comediantes”, companhia teatral amadora carioca, que finalmente pôs o teatro brasileiro no movimento Modernista. Fundada por Luísa

(9)

encenações, deixando de lado o ator como o centro do espetáculo (SOUSA, 1968) [8]. Para Almeida Prado, Os Comediantes e o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) deram um “tranco”, um impulso ao teatro brasileiro e o colocou “a par das fórmulas modernas” (PRADO, 1975, p.144) [9]. O TBC foi uma companhia profissional teatral, criado em 1948 pela fusão do Grupo de Teatro Experimental e do Grupo de Teatro Universitário, ambos vindos do movimento amadorístico (PALOTTINI, 1974) [2]. É considerado divisor de águas no meio cênico: antes do TBC o teatro era de improviso, após o teatro ganhou maior estabilidade, introduz uma maior preocupação com a função social do teatro, novos procedimentos para elaboração de cenários e escolha de textos contemporâneos como os de Sartre (COSTA,2006) [7]. Apesar de ser uma companhia profissional é oriunda do amadorismo, o qual trouxe contribuições junto com outras fontes de renovação (como estrangeiros e profissionais) para a consolidação do teatro como arte e expressão no Brasil.

A constituição do teatro brasileiro não se deu apenas no eixo São Paulo - Rio de Janeiro, o Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) foi e é expoente de criação no Nordeste. O TAP continua suas atividades desde sua fundação em 1941 por Valdemar de Oliveira no Recife. Uma de suas principais contribuições é a variedade de repertórios que traz à cena teatral brasileira, “cria e mantém com sucesso um ‘teatro de cultura’, aliando ‘amadorismo teatral à filantropia’ e mudando a fisionomia do teatro pernambucano” (ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE TEATRO, 2009) [6].

A constituição e a evolução do teatro brasileiro apontam que não existe um teatro, mas vários teatros, conceito que permeia a obra de Fernando Peixoto em O que é teatro? (2003) [10], assim, presencia-se que não há como apresentar um quadro único do teatro, pois foi construído por diferentes perspectivas e motivações, falar de teatro é falar de pluralidade.

(10)

4. METODOLOGIA

A pesquisa é qualitativa, caracteriza-se como estudo teórico. Para início de pesquisa será feito levantamento bibliográfico e de sites, a fim de encontrar: dados de companhias, pessoas e espetáculos vindos do amadorismo e obras de teóricos da área teatral, além disso, será realizado um estudo sob o período coberto 1910 a 1960, com intuito de obter bases para analisar os dados encontrados dentro de um contexto histórico.

A busca de informações na literatura se restringe a conteúdos relacionados ao teatro brasileiro, portanto, esta pesquisa não abordará teatro amador produzido em outros países, sendo que a cobertura temporal é de 1910 a 1960. As informações coletadas serão comparadas e analisadas junto com conteúdos e conceitos encontrados em obras de teóricos, para posterior reflexão e discussão dos resultados encontrados.

(11)

Cronograma de 24 meses

Legenda: 09 = representa o ano de 2009 10 = representa o ano de 2010 11 = representa o ano de 2011

Recursos a serem utilizados: fotocópias, computadores. Haverá gastos com idas a bibliotecas e centros de documentação e com a impressão do trabalho.

(12)

6. COMENTÁRIOS E EXPECTATIVAS

O tema proposto abre margem a maiores discussões e reflexões, percebe-se que o pesquisador não consegue finalizar a pesquisa, apenas abre caminhos e possibilidades, permitindo a análise do universo eleito por outros olhares. Espera-se que esta pesquisa ganhe mais fôlego inclusive com a iniciativa de outros pesquisadores neste tipo de projeto.

Vislumbrando a continuidade desta pesquisa, pode-se ampliar buscas e fontes de informações em consultas a documentos de arquivos históricos, principalmente em jornais produzidos no período coberto. Percebeu-se, no levantamento bibliográfico, citações a jornais que noticiavam apresentações de grupos teatrais amadores, este tipo de dado pode trazer referências a nomes de outras companhias teatrais amadoras, informações sobre o número de peças apresentadas em um ano, possibilitando encontrar mais dados quantitativos sobre o tema.

(13)

[1] GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariangela Alves de. Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos. São Paulo: Perspectiva; SESCSP, 2006. [2] PALOTTINI, Renata. Amor ao amador. Argumento, s.l, v. 1 , n. 3, p. 75-80, jan. 1974. [3] BERNSTEIN, Ana. A crítica cúmplice: Décio de Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2005.

[4] MAGALDI, Sábato; VARGAS, Maria Thereza. Cem anos de teatro em São Paulo (1875-1974).São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.

[5] CACCIAGLIA, Mario. Pequena história do teatro no Brasil: quatro séculos de teatro no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz; EDUSP, 1986.

[6] ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE TEATRO. 2009. Disponível em: < http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm>. Acesso em:

22.Nov.2009.

[7] COSTA, Maria Cristina Castilho. Censura em Cena. São Paulo: EDUSP, FAPESP, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006

[8] SOUSA, José Galante de. O teatro no Brasil. Rio de Janeiro: INL, 1968.

[9] PRADO, Décio de Almeida. O teatro. In: ÁVILA, Affonso. O Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975.

Referências

Documentos relacionados

Naipi – Leo, procure ter cuidado e só traga frutas que você perceba que os animais comem também, pois como na vida, há também as árvores que não dão bons frutos.. Alguns são até

(VÃO PEGAR FLOQUINHOS) S. GERALDO - Aqui na fonte existe apenas um floquinho. PROFESSOR LIBÓRIO - E não está saindo nenhum da fonte. GERALDO - Pelo tempo que ficamos aqui a fonte

MINISTRO DO TRABALHO- Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, que isso!!! Aquilo que o senhor ouviu de maneira nenhuma era ronco. Era uma

Pedro – Claro! Quando eu estava na ilha de Bora-Bora encontrei com um grande feiticeiro, o Sangue de Dragão, um feiticeiro conhecido em todo Oceano Atlântico. Bolota – Mas a ilha

PEQUENO PRÍNCIPE – Bem, depois que encontrei a raposa foi que te encontrei, mas agora tenho que ir, preciso cuidar da minha rosa, ela deve estar muito gripada com todos esses

(quando Raposão esta pegando o Pinóquio, vem a Baleia e vai arrastando o Raposão para o mar. Ele pega o corpo de Pinóquio tentando evitar que a Baleia o leve para dentro do mar,

Cinco – Cuidado três! Não deixe cair tinta em cima de mim. Três – Precisamos pintar logo estas rosas. Desculpe! Não deu para evitar! O sete empurrou meu cotovelo. Sete –

Narrador :” essa é a história de uma grande família formada por Seu Bento casado com Dona Mariquinha, pais de: Neco, um garoto muito legal que adora fazer uma