• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - maio - 2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - maio - 2006"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DIREITO GV

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br

Coordenador de Pesquisa e Publicações: José Rodrigo Rodriguez – Redação e edição: Ana Mara Machado – Criação e Editoração: FGVSP-DO/DEG Ano 3 | número 20 | Maio de 2006

Notícias

O Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) e a Direito GV promoveram o Colóquio

Raymundo Faoro: Intérprete do Brasil entre os dias 27 e 28 de abril. O evento foi coor-denado por Carlos Guilherme Mota (IEA-USP/Mackenzie), Antonio Angarita (DIREITO GV) e Ary Oswaldo Mattos Filho (DIREITO GV).

O evento contou com exposições de Gabriel Cohn (FFLCH-USP), Gabriela Nunes Ferreira

(FFLCH-UNESP e Pesquisadora da Direito GV) e Bernardo Ricupero (FFLCH-USP). Partici-param também os pesquisadores e professores convidados, Miguel Reale Júnior (FD-USP),

Eduardo Kugelmas, Brasílio Sallum Junior, Carlos Ari Sundfeld (Direito GV), Oscar Vilhena Vieira (Direito GV), José Rodrigo Rodriguez (Direito GV), Karime Costalunga (Direito GV), André Rodrigues Correa (Direito GV), Alexandre dos Santos Cunha (Direito GV),Diego Ambrosini (Direito GV).

No dia 3 de abril, a Direito GV promoveu debate sobre as alterações no Código de Processo Civil, que fazem parte da reforma infraconstitucional do Judiciário. Especialistas discutiram o impacto das leis 11.187/05, 11.232/05, 11.276/06, 11.277/06 e 11.280/06. Participa-ram do debate Márcio Thomaz Bastos (Ministro da Justiça), Pierpaolo Bottini (Secretário da Reforma do Judiciário), Flávio Luiz Yarshell (advogado e professor de Direito Processual Civil da USP), Marcos Fernandes Gonçalves da Silva (professor de economia da FGV),

Rogério Bastos Arantes (professor de política e de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-SP) e como moderador, Rafael Francisco Alves (Direito GV). O debate público faz parte do Programa GVlaw, que tem como objetivo proporcionar um fórum permanente para a discussão de temas da agenda nacional.

No dia 26 de abril, o GVlaw realizou o segundo encontro do Projeto Café Metodológico. O tema debatido nessa reunião foi “O que é educar em Direito: a história do ensino

ju-rídico” e teve a participação da Profa. Dra. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, professora do Departamento de Antropologia da USP.

O GVlaw e o Núcleo de Estudos Tributários organizaram o debate Tributação e

Finan-ças Públicas: O Estado Burocrático e o Estado Gerencial na quarta-feira 26 de abril. O evento ocorreu no Salão Nobre da FGV e contou com a presença de Yoshiaki Nakano, diretor da Escola de Economia de São Paulo da FGV e ex-secretário da Fazenda do governo paulista; Eurico Diniz de Santi, professor do GVlaw; Fernando Zilveti e Roberto Quiroga

Mosquera, professores do GVlaw e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Nos dias 15 e 16 de maio, a Profa. Luciana Gross Cunha (Direito GV) participará do seminário sobre a “Casoteca Latino Americana de Política e Direito Público”na Univer-sidade de Los Andes, em Bogotá na Colômbia.

No dia 26 de abril, a Professora Maria Lopez-Contreras (Instituto de Empresas de Madrid), que está visitando a Direito GV, participou do workshop de pesquisadores da Direito GV.

A Profa. Maíra Rocha Machado (Direito GV) proferiu palestra sobre direito penal interna-cional no Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas do Instituto Rio Branco, em Brasília, no dia 05 de abril.

O professor Eurico De Santi (Direito GV) participou do II Congresso internacional de Direito Tributário de Curitiba, realizado no dia 26 de abril, cujo tema foi Sonegação e Livre Concorrência. No dia 27 de abril, o Professor participou do III Congresso de Direito Tributário de Natal, cujo tema foi Planejamento Tributário e Fraude à Lei.

Nos dias 01, 02 e 03 de maio os Professores Michelle Ratton e Salem Nasser e as pesquisa-doras Mônica Guise Rosina e Elaini Silva (todos da Direito GV) participam com a apresenta-ção de trabalhos, do XII Encontro Internacional de Direito da América do Sul, cujo tema central é “Comércio Internacional e Desenvolvimento”. O evento marca uma parceria entre a Direito GV e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta parceria possibilitou a vinda, em março, do Prof. Dr. Jeffrey Talpis (Universidade de Mon-treal) à Escola, onde ministrou aula prática de Direito Internacional Privado aos alunos do 1º e 2º anos da graduação. Também fruto desta parceria é a vinda do Prof. Dr. Kevin Davis (New York University) à Direito GV no dia 04 de maio, ocasião na qual professores e pesquisadores discutirão, com o autor, paper sobre Direito e Desenvolvimento.

Workshop de

pesquisadores

As reuniões ocorrem às quartas-fei-ras, das 14h30 às 17h, Rua Rocha, 233, 10º andar.

03/05 - Marco regulatório do setor de

sanea-mento – relatório de pesquisa. Com a Participação da Profa. Maria Lopez-Contreras / Coordenação: Prof. Diogo Rosenthal Coutinho (GVlaw/FDUSP) e Conrado H. Mendes (Direito GV)

17/05 – Excepcionalmente das 12h às 14h30 – Núcleo de Direito Tributário – Prof. Eurico Diniz (Direito GV) e Pesquisadores Daniel Mon-teiro Peixoto (Direito GV) e Vanessa Rahal Ca-nado (Direito GV).

31/05 - Regulação financeira e política criminal internacional: o sistema antilavagem de dinheiro no Brasil - Profa. Maíra Rocha Machado (Di-reito GV)

Eventos

No dia 11 de maio a Direito GV promoverá o Se-minário “O Método do Caso para o Ensino do Direito: o Projeto da Casoteca Latino-Ameri-cana de Direito e Política Pública” para discutir um dos casos em fase de elaboração no projeto da “Casoteca Latino-americana de Direito e Política Pública”.

Este evento dará continuidade à série de encontros que visam à discussão do tema Técnicas de ensino do Direito, e também a natureza e os desafios do projeto da “Casoteca Latinoamericana de Direito e Política Pública”, iniciativa da Direito GV que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvol-vimento – BID.

Interessados em participar, favor avisar a Sandra Gomes (sgomes@fgvsp.br).

A programação do seminário terá a presença de professores especialistas em diversos aspectos do caso além de outros convidados externos.

(2)

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br

Publicações de Professores

e Pesquisadores

A Revista Constellations publicou resenha de autoria de José

Rodrigo Rodriguez (Direito GV): on Duncan Kelly, The State

of the Political: Conceptions of Politics and the State in the Thought of Max Weber, Carl Schmitt and Franz Neuman, (vol. 13, n. 1, march, 2006, pp. 134-136).

O jornal Franc-Parler publicou no dia 20 de abril entrevista com o Professor Salem Hikmat Nasser (Direito GV). O Professor comentou sobre as manifestações recentes relativas ao Contrato de Primeiro Emprego na França.

O Jornal Estado de São Paulo de 23 de abril publicou comentário da Profa. Flávia Puschel (Direito GV) no caderno Aliás. A

Pro-fessora comentou a questão da indenização requerida pelo casei-ro Francenildo, pivô do recente escândalo de corrupção brasileicasei-ro, referente à quebra e divulgação de seu sigilo bancário. Artigos publicados pelo Prof. Carlos Ari Sundfeld (Direito GV):

Processo Administrativo: um diálogo necessário entre Estado e cidadão. In: Revista de Direito Administrativo e Constitucional - A & C. Ed. Forum e Instituto Paranaense de Direito Administrativo. vol. 23, jan/mar, 2006.

Licitação para consultoria e a demonstração de capacidade técnica: o problema das equipes compartilhadas. In: Re-vista IOB de Direito Administrativo. Thomson/IOB. Vol. 3, março, 2006.

Improbidade administrativa de dirigente de empresa es-tatal, em co-autoria com o Prof. Jacintho Arruda Câmara. Revista Brasileira de Direito Público - RDBP. Ed. Forum e Instituto de Direito Público da Bahia. Vol. 12, jan/mar, 2006.

O poder normativo das agências em matéria tarifária e a legalidade: o caso da assinatura do serviço telefônico, em co-autoria com o Prof. Jacintho Arruda Câmara. Revista de Direito Público da Economia - RDPE. Vol 13. jan/mar, 2006.

O Jornal Diário do Comércio de 2 de maio publicou o artigo

Da Inconfidência à MP 232, que conta com comentários de

Eurico de Santi (Direito GV) e Marcos Cintra.

PONTES

A Direito GV e o ICTSD lançam, nesta semana, os últimos nú-meros dos periódicos Pontes entre o comércio e o

desenvol-vimento sustentável e Pontes Quinzenal. Seus conteúdos estarão disponíveis respectivamente em http://www.edesp. edu.br/artigos e http://www.ictsd.org. Para maiores informa-ções, enviar mensagem para pontes@fgvsp.br.

Grupos de Estudo

O grupo de Estudo “Estruturas Societárias e Tributação” continua se reunindo às terças-feiras, das 10h30 às 12h, na Direito GV (Rua Rocha, 233, sala 5B). O grupo é formado pelos professores e pesquisadores Eurico de Santi, Daniel Monteiro

Peixoto, Vanessa Rahal Canado, Roberta Prado, Deborah Kirschbaum, Lie

Uema do Carmo, Angela Rita Franco Donaggio, Karime Costalunga, Marco Aurélio Bottino e Thaís Meira e tem como objetivo a construção de casos (Ofi-cinas) e textos de apoio que integrarão livro didático a ser lançado no segundo semestre deste ano.

O grupo de Direito Tributário e Finanças Públicas começou, neste mês, a apli-cação-teste do material didático do 1º semestre da graduação da DIREITO GV na Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP). As aulas acontecem às quintas-feiras, com início às 14h e término às 17h40. A aula inaugural (06/04) tratou da abordagem geral dos temas a serem estudados, enfocando a inovação metodoló-gica e de conteúdo didático preconizado pela Direito GV. A primeira aula (20/04) enfocou, o pano de fundo da comparação do Sistema tributário atual com o Sistema tributário do Brasil-Colonial, alguns princípios tributários (capacidade contributiva, legalidade etc.) e, também, o conceito de tributo. A segunda aula ocorreu, dia 27 de abril e teve como tema “Tributação, Estado e Brasil Imperial”. Sob esse pano de fundo serão estudados os conceitos de (i) Federação versus Competência Tributária: privatividade e residualidade; (ii) Aplicação da legislação tributária: controle do sentido e as “normas interpretativas” e (iii) Limites das funções do Estado, direito positivo e Ciência do Direito.

Pesquisadores

Professor Eurico Marcos Diniz de Santi (esanti@fgvsp.br) Área de pesquisa: Direito Tributário e Finanças Públicas.

Temas de interesse: Economia do Setor Público/Finanças Públicas; O Direito Tributário entre Regras e Princípios; Planejamento tributário; Controle do gasto público e carga tri-butária; Teoria Analítica do Direito.

Pesquisas e atividades em andamento:

• Coordenação dos Módulos de Tributação do Setor Comercial, Tributação do Setor Industrial, Tributação do Setor de Serviços, Tributação Internacional e Teoria Analítica do Direito, no Curso de Especialização em Direito Tributário do GVlaw;

• Coordenação de livro para publicação dos materiais didáticos das disciplinas de Tributação do Setor In-dustrial, Tributação do Setor de Serviços e Teoria Analítica do Direito, no Curso de Especialização em Direito Tributário do GVlaw;

• Pesquisa e análise das decisões do STJ acerca da prescrição e decadência no Direito Tributário.

• Produção de material didático para graduação (direito tributário e finanças públicas);

•Grupos de Estudo em Finanças Públicas;

• Estruturação de cursos e material didático sobre reorganizações societárias e a tributação.

Professora Marcia Carla Pereira Ribeiro (MarciaCarla@fgvsp.br)

Área de pesquisa: Direito Privado; Direito Comercial; Direito Societário; Direito Fali-mentar; Direito Contratual.

Temas de interesse:

Teoria geral do direito internacional; Teoria geral e filosofia do direito; Transformação do direito internacional; Relações entre direito internacional e direito interno; Formas de regulação das relações internacionais; Relações internacionais;

soft law, jus cogens.

Pesquisas e atividades em andamento: •Contratos no Direito e na prática contemporânea;

•Interpretação dos contratos empresariais;

•Função da empresa e do contrato;

Referências

Documentos relacionados

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, passou a ser o único brasileiro a integrar o Conselho Mundial da Human Rights Initiative, responsável pela orientação de toda a

A DIREITO GV participou da Comissão de Avaliação do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, pro- movido em 17 de setembro pelo grupo O Estado de S.Paulo,

A parceria firmada entre a DIREITO GV e o grupo Estado para a cobertura da Ação Penal 470, que julga os acusa- dos no processo do Mensalão, começou em 2 de agosto com a publicação de

Se a informação for analisada segundo o nível de renda, entre os que ganham até 2 salários mínimos, 73% afir- mam que a possibilidade de conciliação contribui para o aumento

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site

O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV apresentou em 26 de outubro no auditório da Escola os resultados parciais da pesquisa sobre a (in)correta destina- ção

Destaque para o texto de David Trubek: “Max Weber sobre Direito e Ascensão do Capitalismo”, trabalho de referência para os temas de Direito e Desenvolvimento e para especialistas na

: Desde o início de 2006, a Professora Maíra Rocha Machado participa de projeto de pesquisa sobre a internacionalização do direito coordenado pela Professora Mireille Delmas-