• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de Estágio 6.º Ano Susana Isabel Matos Martins Pires i

Susana Isabel Matos Martins Pires

Aluna n.º 2009441

Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

Relatório Final de Estágios

6.º Ano do Mestrado

Integrado de Medicina

UCSP Lapa USF Corroios

(2)

Índice

1. Introdução ………3

2. Corpo do trabalho ……….. 4

2.1. Medicina ………...4

2.2. Cirurgia ...4

2.3. Medicina Geral e Familiar ……….………….5

2.4. Pediatria ………6

2.5. Ginecologia e Obstetrícia ………...7

2.6. Saúde Mental ………...7

2.7. Imagiologia (Opcional) ………8

3. Trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo ………...………...8

4. Reflexão crítica final ………...9

5. Anexos ...i

5.1. Certificado de presença nas 26.as Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz ……….i

5.2. Trabalho que irá ser apresentado nas Jornadas de Ginecologia e Obstetrícia ………….ii

5.3. Certificado da presença no 10º Encontro da Primavera de Oncologia ………...iii

5.4. Certificado de presença no Simpósio “O doente com AVC” no Hospital Vila Franca de Xira...iv

5.5. Certificado de conclusão no Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa ………v

5.6. Declaração de colaboração no Departamento de Fisiopatologia da FCM-UNL ……..…vi

Nota: O presente relatório foi escrito em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico da

(3)

Relatório Final de Estágio 6.º Ano Susana Isabel Matos Martins Pires iii

1. Introdução

“You can know the name of a bird in all the languages of the world, but when you're finished, you'll know very little about the bird... I learned very early the difference between knowing

the name of something and knowing something.” Richard Feynman (1918 - 1988)

O curso de Medicina tem o total de seis anos, sendo os primeiros três mais teóricos, conferindo a Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde, e os últimos três anos baseados maioritariamente na prática clínica, conferindo o grau em Mestre em Medicina. Dos anos clínicos queria dar um especial enfoque ao 6.º ano, visto se tratar de um ano profissionalizante e conforme estabelecido no programa “Licenciado Médico em Portugal”, tive como principais objetivos, não só o sedimentar de conhecimentos adquiridos em anos transatos, como no adquirir de novos conhecimentos e na forma mais correta e autónoma de os aplicar à prática clínica. Desses objetivos queria destacar a capacidade de recolha de história clínica e exame físico detalhado; prescrição de exames complementares de diagnóstico (ECD) e de terapêutica; aperfeiçoar gestos técnicos e terapêuticos; conseguir motivar os doentes tanto na continuação de tratamentos como da importância da prevenção da doença; e comunicar com o doente e família da forma mais correta, tendo em conta a suas crenças, atitudes e comportamentos. Tornou-se ainda indispensável apurar o meu sentido crítico de melhorar o que noutros anos não consegui e de tentar apreender o máximo dos conhecimentos teóricos e práticos com os meus tutores.

No final do 6.º ano foi solicitado aos alunos a elaboração de um relatório final, com descrição sumária das atividades desenvolvidas durante o ano letivo, para posterior apresentação e discussão em Prova Pública. Este relatório encontra-se dividido em cinco secções: primeira, a introdução; segunda, a descrição sumária dos estágios parcelares; terceira, o trabalho desenvolvido durante o ano letivo; quarta, a reflexão crítica final; e quinta, os anexos.

(4)

2. Corpo do Trabalho

2.1. Medicina

Regente: Professor Doutor Fernando Nolasco

O estágio de Medicina Interna teve lugar no Serviço de Medicina I do Hospital Egas Moniz, durante 8 semanas, tendo sido tutorada pela Dra. Joana Alvarenga.

Dos objetivos delineados no início do estágio destaco a necessidade de adquirir novos conhecimentos e competências, que me permitissem a elaboração de um raciocínio clinico com o intuito à elaboração de diagnósticos provisórios e definitivos e qual a marcha diagnóstica e terapêutica adequada a cada doente. O estágio foi constituído por duas componentes: uma teórico-prática (TP) e uma prática. A componente TP foi composta por aulas de Medicina, organizadas pelo Prof. Doutor Pedro Póvoa, e Sessões Clínicas do Serviço de Medicina, organizadas pelo Dr. Alberto Mello e Silva. A prática foi desenvolvida na Enfermaria, onde pude realizar o acompanhamento diário dos doentes, a sua evolução clínica, pedido de ECD, prescrição de terapêutica e encaminhamento após a alta; no Serviço de Urgência (SU) acompanhei a evolução dos doentes na Sala de Observação, executei a avaliação inicial no balcão de atendimento e observei doentes na Sala de Decisão Clínica. No final do estágio apresentei um trabalho, em conjunto com uma colega, intitulado “Síndromes Paraneoplásicos”. Durante o estágio surgiu a oportunidade de frequentar as 26.as Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz (Ver Anexo 5.1.).

2.2. Cirurgia

Regente: Professor Doutor Rui Maio

O estágio decorreu no Departamento de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo, durante 8 semanas, tendo sido tutorada pelo Dr. Pedro Amado.

10 de Novembro 2013 a 16 Janeiro de 2014 16 de Setembro a 8 Novembro de 2013

(5)

Relatório Final de Estágio 6.º Ano Susana Isabel Matos Martins Pires v

Como objetivos delineados no início do estágio destaco a necessidade de aprimoramento da componente teórica e da sua aplicação prática, para que pudesse inferir sobre as hipóteses diagnósticas mais prováveis; maior familiarização com os procedimentos cirúrgicos; e aquisição dos cuidados de assepsia corretos. O estágio foi constituído três componentes: teórica, TP e prática. As componentes teórica e TP foram organizadas pelo Prof. Doutor Rui Maio, resultando em aulas teóricas e aulas TP. Também tive a oportunidade de assistir às reuniões de Serviço e a Reuniões de Decisão terapêutica. A componente prática foi dividida pelo Bloco operatório (BO), Pequena Cirurgia, SU, Enfermaria, Consulta Externa, Técnicas de Pneumologia e Anestesia. No BO e pequena cirurgia foi-me dada a oportunidade de observar e/ou participar nas cirurgias. No SU pude constatar quais as situações urgentes mais frequentes e modo de atuação. Na Enfermaria, acompanhei os doentes desde o pré ao pós-operatório, vigiando a sua evolução e o surgimento de complicações. Na consulta externa observámos doentes referenciados para eventual procedimento cirúrgico e realizamos o acompanhamento pós-operatório. Durante duas semanas tive a oportunidade de contactar, sob orientação dos Especialistas em Anestesia, com as técnicas anestésicas. No Mini-Congresso presidido pelo Prof. Doutor Rui Maio e pela Prof.ª Doutora Marília Cravo elaborei, juntamente com duas colegas, e apresentei o trabalho “O Pico do Iceberg – Adenocarcinoma da Sigmoide”.

2.3. Medicina Geral e Familiar

Regente: Professora Doutora Isabel Santos

O estágio foi dividido em dois locais, estando as duas primeiras semanas na Unidade de Cuidados de Saúde Primários da Lapa, tutorada pela Dra. Helena Jerónimo, e as restantes duas semanas na Unidade de Saúde Familiar Servir Saúde em Corroios, tutorada pela Dra. Raquel D´Eça. Como objetivos traçados enfatizo a necessidade de abordar as várias 27 de Janeiro a 21 de Fevereiro 2014

(6)

patologias que todos os dias chegam a estas unidades, desde a Saúde Infantil até à consulta dos Adultos, de forma objetiva, focada no diagnóstico e orientada na resolução dos sintomas e/ou da patologia; tentativa de aprimorar a minha capacidade de comunicação e empatia pelos diversos problemas não só físicos mas também psicológicos, e assim proporcionar um maior bem-estar aos doentes; e implementar estratégias para a redução dos riscos através da educação para a saúde nos vários níveis de prevenção. Optei pela compartimentalização do estágio pelo meio rural e urbano, com o objetivo de ter uma visão mais abrangente das populações e estratégias necessárias para suprir as necessidades dos doentes. Durante o estágio participei nas várias valências da Medicina Geral e Familiar (MGF), desde a Saúde Infantil, Planeamento Familiar, Consulta do Adulto e Consulta de Saúde Materna. No último dia de estágio tivemos a discussão do Diário do Exercício Orientado.

2.4. Pediatria

Regente: Professor Doutor Luís Varandas

O estágio decorreu no Hospital D. Estefânia, no Serviço de Pediatria Médica 5.1, durante 4 semanas, tendo sido tutorada pelo Dr. António Bessa de Almeida. Após ter acabado o estágio de MGF, no qual aprendi imenso sobre acompanhamento e tratamento da criança/adolescente, tornou-se para mim fundamental a sedimentação de conhecimentos, tanto do ponto de vista semiológico, terapêutico e até a própria abordagem a estes doentes, e assim possibilitar uma melhor capacidade de diagnóstico e uma melhor relação médico-doente. Este estágio foi dividido em duas componentes: uma prática e uma TP. A componente TP englobou aulas de Imunoalergologia, lecionadas pela Mestre Paula Leiria Pinto, e seminários apresentados pelos alunos. Tive ainda oportunidade de assistir às reuniões diárias de passagem dos doentes dos serviços de Pediatria Médica e às sessões clínicas. Na componente prática, desenvolvi as minhas atividades na Enfermaria, Consulta 24 de Fevereiro a 21 de Março de 2014

(7)

Relatório Final de Estágio 6.º Ano Susana Isabel Matos Martins Pires vii

Externa (Pediatria e Imunoalergologia) e no SU. No seminário, apresentei, em conjunto com uma colega, o trabalho intitulado de “Diagnóstico de Linfoadenopatias Cervicais na Infância”.

2.5. Ginecologia e Obstetrícia

Regente: Professora Doutora Fátima Serrano

O estágio decorreu no serviço de Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital de Vila Franca de Xira, durante 4 semanas, tendo sido tutorada pela Dra. Paula Tapadinhas.

Ainda na decorrência do estágio de MGF, tomei como grande importância a continuação do ensino estruturado e dirigido à mulher, desde o exame objetivo; exame obstétrico e achados contextualizados com a idade gestacional; medidas de prevenção e diagnóstico precoce; e prescrição de medicação e de ECD. Durante a minha passagem no serviço, frequentei a Enfermaria de Obstetrícia, as Consultas Externas e o SU. No SU observei as doentes nos gabinetes da Urgência e no bloco de partos, tendo a oportunidade de as acompanhar na Enfermaria durante o internamento no pós-parto, possibilitando um acompanhamento contínuo. Nas consultas externas das várias valências da Ginecologia e Obstetrícia, foi possível adquirir uma visão das patologias mais frequentes, dos principais problemas que a mulher se depara e da necessidade da prevenção. No final do estágio apresentei, em conjunto com uma colega, intitulado “Prevenção de Streptococcus B, a quem, quando, como

e porquê?”, tendo sido convidada a coapresentá-lo nas Jornadas de Ginecologia e

Obstetrícia (Ver anexo 5.2). Durante este período tive a possibilidade de frequentar no 10º Encontro da Primavera de Oncologia (Ver Anexo 5.3) e no Simpósio “O doente com AVC” (Ver Anexo 5.4).

2.6. Estágio de Psiquiatria

Regente: Professor Doutor Miguel Xavier

24 de Março a 25 de Abril 2014

(8)

O estágio decorreu no Serviço de Saúde Mental do Hospital Egas Moniz, durante 4 semanas, tendo sido tutorada pelo Dr. António Neves. Os objetivos centraram-se na necessidade de desenvolver capacidades de intervenção clínica, identificar situações profissionais e individuais de risco e instituição de terapêutica. O estágio apresentou uma componente TP, lecionada pelo Prof. Doutor Miguel Xavier, na qual abordou as principais causas de urgências e como manejá-las; e uma componente prática, dividida pela Consulta de Ligação, Enfermaria, SU e Hospital de Dia. No final do estágio elaborei e apresentei, em conjunto com uma colega, um trabalho de revisão intitulado “Effectiveness of a Multimodal Treatment

Program for Somatoform Pain Disorder”. Durante este período pude frequentar e concluir o

Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (Ver Anexo 5.5.).

2.7. Imagem (Opcional)

Regente: Professor Doutor Fernando Nolasco

Este estágio foi efetuado no Serviço de Imagiologia do Hospital do Barreiro, tendo sido tutorada pela Dra. Clara Fernandes. Optei por este estágio para ter um maior contacto com a imagiologia de intervenção e maior familiarização com os diferentes exames de diagnóstico, tanto nas suas indicações como na interpretação das imagens, e assim poder inferir sobre a patologia subjacente. Pude observar/participar na Ecografia Mamária e Tiroideia, Mamografia, Tomografia Computorizada (TC) tórax, TC abdominal e TC pélvico.

3. Atividades desenvolvidas durante o ano letivo

Durante este ano letivo tive a oportunidade e o privilégio de participar como monitora na disciplina de Fisiopatologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, por convite da Professora Doutora Teresa Gamboa (Ver anexo 5.6.).

(9)

Relatório Final de Estágio 6.º Ano Susana Isabel Matos Martins Pires ix

5. Reflexão crítica final

“No student ever attains very eminent success by simply doing what is required of him; it is the amount and excellence of what is over and above the required, that determines the

greatness of what he can achieve.” Charles Kendall Adams (1835-1902)

Terminado o 6.º ano e assim o Mestrado Integrado em Medicina, faço a minha reflexão final, não só baseada neste ano, como farei uma breve menção ao percurso que delineei e executei desde o início. Durante os estágios, baseada nos objetivos descritos na introdução e na descrição dos estágios, posso concluir que consegui atingi-los, embora sejam pontos onde terei de continuar a esforçar-me e a trabalhar para melhorar. O trabalho desenvolvido nas Enfermarias foi bastante enriquecedor uma vez que pude acompanhar muitos doentes desde a sua entrada até, em muitos casos, à alta, tendo sido capaz de formular hipóteses de diagnóstico, pedido e interpretação de ECD e prescrição terapêutica. Nas consultas tive a possibilidade de aprimorar as minhas aptidões de comunicação interpessoal de forma a conseguir estabelecer uma melhor relação médico-doente, respeitando as características individuais de cada doente, permitindo-me desempenhar o meu papel com maior qualidade e eficiência nas várias especialidades. No SU pude treinar competências, tendo constatado uma maior segurança no rápido raciocínio, indispensável para uma célere abordagem e tratamento dos doentes. Considero ainda um ponto bastante positivo a oportunidade de ter trabalhado de forma mais autónoma e ainda assim poder recorrer aos meus formadores aquando de alguma dúvida. A existência da Unidade curricular de Preparação para a Prática Clinica foi importante na integração de conhecimentos anteriormente lecionados no curso de Medicina. Como pontos menos positivos enumero apenas a, muitas vezes para mim patente, incapacidade dos docentes de dedicarem mais tempo ao nosso ensino e o facto de alguns estágios essenciais, como a MGF e Pediatria, terem apenas 4 semanas. Gostaria de sugerir que todos os estágios tivessem um tutor para cada aluno, e que, à semelhança do que

(10)

aconteceu em Cirurgia e Pediatria em que houveram apresentações de todos os trabalhos pelos alunos para os colegas que estavam na unidade curricular, houvesse no final de cada estágio um dia para Seminários.

Durante este ano letivo tornou-se para mim uma grande mais valia ser Monitora de Fisiopatologia, sob orientação da Prof.ª Doutora Teresa Gamboa, uma vez que compreendi o papel muitas vezes difícil que os professores têm de fazer, no sentido da capacidade de transmissão de conhecimentos, métodos e instrumentos de trabalho, tentando manter sempre patente nos alunos o gosto de aprender mais. As outras atividades desenvolvidas durante este ano letivo foram um complemento à minha formação, importantes não só na sedimentação de conhecimentos, como na sua atualização.

Quando entrei nesta faculdade, nesta casa cheia de história, onde tantos excelentes médicos se formaram, foi o concretizar de um sonho, de tentar chegar mais perto de quem alcançou o conhecimento, e que com ele ajudou os doentes a viverem mais e melhor. Durante esta etapa tive o privilégio de aprender com os melhores as linhas gerais do que é ser um bom Médico, para poder respeitar o juramento que em breve irei fazer “Exercerei a

minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação” (Juramento de Hipócrates, 1983). Citando Sir William Osler, considerado Pai

da Medicina Moderna, “No bubble is so iridescent or floats longer than that blown by the

successful teacher”, para mim verdadeiro em todos os sentidos, uma vez que, graças a todos

os professores e assistentes hospitalares, que pela sua transmissão de conhecimentos, a nível académico e pessoal, e pelo seu esforço na minha integração nos estágios, me permitiram evoluir, alcançar os meus objetivos, e dar mais uns passos no sentido de me tornar um melhor membro da sociedade e, num futuro próximo, uma melhor médica.

(11)

Relatório Final de Estágio 6.º Ano Susana Isabel Matos Martins Pires xi

5. Anexos

5.1. Certificado de presença nas 26.as Jornadas de Cardiologia do Hospital

(12)

5.2. Declaração do trabalho que irá ser apresentado nas Jornadas de Ginecologia e Obstetrícia

(13)

Relatório Final de Estágio 6.º Ano Susana Isabel Matos Martins Pires xiii

(14)

5.5. Certificado de presença no Simpósio “O doente com AVC” no Hospital Vila Franca de Xira

(15)

Relatório Final de Estágio 6.º Ano Susana Isabel Matos Martins Pires xv

5.6. Certificado de conclusão do Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa

(16)

5.2. Declaração de colaboração no Departamento de Fisiopatologia da FCM-UNL

Referências

Documentos relacionados

This work presents evidence that trade barriers such as nominal tariffs on imports result on a negative impact on the productivity – either labor productivity or total

This work presents a framework for the improvement of railway cabin interiors based on the assessment of the impact biomechanics. The use of these for crash scenarios, in which

É neste sentido que interpretamos a subdivisão que a doutrina faz do dever de cuidado noutros deveres ou categorias de deveres, como sendo, o dever de vigilância e investigação

O estágio de Medicina Geral e Familiar decorreu durante 4 semanas na Unidade de.. Saúde Familiar São Julião, Oeiras, sob tutoria da

Durante o estágio parcelar de Medicina Interna, participei nas 27as Jornadas de Cardiologia do. Hospital Egas Moniz que decorreram nos dias 17 e 18 de Outubro

Durante o restante período frequentei o Serviço de Saúde Mental do Hospital Egas Moniz,.. acompanhando

O estágio de Medicina Geral e Familiar decorreu durante 4 semanas na Unidade.. de Saúde Familiar Amora Saudável sob tutoria

O estágio de Saúde Mental sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier decorreu no Hospital Fernando da Fonseca, na equipa comunitária da Amadora, sob a tutoria do Dr. Como