• Nenhum resultado encontrado

ÂNGELA VIEIRA Coordenadora de Educação IDAAM-POSGRADO Prof. Mestra em Educação e Psicóloga- CRP ª região.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ÂNGELA VIEIRA Coordenadora de Educação IDAAM-POSGRADO Prof. Mestra em Educação e Psicóloga- CRP ª região."

Copied!
72
0
0

Texto

(1)

1

ÂNGELA VIEIRA

Coordenadora de Educação IDAAM-POSGRADO Prof. Mestra em Educação e Psicóloga- CRP 0687- 20ª região.

PSICOPEDAGOGIA

A BUSCA POR UM DIAGNÓSTICO FIDEDIGNO EM AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA VOLTADA PARA O TDAH: UM ESTUDO DE CASO.

ORIENTADORA: A NGELA VIEIRA- Mestra em Educação e Psicóloga (CRP 0687).

EQUIPE:

1 – ALDÍZIA LARANJEIRA BATISTA PEDROSA 2 – MARCIA MARIA DA SILVA SANTOS

3 – MARIZA DA LUZ CASSIANO

4 – PRISCILA FERNANDES LACERDA 5 – ROSIMEIRE RAGE CAVALCANTE 6 – SAMANTHA CUNHA DE MESQUITA

(2)

2

COORDENAÇAO DE EDUCAÇÃO PROJETO BÁSICO PARA TCC/PBL LIDER: SAMANTHA CUNHA DE MESQUITA

PARTICIPANTES DA EQUIPE:

1. ALDÍZIA LARANJEIRA BATISTA PEDROSA 2. MARCIA MARIA SANTOS DA SILVA

3. MARISA DA LUZ CASSIANO

4. PRISCILA FERNANDES LACERDA 5. ROSIMEIRE RAGE CAVALCANTE 6. SAMANTHA CUNHA MESQUITA

TEMA ESCOLHIDO

( x ) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade –TDAH.

IDENTIFICAÇAO DO PROJETO

TITULO: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH.

CARATERISTICA DO LOCAL DE PESQUISA:

1. Localização

O Centro Educacional Santa Teresinha (CEST), instituição de ensino particular, confessional católica, sem fins lucrativos, localiza-se na Avenida Sete de Setembro nº 2107, Centro, CEP: 69020-120, Brasil, Amazonas, Manaus.

1.1. Breve Histórico

A sua nomenclatura atual, Centro Educacional Santa Teresinha – Cest foi oficializada em 1977. Fundado no dia 02 de abril de 1937 por

(3)

3

Dom Pedro Massa, Bispo Prelado do Rio Negro, com o nome de Patronato Santa Teresinha, com a finalidade educativa e pastoral de amparar, educar e instruir as crianças, adolescentes e jovens de menor poder aquisitivo. Pertence à Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), da Inspetoria Santa Teresinha (BMT) e integra a Rede Salesiano Brasil de Escolas (RSB). Como instituição de caráter beneficente e de assistência social, a escola era mantida com subvenções e bolsas de estudo oferecidas pelo governo, condição que perdurou até o início da década de 1970. A partir de então, o colégio passou a contar com maior colaboração dos pais em forma de dons para sua manutenção. Em 1971, começou o regime de pagamento de mensalidade escolar módica, visto que os recursos das Entidades Públicas tornaram-se inexistentes. A falta de recursos para manter o internato para as meninas fez com que a comunidade religiosa encerrasse suas atividades no final da década de 1980. Em outubro de 1977, por determinação da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas, colocando em vigor as exigências da Lei nº 5.692/71 a escola recebeu a atual denominação: Centro Educacional Santa Teresinha.

Amparado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, o CEST mantém o funcionamento regular dos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Em 1997, a escola ampliou sua rede de atendimento às famílias, atendendo a demanda da educação e abrindo suas portas aos estudantes do sexo masculino, do Infantil ao Ensino Médio.

A escola conta ainda com uma equipe com 76 (setenta e seis) funcionários, divididos em etapas: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Totalizando 321 alunos.

Em sua estrutura possui 13 (treze) salas de aula, 1 (um) auditório para comemorações de amplitude maior,1 (um) mini auditório para apresentações menores, 1(uma) sala de áudio para ser utilizadas pelos alunos,1(uma) sala de dança onde os alunos praticam danças diversas,1

(4)

4

(uma) sala de artes marciais, 1 (uma) ludoteca, 2 (duas) bibliotecas sendo: 1 infantil e 1 adulto,1(um) laboratório de robótica e informática, 1(um) laboratório de ciências, 1(uma) sala de artes

3 quadras poliesportivas dividas em: 1(uma) para treino de futebol, 1(uma) para praticar vôlei, 1(uma) para jogos de basquete. Na sua área externa possui um

Playground e 2 (duas) piscinas uma para adultos e outra infantil.

1.2. Quadro Sintetizador

Nome da

Diretora

Número de

alunos

Número de professores

Número de funcionários

Número de Sala de aulas por anos.

Irmã Edwirges Souza

321 alunos ao Total.

08 (Ensino infantil e Ensino

Fundamental I)

15 (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

76 Educação Infantil Infantil I, uma sala.

Infantil II, uma sala.

Infantil III, uma sala.

Ensino

Fundamental I e II 1°ano, uma sala.

2°ano, uma sala.

3°ano, uma sala.

4°ano, uma sala.

5°ano, uma sala.

6°ano, uma sala.

7°ano, uma sala.

8°ano, uma sala.

9°ano, uma sala.

Ensino Médio 1°ano, uma sala.

(5)

5

2. O QUE REGISTRA O PROJETO POLITICO PEDAGOGICO DA ESCOLA:

O CEST (Centro Educacional Santa Teresinha), inspirados na Pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello assumiu a preventiva como método educativo e espiritualidade.

Seguindo uma pedagogia progressiva/ libertadora que entrever através de uma proposta sócio-interacionista, onde o ser humano na sua totalidade é preparando para viver em sociedade através do resgate de valores morais, ético, reconhecendo – o como sujeito ativo, construtor de seu conhecimento e protagonista de sua história.

A postura pedagógica assumida pela escola instiga o educador a não ser o detentor do conhecimento, mas sim o mediador, estimulador e aprendiz diante das situações que promovam a aprendizagem conjunta, educador – educando. Partindo dessa visão, o objetivo da escola e possibilitar a formação integral da pessoa como sujeito autônomo e responsável pelo processo de aprendizagem, aberto às mudanças, capaz de atuar coletivamente, buscando o desenvolvimento pessoal e o crescimento profissional para que possa superar desafios da educação na sociedade contemporânea. Assim poderá interagir, dialogar e compreender as suas necessidades, buscando atender ao ideal da Pedagogia Salesiano, que é educar para e pelo Amor, sobre prisma da inclusão e da reciprocidade.

3. OBSERVAÇOES DA EQUIPE:

Como psicopedagogos, pudemos observar que a escola está preparada para receber crianças com TDAH em seus aspectos físicos, pois a mesma dispõe de salas adequadas com diversos materiais para se trabalhar com esse transtorno.

(6)

6

JUSTIFICATIVA DO TEMA ESCOLHIDO:

O objetivo do estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção psicopedagógica, nos fatores psicopedagógicos em criança com TDAH.

DESCRIÇAO DO PROJETO:

a) METODOLOGIA

O método foi dividido em dois, primeiro, o método histórico, que consiste em pesquisar, analisar e revisar as produções referentes ao tema abordado. E no segundo momento do projeto de pesquisa, ficaram a aplicação e obtenção de resultados através de observações em sala de aula, questionários apresentados sobre a problemática do projeto e entrevistas aplicados na escola.

b) CRONOGRAMA BASICO DO PROJETO

ATIVIDADES MARÇO

2018 ABRIL

2018 MAIO

2018 JUNHO 2018 1-Encontro com a tutora para

a escolha dos temas e divisão das equipes e seus componentes.

X

2-Visita para o

reconhecimento da escola e agendamento para elaboração do projeto. (Levar Oficio)

X

3-Visita a escola para aplicação da testagem (TDAH) (conversa com a professora ).(Cad.1)

X

4-Encontro com a família.

(Anamnese) (Cad.2)

X

(7)

7 5-Visita a escola para

aplicação da EOCA na criança selecionada. (Cad.3)

X

6-Encontro com a

coordenadora e a

psicóloga/pedagoga da escola para conhecimento do laudo (relato) da criança. (Cad.4)

X

7-Analise da Testagem com Identificação do testando (Cad. 5)

X

Construção, Organização e Conclusão do PBL- Seleção do material bibliográfico para subsidiar o PBL (Cad.6).

X

Conclusão e apresentação em Banner no evento SEPI.

(Todos)

Confirmar data:

X

RELATÓRIO DO PRIMEIRO ENCONTRO

Objetivo: Visita à escola e conversa com a professora da criança.

Para realizar nosso projeto de intervenção em Psicopedagogia optamos em realizá-lo em uma instituição privada. CEST (Centro Educacional Santa Teresinha), ao chegarmos na instituição fomos recebidos pela coordenadora do Ensino Fundamental I, realizamos visita pela escola, o qual pudemos perceber que a mesma está estruturada para receber crianças com TDAH.

Em conversa com a professora sobre aluna a qual nos foi apresentada e através de observações, podemos perceber que a criança não possui limitações, consegue desenvolver bem tudo que lhe é proposto no seu processo de aprendizagem, porém em muitos dos momentos é

(8)

8 impulsiva.

Foi possível concluir ao realizar este trabalho que a criança portadora de TDAH possa por muitas dificuldades em sua vida escola e familiar, com isso o psicopedagogo deve auxiliar a família e a escola para que possa da tudo o suporte que ela necessita para conseguir caminhar sozinha.

Os pais devem ter impulso e apoio para enfrentar as dificuldades que a vida lhe impõe. O psicopedagogo orienta a escola para que se reorganize para receber toda e qualquer criança toda e qualquer tipo de necessidade educacional especial, o TDAH que os números de crianças com este diagnóstico este aumentado.

O psicopedagogo administra ansiedade e assim, auxilia as ansiedades apresentadas pelas crianças e também por seus familiares.

A criança é como uma folha de papel em branco, sempre a espera de algo novo para deixá-la mais bonita, contudo,quando amassamos esta folha,por mais que tentemos desamassá-los nunca mais será a mesma. As marcas que deixamos na vida de nossos alunos ficarão guardadas para sempre com eles. Por isso, faz-se necessário que o educador tenha uma formação adequada e que esteja preparada para este desafio.

ANAMNESE DA FAMÍLIA

DADOS PESSOAIS DO ALUNO DATA:

NOME DO ALUNO: A M B de M

TEM APELIDO? (x) S ( )N QUAL? Vários ELE GOSTA? (x) S ( ) N

POR QUE TEM ESSE APELIDO?

___________________________________

DATA DE NASC 14 / 07 / 2011; IDADE: 6 ANOS SEXO ( ) M ( x ) F NATURALIDADE: Amazonense

ENDEREÇO: Beco Augusto Fernandes 808 – Conj. 31 de março

(9)

9

BAIRRO: Japiim I; CIDADE: Manaus CEP: 69.077 – 390.

FONE: (92) 98136-9601 E-MAIL: oliviambmelo@yahoo.com.br

ESCOLA: Centro Educacional Santa Terezinha RUA: Duque de Caxias - Centro

PERÍODO QUE ESTUDA: Matutino; SÉRIE: 1°ano Fundamental.

PROFESSORA: Daniele

COORDENADOR (A): Etiane Cavalcante

NOME DO PAI: Wilson Pompeu Brasil Neto IDADE: 45

ESTUDOU ATÉ; Superior TEVE DIFICULDADE? ( ) S ( x ) N SE FORMOU ( x ) S ( ) N

PROFISSÃO: Bacharel em Direito

ENDEREÇO: Rua Ibiá, Quadra 2, Casa 13, Renato Souza Pinto

NOME DA MÃE: Olívia Maria Bezerra de Melo IDADE: 43

ESTUDOU ATÉ: Pós Graduada; TEVE DIFICULDADE? ( ) S ( x ) N SE FORMOU? ( x ) S ( ) N

PROFISSÃO: Administradora

ENDEREÇO: Beco Augusto Fernandes, 808, Conj. 31 de Março.

FONE: 98136-9601

IRMÃOS: Armando Barbuda Thury Pompeu Brasil Neto – 17 anos – Somente por parte de pai.

ESQUEMA FAMILIAR:- Alzira Maria – Filha - TDAH Olívia Maria - Mãe

Paulo – Tio irmão da mãe

(10)

10

QUEIXA: Não escuta, não tem atenção no que falamos e esquece fácil.

NA ESCOLA: Atualmente, apesar de muito elogiada a queixa é dispersão.

Ela acompanha, mas quando termina a atividade fica correndo pela sala.

INDICADO POR: Não respondeu

EM QUE ACHA QUE O PROFISSIONAL PODERÁ AJUDÁ-LO (A)?

No direcionamento. Pois, cuidando dela 24horas sozinha, às vezes você esquece e se vê perdida.

MOTIVO DA CONSULTA

HÁ QUANTO TEMPO VEM APRESENTANDO O PROBLEMA?

Desde bebê eu notava diferenças. Ela não fixava atenção dela. Assistia TV de cabeça para baixo. Não fixava o olhar nem no momento da alimentação e se mexia totalmente.

ANTECEDENTES PESSOAIS HISTÓRIAS DE VIDA CONCEPÇÃO:-

Filho Biológico (x) Adotivo ( )

Filho (a) desejado (a) ( x ) sim ( ) não você queria engravidar ? ( ) sim ( ) não Foi acidental? ( x ) sim ( ) não

Perturbou a via do casal ou de um dos pais? ( ) sim ( ) não – não respondeu

Como foi a gestação? (cuidados pré-natais, doenças, sintomas, alimentação) __________________________

(11)

11

No mesmo período cuidava da minha mãe com Alzheimer entre outros problemas, mas fiz o pré-natal completo.

Como foi o parto?

NORMAL ( ) CESÁRIA ( x ) FÓRCEPS ( )

PREMATURO ( ) COM QUANTOS MESES:- 9 meses PESO: 3,785Kg. ALTURA: 0,52cm REAÇÕES:

CHOROU LOGO: Sim TRANS.DE SANGUE : Não ECTERÍCIA: Não PEDIATRA: Não recordo

DESENVOLVIMENTO

ALIMENTAÇÃO: MAMOU NO PEITO? ( x ) SIM ( ) NÃO

BOA SUCÇÃO? Sim

BOA MASTIGAÇÃO: Sim

BOA DEGLUTIÇÃO? Sim

ENGASGAVA-SE MUITO? Não

INICIOU A MAMADEIRA COM QUE IDADE? Não usou mamadeira

ACEITOU BEM A PASSAGEM PARA O SÓLIDO? Sim

ACEITOU BEM O ALIMENTO SALGADO? Sim

COMO É A ALIMENTAÇÃO HOJE? Boa. Tem resistência a provar algo novo.

ATÉ QUANDO RECEBEU AJUDA NA ALIMENTAÇÃO? Ainda precisa de ajuda

(12)

12 para manusear o talher

HOJE TEM HORA PARA COMER (x ) SIM ( ) NÃO COME DEPRESSA (x ) SIM ( ) NÃO

MASTIGA BEM ( ) SIM ( x ) NÃO COMEM JUNTOS ( x ) SIM ( ) NÃO

CONTROLE ESFINCTERIANO E HIGIENE:

COM QUE IDADE CONTROLOU A URINA DE DIA? 12 meses E A NOITE? 12 meses

COM QUE IDADE CONTROLOU AS FEZES? 12 meses

COM QUE IDADE PAROU DE USAR AS FRALDAS? 18 meses precaução na creche

HOUVE DIFICULDADE NESSES CONTROLES? Não

TENDO HAVENDO DIFICULDADE,QUAL A ATITUDE FAMILIAR?

TOMA BANHO SOZINHO? Sim. Mas as vezes ajudo.

FAZ SUA HIGIENE SOZINHO? Eu ajudo no momento de cortar as unhas.

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

FICOU NO CERCADINHO ( x ) SIM ( ) NÃO ENGATINHOU ( x ) SIM ( ) NÃO

COM QUE IDADE ANDOU ? 11 meses QUEM ENSINOU A ANDAR? Eu, mãe

COMO APRENDEU ANDAR? Eu colocava no cercadinho e chamava do outro lado.

MOSTRAVA-SE CORAJOSO (A) AO SUBIR UMA ESCADA? ( x ) SIM ( ) NÃO

ERA CORAJOSO AO EXPLORAR, ENGATINHAR, UM NOVO ESPAÇO? (x ) SIM ( ) NÃO ERA INSEGURO (A) ? ( ) SIM ( x ) NÃO

COM QUEM ANDAVA MELHOR? comigo

(13)

13

COMO EVOLUIU A COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS FINOS: Bem. Mas era grosseira sem muita leveza.

E DOS GRANDES MÚSCULOS? Muito bem

AMARRA LAÇOS? 4,5 anos CORTA COM A TESOURA: 3 anos ( x ) DESTRO ( ) CANHOTO

HOJE

É ESTABANADO (A)? ( x ) SIM ( ) NÃO NADA? (x ) SIM ( ) NÃO

É AGITADO ( x ) SIM ( ) NÃO

ANDA DE PATINS? ( x ) SIM ( ) NÃO ANDA A CAVALO? ( ) SIM ( x ) NÃO

ANDA DE BICICLETA SEM RODINHA? ( ) SIM ( x ) NÃO SOBE EM ÁRVORE? ( x ) SIM ( ) NÃO

FALA

COM QUE IDADE COMEÇOU A FALAR? _____COM QUEM FALAVA MAIS?

Comigo

FALAVA (M) PARA ELE(A) REPETIR? ( x ) SIM ( ) NÃO TROCAVA LETRAS? ( x ) SIM ( ) NÃO QUAIS? L

FALAVA MUITO ERRADO? ( ) SIM ( x ) NÃO

HOJE

TROCA LETRA? ( x ) SIM ( ) NÃO - Raramente FALA MUITO/POUCO (ANSIOSO) ( x ) SIM ( ) NÃO

FALA DE UMA FORMA QUE TODOS ENTENDEM? ( x ) SIM ( ) NÃO

(14)

14

DÊ UM EXEMPLO DE COMO ELE (A) FALA: “mãe você vai encontrá-la”

CONSEGUE DAR UM RECADO? ( ) SIM ( x ) NÃO - Esquece

FAZ UMA COMPRA SOZINHO (A) ? ( ) SIM ( x ) NÃO – Somente comigo por perto

COMO CONTA UMA HISTÓRIA/ UM CASO/ UMA NOVELA? ( x ) SIM ( ) NÃO

DÊ UM EXEMPLO: Quando conta consegue detalhar. Quando vai a alguns eventos, festas e competições. Ela tem uma linguagem mais correta, que não costumo usar muitas vezes.

VOCÊ ENTENDE O QUE ELE (A) CONTA? ( x ) SIM ( ) NÃO

TEM COMEÇO, MEIO E FIM? ( x ) SIM ( ) NÃO

SONO: Demora a dormir, algumas vezes. Não dorme a tarde nunca, diz não conseguir ficar quieta. Algumas noites acorda.

DORME SÓ OU ACOMPANHADO? Comigo COM QUANTAS PESSOAS? 1 QUANDO ACORDA VAI PARA A CAMA DOS PAIS? ( x ) SIM ( ) NÃO – Dorme com a mãe

TEM MEDO DE DORMIR SOZINHO? ( ) SIM ( x ) NÃO

UTILIZA ALGUM OBJETO PARA DORMIR? QUAL? Algumas vezes bichinhos COSTUMA URINAR NA CAMA? Não

QUANTAS HORAS DORME? 8

ACORDA À NOITE? As vezes. Muitas vezes custa a dormir e não dorme de dia.

( ) CHORANDO ( ) ASSUSTADO ( x ) FALA - pouco ( )GRITA

( x ) RANGE OS DENTES ( x ) SENTA NA CAMA ( x ) MEXE-SE ( x ) TRANSPIRA ( x ) BABA- muito ( )

(15)

15 PESADELOS

( ) INSÔNIA ( ) SONÂMBULO

DORME NO ESCURO: Sim. Acostumei

QUANDO DORME FAZ RUÍDO PELA BOCA OU NARIZ? Os dois

HISTÓRIA CLÍNICA:

TEVE OU TEM ALGUMA DESSAS DOENÇAS:COLOCAR (SIM) (NÃO)

( N ) SARAMPO ( N ) CAXUMBA (N ) CATAPORA (N ) BRONQUITE (N ) ALERGIA

( N ) RUBÉOLA ( N ) MENINGITE ( N) TOSSE COMPRIDA (N ) ASMA (N ) INTERNAÇÕES ( N ) HEPATITE ( N ) PNEUMONIA (N ) CIRURGIAS

OUTRAS DOENÇAS:

TRATAMENTOS REALIZADOS : Nenhum QUAL?

___________________________________________________________

MANIPULAÇÃO E TIQUES:

USOU A CHUPETA ATÉ QUE IDADE? Não usou CHUPOU O DEDO? Não

ARRANCA CABELOS? Não

BATE A CABEÇA NA PAREDE? Já bateu bem pequena

APRESENTA OUTROS TIQUES OU MANIPULAÇÕES? Sim. Não faz nada parada, come em pé, assisti TV de cabeça para baixo e faz o dever revirando o caderno.

QUAL A ATITUDE FAMILAR? Orientamos

(16)

16

TOMA OU TOMOU ALGUMA MEDICAÇÃO SISTEMATICAMENTE? QUAL? Não HOUVE COMPLICAÇÃO OU SEQUELAS DE ALGUMA DOENÇA? Não

APRESENTA OU APRESENTOU:

( N ) FEBRE ALTA ( N ) PERDA DE FOLEGO ( N ) PANCADAS NA CABEÇA ( N ) DESMAIOS ( S ) DORES DE CABEÇA ( N ) HEMORRAGIAS

QUAL A DURAÇÃO E FREQUENCIA? Sempre se queixa com dores na cabeça

JÁ FEZ CIRURGIAS? QUAIS? PRECISOU DE ANESTESIA? Nunca

SEXUALIDADE:

APRESENTA CURIOSIDADE SEXUAL? Não QUAIS? Somente tocou nas partes íntimas

FAZ MUITAS PERGUNTAS ? Não

DISTÚRBIOS SENSORIAS:

TEM PROBLEMA DE VISÃO? Não

JÁ CONSULTOU UM OFTALMOLOGISTA? Não USA ÓCULOS? POR QUE? Não

JÁ TEVE OTITES? Não. QUANDO? ... FREQÜENTE?

...

JÁ FEZ AUDIOMETRIA ? Não QUANDO? Não POR QUE? Não

QUAL O RESULTADO? ...

REALIZOU ALGUNS DESSES EXAMES : Não.

ELETRO ENCEFALOGRAMA ( N )

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA ( N ) RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ( N )

(17)

17 ESTIMULAÇÃO

A CRIANÇA TEM ACESSO A: __________________

BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS? ( x ) SIM ( ) NÃO JOGOS? ( ) NÃO ( x ) SIM

REVISTAS? LIVROS ( x ) SIM ( ) NÃO

BRINQUEDOS ELETRONICOS? ( ) SIM ( x ) NÃO

DE QUE ATIVIDADE ELE (A) PARTICIPA:

MÚSICA ( ) SIM ( X ) NÃO DANÇA? ( ) SIM ( X ) NÃO ESPORTE? ( X ) SIM ( ) NÃO QUAL? Natação

SITUAÇÕES NEGATIVAS VIVENCIADAS PELA CRIANÇA ( através de alterações familiares)

NASCIMENTO DE IRMÃO ( ) SIM ( x ) NÃO MUDANÇA ( ) SIM ( x ) NÃO

MORTES ( x ) SIM ( ) NÃO DE QUEM? Avó com 1 ano SEPARAÇÃO? ( ) SIM ( x ) NÃO

DESEMPREGO? ( x ) SIM ( ) NÃO

HISTÓRIA DA FAMILIA AMPLIADA

FAMÍLIA: PASSADO, PRESENTE, INTERFERÊNCIAS, LIGAÇÕESS, QUADROS PATOLÓGICOS:

Depressão: Mãe, tia, tio / Autismo: 3 primos – 2 leves e 1 severo.

Esquizofrenia: Avô e tio – Todos casos da família materna.

ATITUDE DOS PAIS DIANTE DA FALTA DE LIMITE DO FILHO (A)

Tento sempre manter o controle. Mas, agora ela está bem melhor. Noto

(18)

18

que a falta de obediência muitas vezes é do seu problema alheio à vontade dela.

COMO A CRIANÇA REAGE?

TEM ALGUÉM QUE PROTEGE ? ( x ) sim ( ) não Quem? Tia É muito censurada? ( x ) sim ( ) não – Eu censuro

Relaciona-se bem com:

O pai ( x ) sim não ( ) – somente por telefone Padastro ( ) sim ( ) não – não tem

Mãe ( x ) sim ( ) não

Madastra ( ) sim ( ) não – não tem contato Irmãos ( ) sim ( ) não

Os pais sabem ler e escrever ( ) sim ( ) não Quem o auxilia na lição da casa ? Mãe

PROBLEMA QUE A FAMÍLIA ESTÁ PASSANDO NO MOMENTO: Eu, desempregada.

COMO É O AMBIENTE DE BRINCADEIRA NO DIA A DIA? QUAIS BRINNCADEIRAS? Boneca, escorregador, celular, jogos e vídeos, cavalinho, massinha, desenho, pintura...

QUAL PREFERE? Boneca

COMO SE RELACIONA COM OS COLEGAS? Bem. Disseram-me que ela é líder

É LÍDER ( x ) SIM ( ) NÃO CHORA NAS BRINCADEIRAS?

( ) SIM ( x ) NÃO

QUAL O PROGRAMA PREFERIDO NA TV? Wink, Mundo de Mia, Princesa

(19)

19 Helena

ASSUNTO OU LAZER QUE INTERESSA À CRIANÇA? Dança, vídeos de crianças fazendo experiência, bonecas, músicas, canto.

HISTÓRIA ESCOLAR

FREQUENTOU CRECHE? ( x ) SIM ( ) NÃO QUANDO ENTROU NA ESCOLA (IDADE) 2 anos POR QUE? Para interagir e eu procurar emprego QUEM ESCOLHEU A ESCOLA? Eu

COMO FOI ESSA ESCOLHA? Por motivo de conseguir pagar

CASO TENHA HAVIDO MUDANÇA, POR QUE MUDOU? Sim. Não me senti bem com atitude da professora, pois ela e a pedagoga se desentenderam e Alzira ficou no meio de tudo.

REPETIU ANO? ( ) SIM ( N ) NÃO POR QUE?

HOUVE PROBLEMA COM PROFESSOR (ES) ? ( x ) SIM ( ) NÃO QUAL ? Não diretamente com ela, mas entre professora e pedagoga COMO É A ATITUDE EM SALA DE AULA? Participativa, porém dispersa FALTA MUITO À ESCOLA? ( ) SIM ( N ) NÃO

POR QUE? _________________

FAZ REFORÇO? ( ) SIM ( X ) NÃO

ELE GOSTA DO REFORÇO? ( ) SIM ( ) NÃO

O QUE VOCE ACHA DA ESCOLA? HÁ UMA ABERTURA, UM DIÁLOGO< OU É TRADICIONAL? Gosto muito. Ensino Religioso e postura de acolhimento

SOCIABILIDADE:

SAI SEM A FAMÍLIA? Não. Algumas vezes sem mim, mas sem a família não.

COMO REAJE ÀS BRIGAS? Um misto, tenta se explicar e não volta atrás na sua opinião, mesmo errada.

(20)

20

( ) CHORA ( ) AGRESSIVO ( ) RETRAI-SE REAÇÕES HABITUAIS AO AMBIENTE:

( ) MEDROSO ( ) TÍMIDO ( ) PASSIVO ( ) DEPENDENTE ( ) NEGATIVISTA ( ) EXISTADO (x) OUTROS.

OBS: Independente

HOUVE REGRESSÕES NO COMPORTAMENTO? _____________

INVENTA FATOS NÃO OCORRIDOS? ______________________

A CRIANÇA DEMONSTRA MEDOS? Ela não tinha medo de nada, convivendo com o primo passou a ter medo de barata.

( x ) animais ( ) pessoas ( ) coisas imaginárias ( ) fenômenos da natureza.

BRINCADEIRES PREFERIDAS: Brincadeiras de roda, manja pega, com animais, xaradas e na piscina.

A FAMÍLIA GOSTUMA FAZER VISISTAS: Sim. Mais familiares

É VISITADA? Familiares

COMO A CRIANÇA REAGE NESSAS OCASIÕES? Ela extravasa, é como se ela se libertasse e pensasse: “vou fazer o que eu quiser”

OS PAIS GOSTAM DE LER? Sim

QUE TIPO DE HISTÓRIAS PREFERE? Princesa, agora de aventura

GOSTA DE ANIMAIS? Sim, ama

POSSUI ALGUM? Cadela Tetê

QUANTO TEMPO DE TV ASSISTE NO DIA? 3 horas – Quando faz tarefa ela

(21)

21 vê bem menos TV

COMPUTADOR?... INTERNET? 2 h VIDEO-GAME? ...

PRATICA ESPORTE? Sim

QUAIS ATIVIDADES FORA DO HORÁRIO ESCOLAR? Natação 3x na Semana

ANTECEDENTES FAMILIARES:

HÁ CASOS NA FAMÍLIA DE:

( ) ALCOOLISMO (tio por parte da mãe) ( ) DEFICIENCIA MENTAL

( ) EPILEPSIA ( ) DIABETES

( x ) TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO – Eu, por depressão. Meu pai, esquizofrenia.

FINALIZANDO:

O QUE VOCE MAIS GOSTA NOS SEU FILHO (A)?

Gosto de tudo na minha filha

O QUE VOCE NÃO GOSTA NELE (A)?

___________________________________________________________

_____________________________

ORIENTAÇÕES AOS PAIS;

___________________________________________________________

____________________________

OBSERVAÇÕES:

(22)

22 ENCAMINHAMENTO:

( ) PSICÓLOGO ( ) NEUROLOGISTA ( ) FONOAUDIÓLOGA ( ) OFTALMOLOGISTA ( ) OTORRINO

( ) FONOAUDIOLOGISTA ( ) PEDIATRA

( ) OUTROS

Responsável pelo preenchimento: Olívia Maria Bezerra

PERGUNTAS PARA SOLICITAR PARA OS PROFESSORES 1.

1. COMO É O COMPORTAMENTO DENTRO DA SALA DE AULA? CALMA OU AGITADA<

2. ELE (A) PRESTA ATENÇÃO AS AULAS?

3. FAZ TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SALA DE AULA?

ACOMPANHA O RITMO DA CLASSE OU ESTÁ DEFASADA?

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE ANAMNESE DA FAMÍLIA

Dados pessoais do aluno

Conforme relato da mãe, AMBM nasceu dia 14 de julho de 2011, sexo feminino natural de Manaus. O pai com 45 anos de idade tem o curso superior completo sendo bacharel em direito. A mãe por sua vez, com 43 anos de idade, formada e pós-graduada em administração, porém, no

(23)

23 momento encontra-se desempregada.

A família de AMBM é constituída por três pessoas: a criança, sua mãe e seu tio que é a figura paterna aos olhos de AMBM, a mesma não mantém relação com o pai biológico seu contato é restrito e acontece somente por telefone.

Queixa da escola

A escola relata que a aluna não escuta, não tem concentração é bastante dispersa. No momento AMBM tem sido muito elogiada, pois apresentou avanço. O problema maior é quando conclui as atividades que a mesma fica correndo em sala de um lado para o outro tirando a atenção da turma. A mãe acredita que a escola, juntamente com seus profissionais poderão ajudá-la com um melhor direcionamento, pois muitas vezes se vê sozinha sem encontrar uma solução para lhe dar com as situações que a filha apresenta.

A escola está procurando trabalhar da melhor maneira possível, porém tem suas limitações. A falta por exemplo de um psicólogo para acompanhar o trabalho da professora juntamente a criança faz toda diferença. Uma vez que a instituição não dispõe dos serviços desse profissional.

Antecedentes pessoais e história de vida

Conforme relato da mãe, desde que AMBM era um bebê já era possível notar algumas diferenças. Nada chamava sua atenção, não fixava o olhar nos objetos nem nos movimentos que aconteciam em sua volta.

Não fixava o olhar nem no momento da amamentação e mexia-se intensamente. Filha biológica que foi bastante desejada, porém não era esperada por achar que a gravidez não seria possível. A mesma, nasceu de um parto cesariano pesando 3,785kg e medindo 0,52cm.

(24)

24 Desenvolvimento

A criança foi alimentada de leite materno, teve boa sucção, ao iniciar o processo da mastigação reagiu perfeitamente bem, não usou mamadeira e a passagem para alimentação sólida foi bem-sucedida. Hoje alimenta-se de tudo um pouco apresentando resistência em provar algo novo que não conhece em sua rotina. AMBM tem hora certa para comer está sempre acompanha nas refeições.

Controle esfincteriano e higiene

A mãe relatou que a criança controlou a urina e as fezes durante o dia e durante a noite aos 12 meses por iniciativa própria. O desfralde aconteceu aos 18 meses quando a mesma iniciou na creche. A criança já toma banho sozinha, realiza sua higiene sem auxílio de um adulto, necessitando de ajuda apenas para cortar as unhas.

Desenvolvimento psicomotor

De acordo com o relato da mãe, AMBM andou bem cedo, aos 11 meses com grande incentivo da própria mãe que a colocava no cercadinho e ficava chamando por ela do outro lado. A mãe relata que AMBM sempre foi ousada não apresentava medo em subir, descer ou explorar novos lugares.

A evolução dos movimentos de coordenação motora fina foi bem natural, porém sem apresentar leveza, sempre agiu de forma grosseira e impaciente. Agora a evolução da coordenação motora grossa foi perfeitamente positiva.

A criança é destra, aprendeu a cortar usando a tesoura logo aos 3 anos e aos 4,5 já faia os laços de seus cadarços.

(25)

25

Hoje, é extremante estabanada, porém muito esperta. Já sabe nadar, andar de patins, andar de bicicleta com rodinhas e sobe em árvores.

A fala começou a ser desenvolvidas logo cedo mais não lembra o momento preciso. Sua mãe era quem a incentivava. Ela foi uma criança de trocar raramente as letras, quando a troca acontecia era sempre com a letra L. Continua tendo um bom desenvolvimento da fala, dificilmente troca as letras quando isso ocorre a mãe acredita que seja mais por conta de sua ansiedade. AMBM fala de forma muito clara e suas colocações são bastante precisas, não apresenta dificuldades em contar histórias, seja ela real ou inventada. Sempre que é preciso dar algum tipo de recado, se a mesma não esquecer, consegue transmiti-lo corretamente.

Sono

Sobre o sono a mãe relata uma inquietação, pois a criança não costuma dormir a tarde e a noite demora a pegar no sono e algumas vezes acorda na madrugada. A mesma dorme em companhia da mãe.

Durante o sono é possível perceber ruídos pela boca e pelo nariz (range dentes, transpira, senta na cama, baba, mexe-se bastante e fala.

História clinica

AMBM não toma medicação e não realiza qualquer tipo de tratamento clínico.

Manipulação e tiques

Com base no relato da mãe a criança nunca usou chupeta ou chupou dedo, não puxava os cabelos, porém quando pequena batia a cabeça contra a parede. Contudo, apresenta alguns tiques e manipulações

(26)

26

diferenciadas que mesmo tendo orientação da família continuam acontecendo até o momento, como por exemplo: come em pé, não faz nada com atenção ou parada, assiste TV de cabeça para baixo e faz o dever de casa revirando o caderno o tempo inteiro.

Sexualidade

Ainda não apresentou curiosidade sexual.

Distúrbios sensoriais

A criança não apresenta problemas de visão ou audição. O interessante é que em conversa com a mãe, ela relata que sua filha foi diagnosticada como TDAH, porém nunca realizou qualquer tipo de exames sensoriais.

Estimulação

Recebe bastante estímulo por parte da família através de brinquedos pedagógicos, jogos lúdicos, livros diversos e no esporte pratica natação.

Existem duas situações negativas na família que afetaram e ainda afetam a criança: O falecimento da avó com 1 ano de idade (que ocasionou mudanças na rotina da família) e atualmente o desemprego da mãe.

História da família ampliada

A família tem um histórico de situações bem delicadas, mas importantes para analisarmos: A mãe, o tio e a tia problemas com depressão; três primos com histórico de autismo sendo 2 leves e 1

(27)

27

severo; avô e tio quadro de esquizofrenia. Todos os casos aqui relatados aconteceram por parte da família materna.

Diante da falta de limite da criança, a família tenta agir de forma tranquila, a mãe coloca ainda que hoje sua filha já está muito melhor ela acredita que a falta de obediência muitas vezes é do seu problema alheio a vontade dela.

A criança sempre reage bem aos comandos da mãe, nunca age de forma agressiva com raiva. Normalmente ela tem a proteção da tia quando a mesma está por perto. AMBM relaciona-se bem com todos que estão ao seu redor e com quem mantém contato. Mas, é diretamente acompanhada pela mãe em todos os seus afazeres uma vez que a mesma se encontra desempregada.

O ambiente de brincadeira é bastante propício para AMBM que tem acesso a brinquedos diversos. O brinquedo que mais chama sua atenção são as bonecas. É considerada líder entre os colegas onde apresenta um ótimo relacionamento. O interesse maior da criança é em danças e músicas.

História escolar

Segundo relato da mãe a criança frequentou a creche e iniciou na escola com a idade de 2 anos, a mãe foi quem fez a escolha da escola que se adequava a sua realidade financeira. Por conta de uma situação inesperada entre professora e pedagoga precisou mudar de escola.

Em sala de aula a criança é participativa, mas dispersa. Até o momento não foi necessário um reforço escolar.

A mãe relata gostar muito da atual escola de AMBM, a instituição tem postura de acolhimento e valoriza o ensino religioso com as crianças.

Sociabilidade

A mãe relata que a família faz passeios juntos, a criança nunca sai

(28)

28

sem alguém da família por perto. A criança normalmente não tem medo de nada, ultimamente passou a dizer que tem medo de barata, mais somente por conta de influência de um primo que passou a conviver.

Recebe visitas em sua casa de familiares e nesse momento costuma extravasar, faz tudo que lhe vem na mente.

AMBM tem uma cadelinha chamada Tete e cuida muito bem dela.

Seu tempo é bem distribuído, tendo hora para todas as atividades diárias inclusive o esporte, onde realiza natação.

Antecedentes familiares

Na família há casos de tratamentos psiquiátricos por parte da mãe e do avô materno.

Relato da professora

A aluna é agitada, ansiosa e inquieta. A todo instante mexe-se na cadeira deixando seus materiais caírem no chão. Apesar de sua inquietação presta atenção no momento das explicações, consegue concluir as atividades propostas dentro do tempo determinado e ao terminar atrapalha os colegas com brincadeiras fora de hora, algumas vezes costuma correr em sala de um lado para o outro. Mas seu rendimento é bastante positivo, acompanhando os conteúdos e as atividades programadas.

(29)

29

3. EOCA - ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM NOME DO ALUNO: A.M.B.B IDADE: 6 ANOS

Um instrumento de uso simples que avalia em uma entrevista a aprendizagem. (BOSSA, 2007.p.46)

Gostaria que você mostrasse o que sabe fazer, o que te ensinaram e o que aprendeu... Escolaridade do aluno: 1°ano do Ensino Fundamental Alguma repetência? ( ) sim ( X ) não Qual?

Disciplina favorita? Matemática

Por quê? Gosto de ver quando os números se juntam e formam outros números e não acaba

Desde quando? Desde que aprendi os numerais Disciplina de que não gosta? Inglês

Por quê? É muito difícil falar

Desde quando? Desde que entrei no 1°ano Disciplina(s) indiferente(s): Não sei.

Sempre foram essas? ( ) sim ( ) não Por quê?________________________

O que deseja fazer quando crescer? Quero ser Aeromoça

Por quê? Gosto de estar no avião pegando o que as pessoas pedirem. E é muito bonita.

Como foi sua entrada na escola atual? Foi legal Teve outras? ( X ) sim ( ) não

Como foi? Acho que eu brincava muito.

Você sabe por que está aqui comigo hoje? ( X ) sim ( ) não

O que achou da ideia? Gostei muito. Queria mesmo estudar aqui com você é mais legal.

Você quer estar aqui ou veio porque sua mãe, o colégio ou o seu professor o obrigou?

Eles têm razão? ( x ) sim ( ) não

(30)

30

Se pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a fazerem:

Aos pais: Pra ajudarem sempre o filho Aos professores: Pra ser legal

Você gosta de: Use este material, se precisar para mostrar-me o que você sabe a respeito do que sabe fazer, do que lhe ensinaram e o que aprendeu. Desenhe, escreva, faça alguma coisa que lhe venha à cabeça.

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Marque as questões observadas Em relação à temática:

( x ) fala muito durante todo o tempo da sessão ( ) fala pouco durante todo o tempo da sessão

( x ) verbaliza bem as palavras ( x ) expressa com facilidade ( ) apresenta dificuldades para se expressar verbalmente ( x ) fala de suas ideias, vontades e desejos

( ) mostra-se retraído para se expor

( x ) sua fala tem lógica e sequência de fatos ( ) parece viver num mundo de fantasias

( x ) tem consciência do que é real e do que é imaginário ( x ) conversa com o terapeuta sem constrangimento

Observação: _________________________________________

Em relação à dinâmica (consiste em tudo que o cliente faz) ( ) o tom de voz é baixo

( x ) o tom de voz é alto

( ) sabe usar o tom de voz adequadamente ( x ) gesticula muito para falar

(x ) não consegue ficar assentado ( ) tem atenção e concentração ( x) anda o tempo todo

( ) muda de lugar e troca de materiais constantemente ( x ) pensa antes de criar ou montar algo

( ) apresenta baixa tolerância à frustração

(31)

31 ( ) diante de dificuldades desiste fácil ( ) tem persistência e paciência

( ) realiza as atividades com capricho

( x ) mostra-se desorganizado e descuidado

( ) possui hábitos de higiene e zelo com os materiais

( ) sabe usar os materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um ( ) ao pegar os materiais, devolve no lugar depois de usá-los

( x ) não guarda o material que usou ( ) apresenta iniciativa ( x ) ocupa todo o espaço disponível

( ) possui boa postura corporal ( x ) deixa cair objetos que pega ( ) faz brincadeiras simbólicas

( x ) expressa sentimentos nas brincadeiras ( x ) leitura adequada à escolaridade

( x ) interpretação de texto adequada à escolaridade faz cálculos ( x ) escrita adequada à escolaridade

Observação: _________________________________________

Em relação ao produto (é o que o sujeito deixa registrado no papel) ( x ) desenha e depois escreve

( ) escreve primeiro e depois desenha

( x ) apresenta os seus desenhos com forma e compreensão ( ) não consegue contar ou falar sobre os seus desenhos e escrita ( ) se nega a descrever sua produção para o terapeuta

( x ) sente prazer ao terminar sua atividade e mostrar ( ) demonstra insatisfação com os seus feitos

( x ) sente-se capaz para executar o que foi proposto ( ) sente-se incapaz para executar o que foi proposto ( x ) os desenhos estão no nível da idade do entrevistado

( x ) prefere matérias que lhe possibilite construir, montar criar’

( ) fica preso no papel e lápis

( x ) executa a atividade com tranquilidade

(32)

32

( ) demonstra agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações ou no comportamento ( x ) é criativo(a)

Observação: _________________________________________

Conclusão:

REFERÊCIA: WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clínica – Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13 ed. Ver.

3.1. A entrevista

Durante toda a entrevista, A.M.B.B de 6 anos de idade demonstrou entusiasmada, respondeu todas as perguntas a vontade, estava limpa e bem arrumada. Desde os dois anos de idade quando começou a estudar, na creche até o exato momento que se encontra cursando o 1º ano do Ensino Fundamental, a mesma nunca repetiu de ano. Sua matéria preferida é a matemática como a mesma diz “- gosto de ver quando os números se juntam e formam outros números e não se acabam.’’ Tem essa paixão pela disciplina desde o primeiro momento que conheceu os numerais, pois já denota um estilo de aprendizagem matemático.

Segundo a criança, não aprecia o curso de Inglês e sente dificuldade para falar, talvez por ter iniciado a tão pouco tempo a matéria. Sobre outras disciplinas não soube responder.

Uma de suas aspirações ao atingir a maioridade é se tornar aeromoça (comissária de bordo), já que gosta de estar no avião, acha bonito servir as pessoas e admira a postura da mesma.

Estuda no Centro Educacional Amigos do Saber (CEST), ama o estabelecimento de ensino, foi uma opção da sua mãe, mas é o que ela queria, gosta da sua educadora, pois dá razão a sua mãe e a professora ambas querem o seu melhor. Na escola anterior ela brincava muito, prefere o Colégio atual.

A Psicopedagoga pergunta a entrevistada o que ela faria para ajudar um colega que fosse distraído igual a ela e, baseado nisso, ela

(33)

33

responde que aconselharia os pais a ajudar seus filhos e para a professora ter paciência com eles.

3.2. Aplicação das provas

Na ludoteca foi proposto para a menina demonstrar o que havia aprendido, primeiro com jogos pedagógicos, onde teria que relacionar a figura com a letra correspondente e depois o nome, o segundo o jogo da velha, na qual ela iniciava, em ambas as provas aplicadas, a criança realizou com clareza e sequencia apresentando noção da ordem.

3.3. Em relação à temática

Conversou o tempo todo durante a sessão, verbaliza bem as palavras se expressa com facilidade, lógica e sequencia dos fatos. Fala de suas ideias desejos e vontade com clareza. Sabe diferenciar o real do imaginário. Dialogou com a terapeuta sem constrangimento.

3.4. Em relação à dinâmica (consiste em tudo que o cliente faz)

O seu tom de voz é alto e gesticula muito quando está falando.

Não consegue ficar sentada por um período prolongado, fica andando o tempo todo. Quando está fazendo atividade de montar ela pensa antes de agir.

Não é organizada, e nem cuidadosa, nunca guarda o material que usa, ocupa todo o espaço disponível, pois quase tudo que manuseia deixa cair. Ela expressa sentimentos nas brincadeiras. Com relação a leitura, a interpretação de textos, cálculos e escrita estão adequados à escolaridade da criança.

3.5. Em relação ao produto (é o que o sujeito deixa registrado no

(34)

34 papel)

Desenha e em seguida escreve o nome da figura, conforme a análise do que foi feito, seus desenhos, tem forma e compreensão, e escrita perfeita, ambas estão compatíveis com a idade, ao terminar sua atividade sente prazer em mostrar para a professora.

A menina é capaz de executar o que foi proposto. Gosta de matérias que possibilite construir, montar e criar. Demonstra uma certa tranquilidade para realizar suas atividades, e é criativa.

Conclui-se que apesar de sua distração a menina consegue manter certa atenção quando se trabalha com jogos pedagógicos, mesmo falando muito, e se movimentando o tempo todo, ela realiza sua atividade com perfeição, no entanto, isso não atrapalha seu desempenho escolar.

(35)

35

4. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE- TDAH./RESULTADO DA TESTAGEM

4.1. Teste Aplicado

O teste aplicado seguiu os seguintes critérios:

Primeira visita: à escola para solicitar a permissão do desenvolvimento e o grau de conhecimento da docente.

Segundo visita: aplicação do teste para levantamento dos dados:

Aplicação de questionário com a professora (Escala de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade).

Terceira visita: Realização anamnese com os responsáveis e busca pelo histórico familiar da criança.

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), considerado um diagnóstico usado para identificar problemas neurobiológicos que atinge várias partes do cérebro causado por falta de atenção, desinteresse, inquietude, impulsividade, desenvolve-se na fase infantil chegando à fase adulta.

Conforme Golfeto, (1992, p.12) “a criança hiperativa apresenta dificuldade em distinguir direita de esquerda, alterações de memória visual e auditiva, em orientar-se no espaço fazer discriminação auditiva, além de possuir má estruturação do esquema corporal”.

De acordo com o autor tem toda uma característica denominada pessoa desorganizada, falta de concentração, não tem limites, dificuldade de concluir os deveres da escola, problemas de relacionamento, muitas vezes pode ser observada no período escolar e que pode acarretar na aprendizagem. Muitas crianças se sentem desmotivadas e baixo estima abalada.

Definida na nomenclatura diagnóstica oficial, segunda edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-II,

(36)

36

American Psychiatric Association, 1968). Hoje se torna conhecido como transtorno universal na qual é tratado por medicamentos e tratamentos psicossociais. George Still e Alfred Tredgold se tornaram os primeiros autores a dedicar sobre a condição comportamental infantil que hoje se conhece como TDHA.

4.2. Metodologias aplicadas

A primeira realização do trabalho relata o estudo de caso com a aluna de seis anos que frequenta o ensino fundamental do 1º ano, primeiramente foi preciso conhecer o ambiente escolar do aluno e observar as condições que a mesma possui. Em seguida ir de encontro com os colaboradores da instituição, em diante realizar a entrevista com a professora e a família, instrumentos de testagem psicopedagógicos para tais procedimentos.

O teste aplicado obteve resultados significativos de forma quantitativa e descritiva, baseada em perguntas uma vez que analisada a causa estudada, pois através das intervenções abordadas pela professora a respeito da aluna feita em uma tabela que contém informações pelo teste de avaliação do comportamento de déficit de atenção.

De acordo com questionário o SNAP-IV é considerado um guia fácil de responder, nele contém uma listagem relacionada a uma série de comportamentos a serem diagnosticados, conforme a intensidade e frequência, como A escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade subdivididos em três grupos: déficit de atenção, Problemas de aprendizagem, Hiperatividade/Impulsividade e comportamento antissocial. Demonstrou no resultado final a impulsividade por meio de suas atitudes maior probabilidade com percentil de 76%.Com isso, será feito o planejamento para trabalhar o comportamento da criança e a organização com o apoio dos responsáveis e a instituição de ensino para amenizar o caso e obter um bom desempenho escolar.

(37)

37 4.3. Identificação do Tipo de TDAH

O Tipo de TDAH apresentado foi hiperatividade/impulsividade com 76% no percentil em seguida o déficit de atenção com escore de 51. É considerado o mais frequente encontrado em crianças o que interfere na aprendizagem levando ao baixo rendimento escolar e sérios problemas de interação social.

A hiperatividade está relacionada com as dificuldades de controlar impulsos em indivíduos portadores de TDAH, de acordo com o desenvolvimento na atividade motora ou vocal. Quando o caso não é reconhecido muitas crianças são criticadas e vistas pelo mau comportamento e sem educação. Para Chess (1960, p.239) “a criança hiperativa é aquela que conduz suas atividades em uma velocidade acima do normal na criança média, ou que está constantemente em movimento, ou ambos”.

No Transtorno de déficit de atenção quando se observa que a criança tem dificuldade de concentração, apresenta agitação constante e não consegue concluir as atividades se torna um grande problema, podendo acarretar no baixo rendimento escolar, as queixas podem se tornar frequentes e os sintomas muito mais evidentes se tratando de comportamento.

Barkley (1990) “descreve como crianças com desatenção aquelas sobre quem os pais e professores afirmam que: não concluem as tarefas;

parece não ouvir; sonham acordadas; tem dificuldade para se concentrar;

se distraem com facilidade; perdem as coisas com frequência; precisam ser organizadas e direcionadas em suas atividades”.

Pode-se dizer que é concluída como doença crônica, o tratamento pode amenizar as dificuldades, mas não tem cura para o diagnóstico, podendo acompanhar até a vida adulta, embora não aceitassem os problemas no campo da psiquiatria e psicologia, somente em 1990 que

(38)

38 reconheceram o TDAH também em adultos.

4.4. Estatística contendo soma dos itens e gráficos alusivos aos transtornos

De acordo com os resultados obtidos na escala de déficit de atenção/hiperatividade (TDHA), feito com a aluna do 1º ano fundamental de seis anos, observou-se a maior probabilidade de hiperatividade/impulsividade como mostra o quadro abaixo:

Figura 1-TDAH-ESCALA DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

A Escala de Conners possui características de amplo espectro, ajuda o profissional a ter informações e entender os comportamento e hábito dos filhos, após fazer a análise constará se possui ou não TDAH, além de outros distúrbios emocionais, comportamentais incluindo a depressão e agressão ou até mesmo a dislexia. E este usado foi versão para professores, contendo um para os pais e um preenchido pela criança que ajudam a detectar os distúrbios emocionais.

(39)

39 4.5. Análises do teste aplicado

4.6. Entrevistas realizadas na escola: Versão para os pais e professores

Utilizada no processo de avaliação do TDAH, a coleta feita na escola é de fundamental importância para se concluir o diagnóstico. Tendo os critérios do DSM-IV que caracteriza os sintomas em mais de um ambiente, onde a criança passa a maior parte do seu dia. O SNAP-IV entregue aos professores um questionário simples uma listagem de comportamento a serem avaliados de acordo com a intensidade e frequência. A escala de Conners tem características de uma escala de amplo espectro, serve tanto para os pais como para os professores.

0 10 20 30 40 50 60

Déficit de atenção

Hiperatividade / Impusilvidade

Problemas de Aprendizagem

Comportament o Anti-Social

Nota 51 44 35 14

Percentil 57% 76% 33% 45%

TDAH - ESCALA DE TRANSTORNO DE DÉFICIT

DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

(40)

40

Figura 2-TABELA COM RESULTADOS OBTIDOS DE ACORDO COM A APLICAÇÃO DO TESTE

O questionário de avaliação de sintomas do TDAH é um manual de estatística e diagnóstica de transtorno mental conhecido como DSM-5 elaborado pela Associação Americana de psiquiatria utilizado por vários países principalmente no Brasil. Com o objetivo de averiguar a frequência e a intensidade, a fim de reconhecer os sintomas causados aos pacientes.

57%

76%

33%

45%

Percentil

Déficit de atenção

Hiperatividade / Impusilvidade Problemas de Aprendizagem Comportamento Anti- Social

(41)

41

Após a aplicação do teste na escala de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade com o resultado no percentil de 76% e o Escore de 51. Pode-se dizer que a aluna apresenta um grau maior na probabilidade de hiperatividade/impulsividade e déficit de atenção dentro da instituição de ensino.

O diagnóstico com a elaboração feita através do questionário de simples manuseio, com a intervenção do docente constatou que a criança é parcialmente organizada em suas lições de classe, quando questionada está disposta a dar respostas claras e coerentes, muitas das vezes tem dificuldades em acompanhar o ritmo da classe e deixa a desejar nas lições do caderno.

Tem responsabilidade com o próprio material escolar, mostra-se independente nas atividades em sala de aula, não se interessa muito com detalhes, chega a ficar desatenta nas explicações dadas pelo professor perdendo o foco ocorrido por barulho, o grau de concentração é muito vaga e nunca termina o que começa.

No quadro de hiperatividade/impulsividade ao observar o comportamento da criança à mesma não tem total controle sobre seus atos, toda hora inquieta e impaciente, mexe-se constantemente com as mãos e os pés, quer sempre andar correndo e interrompendo, atrapalha o professor com barulhos diferentes, é bastante comunicativa, incomoda quem está ao seu lado, a inquietação se torna a mais problemática, pois fica difícil de controlar os impulsos.

Ao monitorar os problemas de aprendizagem foi diagnosticado que a aluna não tem problema algum com a matéria de português, interpreta muito bem a matemática resolvendo problemas e cálculos, compreende os textos, todavia ocorrem trocas de letras ao escrever, surpreendendo com boas notas, sabe dialogar e expressar seus pensamentos é rápida quando questionada sobre algum assunto.

Quanto ao comportamento antissocial, sempre rodeada de amigos, agradando quem está ao seu lado, não gosta de confusão, evita brigas,

(42)

42

gosta de ambiente agradável, evita discussões, sabe respeitar os professores e sempre aceita por todos, se mostra o centro das atenções quando está acompanhada de pessoas que conhecem, demonstra esperteza e criatividade no momento das atividades.

Através destas características que o diagnóstico apresentou depois do teste, resultou que a aluna precisa de estímulos dos pais, do acompanhamento da escola, proporcionar um ambiente adequado para se trabalhar o desenvolvimento intelectual, social e emocional, ter como perspectiva o bom desempenho escolar da criança.

4.7. Intervenções psicopedagógicas para o problema encontrado

A Intervenção psicopedagógico tem como objetivo alcançar maior parte dos educadores com a necessidade de intervir em uma aprendizagem de qualidade no desempenho escolar, proporcionado por um ambiente tranquilo e bem estruturado possível de atendê-las. Além disso, é preciso conhecimento e experiência para obter bons resultados.

Está relacionada diretamente com as crianças, as famílias e os professores levando em consideração todos os aspectos que envolvem a vida.

O diagnóstico do TDAH- déficit de atenção e hiperatividade exigem muita atenção e cuidado, pois há outros sintomas que podem ser parecidos, por isso é preciso realizar um diagnóstico diferencial feito por um especialista com abrangentes conhecimentos nos casos de transtornos psíquicos, cognitivos e emocionais e comportamentais.

TDHA não é considerado uma doença, pois um conjunto de sintomas com causas multifatoriais, por exemplo: a neurológica, o desenvolvimento familiar, o estilo de vida, sendo que apesar dos fatores não existe uma solução definitiva para os problemas mais que pode ser controlado.

Segundo Barkley e Cunningham (1979) "a inquietação, a agitação, e os movimentos corporais brutos desnecessários são comuns, tanto nas

(43)

43

queixas de pais e professores quanto em medidas objetivas”.

A criança que apresenta TDHA tem grande dificuldade de concentração, pois não sabe esperar sua vez, fala excessivamente, não tem controle sobre seus atos, em sala de aula observa-se que as tarefas são executadas independentes mexendo os braços e as pernas.

Na proposta psicopedagógico a escola procura trabalhar da melhor forma para garantir o desempenho da criança, porém dentro de suas limitações, tendo dificuldades em garantir um psicólogo para acompanhar o trabalho pedagógico, raramente a instituição não dispõe dos serviços deste profissional, apesar do acolhimento valoriza o ensino religioso com as crianças.

De acordo com as orientações da psicopedagoga, foi proposta a elaboração de um desenho com tema livre, conforme as atividades realizadas, a criança expressou seus sentimentos apresentando nos desenhos elaborados com formas de carinho, tem interesse por matérias que possa construir montar, criar e executar suas atividades.

Não basta só a escola fazer seu papel, é necessário o comprometimento de todos os envolvidos no caso, os professores tenham orientação para desenvolver seu trabalho em sala e a escola possa ter estrutura adequada, ajudando essas crianças a manter o controle emocional, garantir um atendimento individualizado, trabalhar a atividade física com intuito de estimular e distraí-las, inseridas na organização e ao planejamento.

(44)

44

5. RESULTADO DA TESTAGEM: ANÁLISE DE DADOS

A avaliação psicopedagógica voltada para o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por um processo que demanda grande atenção, em virtude de sua complexidade, a qual exige do profissional, dentre outros aspectos a experiência clínica, domínio teórico e, acima de tudo, reflexão.

Especialmente no que se refere ao espaço escolar, é comum alunos serem vistos como portadores de TDAH, sem que tenham passado por um processo minucioso de diagnóstico, ou que, como acontece em alguns casos, o diagnóstico realizado na escola possa estar equivocado.

O presente estudo se deu em virtude dessa demanda. A seguir temos a exposição do resultado da testagem no que tange a escala TDAH, da aluna ANBB, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental no CEST, instituição privada da cidade de Manaus. Tendo como referência a tabelo por sexo e tipo de escola:

Fatores Resultado Bruto Z Percentil Classificação

Nota Mínimo Máximo

Déficit de atenção

51 16 91 0,187 57 Dent ro das

expectativas Hiperatividade

/ Impusilvidade

44 12 72 0,703 76 Maior

probabilidade de TDA H Problemas de

Aprendizagem

35 14 84 -0,443 33 Dent ro das

expectativas Comport ament

o Anti-Social

14 7 42 -0,132 45 Dent ro das

expectativas Capítulo 5, Tabela 01- Escore Bruto

É pertinente analisamos esse escore bruto, para além da tabela, na

(45)

45

ilustração conforme mostra o gráfico a seguir, evidenciando o panorama em que essa criança se encontra na Escala de Déficit de Atenção /Hiperatividade (TDAH), referenciando também o comportamento anti- social e problemas de aprendizagem.

Capítulo 5, Gráfico 01- Escore Bruto.

Observa-se que a aluna ANBB possui nota 51 no que tange ao déficit de atenção, sendo o percentil de 57, o que nos indica que neste item a mesma se enquadra dentro do limite aceitável. Apesar da manifestação, segundo professores e familiares, de discreto prejuízo na habilidade de atenção, o qual será discutido posteriormente.

Já no que tange a escala de Hiperatividade / Impulsividade, sua nota é de 44 com percentil 76, o que nos indica maior probabilidade de TDAH.

No que tange aos Problemas de Aprendizagem, tem o indicativo de nota de 35 e percentil 33, o que nos evidencia que está enquadrada dentro das expectativas.

0 10 20 30 40 50 60

Déficit de atenção

Hiperatividade / Impusilvidade

Problemas de Aprendizagem

Comportamento Anti-Social

Nota 51 44 35 14

Percentil 57% 76% 33% 45%

TDAH - ESCALA DE TRANSTORNO DE DÉFICIT

DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

(46)

46

De igual forma, a respeito do comportamento Anti-Social apresenta nota de 14 correspondendo ao percentil de 45, estando dentro do padrão aceitável.

O indicativo de déficit de atenção, com índice de percentil de 57.

Apesar de estar dentro das expectativas nos chamou atenção, como já comentado. Em virtude do histórico narrado pelos familiares, cuja principal queixa foi a falta de concentração na qualidade de escuta, uma vez que para a mãe, ANBB não tem atenção no que lhes falam, passando a esquecer com facilidade.

Neste mesmo prisma, os profissionais da escola relatam que sua dispersão é constante, e que apesar de acompanhar por determinado período de tempo, logo passa a “correr pela sala”.

No entanto, refutando essa ideia, é pertinente contrastar essa visão com o comportamento que tivemos a oportunidade de presenciar durante a aplicação da EOCA. Onde a criança não apresentou comprometimento algum da atenção, chegando ainda a mostrar-se atenta nas atividades propostas, as quais desenvolveu com o êxito esperando para sua faixa etária. Vindo a confirmar a confiabilidade do resultado obtido nesta escala.

Isso nos elucida que a criança tem um comportamento comum ao contexto infantil, que diante de atividades diferenciadas possui maior tempo de concentração enquanto que em atividades corriqueiras sua dedicação de atenção é inferior. No entanto, dependendo da qualidade da atividade que lhe é proposta possui maior foco.

A respeito ao prisma da Hiperatividade / Impulsividade, vinculamos percentil alcançado compatível aos relatos obtidos na anamnese, bem como na aplicação da EOCA. Através das quais, a criança manifestou comportamento hiperativo durante toda a atividade. Conversando constantemente e gesticulando sua fala com veemência. Não apresentou cuidado algum com seus pertences, sendo desorganizada no tempo e espaço.

(47)

47

Para completa análise e diagnóstico, solicitamos a avaliação em equipe multidisciplinar bem como o laudo neuropsicológico. Mas, desde já sugerimos o acompanhamento com profissional da psicopedagogia, afim de que este, promova atividades lúdicas de terapia que propiciem maior concentração.

Dentre estas, podemos citar: jogos de regras e de exercícios sensório-motores (amarelinha, bola de gude), combinações intelectuais (damas, xadrez, carta, memória, quebra-cabeça, etc), leitura de contos ou gêneros próprios do gosto da criança.

(48)

48 6. RELATORIO FINAL

Primeiramente é necessário esclarecer que o TDAH não é uma doença, e sim um transtorno, por isso não há cura para o problema, mas tem tratamento. O TDAH é o transtorno de décifit de atenção com hiperatividade. Há três tipos de TDAH: o desatento, o hiperativo/compulsivo e também o combinado.

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno característico pela hiperatividade, distração, agitação, desorganização, esquecimento, impulsividade e outras características específicas do transtorno.

Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei, por isso recebem tratamento diferenciado nas escolas.

As pessoas que sofrem do transtorno, na maioria das vezes são criativas, intuitivas e inteligentes, mas por conta do transtorno, não conseguem atingir seus objetivos. Tirar notas concentrar não conseguir terminar atividades e desorganização são características muito comuns das pessoas que sofrem com o problema.

O TDAH é um dos distúrbios comportamentais comumente diagnosticados em crianças. Este transtorno tem aparecido com variações na sua nomenclatura no decorrer da história, incluindo algumas denominações como Lesão Cerebral Mínima, Reação Hipercinética da Infância, Distúrbio do Déficit de Atenção ou Distúrbio de Hiperatividade com Déficit de Atenção/Hiperatividade (Poeta e Neto, 2006).

Em nossa pesquisa identificamos que a criança entrevistada possui um comportamento antissocial, problemas de aprendizagem, hiperatividade/impulsividade e déficit de atenção, com índice de 50 no escore bruto. Apesar de estar dentro da expectativa, o que nos chamou atenção foi o histórico narrado pelos familiares e profissionais da escola, que a mesma é muito inteligente e conclui rapidamente as atividades, porém quando finaliza, fica dispersa na sala, às vezes não se concentra e

Referências

Documentos relacionados

Na disciplina TGA, aborda-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se completam, para levar a ciência

O paradigma do conflito, conforme o nome indica, enfatiza os processos dissociativos da sociedade. Podemos tomar o exemplo de uma fábrica. De um lado, as pessoas que nela

As principais atividades realizadas pelo profissional compreendem a aplicação de técnicas de recrutamento de pessoas, requisitos para um recrutamento eficaz, as etapas do

ISO 14000 - A preocupação com o meio ambiente tomou dimensões expressivas, principalmente na última década do século XX e no início do século XXI, incorporando-se à

Em 04 de março de 2010 assume a Gestão da Escola Padre João D`Vries a Pedagoga Maria Grinaura Medeiros Costa, professora de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professora

Na Educação Física assume a segunda Comissão de Especialistas ligada ao Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e ao Grupo de Pesquisas em Preparação Profissional e Mercado

O colesterol é transformado no plasma sanguíneo por dois tipos de lipoproteínas: HDL (do inglês hight density lipoprotein) e LDL (do inglês: low density

mensais. Para a situação enunciada, elabore as planilhas de pagamentos pelo Sistema Francês e pelo Sistema de Amortizações Constantes. Determinar o valor da amortização e dos