• Nenhum resultado encontrado

A N K I N G K I O S K S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A N K I N G K I O S K S"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

E s t e d o c u m e n t o f o i r e a l i z a d o , t e n d o a p a r t i c i p a ç ã o d o s s e g u i n t e s c o l a b o r a d o r e s d o G r u p o P a r t t e a m e s e u s A s s o c i a d o s / P a r c e i r o s : M i g u e l S o a r e s , F e r n a n d o C a r v a l h o – G e s t o r d e P r o j e c t o

N u n o V i e i r a , F e r n a n d o S á – E n g e n h a r i a d e H a r d w a r e e C o m u n i c a ç õ e s

(3)

Quiosque Multimédia

São estruturas físicas de design simples ou complexo, integrando sistemas baseados em PC, que colocados em espaços públicos ou privados, permitem que utilizadores distintos frequentemente os utilizem em pé e com períodos de curta duração, para a obtenção de informações ou realização de transações, que podem ser realizadas através de uma interface de utilização simples, intuitiva e interactiva multimodal.

As principais áreas de aplicação são: - P O I (ponto de informação) - P O S (ponto de venda)

Evolução e Tendências de Mercado

Hoje os quiosques são uma importante ferramenta na vida das pessoas. Eles são utilizados para prestação de serviços, ou simplesmente como ponto de informação

Qualquer entidade ou empresa deve pensar rapidamente na aquisição desses produtos para a estratégia de crescimento !

As soluções que podem ser criadas e instaladas nos quiosques são cada vez mais importantes ferramentas de trabalho, que ajudam a reduzir os recursos, custos, e fornecem um serviço de qualidade, profissional e mais rápido aos seus clientes.

(4)

As estimativas são que em 2014 exista um acréscimo de número de quiosques instalados que irá variar conforme o sector, mas que pode chegar em casos a 10% como por exemplo no turismo e viagens e de 4% a 8% no retalho, banca, etc., prevendo-se um volume de 5/6 milhões de quiosques instalados em 2016

(5)

Quiosque Banking (Potencialidades, vantagens)

Usualmente a comunicação publicitária de empresas e entidades é feita através de folhetos informativos e cartazes, que por exemplo os bancos, instituições financeiras e de seguros ainda usam hoje, e,

provavelmente vão continuar a usar no futuro.

No entanto, a utilização de quiosques multimédia ou mupis digitais como uma ferramenta interativa está provado que proporciona uma maior motivação para "compra" de produtos.

Além disso, este tipo instituições oferecem serviços que são, e, naturalmente, também irão continuar a ser realizados por pessoas, pois o elemento humano é fundamental neste sector. Mas hoje é comum ver um quiosque multimédia num banco, numa institução financeira ou de seguros, não só pela modernidade que conferem ao espaço, mas principalmente porque há tarefas em que o quiosque multimédia pode substituir com eficácia a presença humana.

No caso por exemplo de seguros (que agora estão associados muitas vezes os bancos) ou por exemplo de créditos, um quiosque multimédia pode ser utilizado para realizar simulações e outras tarefas simples, acessíveis a qualquer utilizador.

Assim como aconteceu com o ATM, que há muitos anos atrás era um "elemento estranho", estamos certos de que as instituições deste sector irão olhar para o quiosque multimédia como uma "ferramenta de trabalho" mais eficaz, útil e obrigatória.

Hoje, o quiosque multimédia é uma ferramenta cada vez mais indispensável no sector bancário, para funcionalidades como:

• Verificação de informações

• Acesso rápido e fácil a home banking

• Características semelhantes ao ATM (possibilidade de realizar ordens de pagamento, transferências de dinheiro, requisição de cheques)

• Obtenção (impressão) de documentos necessários para requisção de aplicações e serviços • Videoconferência para o serviço de Call Center das instituições.

• Apresentação de Produtos financeiros (seguros, créditos, etc.) • Propaganda e publicidade digital.

(6)

“O

s quiosques multimédia oferecem aos consumidores a conveniência de

contornar as linhas de caixa e rapidamente concluir operações típicas, tais

como Visualização de saldos e extractos bancários, abertura de conta,

manutenção de conta, pesquisa e compra de produtos financeiros,

transferências e pagamentos, etc.

A

o migrar para os quiosques multimédia operações de rotina, os gestores

de conta ou caixa podem dedicar mais tempo a prestar um serviço

difrenciado ao cliente, facilitando e aumentando as compras de alto valor e

(7)

Factores Criticos de sucesso no Desenvolvimento de um BANKING QUIOSQUE

KISS - Keep It Simple Stupid

(KISS, acrónimo em inglês de: Keep It Simple, Stupid) é um princípio geral que valoriza a simplicidade do projeto e defende que toda a complexidade desnecessária seja descartada.

Existem alguns factores vitais para o sucesso de uma implementação de quiosques multimédia, mas os mais importantes são sem dúvida:

• Facilidade de interacção dos utilizadores com o software instalado (user friendly)

• Eficácia e simplicidade com que os utilizadores interagem com os vários componentes que integram os quiosques (leitores de cartões, pinpad, displays touchscreen, etc.)

Existe obviamente inúmeros outros factores que devem ser tidos em consideração no desenvolvimento de um projecto global de implementação de quiosques multimédia numa instituição financeira ou bancária, como por exemplo:

- Tipo e perfil de utilizadores (adultos, crianças, pessoas com deficiência motora) - Design e Interface gráfico do software

- Dimensões do quiosque e posicionamento dos componentes (altura e posição do display, posicionamento de sistemas de identificação, etc.)

- Localização do quiosque e materais utilizados (encontrar o equilíbrio entre os materiais e o local de instalação)

- Facilidade para assistência / manutenção (se a instalação for realizada “contra” uma parede então a solução deverá passar por abertura frontal para acesso a equipamentos)

- Integração no espaço envolvente (se o espaço é “premium” ou por exemplo escasso então poderá ser utilizado um quiosque de parede, mas se há abundância de espaço e inclusivamente se quer dar destaque ao quiosque para fomentar a utilização, então poderá optar-se por um quiosque de maiores dimensões e standup.

- Segurança física (poderá ser necessário a fixação do quiosque ao solo)

- Tipo de aplicação (quais serão as funcionalidades do quiosque ? pagar as contas ? o quiosque é para ser usado para quaisquer operações em numerário ? (medidas de segurança adicionais terão que ser postas em prática)

- Personalização gráfica do quiosque (é importante “marcar” o quiosque no seu exterior ou então com publicidade adicional – o cliente deve rapidamente perceber qual o objectivo do quiosque).

“A experiência com outros sistemas e software's cria uma série de padrões e normas na mente das pessoas. Esses padrões devem ser considerados para uma melhor interação das pessoas na utilização dos

(8)

Pontos Fortes da PARTTEAM

• Desenvolvimento de produto integral (design, mecânico, elétrico, sistemas, etc.)

• Linhas de Produção e assemblagem em Portugal, com controlo permanente de processos de fabrico • Experiência de 15 anos de actividade no desenvolvimento de todo o tipo de soluções de quiosques multimédia, quiosque self-service, mupis digitais, etc.

• 100 modelos standard que podem ser utilizados ou adaptados para qualquer projecto • Custos de Produção reduzidos (protótipo e projecto final)

• Selecção e Integração de componentes de elevada qualidade dos mais reconhecidos fabricantes mundiais

• Conhecimento técnico impar no que diz respeito a processos de integração de componentes em quiosques

• Software SecureShell YKIOSK desenvolvido internamente com possibilidade de adaptação e desenvolvimento à medida das necessidades do cliente

• Capacidade de personalização gráfica dos quiosques

• Assistência técnica e serviços de manutenção assegurados, com possibilidade de contrato de manutenção (empresa em Portugal)

• Utilização de materiais de construção de elevada resistência e durabilidade • Reduzida incidência de problemas técnicos

Segurança de Equipamento

Os quiosques multimédia podem possuir inúmeros recursos de segurança quer para o software, quer para o hardware.

Alguns destes recursos são: Hardware e Estrutura Física Peliculas de privacidade (display) Sensores de proximidade

Alarme de Abertura de Portas Sistemas de detecção de TILT

Identificação por cartão (bancário, cartão cidadão) ou Biometria Identificação por digitalização de documentos (BI, carta condução) Câmaras de vídeo (IP)

(9)

Software

Software Protecção SO, Secure Shell, Filtragem de Conteúdos, Block filters ( YKIOSK) Watchdog e Sreensaver protection

Operações validadas com identificação por PIN, biometria, cartão, envio de SMS

Interactividade de Equipamento

Quando nos referimos a interactividade de um quiosque multimédia, não devemos pensar apenas no conceito de display touch, mas em todo o conjunto de funcionalidades que o quiosque pode possuir e que permitam criar interacção entre o utilizador e o equipamento, ou entre o utilizador e um colaborador da instituição sem que este esteja presente.

Interactividade ao nível do display com diferentes possibilidades de tecnologia touch (single touch, dual touch, multi touch), permitindo a criação de sistemas interactivos funcionais mas simultâneamente apelativos

Sistemas de Vídeo Conferencia

Handsets ou intercomunicadores VOIP

Recepção de informações digitais por meio de Bluetooth, SMS

Interactividade ou advertising através de movimentos ou detecção de pessoas (AIM – Audience Inteligent Meausurement) (idade, sexo, etc.)

Desenvolvimento de Protótipos

Com uma capacidade inagualável no desenvolvimento de projectos de quiosques multimédia, o Grupo Partteam assegura aos clientes a criação e a produção de quiosques multimédia à medida, com as funcionalidades exigidas sem sacrificar a criatividade, cujo resultado final garantirá certamente o sucesso do projecto na sua primeira abordagem.

O GRUPO PARTTEAM orgulha-se de ser um dos poucos fabricantes de quiosques multimédia em Portugal. A empresa utiliza sistemas tecnologicamente avançados que permitem a produção de pequenas a

grandes séries, garantindo níveis elevados de qualidade final do produto.

(10)

esperados. Esses critérios de projecto passam por uma avaliação global, desde critérios de design, requisitos de componentes, instalação e expansão, entre outros aspectos do projeto.

Em todas as fases do projecto, desde o estudo dos componentes electrónicos a serem utilizados, design 3D e renderização para apresentação e aprovação do cliente, design técnico/produção, assemblagem e até ao embalamento, técnicos devidamente formados e especializados, cumprem procedimentos e normas definidos, garantindo uma qualidade única do produto final.

A empresa PARTTEAM segue uma metologia com os passos de desenvolvimento bem definidos, para a produção â medida de um quiosque:

• Conhecimento do Projecto • Critérios e Exigências • Avaliação de Componentes • Design 3D e Maquetização

• Revisão de Pontos Chave (ergonomia, segurança, acesso a componentes, estética, etc) • Produção de Protótipo

(11)

• Experiência

Uma das mais valias da empresa PARTTEAM e que lhe confere um lugar de destaque no panorama internacional de quiosques multimédia é indiscutivelmente a capacidade para executar qualquer conceito ou projecto de quiosque multimédia. A realidade, é que apesar de possuir neste momento um gama de 100 modelos standard patentados, 70% a 75% da produção é desenvolvida à medida com base em modelos standard ou novos modelos

Estamos certos que quanto mais complexo for design e as características técnicas envolvidas, mais direferenciados nos tormamos relativamente a outros, pelo facto de que efectivamente possuimos uma experiência impar no desenvolvimento de soluções de quiosques à medida.

O nosso processo de desenvolvimento de protótipo tem provado que efectivamente temos uma capacidade de design e produção de elevada versatilidade e qualidade, representando efectivamente mais de metade dos mais de 3500 quiosques que comercializamos para todo o mundo.

• Definição de Design e Funcionalidades

Todos o desenvolvimento é orientado por um Documento de Engenharia de Processos que determina guidelines para metodicamente criar os critérios de execução de todos os aspectos do quiosque de forma a ser criado o produto final (protótipo), com base nos requisitos apresentados pelo cliente, quer sejam de design, quer sejam de especificações ou exigências ao nível de componentes ou funcionamento.

Nessas guidelines incluem-se critérios abrangentes com cronograma do projeto, assim como outros mais específicos como requisitos de componentes, instalação e expansão, e aspectos do design.

(12)

Após a definição das funcionalidades técnicas que o equipamento deverá efectuar, por selecção do cliente ou selecção da empresa PARTTEAM, são adquiridos todos os componentes eletrónicos de forma a serem realizados testes de funcioamento de cada componente de forma individual e/ou com software específico do cliente, de forma a ser garantida total compatibilidade.

Após ter sido validada pelo cliente as especificações técnicas dos componentes e o seu eficaz

funcionamento para as funcionalidades pretendidas, é iniciada (caso não exista) a modelação do layout de componente para ser possível a sua inclusão no quiosque multimédia a ser desenvolvido.

“Escolhemos fornedores qualificados e reconhecidos internacionalmente que nos garantem uma qualidade técnica inquestionável do equipamento final “

• Design Industrial (Produto)

Após a aprovação do conjunto de componentes que fará para integrante do quiosque, desenvolvemos representações iniciais e desenhos (2D, 3D) para comprovar o correcto posicionamento dos componentes face ao conjunto e criar o design global do equipamento.

Este é um processo interactivo, onde os dept. de arquitectura e design, mecânica, técnico e industrial e todos os membros de projecto do Grupo Partteam trabalham de perto e em permanente troca de informações e ideias com o cliente.

Poderão ser apresentadas várias opções criativas de forma ser conseguido um equipamento consistente com o que inicialmente foi projectado, quer no que diz respeito às especificações técnicas e necessidades ao nível funcional, mas também projetado de forma a ser facilmente configurado e garantir processos simples de manutenção e assistência.

Durante este processo serão apresentados um conjunto de desenhos mecânicos e representações geradas por computador de forma a permitir uma visualização o mais aproximada à realidade por parte do cliente.

Em caso de necessidade, a PARTTEAM efectuar revisão dos desenhos e gera novas renderizações, de forma que o cliente consiga ter a noção clara da organização espacial dos componentes modelados e poder efectuar a aprovação do conceito e desenhos mecânicos do quiosque.

(13)

Produção de Protótipo

Após aprovação do design, é efectuada a produção do equipamento com base em todas as especificações técnicas, componentes a utilizar e design final aprovado do equipamento.

O facto da empresa PARTTEAM utilizar linhas de produção e assemblagem próprias em território Nacional permite, após a aprovação do projecto, efectuar a fabricação do protótipo num período de tempo curto e com contínuo acompanhamento da evolução do mesmo.

No processo de produção do protótipo, após a fabricação da estrutura e pintura (e/ou arte gráfica final), é efectuada a montagem de todos os componentes electrónicos na estrutrura física do equipamento, sendo realizados testes de funcionamento dos equipamentos de forma individual, sendo emitida uma folha de qualidade do equipamento.

(14)

Algumas das referências de clientes que já utilizam os quiosques multimédia PARTTEAM.

Referências Sector Financeiro / Banca

BANCO BIG (QUIOSQUESCONSULTAINFORMAÇÃO + IMPRESSÃODOCUMENTOS)

FINIBANCO (QUIOSQUESCONSULTAINFORMAÇÃO + IMPRESSÃODOCUMENTOS)

BANCO ÚNICO – MOÇAMBIQUE (QUIOSQUESCONSULTAINFORMAÇÃO)

CAIXADE CRÉDITO AGRICOLA (QUIOSQUESCONSULTAINFORMAÇÃO + ACTUALIZAÇÃOCADERNETAS)

BANCO AFRICANO INVESTIMENTOS (QUIOSQUESCONSULTAINFORMAÇÃO + IMPRESSÃODOCUMENTOS)

Referências

Documentos relacionados

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

A aplicação de tecnologias acessíveis da Internet tem ocorrido em grande escala na construção de projetos acadêmicos e corporativos simples e complexos, muitas

The following variables are considered endogenous: unemployment rate, growth rate of total factor productivity, inflation rate, terms of trade, hours per worker, growth rate

The prevalence of either Ricardian or non-Ricardian fiscal regimes is important both for practical policy reasons and to assess fiscal sustainability, and this is of particular

Relevant explanatory variables for a country's credit rating are: GDP per capita, GDP growth, government debt, government effectiveness indicators, external debt, external

We address the efficiency of expenditure in education provision by comparing the output (PISA results) from the educational system of 25, mostly OECD, countries with

We evaluate to which extent relevant fiscal policy events taking place in the course of 2002 produced a reaction in the long-term bond segment of the capital markets.. Firstly,

• The Fabry Outcome Survey study/cohort included in the El Dib analysis provided a descriptive analysis of renal events in only 78 adult patients receiving agalsidase alfa