• Nenhum resultado encontrado

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

C A R A C T E R E S S E M I O L Ó G I C O S

D I A R R E I A A L T A E B A I X A

(5)
(6)

D i a r r e i a

SINTOMA

Consistência diminuída

(7)

D I A R R E I A É o a u m e n t o d o t e o r l í q u i d o d a s f e z e s c o m c o n s e q u e n t e d i m i n u i ç ã o d a c o n s i s t ê n c i a d a s m e s m a s ; f r e q u e n t e m e n t e a s s o c i a d o a o a u m e n t o d o v o l u m e f e c a l , a s s i m c o m o a o a u m e n t o d o n ú m e r o d e d e j e ç õ e s , u s u a l m e n t e t r ê s o u m a i s a o d i a .

(8)

D i s e n t e r i a

SÍNDROME

Conjunto de sintoma e sinais

(9)

D I S E N T E R I A É u m a s í n d r o m e , c o m u m e n t e o b s e r v a d a n a a m e b í a s e e n a s h i g u e l l o s e , q u a l i f i c a d a p e l a a s s o c i a ç ã o d a d i a r r e i a à c ó l i c a a b d o m i n a l ( d o r e m c o n s t r i ç ã o e i n t e n s a ) , a o t e n e s m o n o f i n a l d a e v a c u a ç ã o ( s e n s a ç ã o d o l o r o s a n o e s f í n c t e r a n a l ) e à s f e z e s m u c o s s a n g u i n o l e n t a s ( c o m m u c o e s a n g u e ) .

(10)

D i a r r e i a o s m ó t i c a H2O H2O H2O MÁ ABSORÇÃO OSMOSE H2O

(11)

D I A R R E I A O S M Ó T I C A

A s í n d r o m e d e m á a b s o r ç ã o r e t a r d a a a b s o r ç ã o d e á g u a e e l e t r ó l i t o s n o i n t e s t i n o d e l g a d o . P o r

c o n s e g u i n t e , h á a c ú m u l o d e s s a s s u b s t â n c i a s , o q u e e l e v a a p r e s s ã o o s m ó t i c a i n t r a l u m i n a l .

(12)

D i a r r e i a s e c r e t o r a

H2O

ENTEROTOXINAS BACTERIANAS E MEDICAMENTOS

E

M

+

AMP

(13)

D I A R R E I A S E C R E T O R A E n t e r o t o x i n a b a c t e r i a n a ( e x . E s c h e r i c h i a c o l i , V i b r i o c h o l e r a e ) o u m e d i c a m e n t o ( e x . a n t i - i n f l a m a t ó r i o , a n t i b i ó t i c o , a n t i á c i d o , a n t i - h i p e r t e n s i v o , a n t i a r r í t m i c o , c a r d i o t ô n i c o ) e s t i m u l a à s í n t e s e d e A M P c í c l i c o i n t r a c e l u l a r a o q u e a m u c o s a d o d e l g a d o r e s p o n d e s e c r e t a n d o a t i v a m e n t e á g u a e e l e t r ó l i t o s .

(14)

D i a r r e i a e x s u d a t i v a

INFLAMAÇÃO, ISQUEMIA OU NEOPLASIA DA MUCOSA

+

PERMEABILIDADE

H2O

(15)

D I A R R E I A E X S U D AT I VA U m p r o c e s s o i n f l a m a t ó r i o ( e x . c o l i t e ) , i s q u ê m i c o ( e x . v o l v o d e s i g m o i d e ) o u n e o p l á s i c o ( e x . l i n f o m a d i f u s o ) d e s e n c a d e i a o a u m e n t o d a p e r m e a b i l i d a d e d a m u c o s a i n t e s t i n a l d o q u e d e c o r r e u m a m a i o r p a s s a g e m d e á g u a e e l e t r ó l i t o s d o m e i o i n t e r n o p a r a o l ú m e n .

(16)

D i a r r e i a m o t o r a

HIPERTIREOIDISMO OU DIARREIA FUNCIONAL

MOTILIDADE INTESTINAL AUMENTADA H2O

(17)

D I A R R E I A M O T O R A O h i p e r t i r e o i d i s m o , a s s i m c o m o a d i a r r e i a f u n c i o n a l , p r o m o v e o a u m e n t o d a m o t i l i d a d e d o i n t e s t i n o d e l g a d o c o m c o n s e q u e n t e a c e l e r a ç ã o d o t r â n s i t o i n t e s t i n a l d o q u e d e c o r r e a m e n o r a b s o r ç ã o d e á g u a e e l e t r ó l i t o s , r e s t a n d o a o s m e s m o s d i r i g i r e m - s e à s f e z e s .

(18)

D e c á l o g o f e c a l

(19)

D E C Á L O G O

O m é d i c o d e v e i n v e s t i g a r d e z c a r a c t e r í s t i c a s , q u a i s s e j a m a c o n s i s t ê n c i a , o v o l u m e , a f r e q u ê n c i a , a d u r a ç ã o , o s f a t o r e s q u e a c o m p a n h a m , o c o n t e ú d o , o

(20)

C o n s i s t ê n c i a

ABSORÇÃO H20

Intestino delgado

(21)

C O N S I S T Ê N C I A P o d e s e r p a s t o s a , l í q u i d a o u s e m i l í q u i d a . N o p r i m e i r o c a s o h o u v e p o u c o p r e j u í z o d a a b s o r ç ã o i n t e s t i n a l , l o g o a i n t e r c o r r ê n c i a d e u - s e n o i n t e s t i n o g r o s s o . N o s d e m a i s , i n v e r s a m e n t e , o c o r r e u g r a n d e p r e j u í z o d a a b s o r ç ã o i n t e s t i n a l , d e m o d o q u e , a q u i l o q u e l h e d e u c a u s a a g i u a o n í v e l d o i n t e s t i n o d e l g a d o , n o d u o d e n o .

(22)

F r e q u ê n c i a

GATILHO CÓLICO

Intestino grosso

(23)

F R E Q U Ê N C I A A f r e q u ê n c i a p o d e e s t a r a u m e n t a d a o u m u i t o a u m e n t a d a . N o p r i m e i r o c a s o , v e r i f i c a - s e q u e a s e d e d a i n t e r c o r r ê n c i a d i a r r e i c a e n c o n t r a - s e n o i n t e s t i n o d e l g a d o . J á , n a s e g u n d a s i t u a ç ã o , p e r c e b e - s e q u e a s e d e d a i n t e r c o r r ê n c i a e s t á n o g r o s s o , p o r ç õ e s d i s t a i s .

(24)

Vo l u m e

ABSORÇÃO SÓLIDO

Intestino delgado

(25)

V O L U M E O v o l u m e p o d e e s t a r a u m e n t a d o o u a u m e n t a d í s s i m o . N o p r i m e i r o c a s o , a a b s o r ç ã o n o i n t e s t i n o d e l g a d o o c o r r e u d e m o d o r e g u l a r, l o g o t r a t a - s e d e d i a r r e i a b a i x a . P o r o u t r o l a d o , n a s e g u n d a s i t u a ç ã o , a a b s o r ç ã o n o i n t e s t i n o d e l g a d o o c o r r e u d e m a n e i r a i r r e g u l a r, p e l o q u e r e s t a c l a r o e s t a r a í a s e d e d o d i s t ú r b i o d i a r r e i c o .

(26)

D u r a ç ã o

DOENÇA DE BASE

Patogenia

AGUDA CRÔNICA

(27)

D U R A Ç Ã O A d i a r r e i a p o d e s e r a g u d a o u c r ô n i c a . N a p r i m e i r a s i t u a ç ã o , é d e c o r r e n t e d e d o e n ç a a g u d a , m o m e n t â n e a , u m a i n t o x i c a ç ã o a l i m e n t a r o u u m v o l v o d e s i g m o i d e . J á n o s e g u n d o c a s o , é p r o v e n i e n t e d e u m a d o e n ç a c r ô n i c a , q u e p e r s i s t e n o t e m p o , c o m o , p o r e x e m p l o , u m a s í n d r o m e d e m á a b s o r ç ã o o u u m h i p e r t i r e o i d i s m o .

(28)

F a t o r e s q u e a c o m p a n h a m

FEBRE DOR

CÓLICA SANGUE

MAGRESA AGITAÇÃO

(29)

F AT O R E S Q U E A C O M PA N H A M A p e r d a d e p e s o a d v é m d a m á a b s o r ç ã o ( d i a r r e i a o s m ó t i c a ) , a f e b r e d a i n f e c ç ã o i n t e s t i n a l b a c t e r i a n a ( d i a r r e i a s e c r e t o r a ) , a d o r d a i n f l a m a ç ã o , d a i s q u e m i a o u d a n e o p l a s i a ( d i a r r e i a e x s u d a t i v a ) e a a g i t a ç ã o p s i c o m o t o r a d o h i p e r t i r e o i d i s m o ( d i a r r e i a m o t o r a ) . A c ó l i c a , o t e n e s m o , o m u c o e o s a n g u e , d a d i s e n t e r i a .

(30)

C o n t e ú d o

(31)

C O N T E Ú D O A l i m e n t o s d i g e r í v e i s i n d i c a m m á a b s o r ç ã o d e m a c r o n u t r i e n t e s ( c a r b o i d r a t o , p r o t e í n a e g o r d u r a ) . G o r d u r a ( e s t e a t o r r e i a ) s u s c i t a f e z e s c l a r a s , b r i l h a n t e s , f l u t u a n t e s e e x p l o s i v a s , i n d i c a n d o m á a b s o r ç ã o d e l i p í d i o s . S a n g u e p o d e s e r v i v o ( e n t e r o r r a g i a ) o u d e g r a d a d o , e m b o r r a d e c a f é ( m e l e n a ) .

(32)

A s p e c t o

ENTERORRAGIA

Vermelho vivo

ESTEATORRÉIA

Clara, lustrosa e flutuante

MELENA

(33)

A S P E C T O A s f e z e s c l a r a s , l u s t r o s a s e f l u t u a n t e s o c o r r e m n a v i g ê n c i a d o e x c e s s o d e g o r d u r a , a e s t e a t o r r e i a . A s f e z e s c o m c o l o r a ç ã o v e r m e l h o v i v o i n d i c a m a p r e s e n ç a d e s a n g r a m e n t o p r ó x i m o a o â n u s ( e n t e r o r r a g i a ) . E , a s f e z e s e m b o r r a d e c a f é r e t r a t a m o s a n g r a m e n t o d i s t a n t e d o â n u s , d e g r a d a n d o - s e o s a n g u e ( m e l e n a ) .

(34)

G a s e s

GORDURA

Quantun

TÍPICOS EXPLOSIVOS

(35)

G A S E S A d i a r r e i a p o d e c u r s a r c o m g a s e s e m q u a n t i d a d e e s p e r a d a h a b i t u a l m e n t e o u m u i t o a u m e n t a d a e c o m c a r á t e r e x p l o s i v o . N o p r i m e i r o c a s o , p e r c e b e - s e a p r e s e n ç a d e g o r d u r a m o d e r a d a ( 1 4 g r a m a s ) . N a s e g u n d a s i t u a ç ã o , a c e n t u a d a ( a l é m d e 1 4 g r a m a s ) , r e s t a n d o r a t i f i c a d a a v i g ê n c i a d a e s t e a t o r r e i a .

(36)

O d o r NITROGÊNIO Enzimas nitrogenadas FECAL SANIOSO CADAVERINA PUTRESINA

(37)

O D O R A d i a r r e i a p o d e t e r o d o r s a n i o s o o u p ú t r i d o . N o p r i m e i r o c a s o , t r a t a - s e d o t í p i c o o d o r d e s a g r a d á v e l d a s e x o n e r a ç õ e s , o q u e o c o r r e n a a u s ê n c i a d e i n f e c ç ã o ( d i a r r e i a o s m ó t i c a , e x s u d a t i v a e m o t o r a ) . N a s e g u n d a s i t u a ç ã o , o o d o r é e x c e s s i v a m e n t e s a n i o s o , o q u e s e v e r i f i c a n a p r e s e n ç a d a i n f e ç ã o ( d i a r r e i a s e c r e t o r a ) .

(38)

R e l a ç ã o c o m j e j u m

JEJUM

É ou não fator de melhora

(39)

R E L A Ç Ã O C O M J E J U M A i n t r o d u ç ã o d e j e j u m p o d e , c o n f o r m e o r e s u l t a d o a l c a n ç a d o , o r i e n t a r o m e c a n i s m o e t i o p a t o g ê n i c o d a d i a r r e i a . S e o p r o c e s s o d i a r r e i c o d i m i n u i o u c e s s a , s e r á o s m ó t i c a . P o r o u t r o l a d o , s e p e r m a n e c e i m p e r t u r b a d o , s e c r e t o r a o u e x s u d a t i v a .

(40)

D i a r r e i a a l t a v e r s u s b a i x a

(41)

D I A R R E I A A LTA V E R S U S D I A R R E I A B A I X A A d i a r r e i a a l t a , v a l e n d o d i z e r n a t i v a d o d u o d e n o , t e m c o n s i s t ê n c i a m u i t o d i m i n u í d a ( f e z e s l í q u i d a s ) , v o l u m e m u i t o a u m e n t a d o e f r e q u ê n c i a p o u c o a u m e n t a d a . J á a d i a r r e i a b a i x a , o u s e j a d o c ó l o n , t e m c o n s i s t ê n c i a p o u c o d i m i n u í d a ( f e z e s p a s t o s a s ) , v o l u m e p o u c o a u m e n t a d o e f r e q u ê n c i a m u i t o a u m e n t a d a .

(42)

INTRODUÇÃO

GÊNESE

PATOLOGIA CARACTERES

(43)

Referências

Documentos relacionados

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

(E) no âmbito dos contratos entre a EBSERH e as instituições de ensino os servidores titulares de cargo efetivo em exercício, que exerçam atividades relacionadas ao objeto

Assim, notamos ao longo da preparação do homem medieval que buscava o “bem morrer” cujo objetivo é ser um “bom cristão”, que firmava a sua fé em uma vida plenamente religiosa

2- Discutir e debater a pauta da campanha salarial 2019 adequando-a a nova realidade bem como estabelecer um calendário de luta em defesa dos servidores e dos

A Diretora-Geral do campus de Maracanaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de

O 1º Nível de desenvolvimento de Qigong corresponde ao desbloqueio da circulação da energia vital nos dois meridianos centrais ou vasos principais denominados

As atividades de auditoria interna, segundo Attie (2009) estão organizadas em procedimentos, procurando desta forma, agregar valor aos resultados da entidade, evidenciando

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o