• Nenhum resultado encontrado

6.8 [De]Mo[n]strar algo relativo à marca

7 Prosódia marcária

7.1.1 A ênfase tônica

As ênfases tônicas ocorrem apenas em palavras, no que se incluem frases formadas por uma única palavra. Temos aqui substantivos, interjeições, adjetivos, advérbios, pronomes demonstrativos, além de nomes de marcas, tanto simples quanto compostas.

Como antecipei, temos cinco funções da ênfase tônica. Ela caracteriza, chama atenção para, desvela, enfatiza, ou sugere doze atividades marcárias, como pode ser visto na Tabela 15.

Funções da linguagem

Atividades marcárias Caracterizar Chamar atençã

o Cor ro b o ra r Ded u zir

Desvelar Enfatizar Ironiza

r [De ]M o [n ]stra r Prese rva r[ -se] Projetar-se Prop iciar Pr ovo car So licitar Su gerir Aspecto da marca x x x

Característica do usuário da marca x x

Comportamento da marca x

Confiança na marca x

Diferença em relação à marca x

Dissimulação em relação à marca x

Expectativa em relação à marca x

Inadequação do usuário à marca x

Juízo a respeito da marca x x x

Lembrança da marca x

Nome da marca x

Sentimento pela marca x

Surpresa em relação à marca x

Tabela 15: Relações de significação da “ênfase tônica”

Caracterizando algo relativo à marca por meio de ênfases tônicas

A função da ênfase tônica de caracterizar algo relativo à marca se refere apenas a aspectos da marca. Em transmissão de treino da Seleção Brasileira de futebol em sua preparação para a Copa [#117], o jornalista Juca Kfouri caracteriza um aspecto da mesma, ao afirmar que “Todos nós sabemos que a defesa do Brasil não é nenhuma BrasTEMp”, tendo em mente caracterizar tal setor do time como deficiente, no que a sílaba tônica da palavra adjetivadora foi destacada.

Chamando atenção para algo relativo à marca por meio de ênfases tônicas

A função da ênfase tônica de chamar atenção para algo relativo à marca se refere a aspectos da marca, comportamento da marca, dissimulação em relação à marca e juízo a respeito da marca.

Em relação à primeira atividade, podemos exemplificar com a situação [#112] em que doméstica e sua empregadora conversam sobre ajuda que a primeira deu a uma amiga quando esta teve sua filha. Ao dizer que, assim como para sua própria filha, para a filha da amiga também só comprava “Mucilon MESmo” e não imitação, falante chama atenção para tal característica ao destacar sílaba tônica da palavra que fornece a garantia necessária para o que ela diz.

Em outra situação [#23], ao pegar a garrafa da cachaça Maribondo, ofertada pelo anfitrião, homem estranha uma peculiaridade da mesma: “Ôxi! E eles vendem na garrafa de Montila, é?”. Sua interjeição, cuja sílaba tônica é destaca em sua fala, chama atenção para o comportamento da marca, por usar garrafa de outro fabricante para engarrafar sua bebida.

Na mesma interação [#23], instantes depois, após rejeitar a tal cachaça de forma pejorativa duas vezes, mulher vê anfitrião sugerir que ela estaria sendo dissimulada, uma vez que já bebera cachaça, e chama atenção para o fato da mesma forma que o caso anterior: “Ôxi... mas menino!”.

Quanto a um juízo acerca de uma marca ser chamado atenção por uma ênfase tônica, podemos destacar a situação [#15] em que mulher fica frustrada por não comprar um sapato da Arezzo. Em sua reclamação, ela destaca que a mesma era muito bonita “e da Arezzo”, no que seu marido pergunta o que é que tem [ser da] Arezzo. Sua resposta é a própria frase dele: “Que é que tem Arezzo, MÔ...”. Sua ênfase tônica ao usar o tratamento carinhoso chama atenção para o fato dela entender que sua pergunta era óbvia. Vale

mencionar que, neste caso, temos uma das situações antecipadas de palavras monossílabas, aqui assumida como ênfase pela continuidade fonética da pronúncia da palavra.

Desvelando algo a respeito da marca por meio de ênfases tônicas

A ênfase tônica também desvela atividades marcárias. Elas são: confiança na marca, sentimento pela marca e surpresa em relação à marca. O primeiro caso podemos exemplificar com a situação [#9] em que homem é questionado sobre se o restaurante A Traíra estaria aberto depois de terem se locomovido 90km para nele chegar. Sua resposta é enfática: “CLAro!”. A garantia que ele dá fica evidenciada na forma como ele destaca a interjeição, com ênfase em sua sílaba tônica, desvelando sua confiança na marca.

Exemplo de sentimento desvelado por ênfase tônica temos na situação [#52] em que, durante conversa entre dois professores sobre show do U2 no Brasil, um deles garante: “A gente que tá com trinta, trinta e poucos anos, é que somos fã MESmo...”. A ênfase dada à sílaba tônica do advérbio em questão não só enfatiza uma situação, mas desvela o sentimento da falante em relação à banda.

Por fim, uma outra interjeição nos serve de exemplo de desvelamento de uma surpresa em relação à marca. Ao chegar num shopping e sua filha dizer que iria ao Atacadão da Papelaria [#29], mulher pergunta: “Ôxi! E tem Atacadão aqui é?”.

Enfatizando algo relativo à marca por meio de ênfases tônicas

Outra função da ênfase tônica, como não poderia deixar de ser, é enfatizar atividades marcárias. Aqui temos aspectos da marca, características dos usuários da marca, diferença em relação à marca, expectativa em relação à marca, juízo a respeito da marca, lembrança da marca e nome da marca.

Exemplos de ênfase em relação a um aspecto da marca e a uma expectativa em relação à marca podem ser dados por meio de uma mesma situação [#16] em que mulher justifica ao marido decepção com loja da Chilli Beans por ter pensado que fosse “uma coisa mais e CHIque”. O destaque dado à silaba tônica do adjetivo em questão enfatiza o aspecto esperado e não encontrado na marca.

Em relação à ênfase tônica como forma de enfatizar uma característica do usuário de uma marca, temos a situação em que [#47] mulher reclama, demonstrando estranhamento, de comentário de uma médica que a atendeu, tendo em vista o tipo de cliente que freqüenta o hospital em que ela foi atendida: “Um hospital daquele, feito o Português, que só vai quem pode pagar um plano BOM...”. O adjetivo é enfatizado justamente para destacar a que tipo de cliente ele se refere. Vale mencionar, ainda, que trata-se de mais um caso de ênfase tônica em palavra monossílaba.

Um exemplo de ênfase tônica enfatizando uma diferença em relação à marca pode ser dada por situação [#2] em que mulher, após sair de um posto de saúde de uma comunidade pobre onde estivera para tratar de negócios particulares, comenta que se fosse médica queria trabalhar no hospital Português ou Santa Joana “e não num posto de saúde no IBUra”. Sua ênfase na sílaba tônica do nome do bairro enfatiza a diferença entre o mesmo e os hospitais que ela houvera mencionado.

Quanto ao juízo a respeito da marca sendo enfatizado por uma ênfase tônica, podemos ilustrar com a situação [#75] em que, após conversar com um colega de trabalho, professor de Publicidade & Propaganda conclui que “A Intercom é uma ZOna!”. Mais uma vez temos ênfase na sílaba tônica de um adjetivo como forma de se destacar o que se pretende.

Outra atividade marcária enfatizada por meio de ênfase tônica é a lembrança da marca. Como exemplo de uma situação tal, podemos mencionar a [#17] que duas mulheres

falam sobre sapatos e uma elogia a marca Via Marte, da qual sua interlocutora mencionara compra de um sapato. Pouco depois na conversa, lembra-se: “Ah... é VIa Uno”. Sua lembrança se refere à confusão que havia feito entre diferentes marcas por estas começarem por uma mesma palavra, o que é enfatizado na sílaba tônica da mesma.

A situação mais comum aqui é de ênfase do nome da marca. Como exemplo podemos demonstrar a situação [#85] em que moça justifica forma como estava vestida para a faculdade: “Mas é M. Officer!”. Aqui o próprio nome da marca é destacado, o que é feito por meio de ênfase tônica na sílaba mais forte da marca.

Sugerindo algo a respeito da marca por meio de ênfases tônicas

Finalmente, uma última função da ênfase tônica é a de sugerir algo a respeito da marca. Aqui se refere ao usuário da marca, seja referente às suas características ou à sua inadequação à mesma, ou a um juízo a respeito da marca.

O primeiro caso pode ser exemplificado pela situação [#61] em que consultor critica empresária por oferecer-lhe um valor aquém do que entende merecer pelo seu serviço. “Me faz uma proposta dessa e usa PRAda”. A ênfase na sílaba tônica do nome da marca sugere o perfil sócio-econômico da empresária, o que faz o falante sugerir também um comportamento tacanho de sua parte.

Em relação ao segundo caso, a situação [#62] em que duas alunas de faculdade criticam uma terceira pelo seu estilo de se vestir nos é elucidativa. Uma das interactantes pergunta à outra, sobre a terceira, “como é que pode usar uma camisa da DIEsel com uma calça daQUEla, que nem é de marca?”. As ênfases tônicas nas sílabas fortes do nome da marca e do pronome demonstrativo servem como uma comparação da peça da marca com uma assumida como inferior, sugerindo que a usuária não sabe como combinar aquela marca para se vestir, o que indicaria sua inadequação à mesma.

Por fim, em relação a um juízo a respeito da marca, um bom exemplo é a situação [#8] em que, após dizer ao seu interlocutor o preço de uma garrafa de Johnny Walker selo azul, falante emite um sonoro “NÃO” antecipando sua desistência da compra, sugerindo que o mesmo não valeria tanto, em mais um exemplo de ênfase tônica numa palavra monossílaba.

7.1.2 A soletrada

Nomes de marcas são dominantes dentre as soletradas, sendo elas tanto simples quanto compostas. Além delas, outras palavras soletradas são conjunções adversativas e pronomes demonstrativos e de tratamento. Temos ainda casos de soletradas em orações, parte de frases ou mesmo em frases inteiras.

Funções da linguagem

Atividades marcárias Caracterizar Chamar atençã

o Cor ro b o ra r Ded u zir

Desvelar Enfatizar Ironiza

r [De ]M o [n ]stra r Prese rva r[ -se] Projetar-se Prop iciar Pr ovo car So licitar Su gerir Aspecto da marca x x x Comparação da marca x

Frustração em relação à marca x

Gafe em relação à marca x x

Juízo a respeito da marca x x x x

Nome da marca x

Preconceito em relação à marca x

Sugestão da marca x

Uso de conceito da marca x x