• Nenhum resultado encontrado

A avaliação do chefe camarada

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 141-143)

Seu chefe camarada dá muito valor ao tempo que passa com você. Quando ele sugerir reuniões mensais, em vez de anuais, sorria e pergunte se você teria um aumento mensal. Ele pode ficar tão feliz com a possibilidade de passar algum tempo em sua companhia que não se negará a assegurar o ganho extra. Isso seria mau? Seu chefe camarada deseja interagir com você constantemente. Não deveria haver nada de novo a ser discutido em uma avaliação de desempenho depois de ter passado um ano com seu chefe colado em você.

Para lançar seu chefe camarada num surto de euforia, use roupas semelhantes às dele e aja com entusiasmo quanto comentar sobre o quanto vocês combinam. Que surpresa! Que maravilhosa coincidência! Ela deve significar que vocês serão amigos para sempre. Quando a situação ficar muito difícil, saia para respirar. Não tente aquele telefonema sobre o irmão na UTI. Um chefe camarada chegaria antes de você no hospital. Apenas aja como se estivesse encantado com tudo que seu chefe diz e faz e, no momento em que estiver longe do alcance de seus olhos, faça o que quiser.

Prepare-se durante todo o ano para a avaliação de desempenho com seu chefe camarada assim:

• Mantendo tudo que você faz tão amistoso quanto for possível; aproveite todas as oportunidades para fazer todas as atividades parecerem tão socialmente direcionadas quanto for possível, sem embaraçar-se diante dos cínicos da companhia. Arranje seu espaço de trabalho de forma que ele possa observá-lo de sua sala ou dos caminhos que habitualmente percorre. Quanto maior sua visibilidade, maior será a chance de acenar. Isso mesmo, acene. Você pode mantê-lo fora do seu espaço de trabalho acenando através do escritório. Esse contato será suficiente para ele, se sua única necessidade for uma demonstração de reconhecimento.

• Usando uma linguagem corporal que traduza amizade e gestos de acolhimento que digam "É tão bom vê-lo", assegure a ele que você

está tendo pensamentos agradáveis. Quanto maior o tempo que ele passar sem seu conforto, mais será atormentado pela dúvida. Não importa que você tenha sido amistoso, até mesmo afetuoso, em todos os encontros durante os últimos quinze anos; se ele não recebeu nenhum conforto nos últimos quinze minutos, é bom você acenar. Diga que estará pensando nele (ou pelo menos em seu projeto) sempre que deixar o escritório e certifique-se de oferecer uma garantia verbal ou visual de que tudo está muito bem cada vez que retornar.

• Usando correio de voz e e-mails para assegurar que ele está em seus pensamentos; assim como o chefe sádico, o chefe camarada não precisa da total medida de seu remédio tanto quanto da aparência regular. Um fragmento de segundo salvará horas. Um e-mail breve e um correio de voz preventivo podem manter seu chefe longe da sua sala por horas, tempo suficiente para você realizar algum trabalho produtivo.

• Dizendo diretamente que projetos especiais parecem ser divertidos e lhe darão mais chances de reportar-se regularmente; como sempre, você estará usando projetos especiais para carimbar seu passaporte para os locais mais distantes possíveis de uma sobrecarga de trabalho. Você também pode usá-los para criar interações sociais que vão agradar ao seu chefe camarada. Isso significa pegar dois pássaros com uma só rede.

• Celebrando o sucesso abertamente com seus pares e seu chefe camarada; não há nada que ele aprecie mais do que uma chance de festejar. Celebre no escritório tanto quanto for possível para reduzir a possibilidade de ele acabar indo parar em sua casa. Ele vai comparecer a todas as festividades disponíveis. Cabe a você decidir em quais você pode satisfazer seu interminável anseio por aceitação social e ainda ter uma vida própria. Como com todos os outros chefes, você vai estar lidando com ele na medida da sua influência. Se não pretende manter-se um passo à frente, conforme- se em aceitar o que seu chefe propuser e viver de acordo com suas

vontades.

• Faça escolhas de vestuário e decoração no local de trabalho de forma a indicar o máximo de afeto por seu chefe camarada, coisas como dar o nome dele aos times de futebol e boliche e ainda bordá- lo nas camisetas. As fotos nas paredes e os boletins informativos do departamento no quadro de aviso e na área do café devem exibir seu chefe camarada a seu lado e incluir todos os outros membros da equipe que puderem ser enquadrados. Como com as mensagens de e-mail e correio de voz, essas imagens são garantias visuais de que seu chefe camarada está constantemente nos corações e nos pensa mentos de seus empregados/melhores amigos.

Considere fazer essas coisas, dentro do razoável, por doze meses. Se seu diagnóstico estiver correto e seu chefe for tão emocionalmente carente quanto o dia é longo, você receberá as melhores marcas possíveis em sua avaliação de desempenho. Se você o incluiu fisicamente, via palavra escrita e falada, bem como por referências visuais, ele não poderá deixar de se sentir incluído. E por que você não iria querer que seu ambiente de trabalho fosse tão amistoso quanto possível? Cabe a você realizar qualquer coisa de valor. E onde está a novidade?

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 141-143)