• Nenhum resultado encontrado

Seu guarda-roupa do grande disfarce

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 163-166)

Algumas das próximas idéias malucas funcionaram bem para as pessoas. Tente se vestir fora dos padrões ditados pelos guias de moda. I- Chefes são criaturas sem noção. Isso sempre se reflete nas escolhas de

vestuário feitas por idiotas machos, Existem ocasiões em que I-Chefes fêmeas se vestem de maneiras chocantes e impróprias, mas são raras.

Você sempre sabe quando um I-Chefe esteve fazendo compras. I- Chefes machos podem aparecer para trabalhar com vestimentas bem coordenadas no dia seguinte ao das compras, quando os vendedores escolheram por eles. Mas espere alguns dias até que eles misturem as peças novas com o restante do guarda-roupa, e a coordenação passa a fazer parte do passado. Sua janela para a oportunidade de elogiar o I- Chefe por sua escolha de um conjunto de peças coordenadas é muito estreita.

Não tenha medo de vestir-se como um idiota. A menos que o I-Chefe tenha uma esposa ou namorada que formule a questão retórica "Você não vai usar essa gravata com essa camisa, vai?", ele as usará. Gravatas bizarras normalmente divertem I-Chefes e mostram ao resto do mundo que você é um pilar de autoconfiança. Seja ousado.

E difícil para pessoas de bom gosto adotar um estilo reprovável. Normalmente, isso exige intenso planejamento, tanto no sentido do preparo emocional quanto na escolha das roupas. Busque sugestões observando os hábitos de vestuário de seu I-Chefe ao longo do tempo. Você deve conseguir catalogar tudo que ele é capaz de vestir em uma ou duas semanas. Depois, tente refletir essas escolhas da maneira mais exata possível. Ele provavelmente não vai perceber o que você está fazendo, mas se sentirá estranhamente mais à vontade em sua companhia. Vestir-se de maneira a refletir as horrendas visões de moda de seu I-Chefe o torna mais receptivo a suas idéias e sugestões.

Se um I-Chefe macho usa uma meia azul no pé esquerdo e outra preta no pé direito e identifica um membro de sua equipe com uma meia preta no pé esquerdo e outra azul no pé direito, é bem provável que ele elogie esse indivíduo por sua aparência diferenciada e única. Se seu I-Chefe adota um protetor plástico de bolso da camisa de mangas, adivinhe o que você deveria estar usando? Se você não acredita ser capaz de ir tão longe, pelo menos o elogie por o protetor de bolso ser prático e cheio de estilo. A condição de seus sapatos

também afeta o nível de conforto de seu I-Chefe. Se ele usa mocassins surrados, mantenha um par semelhante na gaveta do seu arquivo.

Estou falando sobre homens, aqui. Mulheres não devem tentar imitar as escolhas de vestuário de seus I-Chefes machos. No caso raro de uma I-Chefe vestir-se de forma estranha, as integrantes da equipe devem caminhar com cuidado sobre a linha tênue que divide a demonstração de uma atitude similar quanto à moda e realmente imitar as roupas adotadas pela I-Chefe. Mulheres subordinadas a um I-Chefe homem devem se vestir com o máximo de profissionalismo possível. O I-Chefe macho pode não ter a menor idéia de como ele aparece no cenário geral, mas já viu comerciais da IBM em quantidade suficiente para saber qual deve ser a aparência da mulher verticalmente móvel. Este é um comentário potencialmente machista, mas o machismo pode ser o menor de seus problemas com um I-Chefe.

Tudo bem, admito que estou exagerando para alcançar o efeito desejado. Mas quem precisa se sentir confortável aqui? Se você quer ser um exemplo de moda para implementar sua vida afetiva ou simplesmente afagar o próprio ego, a escolha é sua. Mas, se está fazendo seu I-Chefe parecer ainda mais idiota comparado a você, calcule quanto está ganhando ou perdendo no resultado geral.

Tudo isso só é importante se você deseja que seu I-Chefe se sinta mais confortável em sua presença. Nem todos os deselegantes são I-Chefes e nem todo I-Chefe se veste mal. Algumas pessoas extremamente inteligentes e talentosas vestem-se como palhaços, enquanto idiotas sem noção alguma se vestem como George Clooney. Chefes maquiavélicos, muitos chefes sádicos e chefes deuses são tipicamente elegantes na maneira de vestir. De fato, quanto mais desprezível ou mais insano é o chefe, maior a probabilidade de ele ou ela parecer um manequim.

Alguns chefes deuses, muitos chefes camaradas, paranóicos, masoquistas e, é claro, Idiotas, são notórios pela falta de elegância no vestir. Vestir-se mal intencionalmente para conviver com um chefe bom

não será necessário. Um chefe bom vê a pessoa, não as roupas, e apreciará sua aparência mesmo que seu traje esteja aquém do ideal. Bons chefes não usam necessariamente roupas mal coordenadas tanto quanto fora de moda. Chefes bons não sentem a urgência de se vestir para o sucesso. Para eles, o sucesso é uma questão interior.

Chefes camaradas podem preferir que você se vista bem de forma que eles tenham um amigo legal. Chefes paranóicos vão pensar que seu guarda-roupa impecável é uma afirmação crítica a respeito deles e uma denúncia de seu gosto. É difícil vencer com um chefe paranóico. Um chefe masoquista vai transformar tudo que você fizer em fonte de sofrimento e angústia, mesmo que nunca note o que você está vestindo. Você pode aparecer nu no escritório, e o masoquista provavelmente estará ocupado demais prendendo os próprios dedos na gaveta para notar.

Se seu I-Chefe aparece vestido de acordo com os rigores da moda, você pode ter um problema. Tente descobrir de que maneira ele é influenciado pelo guarda-roupa de seu superior. Você vai ter de descobrir se deixa seu chefe mais confortável imitando-o ou seguindo os passos do chefe dele. Você vai desejar impressionar o chefe dele, e nunca é demais elogiar aqueles que estão acima de nós na cadeia alimentar — digo, organograma —, desde que você não perca de vista a noção de como suas escolhas de roupa e estilo vão afetar seus relacionamentos mais imediatos. Pode ser uma tarefa árdua.

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 163-166)