• Nenhum resultado encontrado

Chefes sádicos

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 49-52)

Dizer a um chefe sádico o que ele quer ouvir só vai animá-lo a emitir mais punição, às vezes abertamente, às vezes de maneira sutil. Tome por exemplo a piada do chefe sádico que pendurou no escritório um cartaz com os dizeres: "Quando eu quiser sua opinião, eu lhe darei". O que esse tipo de chefe aparentemente não percebe é que as pessoas enxergam nesse pseudo-humor o que é verdadeiro, ou seja, uma lembrança sobre quem tem o poder.

Se é tão engraçado, por que ninguém mais está rindo além do chefe? Existe sempre uma caixa de sugestões sem fundo pendurada bem em cima da lata de lixo. Ouviu alguém rindo? Nunca vou entender por que as pessoas pensam que debochar da disparidade de poder no ambiente de trabalho é algo positivo.

Como o rato que foi pego, mas não foi morto, o chefe sádico não o deixará escapar. Ele o manterá vivo para torturá-lo. Se você tentar uma transferência de seu departamento, ele aparecerá na porta da sua sala com sua solicitação carimbada em vermelho: R-E-J-E-I-T-A-D-A. Você vai se beliscar para acordar do pesadelo, e vai descobrir que ele ainda está ali, no mesmo lugar, com o mesmo sorriso diabólico. Se você tentar passar ao largo ou por cima dele, seu chefe irá ao Papa, se for necessário, para garantir que seu pedido de transferência seja rejeitado.

Trabalhar para um chefe sádico é a situação mais próxima do inferno que eu consigo imaginar. Esqueça essa idéia de trabalhar para livrar-se do problema. Quanto mais você se esforçar, mais ele o atormentará. Esqueça a insubordinação como uma saída para o problema. Quanto mais você o enfrentar, mas estará dando a ele justificativas para atormentá-lo. Trabalhar até quase morrer ou revoltar-se é fazer o jogo do chefe sádico. Mas não estamos falando de uma situação sem esperança. Tente fingir que você é um masoquista. Se seu desempenho for convincente e o sadista acreditar que você está gostando do sofrimento, ele o abandonará em um segundo. Só a dor e o sofrimento dos outros carrega as baterias de um sádico.

Há maneiras de lidar com chefes sádicos para melhorar seu ambiente de trabalho. Como sempre, é útil saber o que você está enfrentando. A máxima "Mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda" não se aplica aqui. Você deve manter a maior distância possível sem provocar no sádico o impulso de castigá-lo.

• Desenvolva meios de garantir ao seu chefe sádico que sua carga de trabalho é realmente opressora, mesmo que não seja. Em termos reais, se ele pensa que você está patinando para o nada, associará essa condição ao fracasso e não o sobrecarregará de verdade. Parece tolo, mas muitos chefes acreditam mesmo que qualquer felicidade ou frivolidade no escritório só pode ter um significado: fuga da prisão. Carcereiros lidam com fugas de uma só maneira: trancafiando.

• Quando um chefe sádico chama, atenda. Desobedecer a um chefe sádico, ou mesmo adiar suas respostas, dá a ele uma desculpa para retaliar. Ele já tem motivação suficiente para causar dor sem você oferecer mais motivos. Entenda que, para um sádico, sofrimento é poder. Seu sofrimento... o poder dele. Combater esse poder é fazer seu jogo. Esteja sempre pronto para responder rapidamente, embora não com alegria, a um chefe sádico.

Você vai chegar ao final do dia com menos sofrimento.

• Faça-o ver que a dor é um bom motivador. Muitos empregados acreditam ser uma missão de Deus convencer o chefe sádico de que seus métodos são doentes. Você não só vai perder a discussão todas as vezes, como também dará a ele mais uma razão para provar novamente a extensão de seu poder. Subordinados espertos cumprirão suas tarefas e as entregarão junto com um reconhecimento de que a pressão por ele exercida acelera o processo. Re6ra-se em seus e-mails e em outras correspondências ao fato de ter uma carga de trabalho muito pesada, mas estar em constante progresso na sua batalha.

• Não organize atividades no departamento de um chefe sádico. Mantenha-as ocultas e não as divulgue abertamente. Organizar uma atividade esportiva ou uma festa é como dar a ele uma oportunidade de punição em uma bandeja de prata. Isso significa que você não deve vestir seu uniforme de futebol antes de deixar o escritório. Se seu chefe sádico o vir saindo para ir se divertir, você vai acabar trabalhando até tarde e perdendo o jogo.

• Aja como se estivesse sempre ocupado. A ociosidade convida a punição na forma de cargas de trabalho exageradas. Em um ambiente sádico, faça apenas com que seu trabalho pareça excessivamente cansativo. Se você alguma vez tentou tornar as coisas mais leves e menos opressivas perto de um chefe sádico, não preciso ajudá-lo a lembrar o que acontece.

• Observe os olhos dele. Dor gera dor. O chefe sádico é provavelmente vítima de dor imposta por outro sádico, seja na família ou em outro ambiente qualquer. Ele não é uma pessoa feliz pisando em você sem nenhuma razão. Seja qual for o sofrimento por ele causado, ele já o experimentou antes vitimado por alguém mais poderoso. Por alguma razão, a dor se tornou um meio de vida. Às vezes, estabelecer contato olho no olho pode abrir um corredor silencioso entre vocês, e ele recuará um pouco. Se esse contato só aumentar a ira desse chefe contra você, desista.

Você estará mais bem servido no departamento de um chefe sádico se parecer sempre ocupado e concentrado sem muita alegria. Não que uma atitude séria seja difícil de conseguir. Isso não significa que você não possa ser animado e positivo quando estiver fora da órbita do sádico. Ser positivo e animado vai aumentar a possibilidade de alguém recrutá-lo e levá-lo para longe do chefe sádico.

O fato de seu chefe ser um sádico não deve ser novidade para ninguém, dentro ou fora do departamento. As pessoas no topo do organograma sabem mais do que você pode imaginar, apesar de não reconhecerem nada em sua presença. Se você estiver azedo e carrancudo em todos os lugares e com todas as pessoas, elas não saberão se o problema é você ou seu chefe.

Nunca diminua seu chefe sádico diante dos superiores dele. Se outros o virem sendo positivo longe de seu chefe, sentirão compaixão de sua situação e poderão até admirar sua tenacidade por manter a cabeça erguida diante de tanta negatividade. Com um chefe sádico, jogue de maneira astuta, mas jogue.

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 49-52)