• Nenhum resultado encontrado

Chefes paranóicos

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 52-55)

Um chefe paranóico é uma criatura e tanto. Para os chefes paranóicos, tudo e todos estão contra ele, inclusive você. Trabalhar para um chefe paranóico pode ser uma ameaça real. Qualquer coisa que você faça, por qualquer razão, é uma tentativa de subverter seu chefe, ou ele pensa assim. O que você pode fazer? Muito pouco. A paranóia é uma portinhola emperrada. Ela existe largamente na imaginação do paranóico, e esse setor não é acessível a você ou qualquer outra pessoa.

A paranóia pode se auto-alimentar e tornar-se uma profecia auto- realizadora. O chefe paranóico gasta sua energia buscando e expondo a conspiração contra ele. Às vezes realmente encontra uma. Mas, na maior parte do tempo, ele precisa inventá-las. De qualquer forma, o foco e a liderança que deviam estar voltados para os objetivos do departamento são desperdiçados, e toda a operação vai por água abaixo, o que confirma

as suposições do chefe de que alguém estava conspirando para sabotar sua operação. Ele não precisa ter nenhuma evidência; basta uma operação fracassada. Isto é suficiente para alimentar a paranóia até a próxima vez.

Escapar do chefe paranóico não é difícil. Se você puder fazê-lo acreditar que é parte da conspiração, ele fará tudo que puder para puni- lo, o que, em muitas organizações, resulta em transferência de departamento, porque hoje em dia uma demissão sumária termina sempre em litígio, e todo mundo sabe que ele é paranóico.

Embora isso seja eticamente suspeito, você pode tentar tossir nas reuniões. Seu chefe paranóico vai interromper imediatamente o que estiver dizendo para perguntar: "O que foi? O que está acontecendo?". Olhe em volta da sala e responda: "Nada". Aproximadamente noventa segundos mais tarde, faça sinal para um de seus conspiradores tossir. Tamborile o código morse na mesa de reuniões e combine com seus cúmplices para responderem da mesma maneira. Quando seu chefe paranóico perguntar: "O que foi? O que está acontecendo?", encolha os ombros. Quanto mais você negar suas acusações, mais ele suspeitará de você e se esforçará para removê-lo de seu departamento.

O tempo e as circunstâncias mudam. Para muitos profissionais, o panorama de empregos é quase irreconhecível comparado ao que era há alguns anos. Atrasos fiscais em todos os ramos, reduções nas corporações e contenção de custos sempre limitam as opções de que você dispunha para mover-se com liberdade e facilidade pela organização. Se escapar de seu chefe paranóico não é tão fácil quanto você esperava, você pode empregar táticas para tornar o relacionamento tolerável.

• Mantenha suas atividades à vista. Você pode não pensar nisso, mas um chefe paranóico é capaz de considerar uma inocente conversa ao lado da máquina de café uma ameaça. Mais uma vez, use sua imaginação. Essas pessoas não pensam como você. Mantenha-se um passo a frente de seu chefe paranóico evitando intencionalmente dar a impressão de atividades secretas.

• Como com o chefe maquiavélico, envie cópias de tudo para seu chefe paranóico. Ele que diga quando você deve parar. Um fluxo constante de informação serve a dois propósitos. Primeiro, ele vai pensar, levando em consideração o volume abundante, que há mais informação sendo revelada do que sonegada. Segundo, ele vai se manter suficientemente ocupado lendo as informações, e assim terá menos tempo para ruminar sobre conspirações.

• Passe mais tempo com ele. É difícil um chefe paranóico imaginar que você está conspirando enquanto está diante dele. Imaginação é um termo-chave, porque é aí que a conspiração existe... em sua imaginação. Se criar um ambiente de trabalho mais agradável é seu principal objetivo, convide seu chefe paranóico para passar mais tempo com você e seus colegas.

• Compartilhe o conhecimento. Use termos e frases indicando que você não só divide com seu chefe paranóico todas as informações de que dispõe, como também faz o mesmo com o restante da organização. Indique em suas correspondências com que vastidão você distribui informação. Diga abertamente: "Como comentei com (tal e tal)..." Isso vai reduzir seu nível de ansiedade; ele sabe que a informação compartilhada com uma população maior reduz a probabilidade de uma conspiração em massa.

• Compartilhe segredos. Revele a seu chefe paranóico alguns de seus pensamentos, dentro do razoável. Demonstrar sua confiança por ele o convidará a confiar em retribuição. É difícil desconfiar de alguém que demonstra confiar em você. Os paranóicos não são casos completamente perdidos. Compartilhar também vai demonstrar uma nova forma de ser para uma pessoa que pode adotar uma nova atitude com relação a você, dado o encorajamento necessário. Se ele decidir compartilhar com você, seja um ouvinte verdadeiro.

• Vista o uniforme. Em vez de esgueirar-se pela porta do escritório para o jogo de futebol da companhia, o que seu chefe paranóico certamente interpretará como um sinal inequívoco de que você está a caminho de uma reunião secreta, vista antes seu uniforme do time.

Não que seja impossível conspirar contra o chefe vestindo um uniforme de futebol, mas pelo menos isso dá a impressão de que você está fazendo algo legítimo. E, é claro, convide-o para ir ao jogo. Se ele não for, leve para o escritório na manhã seguinte as fotos da partida.

Como em qualquer outra desordem de personalidade, você não tem nenhum controle real sobre o chefe paranóico. Mas pode fazer muito para influenciar o ambiente de maneira positiva. Esse poder você tem. Tente criar o ambiente em que você deseja trabalhar. Nem que para isso você precise agir de maneira a driblar a paranóia de seu chefe. A ausência de ação no escritório não é inócua.

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 52-55)