• Nenhum resultado encontrado

A avaliação do chefe sádico

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 135-138)

A avaliação de desempenho é o sonho de um chefe sádico. Uma sessão de tortura anual legalizada, sancionada e até exigida é, quase, bom demais para ser verdade. O chefe sádico mal pode se conter enquanto seus empregados absorvem o castigo psicológico, gemem atormentados, contorcem-se de dor, arrancam os cabelos e são forçados a retornar pelo menos uma vez por ano para uma nova dose. Chefes sádicos alegam que as surras e o sofrimento psicológico que causam relacionam-se à aquisição dos objetivos de desempenho e dos objetivos organizacionais. No entanto, ninguém sabe melhor do que os empregados sofredores que ele é sempre absolvido pela imensa dor que causa a alvos disponíveis e vulneráveis.

Se você quer conseguir um aumento de um chefe sádico, afirme que todo e qualquer aumento de salário vai acarretar a você dolorosas conseqüências na forma de elevação das taxas de impostos. Enfatize a palavra dolorosas. O dinheiro não é dele, mesmo, e para causar sofrimento vale a pena desequilibrar o orçamento.

Preparar seu chefe sádico para uma boa avaliação de desempenho ao longo de todo o ano requer alguma ação de sua parte. Aprenda a gemer de maneira convincente. Você deve deixar escapar um ou outro grito de

angústia e um choro de súplica de vez em quando. Esses sons podem ser gravados e executados no sistema de som de sua estação de trabalho. Enquanto seu chefe sádico acreditar que os ruídos provenientes de sua sala são resultado da carga excessiva posta sobre seus ombros, ele vai gostar de tê-lo por perto.

Vista-se como se dormisse com as roupas que vai trabalhar. Se ele fizer algum comentário, diga que não dorme desde que recebeu a missão de refazer o plano de médio prazo. Use roupas bem largas, porque assim ele vai pensar que você não tem tempo para comer. Se for um bom maquiador, dê a seu rosto uma aparência mais pálida, crie bolsas sob os olhos e afunde as maçãs do rosto. Preencha sua sala com pilhas de papéis do chão até o teto. Deixe espaço suficiente para apenas uma pessoa entrar e sair. Se ele pensar que você está sendo escravizado ali dentro (não se esqueça dos gemidos e do choro), o deixará em paz e irá atrás de alguém que pareça descansado e bem alimentado.

Prepare-se durante todo o ano para a avaliação de desempenho de um sádico assim:

• Expressando em todas as oportunidades como você se debate sob uma carga excessiva de trabalho; nunca ultrapasse o limite e demonstre fúria por seu chefe sádico por causa desse excesso de trabalho. Em vez disso, aja como se estivesse derrotado e esgotado. Não sei sobre você, mas eu me atiro naturalmente numa ladainha sobre quanto trabalho há sobre minha mesa quando alguém me pergunta: "Como vai?"

• Usando a linguagem e expressões corporais que sustentem as descrições sombrias que você oferece sobre suas circunstâncias, o que também é natural para mim. Sinto-me tão sobrepujado por minhas muitas e variadas tarefas em qualquer momento, que não preciso fingir uma aparência sobrecarregada e mal-remunerada. Não sei por que exatamente minha sobrecarga faz um chefe sádico se sentir bem, mas sei o suficiente para dar a ele os créditos por meus sacrifícios, mesmo

que ele não seja o responsável. Atribua um cálculo renal às suas exigências no trabalho. É possível que haja uma semente de verdade nisso, mas pouco provável. No entanto, saber que você está se debatendo sob uma montanha de trabalho enquanto suporta o sofrimento de uma pedra no rim vai aumentar a satisfação dele.

• Em e-mails e conversas diretas, aponte razões pelas quais projetos e iniciativas impostos por seu chefe sádico são tremendas cargas, mesmo que isso não seja verdade. Trata-se de uma espécie de dança que você executa com um sádico. Ele está feliz com a possibilidade de seu poder ser suficiente para causar-lhe desconforto, e você não se importa em dar essa impressão se ela, de fato, facilita as coisas para você no mundo real.

• Nunca se ofereça para assumir projetos especiais e carga extraordinária de trabalho; isso é o mesmo que tirar dele o poder de controlá-lo e submetê-lo a abuso. Você deve manter a ilusão, seja ou não uma ilusão, de que todas as ordens que ele lhe dá podem ser a palha que vai quebrar suas costas. Esteja preparado para celebrar secretamente com seus pares. Quando e se seu chefe sádico tomar conhecimento do sucesso de sua realização, mantenha-se solene, suspire e diga: "Sim, chefe, aquele projeto tomou tanto tempo que estamos atrasados em todos os outros". Se ele acreditar em você, talvez não o soterre imediatamente em mais trabalho extra.

• Faça escolhas de roupas e decoração do local de trabalho de forma a evitar a exibição de uma existência alegre e despreocupada. Sua área de trabalho deve estar sempre entupida de coisas acumuladas, mesmo que elas não tenham nenhuma relação com seu atual projeto. Uma inspiração para o seu guarda-roupa? Em uma palavra: salinas. Considere fazer essas coisas, dentro do razoável, por doze meses. Se seu diagnóstico estiver correto e seu chefe for um sádico, você receberá as melhores marcas possíveis em sua avaliação de desempenho. Como antes, não evite completamente a produtividade; você e seus pares ainda

querem atingir um senso de realização. Só não espere que um trabalho bem-feito seja recebido com alegria e uma oferta de algum tempo livre para recuperar o fôlego. A linha prateada na nuvem escura do sádico é o fato de ele precisar da ilusão do poder tanto quanto precisa do poder de fato. Chefes sádicos geralmente não precisam causar dor e sofrimento reais. Se você desempenha seu papel de forma a convencê-lo, um chefe sádico vai aceitar seu desempenho estelar como pagamento.

No documento A PRENDA A EVITAR CONFLITOS (páginas 135-138)