• Nenhum resultado encontrado

A contabilidade de gestão como fonte de informação e fator de diferenciação

Capítulo 4 – Estudo do caso Mecwide

4.2 Apresentação e discussão dos resultados

4.2.1 A contabilidade de gestão como fonte de informação e fator de diferenciação

Nas grandes empresas, os gestores não tomam parte nas ações diárias- A contabilidade de gestão é considerada como uma ferramenta extremamente útil como fonte de informação. Ao nível organizacional, a contabilidade tem como objetivo principal, fazer com que o processo de tomada de decisão seja efetuado com base em informação (Atrill e McLaney, 2009). De acordo com Atrill e McLaney (2009), todas as vertentes da contabilidade, na qual se inclui a contabilidade de gestão, têm como objetivo recolher e analisar informação financeira, que irá ser posteriormente comunicada aos responsáveis pelo processo de tomada de decisão.

A Mecwide sentiu a necessidade de criar um sistema de contabilidade de gestão que fosse capaz de servir as suas necessidades internas de informação. Para a informação contabilística ser útil ao processo de tomada de decisão, é necessário que o contabilista tenha em consideração quem irá receber a informação e para que finalidade irá ser utilizada (Atrill e MacLaney, 2009).Devido ao facto de a empresa apenas trabalhar por projetos ou ordens de trabalho, a gestão da Mecwide sentiu a necessidade de criar um sistema que fosse capaz de analisar cada projeto de forma individual e que permitisse uma

imputação de custos eficiente. O sistema de contabilidade de gestão implementado na organização, permite gerar um fluxo de informação constante, capaz de alimentar o processo de tomada de decisão, maioritariamente operacional, do corpo de gestão.

Neste contexto, é pertinente considerar que a informação tem o poder de influenciar a capacidade competitiva da organização no mercado. De acordo com Birt, Chalmers, Maloney, Brooks, Oliver e Bond (2019), a contabilidade é capaz de fornecer informação útil aos seus utilizadores internos e externos. Contudo, estes autores destacam a utilidade da informação fornecida pela contabilidade para os seus utilizadores internos, na medida em que esta é capaz de fornecer aos gestores, informação que tem a capacidade de auxiliar o processo de tomada de decisões críticas para a competitividade da organização no mercado, como as decisões operacionais e as decisões de investimento. Estes autores, chamam a atenção para a importância da utilização da contabilidade de gestão, uma vez que esta, através dos seus relatórios, proporciona aos gestores qualquer tipo de informação com qualquer nível de detalhe que estes necessitem. No caso em estudo, a informação constitui a génese do processo de tomada de decisão. Todos os entrevistados, chamam a atenção para a importância que a informação tem no seu dia a dia. Enquanto gestores, estes reconhecem a importância do fator informação, e afirmam que sem informação, as suas decisões estariam a ser tomadas com base em intuição. O Entrevistado 3, acredita que:

É óbvio que toda a informação fornecida pela contabilidade de gestão nos é útil. Através da contabilidade de gestão passamos de uma análise essencialmente sensorial para uma análise muito mais detalhada, racional e objetiva. No nosso setor isto torna-se um fator diferenciador ao nível da gestão de projeto, uma vez que as decisões passam a ser tomadas com base em muita informação útil ao gestor.O output das decisões torna-se muito mais célere e muito menos sensorial, permitindo à empresa, numa primeira fase ao nível dos projetos e depois a nível global, essencialmente, melhorar o seu desempenho.

Tal como já foi referido anteriormente na revisão de literatura, autores como Nielsen, Mitchell e Nørreklit (2015) olham para a contabilidade de gestão como uma prática capaz de fornecer informação útil aos gestores Neste contexto, relativamente à importância da informação para o processo de tomada de decisão, é importante referir que, para que uma decisão seja tomada, é necessário que o gestor seja capaz, não só de obter informação acerca das alternativas que estão à sua disposição, mas também de obter informação que lhe permita interpretar qual é a melhor alternativa à sua disposição, naquele contexto (Kolkman, Kok e van der Veen, 2005). Deste modo, é adequado concluir que a informação, nomeadamente a fornecida pela contabilidade de gestão, permite dinamizar a capacidade competitiva da empresa, na medida em que fornece ao corpo de gestão todas as ferramentas necessárias para que este possa avaliar o plano de negócio da organização, para que se tornem mais competitivos (Birt, Chalmers, Maloney, Brooks, Oliver e Bond, 2019).

Em consonância com esta perspetiva exposta na revisão de literatura, através das entrevistas realizadas, o Entrevistado 5 (Executive Director), reforçando a importância da informação para o processo de tomada de decisão, e de como esta é capaz de influenciar a capacidade competitiva da organização afirmou que:

A informação é fundamental, costumamos dizer que é necessário avaliar para poder tomar decisões, uma vez que temos de saber em que patamar nos encontramos, caso contrário vamos tomar as decisões que podem ser erradas. Na Mecwide, com a capacidade que temos, através do nosso sistema de contabilidade de gestão, e com o rigor que temos de o fazer, conseguimos perceber a qualquer momento em relação a qualquer projeto em que estado está à data e através dessa informação projetar decisões futuras. Isso influencia obviamente o futuro de outra forma, uma vez que uma das potencialidades enormes da contabilidade de gestão passa por não só permitir analisar o momento e projetar o futuro, mas também criar um histórico que nos irá permitir decidir no futuro.

Assim, respondendo à pergunta de investigação: como é que a informação fornecida pelos indicadores financeiros influencia o processo de tomada de decisão levado a cabo pelos gestores empresariais?, os dados revelam que a informação fornecida tem influência direta no processo de tomada de decisão. Como comprovam os dados obtidos, caso os gestores das organizações, não considerassem a informação proporcionada pela contabilidade, estes estariam a decidir com base em instintos, o que significa que a tomada de decisão se torna mais sustentada em informação.

Dado que os gestores reconhecem o fator informação como crucial no desempenho da sua função, os indicadores, quer financeiros ou não financeiros, constituem eles próprios uma fonte de informação para a gestão. Nesta perspetiva, os dados recolhidos permitem concluir que a informação influencia a tomada de decisão. Relativamente à informação, o Entrevistado 4 (Executive Director) chama a atenção para:

A informação fornecida pelo nosso sistema de contabilidade de gestão é indispensável porque sendo fiável, em tempo real e objetiva, nos permite ter uma visão clara do estado atual das operações. Desta forma, a informação permite-nos perceber qual é o status da organização, ou seja, um gestor sem informação não consegue medir e aquilo que não consegue medir não consegue gerir. Necessitamos da informação para saber onde estamos, para depois podermos decidir para onde vamos e como vamos.

Em suma, é correto afirmar que, no caso da Mecwide, a informação é fundamental para o processo de tomada de decisão ser levado a cabo. O Comité Executivo da organização, faz questão de ter à sua disposição, ferramentas que lhes permitam obter toda a informação que necessitam para estimular o seu processo de tomada de decisão. No contexto organizacional da Mecwide, a informação é essencial. A empresa tem à sua disposição, ferramentas que estimulam o fluxo de informação e permitem que a empresa de acordo com os seus objetivos seja mais competitiva no seu mercado.