• Nenhum resultado encontrado

Discussão dos objetivos da pesquisa e conclusão da investigação

Capítulo 5 – Conclusões

5.1 Discussão dos objetivos da pesquisa e conclusão da investigação

Em resposta à questão de partida “Como é que a informação fornecida pelos indicadores financeiros influencia o processo de tomada de decisão levado a cabo pelos gestores empresariais?” os dados obtidos por este estudo permitem concluir que nunca podemos considerar que a influência dos indicadores financeiros no processo de tomada de decisão é negativa. Isto porque, os indicadores financeiros fornecem informação que é útil ao processo de tomada de decisão. No entanto, através deste estudo, é adequado afirmar que o processo de tomada de decisão é condicionado pelos indicadores financeiros. Tal como foi referido pelo Comité Executivo da Mecwide, os indicadores financeiros, por se encontrarem diretamente associados à satisfação dos acionistas, podem condicionar os gestores a tomar decisões que sem essa informação seriam óbvias. Relativamente à questão de partida “Como e porquê, no processo de tomada de decisão, os indicadores financeiros e não financeiros são utilizados, e como é feita a ponderação por uns em detrimento de outros?”, através dos dados recolhidos, é possível concluir que os gestores consideram extremamente importante obter informação de ambas as tipologias de indicadores, no entanto atribuem maior ponderação à informação fornecida pelos indicadores não financeiros. O COMEX da Mecwide, considera que para obter indicadores financeiros satisfatórios é

necessário que o resultado dos indicadores não financeiros seja satisfatório. Recorrendo às perspetivas definidas no seu BSC, o corpo de gestão do Grupo Mecwide considera que é imperativo que a organização seja capaz de alcançar os objetivos dos seus indicadores não financeiros, quer ao nível dos clientes, quer dos processos internos e da perspetiva de aprendizagem e crescimento, para ser capaz de atingir os objetivos financeiros a que se propõe.

Sumariando todos os aspetos abordados nesta dissertação, foi possível concluir que os indicadores, financeiros ou não financeiros, adotam um papel central no processo de tomada de decisão dos gestores, na medida em que são capazes de fornecer informação acerca da organização numa perspetiva global. Para o Comité Executivo da Mecwide é extremamente importante que os resultados dos indicadores sejam satisfatórios a todos os níveis. O corpo de gestão da Mecwide considera que, para obter resultados financeiros satisfatórios, é necessário considerar um sistema de indicadores integrado que permite analisar informação financeira e não financeira. Contudo, para o corpo de gestão da Mecwide, deverá ser colocada maior ênfase na análise e monitorização de indicadores não financeiros, uma vez que estes constituem um meio para atingir resultados financeiros satisfatórios e criar sustentabilidade. Asustentabilidade só se atinge se houver equilíbrio a longo prazo. Como tal, deverá ser considerada com a mesma ponderação a informação fornecida por todos os indicadores. Para o COMEX da Mecwide, considerar os indicadores financeiros e trabalhar sobre os resultados destes é crucial para obter resultados financeiros satisfatórios no final do período.

Para além destes benefícios, este estudo conclui que a utilização de uma ferramenta de gestão estratégica e de um sistema de contabilidade de gestão permite à organização gerar um fluxo de informação real e objetiva que permite reagir a mudanças internas e externas.

Assim, é possível concluir que a informação é a base da gestão e cabe aos gestores adotar as ferramentas e os processos necessários para que a informação esteja à sua disposição. Deste modo, considero que o objetivo deste estudo foi atingido, uma vez que foi possível compreender os pressupostos sobre os quais o COMEX da Mecwide toma decisões. Através deste estudo, os dados recolhidos permitem concluir, que o processo de tomada de decisão procura considerar o máximo de informação possível. Através das ferramentas que desenvolveram e têm à sua disposição, os membros do COMEX do Grupo Mecwide procuram levar a cabo um processo de monitorização e melhoria contínua dos colaboradores e dos processos internos e externos à organização. Para o corpo de gestão da Mecwide, este é o caminho a seguir para que os indicadores financeiros, no final do respetivo período, cumpram com os objetivos.

A título de exemplo, este estudo considera que contribuiu para a organização, uma vez que provocou no COMEX da Mecwide, uma reflexão ao nível das ações estratégicas que não estão a ser

devidamente acompanhadas e desenvolvidas para atingir os objetivos desses mesmos indicadores. Para o COMEX da Mecwide, foi importante, através das entrevistas realizadas, rever alguns passos que conduzem ao seu processo de tomada de decisão. Através deste processo, foi possível compreender que estava a ocorrer uma falha ao nível do desenvolvimento e acompanhamento das ações estratégicas levadas a cabo, para inverter o resultado insatisfatório de alguns indicadores.

Deste modo, após analisado o processo de tomada de decisão do Comité Executivo da Mecwide, pode concluir-se, através dos dados recolhidos neste estudo, que os objetivos do estudo foram atingidos. Através das entrevistas efetuadas, foi possível refletir sobre processo de tomada de decisão do COMEX do Grupo Mecwide. Todos os dados recolhidos, permitem concluir que o processo de tomada de decisão do corpo de gestão da Mecwide, procura considerar o máximo de informação possível. Para estes, é extremamente importante considerar informação financeira e não financeira e atribuir a mesma ponderação a ambos os tipos de indicadores. Contudo, os membros do corpo de gestão da Mecwide, têm presente que os dados fornecidos por ambos os tipos de indicadores são diferentes e trazem benefícios diferentes. Se por um lado os indicadores financeiros têm uma natureza maioritariamente retrospetiva, porque permitem obter dados relativos a um período terminado, por outro lado os indicadores não financeiros, são vistos pelo COMEX da Mecwide como a informação sob a qual se deve trabalhar diariamente para que no final do período a expectativa financeira seja cumprida.