• Nenhum resultado encontrado

a Força e a Casa de Deus, a Lua e o Diabo

S

eguimos com nossos exemplos de interpretações de combinações de dois arcanos maiores, tendo em conta que os significados que propomos aqui não respondem a nenhuma pergunta nem preocupação cm particular. Só pretendemos estudar as mensagens que podem nos transmitir dois arcanos maiores quando aparecem um ao lado do outro em uma tirada. Obviamente, em seguida será você que os adaptará à natureza de seu lance, à questão que lhe preocupa ou à sua situação do mo- mento, para deduzir sua própria inter- pretação da tirada.

0 CARRO E 0 ERMITÃO O que podemos dizer da união destes dois arcanos, inclusive antes de con- sultar as palavras-chave que lhes cor- respondem, c que juntos revelam um movimento, uma busca. De fato, o Carro simboliza um movimento para a frente, um deslocamento, enquanto

que o Ermitão faz alusão a uma busca, um descobrimento ou uma revelação. Por isso, sem consultar as palavras- chave deduzimos, de saída, que estes dois arcanos anunciam, provavelmente, uma notícia.

Sc o Carro precede ao Ermitão, a no- tícia está cm andamento, está chegando, indo em sua direção e em pouco tempo a receberá, inclusive com muita rapi- dez, pois o Carro quase sempre implica que os acontecimentos estão se reali- zando naquele momento. Se o Ermitão precede ao Carro, será você que trans- mitirá a notícia, a menos que esteja es- perando a notícia da qual lhe informa o Carro seguido do Ermitão, e então você está agindo bem em ser paciente, pois chegará a seu devido tempo e na hora prevista.

Mas, por outro lado, algumas das pa- lavras-chave do Carro e do Ermitão são totalmente complementares. Desta forma, a vontade, a coragem, a deter- minação e a perseverança (o Carro) concordam perfeitamente com os es- tudos, pesquisas, descobrimentos, em- presa a longo prazo, sabedoria e pa- ciência (o Ermitão).

Combinando todas estas qualidades, você chegará à conclusão de que se trata de uma situação extremamente posi- tiva em que há vontade de saber, cm que há decisão de aprender e compre- ender, em que há desejo de empreen- der algo a longo prazo. Além disso, como você constatará imediatamente, as palavras-chave e as qualidades do Carro e do Ermitão se complementam perfeitamente: coragem e prudência,

vontade e paciência, força e lucidez, êxito e idéias brilhantes, etc.

A FORÇA E A CASA DE DEUS Estudemos agora a combinação dos dois arcanos maiores cujas qualidades pa- recem mais opostas. De fato, as pala- vras-chave da Força são: coragem, von- tade, segurança, confiança em si mesmo, domínio dos instintos, paz in- terior, força em calma, enquanto que as reveladas pela Casa de Deus são: m u - dança, transtorno inevitável, questio- namento, situação de crise e ruptura. Quando ambos os arcanos aparecem juntos existem duas interpretações pos-

síveis. A primeira nos revela que, graças à sua segurança, vontade e coragem, em

suma, a todas as qualidades da Força, conseguimos dominar a mudança ou as mudanças e os transtornos inevitáveis ou a situação de crise ou ruptura a que nos deparamos, como parece anunciar a Casa de Deus. A segunda nos indica que, ao haver pecado por excesso de co- ragem, vontade, segurança c domínio, nossa força em repouso se traduz em uma força de inércia, um repúdio a toda a mudança e que, assim, sem querer, provocamos uma situação de crise ou de ruptura sem a qual nada poderá re- novar-se, ou talvez, inclusive, evoluir. Como você pode comprovar, estas duas interpretações são contraditórias. É você que deve reconhecer a mais adequada à sua preocupação do momento.

A LUA E 0 DIABO

Para acabar com nossos exemplos de interpretação de combinações de arca- nos maiores, estudemos a da Lua e o Diabo, a qual goza de má fama. Como você pôde perceber, na representação de cada arcano maior insistimos sobre seus significados positivos e negativos. De fato, a nosso ver, é a natureza do lance que revela muito mais o sentido de cada arcano que o mesmo arcano. Este foi o caso de nosso exemplo pre- cedente, onde a Força, arcano que po- deria ter formosas virtudes, reforça no entanto, algumas qualidades mal em- pregadas pela pessoa em questão. Mais uma vez, revelemos as palavras- chave destes dois arcanos maiores. A Lua: premonições, intuições, imagi-

nação, doçura, popularidade, dons e qualidades psíquicas. O Diabo: ins- tinto, paixão, criatividade, poder, êxito, material. Juntos, evidentemente em seus significados positivos, ambos os arcanos insistem nas qualidades de ins- tinto, intuição, imaginação e criativi- dade, que têm em comum. Deduzi- mos, portanto, que estamos ante um ser que possui tais qualidades, ou então face a uma situação na qual é muito im- portante utilizar estas qualidades para tirar proveito da mesma.

Estes dois arcanos juntos também podem anunciar a popularidade que produz um êxito material, dons ou qua- lidades físicas que conferem certo poder para obter o que se quer, satisfazer os próprios desejos e ambições, todas elas qualidades reveladas também pelo Diabo. N o entanto, se levamos em con- sideração os significados negativos de ambos os arcanos, nossas eventuais in- terpretações serão totalmente diferen- tes, pois a dependência afetiva e mate- rial (a Lua) se une com o excesso, a desordem material, os desejos ou im- pulsos cegos, o egocentrismo (o Diabo). Em todo o caso, quando uma inter- pretação deste tipo lhe parece muito clara, porque se adapta perfeitamente à sua preocupação do momento, não dra- matize. Dê-lhe sempre um matiz. E sempre considere o resto dos arcanos da tirada.

As combinações

Outline

Documentos relacionados