• Nenhum resultado encontrado

Devemos sempre partir de uma pergunta simples Jogar as cartas em forma de ferradura ajudará a descobrir soluções práticas e imediatas para a pergunta inicial.

O

lance das cartas em forma de fer- radura forma-se escolhendo os ar- canos do Tarô. É bastante simples de in- terpretar e muito útil para todo tipo de questões levantadas: uma situação de- licada ou um problema complexo, uma escolha difícil, importante ou vital, ou também quando entram em considera- ção elementos contraditórios. Esta ma- neira de distribuir as cartas permite a concentração no problema e contempla soluções práticas e imediatas.

UM DIÁRIO DOS LANCES Use um caderno e nele anote a data, ex- pondo de uma maneira resumida qual- quer preocupação e concluindo na me- dida do possível com uma pergunta curta e precisa.

EMBARALHAR AS CARTAS Separe os arcanos maiores dos arcanos menores do jogo do Tarô. Forme dois montes. Verifique se dispõe de 22 ar- canos maiores e 56 arcanos menores. Mexa os dois montes, um após o outro, com um movimento circular da mão es- querda: a palma da mão deve girar no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio. Uma vez embaralhadas as car- tas, coloque-as à sua frente: os arcanos maiores à esquerda, os menores à di- reita.

0 LANCE DE CARTAS Relaxe e, se necessário, antes de esco- lher as cartas, leia novamente o enun- ciado da preocupação exposta e o da pergunta curta, anotados no caderno.

Deste modo, você já estará em con- dições de tirar 7 arcanos, 4 menores e 3 maiores, que irá buscar alternadamente nos dois montes e colocará em forma de V.

O C o m a mão esquerda, pegue o pri- meiro arcano do seu lance dentre os 56 arcanos menores colocados no monte da direita (situado à sua fren- te) e coloque-o à esquerda, à sua fren- te, sem virá-lo para cima.

© Com a mão direita, pegue uma carta do m o n t e da esquerda (arcanos maiores) e coloque-a (sem virá-la) à direita do primeiro arcano menor que escolheu, u m pouco mais abaixo da anterior.

arcanos maiores arcanos menores

© C o m a mão esquerda, pegue uma nova carta do monte dos arcanos m e - nores e coloque-a à direita do segundo arcano, sempre ligeiramente mais abaixo que este último e, obviamente, sem virá-la.

O © Agora, com a mão direita, pegue outra carta do m o n t e dos arcanos maiores e coloque-a do mesmo modo que as três precedentes. Assim, você conseguirá formar a base do V. © O Em seguida, com a mão esquerda, escolha outra carta do monte dos arca- nos menores (o 5.° do seu lance) e co- loque-a ligeiramente acima do arcano escolhido no ponto anterior, de tal ma- neira que se encontre no mesmo nível que o terceiro arcano do lance. Deste modo, começa a tomar forma a segunda barra do V.

© © A seguir, proceda da mesma forma com os dois últimos arcanos do seu lance — u m maior e outro menor —. C o l o q u e - o s de tal m o d o que o sexto fique situado à mesma altura que o segundo, e o sétimo e último, em frente ao primeiro.

© Agora seu lance está completo. Pode então virá-los e descobri-los, u m por u m , seguindo a ordem cro- nológica do lance; isto é, da esquerda para a direita.

INTERPRETAÇÃO DO LANCE

Primeiro arcano: revela as origens da preocupação questionada, os aconte- cimentos ou as pessoas envolvidas na origem desta situação.

S e g u n d o arcano: informa sobre as reações tidas, as escolhas feitas, ou as iniciativas tomadas, ou seja, a atitude pessoal face à situação.

Terceiro arcano: esclarece dúvidas sobre as conseqüências dos atos pes- soais, reações, escolhas e iniciativas face a esta situação, descobertos pelos ar- canos precedentes.

Quarto arcano: representa a pessoa dentro desta situação; o estado de espí- rito e o comportamento adotado no momento presente.

Quinto arcano: anuncia os aconteci- mentos imediatos ou que ocorrerão em um futuro próximo, que resultarão do comportamento adotado (veja o arcano precedente).

Com a leitura das informações revela- das pelo quarto e quinto arcanos do lance, já se é capaz de avaliar as conse- qüências imediatas dos próprios atos e, deste modo, perseverar na mesma ati- tude, se se julgar que tudo se desen- rolará segundo os próprios desejos e previsões; ou então, modificar o com- portamento, se se pensar que há grandes probabilidades de que os aconteci- mentos não evoluam conforme os de- sejos.

Sexto arcano: nos proporciona uma ou várias soluções práticas para re- solver o problema, que podem, mais ou menos, ser postos em prática, a de- pender da natureza deste arcano maior, naturalmente.

Sétimo arcano: destaca as possibilida- des ou as desvantagens, os apoios com os quais se pode contar, o eventual apa- recimento de uma ajuda providencial ou então a irrupção de um último obstáculo que terá de se ultrapassar para sair desta situação.

Agora você precisa interpretar cada um dos sete arcanos segundo sua posição no lance.

Exemplo: Se o quarto arcano do lance (o

interessado, nesta situação) for o arcano maior o Mago, significa que, dentro da situação consultada, você dispõe de um total livre arbítrio que permitirá agir se- gundo a própria vontade, espontânea e inteligentemente. Se o arcano seguinte, o quinto do lance (os acontecimentos imediatos ou que se produzirão em um futuro próximo), for o arcano menor Quatro de Espadas, significa que todas as iniciativas que se tomaram ou o com- portamento escolhido são prováveis fa- tores de êxito. Se se tratar do Sete de Ouros, você terá na mão um sucesso fi- nanceiro. Em contrapartida, o Dois de Copas pode fazer duvidar, estar inde- ciso, ou pode anunciar ou predizer que se deve realizar uma escolha firme, pre- cisa e radical.

O lance no Zodíaco

Outline

Documentos relacionados