• Nenhum resultado encontrado

Símbolo e interpretação dos arcanos menores

DOIS DE ESPADAS

Personagem: quan-

do este arcano me- nor aparece em um lance, indica com freqüência uma a¬ juda, um apoio

enérgico que ema- na de um ser que tem as mesmas preocupações, mo- tivações ou que persegue os mes- mos objetivos que nós. Ao contrário, pode também indicar um personagem hostil, o qual se nos opõe com muita firmeza e que pode até mesmo mostrar- se provocador, problemático, vingativo ou violento.

Situação: esta carta revela o esclareci-

mento necessário de uma situação que afeta a dois indivíduos, ou então a dois elementos diferentes que, de certa forma, se assemelham muito e, por esta razão, não parecem ter necessidade um do outro. N o entanto, também pode in- dicar que já nada pode aproximar ou conciliar estas duas pessoas ou situações e que a carta, neste caso, anuncia uma separação necessária e indubitável. Porém, tanto se trata de um esclareci- mento como de uma ruptura, quando este arcano aparece em um lance po- demos garantir que estaremos obriga- dos a utilizar a espada ou passar por um período de luta.

Símbolos e interpretação dos arcanos menores

O Um

C

omeçar, iniciar, realizar... são as palavras-chave do U m que figura nos quatro arcanos menores do Tarô adivinhatório.

Este primeiro arcano simboliza tudo que é potencial e possível e que é evidente para os demais, mas, não necessaria- mente, ao espírito ou à consciência do indivíduo era questão. Assim, podemos dizer de alguém que é inteligente, que possui um espírito brilhante, que pro- vavelmente triunfará em tal ou qual ca- minho, enquanto que, no mesmo mo- mento, o indivíduo em questão ainda não tem certeza de nada, como por exemplo, da orientação que tomará. É um fato que os demais conhecem mais sobre nós, que nós mesmos; não por-

que nos enganamos, mas sim porque ainda não integramos plenamente o que na verdade somos, ainda não assumi- mos nossas qualidades.

De maneira que o olhar dos demais sobre nós é, com freqüência, esquemá- tico, aproximativo, obviamente externo e filtrado por considerações pessoais que falseiam seu julgamento, não por isto menos revelador em relação a nós, con- siderando que não somos exatamente o que somos, com relação a nós mesmos. Por isso, com o risco de destruir cer- tezas, acreditamos que é totalmente errôneo chamar "áses" a estas unida- des de paus, copas, ouros e espadas. De fato, em um princípio, antes de desig- nar o ponto único que figura em uma

das 6 faces de um dado, o ás era a menor unidade de medida da moeda romana e não tinha, assim, nenhuma relação com a definição que acabamos de expor, en- quanto que o U m indica uma unidade, de alguma forma preexistente, que se transforma perante nós, ou o princípio de uma circunstância feliz ou um acon- tecimento importante que formará um todo em si mesmo, que será auto-su- ficiente.

Não se trata, portanto, da menor me- dida ou de um valor menor, nem de um sinal de vitória ou triunfo absoluto, mas sim de um valor potencial, de um ponto de reunião, que contém em si mesmo todo o sentido simbólico da unidade.

UM DE PAUS

Personagem: esta-

mos ante um indi- víduo cujo realismo e bom senso, puro e inato, são poten- cialmente fatores de realização, de expansão tanto de sua personalidade como de su êxito pessoal.

Perseverante, tenaz, corajoso, trabal- hador, sabe o que quer e consegue es- perar até consegui-lo. É um realizador, um construtor mas que necessita atuar sobre bases sólidas, ter os pés no chão, estar no mesmo lugar, estar em contato com a realidade física e material.

Situação: trata-se de uma ação empre-

endida, ou que o aparecimento deste ar- cano menor em nosso lance nos anima a começar, em vistas a estabelecer só- lidas bases para realizar uma obra estável e duradoura. Mas, às vezes, acontece que este arcano anuncia, simplesmente, que estamos em condições de atuar com firmeza e determinação para impor-nos e reforçar tanto a nossa posição ou si- tuação como o nosso poder material.

UM DE COPAS

Personagem: esta-

mos, neste caso, ante um indivíduo que possui qualida- des potenciais de amor e de entrega sinceras, desinteres- sadas e inegáveis. Trata-se de um ser cheio de boa von- tade, profunda- mente generoso, carregado de bons sentimentos, mas de quem não se sabe ainda o que fará com eles. Uma coisa é certa: precisa amar e ser amado, sendo isto nele uma neces- sidade vital claramente enraizada. Está, portanto, disposto a dar seu coração, mas a copa que figura neste arcano corre às vezes o risco de transbordar devido à

abundância de suas emoções e de seus impulsos irreprimíveis.

Situação: é o arcano do nascimento do

amor, de um sentimento comparti- lhado, consagrado a certa plenitude, de uma grande felicidade, de uma forte ale- gria e uma união potenciais. Tudo isso é suscetível de ser produzido ou se está manifestando na vida do consulente no momento em que consulta o oráculo do Tarô e onde este arcano aparece em seu lance. Quase sempre o encontra- mos quando um sentimento novo se revela ou se nos impõe como uma evi- dência, quando experimentamos uma grande alegria, ou, simplesmente, quan- do nos sentimos felizes.

UM DE OUROS

Personagem: este

arcano designa um ser que possui qua- lidades pessoais la- tentes, que ainda não foram explo- radas, ou apenas parcialmente, para cumprir seus dese- jos, seus sonhos e

suas ambições. Não em vão diremos, pois, que é potencialmente rico. N o en- tanto, a riqueza da qual falamos aqui não é exclusivamente material ou, se prefere, financeira. Refere-se antes de mais nada ao conjunto de dons e qua- lidades próprias do espírito prático e à circulação de idéias. Podemos, pois, dizer que o ser afetado por este arcano é um ganhador potencial, com a con- dição de que jogue dentro das regras e que saiba empregar suas qualidades.

Situação: querer é poder; é este o pre-

ceito que este arcano anuncia. Em ou- tros termos, quando aparece em um lance, nos aconselha a aprender a saber exatamente o que queremos. Desde o momento em que o saibamos, pode- remos obtê-lo. Por outro lado, às vezes anuncia uma iniciativa que tomar ou já tomada com respeito à nossa situação financeira, a qual será ou está cheia de perspectivas de sorte e êxito.

UM DE ESPADAS

Personagem: este

arcano se refere a um ser audaz, cora- joso, disposto a se

lançar à ação, à luta, à batalha e contra os obstáculos, dis- posto a vencer to- das as dificuldades para chegar até o final.

É capaz disso? Po- tencialmente sim. Mas na prática, sa- bemos perfeitamente que não basta armar-se bem para ganhar. É preciso possuir talento, domínio de si mesmo e perseverança.

O indivíduo designado por este arcano deve, pois, interrogar-se com respeito a isso e refletir bem antes de atuar.

Situação: com base em algumas cir-

cunstâncias que conhecemos no m o - mento em que consultamos o oráculo do Tarô adivinhatório ou que são re- veladas por outros arcanos do lance que estamos fazendo, este arcano menor nos • aconselha a atuar, intervir energica-

Os 4 lances

Outline

Documentos relacionados