• Nenhum resultado encontrado

A propósito do dez 0 dez de paus, de copas, de ouros e de

espadas nos colocam frente a um de- senlace, um resultado, uma conclusão. Porém, por sua simbologia, que implica um retorno à Unidade, o dez informa que o fim não é definitivo.

Não devemos esquecer esta observação quando este lance aparece.

Por outra parte, podemos recordar que a palavra "dez" procede do latim de- cem e deu lugar a derivados como de- zembro (o décimo mês do ano no antigo calendário romano), dizimar (que ori- ginalmente significava matar um sol- dado em cada grupo de dez) e a décima (direito de dez por cento que antiga- mente se pagava às autoridades ecle- siásticas).

Símbolos e interpretação dos arcanos menores

O Nove

P

odemos afirmar que tudo que é novo acaba de nascer. É isto que acontece com o número 9, pois revela u m n ú m e r o sagrado que anuncia o final de um ciclo.

O Nove encontra-se em analogia com o que está descoberto e com o novo, pa- lavra que procede do latim novus, e que significava tanto "novo" como "jovem" ou "último". Por seu lado, o nome do 9 tem origem no latim novem, termo que também originou "novembro", o nono mês do ano romano, transfor- mado no décimo primeiro do nosso ano, com o que perdeu seu sentido ini- cial. O mesmo acontece com setem- bro (sete), outubro (oito) e dezembro

(dez).

Assim, não só já não vivemos mais ao ritmo das estações nem na hora do Sol — temos uma hora a mais com res- peito ao Sol do O u t o n o e Inverno, e

duas horas na Primavera e Verão —, como nosso calendário mesmo e o nome dos meses que o integram já não significam nada.

N o entanto, a novidade — ou tudo que é novo — e o número 9 se unem simbolicamente, no tempo necessário para a gestação do feto na vida intra- uterina, quer dizer, 9 meses, ao final dos quais nascerá um novo ser. Desta forma, tudo que se refere ao nú- mero 9 — utilizado aqui para unir os paus, as copas, os ouros e as espadas que figuram nos arcanos menores do Tarô adivinhatório — convém ser re- lacionado com este ciclo perfeito que rege a gestação da vida e o nascimento, portanto, a aparição de um novo ser. Se o 10 coincide com um retorno à unidade, podemos considerar que o 1 em questão surge do 9. De fato, este

retorno à unidade só será possível na medida em que acrescentamos um 1 ao 9 para obter 10.

Mas se somamos todos os números (1 + 2 + 3 + 4 . . . ) até chegar a 9, obtemos o número 45 que, ao se somar seus al- garismos formadores (isto é, 4 + 5 ) , é igual a 9. O Nove é, portanto, um fun- damento, u m princípio de base, um padrão. E nos arcanos menores do Tarô representa uma gestação, u m exame profundo, uma concentração de ele- mentos ou interesses dirigidos para o mesmo objetivo, uma força interiori- zada que irá até o final do ciclo para que apareça algo novo, ou, dito de outra forma, uma novidade, uma evo- lução invisível porém profunda e, de maneira mais pragmática, a garantia de um êxito, um triunfo, um resultado ou final feliz, obtido graças à perseverança, paciência, receptividade e tenacidade.

O NOVE DE PAUS

Situação: trata-se

de uma situação na qual a pessoa tem u m interesse pri- mordial em manter suas posições, sem reivindicação, po- rém com uma mis- tura de doçura e firmeza, tendo a certeza de alcançar seus objetivos com o tempo. Este arcano significa também o progresso, uma melhora ou uma re- alização concreta, que se obteve atra- vés de uma atividade concreta, graças à qual é suscetível de reforçar sua po- sição. N o entanto, este resultado não será obtido sem dificuldades nem obs- táculos, o que pode estar em relação com adversários potentes ou um am- biente hostil.

Personagem: este arcano nos mostra um

personagem decidido a conseguir seus objetivos, de forma selvagem porém se- creta, que não se deixa desanimar por nenhuma dificuldade nem obstáculo. Aparece também às vezes quando es- tamos diante de alguns problemas de saúde, quando nos falta energia e ten- demos a usar mal nossas forças.

0 NOVE DE COPAS

Situação: é princi-

palmente neste ar- cano onde o núme- ro 9 e o que é novo se unem. De fato, esta carta aparece com freqüência pa- ra anunciar um nas- cimento, uma cria- ção, uma inovação, uma iniciativa que permitirá empreen- der ou realizar algo inédito porém du- radouro. É portanto, uma promessa de satisfações e alegrias que se aproximam, que serão uma conseqüência lógica do que se previu ou se começa, no m o - mento que aparece este arcano em seu lance de cartas. E também um feliz pres-

ságio na vida pública e amorosa, pois significa a garantia de ver cumpridos os desejos, esperanças e expectativas, a longo prazo.

Personagem: fora do fato de que se trate

de uma pessoa sã, serena e sincera, em quem se possa confiar totalmente, este arcano se refere também a uma pessoa que intervém de uma forma absoluta- mente providencial, para ajudar-nos a re- solver um problema ou trazer-nos o que já há muito tempo estamos esperando. Pode tratar-se da irrupção de um ser que encarna um desejo ou uma expectativa profunda que tínhamos formulado, es- pecialmente na vida sentimental.

0 NOVE DE OUROS

Situação: trata-se de

uma situação sadia e estável no plano material e financei- ro. O que corres- ponde a cada um por direito é repar- tido de maneira justa. Nada que re-

clamar, nem reivin- dicar.

Tudo chega em seu devido tempo, no momento oportuno, e os problemas que pudessem surgir aqui ou ali serão resolvidos imediata- mente, à medida que vão aparecendo. Poderíamos dizer que este arcano re- vela uma situação de calma absoluta, se não houvesse, no entanto, em sua pre- sença, um fechar-se em guarda contra certo deixar-se levar ou um excesso de confiança nos meios disponíveis. Reco- menda-se neste caso, vigilância e perse- verança, como acontece com freqüên- cia com os 9. Porém, em conjunto, trata-se de uma circunstância tranqüili- zadora e que dá segurança, ou de uma situação feita para durar.

Personagem: neste caso, estamos diante

de um ser dotado de discernimento, que tem o sentido da economia e sabe gestionar perfeitamente seus haveres e seus bens a longo prazo. São apro- priadas a prudência, a calma e a pon- deração. A partir daí, sua situação ma-

terial e financeira revela-se sã e está- vel. Se nos encontramos com esta pes- soa, podemos apoiar-nos nela ou escu- tar seus conselhos.

0 NOVE DE ESPADAS

Situação: este ar-

cano indica com freqüência uma si- tuação de lutas in- cessantes, extenuan- tes, cuja duração se deveria estabelecer um prazo, sob risco de se sofrer as con- seqüências, inclu- sive quando dá mos- tras de uma grande resistência moral e física. Mas é tam- bém o arcano da belicosidade, das for- tes convicções às que uma pessoa se aferra ou defende a toda força, inves- tigações ou estudos a longo prazo, nos quais o indivíduo se aprofunda e que deveriam permitir a obtenção de algo em um campo predileto. Pode também tratar-se de um assunto muito difícil de se levantar, que causa mais preocu- pações que satisfações. Finalmente, este arcano indica com freqüência proble- mas crônicos de saúde.

Personagem: estamos diante de um in-

divíduo que adota um comportamento agressivo, porque vive inquieto e an- gustiado, ou ansioso e impaciente. Daí ser agressivo, para proteger-se melhor. Encontramos um ser que ao fazer um mal uso de suas forças ou ao não confiar em si mesmo, cai às vezes em um estado de saúde precário, ou comete erros, por impaciência, e sofre decepções.

Outline

Documentos relacionados