• Nenhum resultado encontrado

AGROINDÚSTRIA: UMA VISÃO EMPRESARIAL/INDUSTRIAL DAS PERSPECTIVAS FUTURAS DA INDÚSTRIA CANAVIEIRA DO BRASIL

No documento SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (páginas 116-118)

1 2

Janaína Niemies & Douglas Éverton Cadore

1 Acadêmica do Curso Superior de Administração de Empresas – UTFPR Campus Pato Branco.

2Professor UTFPR – Campus Dois Vizinhos.

Resumo: A agroindústria canavieira do Brasil difere-se dos outros países por produzir em escala industrial açúcar, álcool e também energia elétrica co-gerada do bagaço de cana, tornando bastante complexos o planejamento e a organização dessa cadeia produtiva. O açúcar é um produto agrícola consumido e comercializado tanto no mercado interno como no externo, sendo que no Brasil maior parte é destinada ao mercado interno. Os maiores concorrentes são os adoçantes sintéticos, destacando-se por serem não calóricos e possuírem particularmente a mesma eficiência do açúcar. O álcool pode ser aproveitado em vários ramos industriais. O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de álcool, devido a este combustível possuir várias vantagens ambientais em relação à gasolina, embora tenha apresentado queda em sua demanda, há a previsão de alta com o aumento da frota de carros movidos a esse combustível. Por outro lado, novas oportunidades de negócio vêm surgindo como a co-geração de energia elétrica através do bagaço, o nascente mercado do carbono e o interesse de outros países pelo álcool combustível.

Palavras-chaves: açúcar; álcool; mercado.

INTRODUÇÃO

A cana-de-açúcar é uma cultura que desde a época do Brasil Colônia, entre os séculos XVI e XVII, vem sendo explorada como matéria-prima para a fabricação do açúcar, tornando-se um produto de importância para a economia nacional daquela época.

Com o afastamento do Estado no incentivo à agroindústria canavieira, surge um novo ambiente institucional, o qual possui obstáculos a serem vencidos. Existe uma necessidade de aumento da comercialização dos derivados de cana no mercado internacional, porém, observa-se, que isto só é possível com o açúcar, já que o álcool é um produto consumido em grande escala somente internamente. Atualmente, o Brasil é o principal país com frota movida a esse combustível, mas futuramente há planos para sua exportação, por se tratar de um combustível que agride menos o meio ambiente.

No cenário do mercado internacional de combustíveis, situação de embargos ao álcool combustível brasileiro, por nações de possuem as mais fortes economias mundiais. Tendo em vista que o combustível em questão configura-se como o maior concorrente do combustível, de maior utilização no mundo atualmente, o combustível proveniente do petróleo, produzidos ou monopolizados por estas grandes economias. Portanto, o álcool combustível brasileiro ainda não possui a hegemonia no mercado atual, contudo esta situação tende a se alterar, proporcionalmente a alta do barril de petróleo, e conseqüentemente do combustível proveniente desta fonte energética, assim como, inversamente proporcional a redução das reservas de petróleo no mundo todo. A utilização do álcool combustível ainda conta com atual preferência do mercado consumidor, não somente em decorrência de seu reduzido custo mas também em

Sistemas de Produção Agropecuária - Ano 2008

decorrência de ser um combustível proveniente de uma fonte renovável de combustível, diferentemente do petróleo, que mesmo se configurando como uma fonte de energia renovável, esta renovação se mostra muito lenta em relação a velocidade que vem sendo extraído do meio ambiente.

Os Estados Unidos vem investindo grandes verbas buscando aumentar a produção de energia agroindustrial utilizando o milho como matéria-prima, e juntamente com o Brasil, configuram-se como maiores produtores mundiais. É importante considerar ainda que alguns substitutos para o etanol, que satisfaçam as exigências de cunho ambiental, podem aparecer e, também nesse contexto, é interessante assegurar a competitividade do álcool brasileiro.

A agroindústria canavieira vem passando por importantes transformações, tanto no mercado interno como no externo, fazendo com que seus produtos finais tenham uma grande importância para a economia nacional.

Para um maior aperfeiçoamento do cultivo da cana e de seus derivados, surgem novas tecnologias para a obtenção de produtos alternativos, os quais muitas vezes são mais baratos para o consumidor e possuem características muito semelhantes aos dos derivados da cana.

METODOLOGIA

Este estudo aborda a agroindústria canavieira, e para a obtenção de seu conteúdo, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (1991): quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet, nas quais são retirados seus pontos principais, e assim, a partir dessa coleta de dados é elaborado a revisão. Esta revisão baseou-se em: Agroindústria Canavieira do Brasil: evolução, desenvolvimento e desafios (Moraes e Shikida, 2002), e Relatório da comissão especial para o estudo da agroindústria canavieira (Castro, 1976).

À luz dos conceitos da metodologia da pesquisa, pode-se estabelecer as características da presente pesquisa de acordo com a classificação de Gil (2002).

a) Quanto à natureza: Pesquisa Aplicada, uma vez que busca a resolução de um problema prático, com uma especialidade, voltada a um ramo de atuação.

b) Quanto à forma de abordagem do problema e objetivos: Pesquisa Qualitativa Descritiva, pois através de ações executadas no decorrer deste estudo, buscará dados que contribua para o maior conhecimento da indústria canavieira brasileira, assim como, propicie um senso crítico do futuro desta industria na referida nação e no meio internacional. Estes dados são em decorrência de um vínculo entre o mundo objetivo e subjetivo, tendo como fonte o ambiente natural empresarial de um ramo de atuação do agronegócio. Segundo Triviños (1995) nos trabalhos em que a metodologia qualitativa é empregada é possível “descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos”. Como pode-se observar nas palavras de Triviños a pesquisa qualitativa remete a descrição do problema da pesquisa, portanto a característica desta pesquisa em relação aos objetivos é descritiva.

c) Quanto aos procedimentos técnicos: Levantamento, toda pesquisa possui a

No documento SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (páginas 116-118)