• Nenhum resultado encontrado

3.3 ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

3.3.1 Análise das tarefas

A tarefa prescrita é a ordenha diária dos animais. Independentemente do sistema de produção adotado, nas três propriedades acompanhadas, a ordenha é realizada duas vezes ao dia.

A partir dos conhecimentos que o trabalhador possui sobre a sua tarefa, ele descreve de modo especifico o que realmente deve fazer. Desta forma, para cumprir suas tarefas o trabalhador deve realizar:

1. Fazer higiene do curral (juntando esterco) e dos utensílios a serem utilizados (por exemplo baldes, teteiras e mangueiras), limpando o ambiente com desinfetantes para logo após colocar os animais e executar à ordenha;

2. Recolher os animais no pasto e levar para a sala de ordenha;

3. Tranquilizar o animal antes da ordenha distribuindo alimento para os animais; 4. Imobilizar o animal, amarrando as patas traseiras e a cauda;

5. Fazer a limpeza no úbere do animal, lavando-o e enxugando-o; ordenhar a vaca reproduzindo os movimentos de sucção de bezerro por meio de pressão com os dedos sobre as

tetas, ou conectando a ordenhadeira mecânica, para provocar a saída dos jatos de leite, cessar a operação de ordenha ao sentir que o úbere do animal perde a pressão, deixando de pressioná-lo.

6. Pesar o leite quando necessário;

7. Libertar o animal e colocar novos animais para ordenha;

8. Filtrar leite retirado, passando-o em peneiras, colocando-os em baldes;

9. Limpar os equipamentos e instalações utilizados, lavando-os com substâncias desinfetantes, e secando-os, afim de, assegurar a higienização para outras ordenhas;

10. Realizar as demais atividades de manejo do gado, se precisar, como vacinações, tratamentos, inseminação, entre outros.

Tabela 22: Descrição dos produtores de leite durante o processo de ordenha

Parâmetros Propriedade A Propriedade B Propriedade C

Gênero Feminino/masculino feminino feminino

Idade 53

61

54 60

Sistema de produção Manual Mecânico com balde ao pé Mecânico sala de ordenha com dutos de leite

Vinculo Parte da família Parte da família Parte da família

Escolaridade 5 série ambos 8 série 5 série

Tempo na atividade 40 anos e 47 anos 39 anos -

Idade que iniciou 07 a 08 respectivamente 07 anos 08 anos

Horas gastas na ordenha dia

5 horas diárias 6 horas diárias 5 horas diárias

Número de animais 14 vacas 22 vacas 52 vacas

Horas de trabalho dia 17.30 horas 18 horas 130horas

Horas de trabalho semana

78 77 59

Satisfação com o trabalho

Muito satisfeitos mas gostariam de mais apoio do governo para melhorar instalações

Satisfeita, mas pretende fazer melhorias como uma sala de ordenha.

Muito satisfeita, deseja fazer com que o filho se interesse pela atividade.

Possui dor sim sim sim

Fonte: Pesquisa de campo, 2013

Das três propriedades acompanhadas, duas possuem ordenhadeira mecânica (uma com sala de ordenha e outra sem) e uma realiza a ordenha manualmente.

Conforme identificado na avaliação, a ordenha é uma atividade realizada na sua maioria por mulheres. A mulher nas propriedades observadas tem a responsabilidade da ordenha, quando o homem realiza a atividade é de forma secundária, ele é apenas um auxiliar da esposa.

A propriedade A está localizada no Rincão dos Meotti, foi escolhida por indicação do técnico da Emater, em função de sua fácil localização e por apresentar características pertinentes a pesquisa.

Figura 2: Propriedade A - Ordenha manual Figura 3: Ordenha sem as vacas Fonte: Pesquisa de campo, 2013 Fonte: Pesquisa de campo, 2013

Propriedade A - Ordenha manual (Figura 2), esta propriedade não possui nenhum tipo de maquinário para a produção de leite. O leite, após retirado é peneirado manualmente e colocado em tarros de 30 litros e depois redirecionado ao resfriador. A entrega é feita para firma de recolhimento de leite. A figura 3 ilustra o local onde é realizada a ordenha.

A propriedade B localiza-se no distrito da Buriti, na região rural da cidade de Santo Ângelo. Esta já possui uma ordenhadeira mecânica com balde ao pé. A ordenha é feita em dois animais ao mesmo tempo. O balde, conectado as teteiras pesava nove quilos e após a coleta, o leite ficava armazenado em baldes de 30 litros. As figuras 4 e 5 ilustram o local da ordenha, que diferentemente da propriedade A, possui um piso e um local fechado para os animais.

Figura 4: Propriedade B - Ordenha mecânica Figura 5: Ordenha com piso e local fechado Fonte: Pesquisa de campo, 2013 Fonte: Pesquisa de campo, 2013

A propriedade C, localiza-se também na localidade de Buriti. Nesta propriedade a ordenha é feita de forma mecânica com sala de ordenha e dutos de leite. O leite ordenhado passa diretamente através desses dutos até o resfriador, sem nenhum contado com o agricultor.

Este sistema se diferencia do anterior pelo fato de os animais e o produtor de leite ficar em pisos com altura diferenciada, facilitando o acesso do produtor ao manuseio do equipamento de ordenha. A figura 6 demonstra a sala de ordenha, e a figura 7 a diferença de nível entre o produtor e o animal.

Figura 6: Propriedade C – Sala de ordenha Figura 7: Diferença entre o produtor e o animal Fonte: Pesquisa de campo, 2013 Fonte: Pesquisa de campo, 2013

Na análise da ordenha foi estudado o tempo gasto das famílias, durante as atividades de trabalho e as atividades de vida diária.

A propriedade A, trabalha de forma rudimentar, quase inacreditável para os dias de hoje. Durante a verificação de suas atividades percebe-se que esta ordenha menos e gasta mais tempo na atividade, e de forma nada ergonômica. Eles ordenham 16 animais, e gastam 5 horas diárias para isso, sem mencionar a baixa produtividade de seus animais (10 litros por animal dia) e baixo preço recebi por litro de leite (0,70 centavos).

Tabela 23: Tempo diário destinado a cada tarefa – Ordenha manual – Propriedade A - zona rural do município de Santo Ângelo, RS- 2013

Tarefa Horário (horas) Nº de vacas

Início da ordenha 5h30min 14

Término da ordenha 8horas

Plantação de pasto ou hortaliças 8h às 10h30min

Vida familiar 10h30min às 15horas

Retorno as atividades laborais 15horas

Remanejo dos animais 17h30min

Ordenha 17h30min

Final ordenha 20horas

Vida familiar 20h às 23horas

Total do tempo de ordenha 5horas

Total tarefas diárias 17h30min

Fonte: Pesquisa de campo, 2013

Quanto ao tempo de trabalho da propriedade B, percebe-se também uma longa jornada de trabalho, mas embora sozinha a produtora consegue ordenhar mais vacas em menos tempo, sem tantas queixas em membros superiores. Os animais dão mais leite (18 litros dia) e o preço recebido na venda é de 0,95 centavos o litro.

Tabela 24: Tempo diário destinado a cada tarefa – Ordenha mecânica sem sala de ordenha – Propriedade B- zona rural do município de Santo Ângelo, RS- 2013

Tarefa Horário (horas) Nº de vacas

Início da ordenha 5h30min às 8h 22

Limpeza do chiqueiro 8h às 10h30min

Vida familiar – serviços domésticos 10h30min às 14h

Cuidados com porcos 14h às 16h

Vida familiar – serviços domésticos 16h às 17h30min

Início ordenha 17h30min às 20h30min

Vida familiar – alimentação marido que está no plantio 20h30min às 24h

Total do tempo de ordenha 6 h

Total tarefas diárias 18 h

Na propriedade C, percebe-se que a ordenha emprega maior nível técnico, que torna o negócio muito rendoso. A produtora ordenha mais animais (52 animais) em um tempo menor, os animais produzem mais leite (25 litros de leite por animal dia) e o valor pago pelo produto é de 1,05 reais o litro.

Tabela 25: Tempo diário destinado a cada tarefa – Ordenha mecânica com sala de ordenha – Propriedade C - zona rural do município de Santo Ângelo, RS- 2013

Tarefa Horário (horas) Nº de vacas

Início da ordenha 6h às 8h30min 52

Tarefas de alimentar porcos e galinhas 8h30min às 9h30min

Vida familiar 9h30min às 15h

Início da ordenha 18h às 20h30min

Vida familiar 20h30min às 22h

Total tempo da ordenha 5horas

Total tarefas diárias 13horas

Fonte: Pesquisa de campo, 2013

3.3.2 Descrição das atividades realizadas na pré-ordenha através da análise ergonômica