• Nenhum resultado encontrado

3 MÉTODO DE PESQUISA

3.2.1 Process Knowledge Development Constructivist – ProKnow-C

3.2.1.3 Análise Sistêmica

A Análise Sistêmica consiste em um processo científico utilizado por meio do qual, a partir de uma afiliação teórica (visão de mundo) determinada e explicitada por suas lentes, examina-se uma amostra de artigos representativa de certa temática de pesquisa, com intuito de evidenciar, para cada lente e globalmente, sob a perspectiva estabelecida, os relevos e as oportunidades (lacunas) de conhecimentos encontrados na amostra (TASCA et al., 2010; AZEVEDO et al., 2011; LACERDA et al., 2011; BORTOLUZZI et al., 2011; AFONSO et al., 2011; LACERDA et al., 2014; ROSA et al., 2012; ENSSLIN; 2012; VALMORBIDA; ENSSLIN, S. R. 2014a).

Figura 9 - Lentes da Análise Sistêmica

Fonte: Adaptada de Tasca et al. (2010) e Dias (2016).

A avaliação de desempenho na visão de mundo desta pesquisadora vem ao encontro do apoio à decisão. Tem-se que apoiar a decisão não é oferecer uma solução pronta ao gestor, mas ampliar seu conhecimento acerca do contexto organizacional, fornecer informações relevantes a fim de que, consoante suas preferências e valores, decida pelo que for mais adequado.

Neste sentido, Barzilai (2001, p. 404), afirma que a Teoria da Decisão merece tratamento específico no âmbito da Teoria da Mensuração, veja-se:

A teoria da decisão não descreve nem explica como as decisões são tomadas nem prescreve como as decisões devem ser tomadas. O tema da teoria da decisão é a análise e construção de modelos matemáticos fundamentados na medição da preferência de um tomador de decisões. Logo, a teoria da decisão é um caso especial da teoria da medição (Tradução própria).

Uma vez mais, insta dizer que a visão de mundo adotada por esta pesquisa está amparada no entendimento da avaliação desempenho como um instrumento de apoio à decisão. Nas palavras de Ensslin L.; Ensslin, S. R. e Dutra (2009, p. 5):

Avaliação de Desempenho (1) é o processo para construir conhecimento no decisor (2), a respeito do contexto específico (2) que se propõe avaliar, a partir da percepção

do próprio decisor por meio de atividades que identificam (3), organizam, mensuram (4), ordinalmente e cardinalmente, integram (5) e permitem visualizar (6) o impacto das ações, e seu gerenciamento (6).

No quadro abaixo são descritos os objetivos das lentes de avaliação de desempenho adotadas na análise sistêmica realizada considerando o portfólio bibliográfico obtido através do mapeamento na primeira etapa do ProKnow-C:

Quadro 5 - Descrição das Lentes Analíticas do ProKnow-C

LENTE DESCRIÇÃO OBJETIVO DA LENTE

1 Abordagem / Uso

Harmoniza Abordagem e dados do problema com sua Aplicação?

2 Singularidade Reconhece que o Problema é único

(Atores, Contexto, Momento)? 3 Processo para

Identificar

Utiliza um processo para identificar os objetivos segundo a percepção do decisor?

4 Mensuração Reconhece as propriedades das escalas de mensuração (Nominais, Ordinais, Intervalo, Razão)?

5 Integração Reconhece que a integração demanda níveis de referência?

6 Gestão O conhecimento gerado possibilita conhecer o perfil atual, o monitoramento e aperfeiçoamento?

Fonte: Ensslin L.; Ensslin, S. R. e Dutra (2009).

Os artigos do portfólio (PB) que trouxeram aplicações foram enquadrados, conforme perspectiva da pesquisadora, em cada uma das lentes na seção dos resultados.

3.2.2 Processo Estruturado de Mapeamento da Literatura Científica para o Trabalho Remoto

Foi utilizado um processo estruturado adaptado do instrumento Proknow-C para selecionar os textos que compõem a amostra sobre trabalho remoto e estruturas flexíveis de trabalho (ENSSLIN, L. et al., 2010). O mapeamento da literatura envolve a busca extensiva e rígida de textos em pontos de pesquisa relevantes, examinando os estudos já existentes a fim de levantar evidências científicas (TRANFIELD; DENYER; SMART, 2003).

O tema do trabalho remoto e sua relação com a Administração Pública ainda é muito recente e necessita de aprofundamento. Realizada a busca em bases de dados com três eixos, não foram encontrados artigos suficientes e adequados para compor a amostra. Em função da pergunta de pesquisa, era importante apontar as características de arranjos flexíveis de trabalho, possíveis implicações comportamentais e de desempenho, bem como traçar alguma conexão entre estes arranjos e o serviço público.

Mesmo com todo o rigor na seleção do portfólio, a amostra escolhida é baseada na conveniência e oportunidade do pesquisador, isto porque as unidades de texto são selecionadas consoante seus critérios (CRESWELL, 2010) e devido à disponibilidade do inteiro teor (ABBASI; NILSSON, 2012).

A pesquisa foi conduzida entre a última semana de março e primeira semana no mês de abril de 2017 nas seguintes bases de dados: APA PsycNet; ProQuest – ASSIA; EBSCO –

Premier Academic Search; EBSCO – Public Administration Area; ISI – Web of Science; Science Direct; Scopus e Wiley Online Library.

Foram pesquisados dois eixos, quais sejam: Trabalho Remoto e Administração Pública, sendo o primeiro, nesta fase, o eixo principal. A figura abaixo sistematiza os termos de busca utilizados:

Figura 10 - Eixos de Pesquisa - Trabalho Remoto

Fonte: Adaptada do instrumento Proknow-C (ENSSLIN, L et al., 2010b).

A expressão booleana utilizada para busca dos textos nas bases de dados científicas foi a seguinte: (“home office” OR “home working” OR “work from home” OR “telework” OR

“teleworking” OR “teleworkers” OR “flexible work”) AND (“public sector” OR “public service” OR “government sector” OR “government service” OR “public” OR “government” OR “public area”).

Na primeira etapa da metodologia foram obtidos 4.403 resultados. A quantidade de artigos encontrada em cada base de dados pode ser verificada no gráfico a seguir:

•Home office; home working; work from

home; telework; teleworkers; flexible work.

EIXO 1: Trabalho Remoto

•Public sector; public service;

government sector; government service; public; government; public area. EIXO 2: Administração

Gráfico 1 - Quantidade de Artigos por Base - Trabalho Remoto

Fonte: Elaborado pela autora a partir dos dados da pesquisa (2017).

A base de dados mais representativa para os parâmetros informados foi a Science

Direct (2000 artigos) e a menos representativa a ProQuest – ASSIA (com 7 artigos). Não

foram estabelecidas limitações temporais. Quanto às áreas, foram excluídas da pesquisa as ciências biológicas, ambientais e veterinária.

A busca seguiu os passos iniciais do ProKnow-C, embora não se enquadre neste instrumento de intervenção. Os artigos encontrados foram filtrados quanto à redundância, eliminando-se os duplicados; quanto ao alinhamento dos títulos; quanto ao reconhecimento científico (com base no número de citações); quanto ao alinhamento dos resumos e pela leitura integral (DUTRA et al., 2015).

Optou-se por não aplicar todos os passos do instrumento de intervenção Proknow-C, descritos na subseção anterior, porquanto neste caso não teríamos um eixo sobre avaliação do desempenho organizacional e não haveria como realizar a análise sistêmica por meio das seis lentes identificadas (ENSSLIN L.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, 2009; TASCA et al., 2010).

Com auxílio da ferramenta Endnote® foram excluídos os artigos duplicados e, no tocante ao alinhamento dos títulos, foram eliminados os artigos cujo título e/ou palavras- chave não estavam relacionados a qualquer dos eixos da pesquisa. Foram considerados apenas artigos em língua inglesa. Assim, os títulos cujo idioma fosse outro foram de plano

219 7 850 9 28 2000 1250 40 APA PsycNet ASSIA - ProQuest EBSCO Premier Academic Search EBSCO Public Administration

ISI - Web of Science Science Direct

Wiley Online Library Scopus

eliminados. O banco de artigos não repetidos e alinhados pela leitura dos títulos aos eixos temáticos da pesquisa somou 158 (cento e cinquenta e oito) textos.

Partiu-se para análise do reconhecimento científico dos artigos não repetidos e com título alinhado ao presente estudo. Buscou-se determinar, a partir do Google Scholar®, o número de citações de cada artigo. Foi criada uma planilha Excel® ordenando esta numeração e fixou-se a representatividade desejada acima de 95%, o que significou um corte acima de 15 (quinze) citações. Ao final desta análise, 90 (noventa) artigos foram suprimidos. Restaram 68 (sessenta e oito) artigos para as próximas etapas. Foram pesquisados e lidos os resumos destes artigos, restando 49 (quarenta e nove) artigos cujos resumos estavam alinhados à temática da pesquisa.

Após, dentre os artigos que não apresentavam reconhecimento científico, analisando publicações entre os anos de 2015 e 2017, foram selecionados 15 (quinze) artigos que, a priori, haviam sido eliminados pelo baixo número de citações.

Logo, 64 (sessenta e quatro) artigos foram lidos integralmente com intuito de selecionar o portfólio definitivo acerca do tema trabalho remoto e setor público. Destes, 40 artigos foram considerados na amostra. Analisadas as referências dos artigos componentes da amostra, foram extraídos outros quatro artigos, totalizando 44 artigos para exame.

O portfólio de artigos sobre trabalho remoto foi construído de forma intencional no que diz respeito aos artigos trazidos a partir das referências. A pesquisadora leu integralmente artigos cujos títulos estavam alinhados e escolheu os que apresentavam conteúdo relevante para o desenvolvimento deste estudo.

Este mapeamento da literatura teve caráter integrativo, ao passo que buscou explorar amplamente o tema do trabalho remoto como arranjo flexível de labor e incorporou informações encontradas em livros (v.g. NILLES, 1976; NILLES, 1994). Considera-se integrativa a revisão da literatura que resume pesquisas anteriores e extrai conclusões gerais do corpo de literatura sobre um tópico específico (BEYA; NICOLL, 1998). Pretendeu-se inferir generalizações sobre questões substantivas a partir de um conjunto de estudos diretamente relacionados a essas questões (JACKSON, 1980).

No tocante à análise avançada, os artigos componentes do portfólio final foram categorizados em três grandes seções com base em Menezes e Kelliher (2011), explicitadas no referencial teórico.