• Nenhum resultado encontrado

Anuloma viloma Pranayama (respiração vai e volta)

Práticas para Ajña Chakra Mês

Prática 1: Anuloma viloma Pranayama (respiração vai e volta)

Sente-se confortável em uma postura meditativa. Certifique-se que a coluna está ereta e o corpo relaxado. O corpo deve tornar-se absolutamente quieto. Após alguns minutos, comece a desenvolver a percepção da respiração nas narinas. Quando você inalar, sua percepção inteira deve fluir com a respiração a partir da ponta do nariz, atravessando as fossas nasais, até chegar no centro das sobrancelhas. E quando você exalar, toda a sua consciência deve acompanhar o fluxo a partir do centro das sobrancelhas para a ponta do nariz.

Torne-se consciente da forma triangular da respiração entre as narinas e o centro das sobrancelhas. A base do triângulo está no nível do lábio superior, são os lados das fossas nasais direita e esquerda, e tem seu ápice no centro das sobrancelhas. Em primeiro lugar, sinta o movimento da respiração para dentro e para fora da narina esquerda, depois da narina direita. Então, permaneça consciente dessa respiração, uma vez que flui para dentro e para fora através das duas narinas simultaneamente.

Assim que estiver estabelecido na presente percepção da respiração, comece conscientemente alternar o fluxo de ar entre as duas narinas da mesma forma que em Nadi shodhana, com a exceção de que você deverá praticá-la psiquicamente. Conscientemente inale através da narina esquerda para bhru-madhya e exale através da narina direita, então inale através da narina direita para bhru-madhya, e exale pelo lado esquerdo. Isto é um ciclo. Após a realização de 4 ciclos, inale e exale através das duas narinas ao mesmo tempo, visualizando a passagem do ar formando um V-invertido. Continue realizando desta forma - quatro respirações alternadas, depois uma respiração com ambas as narinas. Conte o ciclo de 100 a zero.

100 - inalar pela narina esquerda, exalar pela narina direita; inalar pela narina direita, exalar pela narina esquerda; 99 – repetir; 98 – repetir; 97 – repetir; 96 - inalar pelas duas narinas simultaneamente, exalar pelas duas narinas, e assim por diante. De 95, reiniciar o processo.

Nota: A precisão na contagem é absolutamente necessária, e se um erro for cometido, a prática deve recomeçar a partir de 100. É muito importante manter a contagem das respirações, porque sem a manutenção da contagem, anuloma viloma é extremamente muito poderoso para muitos aspirantes, engolindo a sua consciência na esfera inconsciente. O objetivo da prática é estimular ajña chakra no nível psíquico do subconsciente, e por isso, a percepção deve ser mantida.

[Nota do tradutor: utilize um mala para não se perder na contagem da respiração]

Se você afundar na esfera do inconsciente, você só estará ciente do grande reservatório de impressões do inconsciente, e vai perder completamente a percepção da prática.

Essa percepção é essencial para o desenvolvimento da mente e para controlar o despertar de ajña chakra para o acesso consciente.

140

Esta prática também pode ser muito bem integrada no yoga nidra. (Consulte a prática capítulo 2)

Prática 2: Trataka

Fixe o olhar em um ponto

Sente-se em um confortável asana para meditação, em uma sala escura, na qual não haja corrente de ar ou brisa.

Coloque uma vela acesa no nível dos olhos, diretamente em frente do centro das sobrancelhas, em uma distância a cerca de dois pés. Certifique-se de que o pavio está perfeitamente reto e que a chama esteja imóvel.

Endireite a coluna, feche os olhos e relaxe o corpo.

Esteja consciente do corpo físico apenas. Deixe seu corpo permanecer como uma estátua. A partir deste momento você deve tentar manter o corpo absolutamente imóvel ao longo de toda a prática.

Quando estiver preparado, abra os olhos e olhe atentamente a parte mais brilhante da chama - logo acima da ponta do pavio.

Com a prática você deve ser capaz de olhar a chama durante alguns minutos, sem piscar ou mover o globo ocular.

Continue a olhar a chama com a concentração total. O conjunto da sua consciência deve ser centrada na chama, na medida em que o conhecimento do resto do corpo e da sala se perdem.

O olhar deve permanecer absolutamente fixo em um ponto.

Quando os olhos tornarem-se cansados (talvez depois de alguns minutos), ou se eles começarem a lacrimejar, feche-os e relaxe.

Não mova o corpo, mas permaneça consciente da pós-imagem da chama que se mantém à frente dos olhos fechados.

141

Toda a pessoa olha o sol ou uma luz brilhante, ao fechar os olhos, durante alguns minutos, tem a clara impressão de que a luz está sobre a retina dos olhos. Do mesmo modo, a pós-imagem da chama da vela estará claramente visível.

Você deve praticar trataka sobre esta imagem, mantendo-a diretamente na frente ou um pouco acima do centro da sobrancelha. Logo que ela começar a se desvanecer, abra os olhos novamente e continue a concentrar-se no exterior da chama da vela.

Nota: O melhor horário para praticar trataka são as horas escuras de manhã cedo ou tarde da noite. Nessas ocasiões, a atmosfera torna-se muito calma e tranqüila - e não apenas o ambiente físico, mental e psíquico, mas a atmosfera também. Nessa quietude, o sucesso em trataka é facilmente alcançado.

Outras formas de trataka

Trataka pode ser praticado em um pequeno ponto, a lua cheia, uma sombra, uma bola de cristal, a ponta do nariz, uma imagem na água, um Yantra, escuridão, um Shivalingam e muitas outras coisas.

Aqueles que têm uma divindade pessoal pode praticar trataka sobre a sua forma e aqueles que tem um guru pode exercer sobre a sua fotografia. Trataka também pode ser praticado no nascente do sol, na própria imagem no espelho, ou nos olhos de outra pessoa. Estes deverão, no entanto, ser feito sob a orientação de um guru, uma vez que existem certos riscos envolvidos.

Há duas divisões de trataka, bahiranga (exterior) e antaranga (interior). O métodos mencionados até agora são todos de bahiranga trataka. Trataka interno (antaranga) é visualização interna, talvez de um chakra, um Yantra ou a sua divindade pessoal. Os olhos permanecem fechados durante todo o processo. Um dos melhores objetos internos de concentração é uma pequena estrela ou ponto de luz.

Duração: Trataka pode ser praticado como o tempo permite, mas 15 a 20 minutos é o período habitual no início.

Benefícios: Trataka tem muitas características e benefícios físicos, mentais e espirituais. Fisicamente, corrige os olhos de certos defeitos e insuficiências, como miopia. Mentais, aumenta a estabilidade do sistema nervoso, elimina a insônia e relaxa a mente ansiosa. Quando o os olhos estão fixos e imóveis, a mente torna-se também. O processo de pensamento automaticamente cessa e a concentração aumenta. Ela traz provoca o controle sobre a mente tempestuosa, e desperta espiritualmente ajña chakra.

142