• Nenhum resultado encontrado

O CAMINHO DE KRIYA YOGA

UM CAMINHO PARA TODOS

Como você sabe, nós somos todos aspirantes de caráter diferente. Alguns de nós são tamasicos, alguns são rajasicos e um número muito pequeno são sativicos. Claro que nós não somos sativicos, rajasicos ou tamasicos puros. Nos somos predominantemente um desses, mas vamos manter traços das outras duas gunas. A mente tamasica tem traços de guna raja e conforme ela evolui, ela mantém traços de tamas, mas ela não é predominantemente rajasica. Ela também desenvolve traços de sattva. À medida que ela evolui para além disso, ela torna-se mais rajasica e pode ou não ter traços de tamas e sattva.

Em seguida, torna-se predominantemente sattwica, com traços gunas raja e tamas aqui e lá. E, então, no quinto estágio de evolução, a mente torna-se totalmente sattwica, manifestando as gunas raja e tama muito raramente.

Estes cinco estágios são como degraus de uma escada, representando a evolução de chitta ou da mete. O degrau mais baixo é conhecido como a mente inerte. O segundo degrau é a mente dispersa, o terceiro é a mente oscilante, o quarto é a mente unidirecionada e o quinto é a mente controlada.

Agora, se você pertence a uma das três categorias, e muitos de nós faz, depois de praticar hatha yoga, você deve fazer kriya yoga. Se você pertence a uma das duas ultimas categorias, então depois de hatha yoga, você pode fazer kriya yoga se quiser, ou pode seguir para o caminho de raja yoga ou qualquer outro caminho o qual lhe peça para se concentrar através da força de vontade. Quando você está no nível sattwico você pode lidar com a mente através da mente, mas quando você está nos níveis tamasico ou rajasico, se você tentar lidar com a mente através da mente, você causara uma crise mental.

Neste mundo, há poucas pessoas sattwicas. A maioria de nós tem uma mente muito agitada e distraída e achamos impossível focar em um objeto ou tema por muito tempo.

Você sabe o que acontece se você acender uma vela quando o vento está soprando? A mesma coisa acontece quando muitas pessoas tentam se concentrar. As flutuações da mente aniquilam totalmente a unidirecionalidade. Assim, as praticas de kriya yoga foram designadas para aquelas pessoa que são incapazes de

67

controlar, concentrar ou estabilizar suas mentes e para aqueles que não podem se sentar numa postura por um longo período de tempo.

Quer você seja sattwico, rajasico ou tamasico, as praticas de hatha yoga devem ser feitas primeiramente. Uma pessoa tamasica precisa de hatha yoga para despertar sua mente, seu corpo e sua personalidade. Uma pessoa rajasica precisa de hatha yoga para equilibrar as energias solar e lunar em seu corpo e mente. E uma pessoa que é sattwica por temperamento, precisa de hatha yoga para despertar Kundalini. Hatha yoga é para todo mundo. E se você tiver praticando asanas, pranayama, mudras e bandhas consistentemente por dois anos ou mais, então você está pronto para kriya yoga. Hatha yoga é a base do kriya yoga.

AS PRÁTICAS

Existem muitas praticas de kriya yoga, mas uma combinação de 20 é considerada muito importante e poderosa. Estas 20 praticas estão divididas em dois grupos. Um grupo deve ser feito com os olhos abertos, que são os 9 primeiros, e o outro grupo, composto de 11 práticas, deve ser feito com os olhos fechados. Para o primeiro grupo de praticas, a instrução central é, "Não feche os olhos". Mesmo que você se sinta muito relaxado e tenha uma tendência à interiorização, você não deve fechar seus olhos. Você pode piscar, você pode descansar, você pode parar as praticas por um minuto, mas cada pratica deve ser feita com os olhos abertos. Isto é uma instrução muito importante para a prática de kriya yoga.

A primeira pratica em kriya yoga PE chamada de vipareeta karani mudra. Vipareeta significa reverso, karani significa ação, assim vipareeta karani mudra é um método para criar uma ação invertida. No Hatha Yoga Pradipika e nos textos tântricos, há uma declaração maravilhosa sobre esta ação inversa:

"Da lua emana o néctar. Quando o sol consome o néctar, o yogue torna-se velho. Seu corpo se deteriora e ele morre. Portanto, pela pratica constante, o yogue deve tentar reverter o processo. O néctar que flui da lua (bindu visarga) em direção ao sol (manipura chakra) deve ser revertido e enviado de volta para os centros superiores." O que acontecerá, então?O Hatha Yoga Pradipika continua: "Quando você é capaz para reverter o fluxo de amrita, ou néctar, ele não será consumido pelo sol. Ele será assimilado pelo seu corpo puro."

Quando seu corpo foi purificado pelo hatha yoga, pranayama e dieta pura, este néctar é assimilado pelo corpo, e como um resultado disto, você experimenta um elevado estado mental. Quando o néctar retorna para a sua fonte no mais elevado centro do cérebro, e não é consumido pelo sol, você começa a sentir uma espécie de calma e tranqüilidade. Mesmo se sua mente estava distraída, confusa, vagando e vacilante uns momentos antes, de repente, todas estas atividades chegam ao fim e você sente o brilho total. Seus olhos estão abertos, você pode ouvir sons e ver tudo ao seu redor, mas a mente não se move. É como se o tempo, o espaço e o objeto cessassem e todo o universo tenha parado de funcionar.

A principal hipótese ou afirmação aqui, é que você pode influenciar as estruturas do corpo; você pode criar uma mudança nas forças energéticas. E criando uma mudança nas secreções físicas, alterando as proporções químicas e as proporções energéticas no corpo, você pode criar um efeito na mente o qual você pode chamar shanti, dharana, dhyana ou samadhi. Isto significa que até mesmo quando sua mente está totalmente indisciplinada e você não consegue segurá-la nem por um segundo, se você for capaz de criat a proporção correta de secreções nas diferentes áreas do corpo/mente, então o mais elevado estado pode ser alcançado.

68

Você sabe o que acontece se você tomar uma dose de ganja (marijuana/maconha)? Dê algumas tragadas e veja o que acontece com sua mente. [*] Ela desacelera e o cérebro muda das ondas tetas para a beta, de alfa para delta. De repente você se senta calmo e tranqüilo. O que aconteceu com sua mente? Você não luta com ela. Eu não estou incentivando o uso da ganja, estou apenas dando a você um grosso exemplo de como kriya yoga trabalha a sua mente. Pela administração de ganja ou alguma droga alucinógena, as propriedades químicas do corpo físico mudam. O coração desacelera, ocorre mudanças na taxa de respiração, as ondas cerebrais e a mente torna-se calma e tranqüila. Não é possível chegar ao mesmo ponto através de kriya yoga? Sim; este é exatamente o que é conseguido através de kriya yoga.

[*] NOTA DO TRADUTOR PARA O PORTUGUÊS: Percebe-se claramente que o autor sequer experimentou a substância referida, quanto mais pesquisou seus efeitos, uma vez que a maconha produz no cérebro uma hiperatividade mental difícil de controlar. Além do mais, os batimentos cardíacos aceleram, a pressão arterial se eleva e os pensamentos na mente tornam-se desenfreados. Sintomas totalmente inversos ao que o yoga puro, sem uso de intoxicantes, produz no corpo humano.

As diversas práticas de kriya yoga, particularmente vipareeta karani mudra, amrit pan khechari mudra, moola bandha, maha mudra, maha bheda mudra, etc., regulam o sistema nervoso. Elas harmonizam as forças pranicas no corpo e equilibram a quantidade e os efeitos dos íons positivos e negativos. Mais do que isso, elas ajudam a atingir o estado de paz e tranqüilidade, sem bater, chutar e abusar da mente. Tudo isso é o resultado de ter induzido o fluxo de determinados produtos químicos naturais usados no organismo.

Amrita é um daqueles produtos químicos e que através da pratica conhecida como khechari mudara, ele pode ser feito fluir.